02 DE DEZEMBRO
OLÁ FAMÍLIAS
QUEM ACOMPANHA O NOSSO BLOG SABE QUE TODA QUARTA-FEIRA
TEMOS UMA NOVA ATIVIDADE!! NESSA SEMANA, A ATIVIDADE VAI
SER DIFERENTE E TODAS AS TURMAS VÃO BRINCAR DO MESMO TEMA!!
PESQUISAMOS UMA ATIVIDADE BEM LEGAL PARA INSPIRAR VOCÊS A
TER UM FINAL DE SEMANA MAIS BRINCANTE EM FAMÍLIA!
NESSA SEMANA, VAMOS BRINCAR DE SUPER-HERÓIS!!!
E NEM VENHAM DIZER QUE ISSO É COISA DE MENINO, VIU!
APRESENTE AS BRINCADEIRAS DE HERÓI PARA AS CRIANÇAS
QUE ELAS VÃO SE DIVERTIR PRA VALER!
VOCÊS SABIAM QUE A TURMA DA MÔNICA TAMBÉM ADORA
BRINCAR DE SUPER HERÓIS?
MÁSCARA
CRIANÇAS: VOCÊS SABIAM QUE OS SUPER-HERÓIS USAM
MÁSCARAS QUANDO VÃO PROTEGER OS OUTROS E QUANDO
PRECISAM PROTEGER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE?
HOMEM-ARANHA, PANTERA NEGRA, HOMEM DE FERRO, A TURMA
DO MIRACULOUS E OS INCRÍVEIS SÃO EXEMPLOS DE
SUPER-HERÓIS QUE UTILIZAM MÁSCARAS.
O QUE SERÁ QUE IRIA ACONTECER SE ELES NÃO USASSEM
SUAS MÁSCARAS DE PROTEÇÃO? QUANDO OS SUPER-HERÓIS
ESTÃO DE MÁSCARAS, ELES SALVAM A VIDA DE MUITAS PESSOAS,
ASSIM COMO NÓS, QUANDO USAMOS A NOSSA MÁSCARA CORRETAMENTE!
VAMOS VER SE VOCÊ TAMBÉM É UM SUPER-HERÓI OU UMA SUPER-HEROÍNA?
MOSTRE PARA OS AMIGOS COMO VOCÊ FICA DE MÁSCARA: INVENTE
UM NOME PARA O SEU SUPER-HERÓI E MANDE UMA FOTO OU FAÇA
UM VÍDEO E MANDE PARA A SUA PROFESSORA.
ACADEMIA DE TREINAMENTO
PARA SER UM BOM SUPER-HERÓI, É PRECISO SE MOVIMENTAR
BASTANTE PARA SALVAR O PLANETA!
ENTÃO, VAMOS ORGANIZAR UMA ACADEMIA DE TREINAMENTO!
PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO E FORME UM CIRCUITO
MOTOR: USE CADEIRAS PARA PASSAR POR BAIXO, ALMOFADAS
NO CHÃO PARA PASSAR POR CIMA, COLOQUE CARTAZES NO
CHÃO OU NAS PAREDES COM AS MISSÕES QUE AS CRIANÇAS
DEVEM FAZER (COMO PULAR, CORRER, PASSAR POR CIMA DE ALGUM OBJETO...) -
USE A CRIATIVIDADE E VAMOS FAZER AS CRIANÇAS SE MOVIMENTAREM!
COMPARTILHEM UM VÍDEO DO TREINAMENTO DOS NOSSOS SUPER-HERÓIS!
ESCUDO
QUANDO SAÍMOS NAS RUAS VEMOS ALGUMAS PESSOAS USANDO
UM OUTRO TIPO DE MÁSCARA A FACE SHIELD, ELA SERVE COMO
UM ESCUDO DE PROTEÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS.
ALGUNS SUPER HERÓIS TAMBÉM UTILIZAM ALGUNS ARTEFATOS PARA SE
PROTEGEREM OU MESMO PARA CONCEDEREM OS SEUS PODERES.
PENSANDO NISSO, TIVEMOS UMA GRANDE IDEIA.
QUE TAL FAZERMOS UM ESCUDO?
PARA FAZER ESSE ESCUDO VOCÊS PODERÃO UTILIZAR
ALGUNS MATERIAIS RECICLÁVEIS.
SABE AQUELA CAIXA DE PIZZA QUE IRIA PARA O LIXO OU
AQUELE PRATINHO DE PLÁSTICO QUE VOCÊ NÃO USA MAIS ?
ENTÃO, ELES PODEM SE TRANSFORMAR EM LINDOS ESCUDOS.
BASTA UTILIZAR A SUA CRIATIVIDADE!!!
COMPARTILHEM UMA FOTO DO ESCUDO !
UM GRANDE ABRAÇO DE TODAS AS PROFESSORAS
18 DE NOVEMBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
CARIMBOS NATURAIS
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!
ESPERAMOS QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊS!
HOJE VAMOS CONTINUAR MANUSEANDO ELEMENTOS NATURAIS.
AINDA ESTAMOS EM DISTANCIAMENTO SOCIAL, MAS É MUITO IMPORTANTE QUE A CRIANÇA
ESTEJA SEMPRE EM CONTATO COM O AR LIVRE TODOS OS DIAS, SEJA NO QUINTAL, NA
VARANDA, OBSERVANDO O CÉU PELA JANELA, REGANDO UMA PLANTA...
“Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos,
nós precisamos de árvores desesperadamente verdes.”
Mário Quintana
PRECISAMOS GARANTIR ESSA RELAÇÃO NATURAL DA CRIANÇA COM A VIDA!
PROPOSTA DE HOJE: CARIMBOS NATURAIS
1º- COLETE NO CHÃO, FOLHAS DE DIFERENTES TAMANHOS, GRAVETOS, PINHAS (O QUE A
CRIANÇA ACHAR INTERESSANTE) E FAÇA A HIGIENE AO CHEGAR EM CASA).
2º- SEPARE UMA FOLHA OU PAPELÃO E TINTA GUACHE. CASO NÃO TENHA TINTA GUACHE
EM CASA, VAMOS SUGERIR UMA TINTA NATURAL DE BETERRABA.
TINTA NATURAL DE BETERRABA:
½ BETERRABA
50 ML DE ÁGUA
LIQUIDIFICAR, COAR E PRONTO!
TENHO CERTEZA QUE SUA PRODUÇÃO VAI FICAR BELA COMO A NATUREZA!
MANDE UMA FOTO PELO WHATSAPP: VOU MOSTRAR PARA TODOS OS SEUS COLEGAS!
ATÉ LOGO,
ABRAÇOS!
11 DE NOVEMBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
BRINCAR COM ELEMENTOS DA NATUREZA
OLÁ FAMÍLIAS!!!
A NATUREZA É RICA EM POSSIBILIDADES: É ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA PARA DESCOBERTAS
E É TERRENO FÉRTIL PARA EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E SENTIDAS, QUE NOS TRANSFORMAM
E NOS DEIXAM MARCAS, TAMANHO O ENCANTAMENTO QUE PRODUZ EM NÓS!
SÃO VIVEIROS DE INVESTIGAÇÕES, INVENÇÕES, APRENDIZAGENS E MANIFESTAÇÕES DE
CULTURAS.
SABEMOS QUE O NOSSO ANO FOI DIFÍCIL E QUE AS CRIANÇAS PASSARAM A MAIOR
PARTE DO TEMPO DENTRO DE CASA, LONGE DO CONTATO COM A NATUREZA.
VAMOS APROVEITAR OS MOMENTOS QUE PUDERMOS AO LADO DE FORA, OBSERVANDO A
NATUREZA E BRINCANDO COM ELA!
PARA A PROPOSTA DE HOJE, VAMOS BRINCAR COM PESSOAS GRAVETO?
ELA É BASEADA NA IDÉIA DO PROGRAMA @SERCRIANÇAENATURAL
VOCÊ PRECISARÁ COLETAR GRAVETOS PELO CHÃO, NO QUINTAL, EM UM PARQUE OU
PRÓXIMO A UMA ÁRVORE.
A CRIANÇA PODE MONTAR DE SUA MANEIRA UMA FIGURA HUMANA COM ESSES
GRAVETOS:
PARA UNIR AS PARTES, VOCÊ PODE USAR BARBANTE OU LÃ COLORIDA.
USE A IMAGINAÇÃO, CRIANDO ROUPAS DIFERENTES E USANDO FOLHAS PARA APRIMORAR
A PROPOSTA. E PODE FAZER ATÉ UMA FAMÍLIA INTEIRA GRAVETOS!!
AS CRIANÇAS APRENDEM PELOS SENTIDOS... ESSA EXPERIÊNCIA É RICA EM TEXTURAS,
CHEIROS, PESOS, TAMANHOS, TIPOS.
A CRIANÇA IRÁ COMPARAR, CRIAR, SENTIR, PESAR, FORMAR, MONTAR, PERCEBER,
ESQUEMATIZAR E, PRINCIPALMENTE, VALORIZAR O NATURAL!
APROVEITEM E MANDEM FOTOS, RELATOS OU ÁUDIOS DE COMO A CRIANÇA APROVEITOU
A EXPERIÊNCIA.
BEIJOS COM SAUDADES!
05 DE NOVEMBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “ADIVINHA QUANTO”
OLÁ FAMÍLIAS!!!
POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS É POSSÍVEL DESPERTAR A IMAGINAÇÃO E A
CRIATIVIDADE NAS CRIANÇAS, INCENTIVANDO DESDE CEDO O GOSTO E O PRAZER PELA
LEITURA, ALÉM DE APRIMORAR A LINGUAGEM ORAL, INCENTIVAR A AFETIVIDADE E
EXTERIORIZAR EMOÇÕES.
VAMOS OUVIR ESSA HISTÓRIA LINDA!
ADIVINHA O QUANTO EU TE AMO - VARAL DE HISTÓRIAS
AGORA CLICK NO LINK ABAIXO:
QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA? SOBRE O QUE ESTÃO FALANDO?
EM SUA OPINIÃO, O AMOR TEM MEDIDA? QUEM AMA MAIS?
VOCÊ JÁ DISSE QUE AMA A MAMÃE, O PAPAI, OS AVÓS, IRMÃOS E AMIGOS HOJE?
SE NÃO, NÃO PERCA TEMPO: VÁ CORRENDO DIZER!
NOS MANDE UMA FOTO OU DESENHO COM AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA!
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
28 DE OUTUBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
O ESCURO
OLÁ FAMÍLIAS!!!
VAMOS CONTINUAR COM NOSSAS EXPLORAÇÕES COM AS SOMBRAS?
DESSA VEZ VAMOS BRINCAR DURANTE A NOITE, COM TUDO ESCURO, USANDO A LANTERNA
DO CELULAR OU UMA LANTERNA COMUM.
COM O PASSAR DO TEMPO E O AVANÇAR DA IMAGINAÇÃO, É COMUM AS CRIANÇAS TEREM
CURIOSIDADE POR TUDO, E TAMBÉM COMEÇAM A CRIAR CENAS EM SUA IMAGINAÇÃO.
QUANTO MAIS ELA IMAGINA, SIMBOLIZA E TEM A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR O
MUNDO POR SEUS SENTIDOS, VISÃO, OLFATO, PALADAR E TATO, MAIS ELA CONHECE A SI
MESMA E COMPREENDE SUAS SENSAÇÕES.
O ESCURO CAUSA MEDO EM ALGUMAS CRIANÇAS, POR ISSO É IMPORTANTE OFERECER
SITUAÇÕES PRAZEROSAS NO ESCURO, COMO BRINCADEIRAS, HISTÓRIAS E BOAS
ASSOCIAÇÕES PARA QUE ELA TENHA MEMÓRIA AFETIVA POSITIVA NO ESCURO.
ACESSE A HISTÓRIA: NUMA NOITE MUITO MUITO ESCURA
TEMOS TAMBÉM UM TEATRO DE SOMBRAS: VAMOS ACOMPANHAR?
VAMOS CONSTRUIR UM MUSICAL DO RATINHO JUNTOS?
ESCOLHA UM PERSONAGEM E PEÇA PARA A MAMÃE TE AJUDAR A FAZER UMA LANTERNA
MÁGICA.
SEPARE ROLINHO DE PAPEL OU UM COPO DESCARTÁVEL SEM O FUNDO E PASSE PLÁSTICO
FILME OU FITA ADESIVA LARGA.
COM CANETA PARA RETROPROJETOR FAÇA O DESENHO DESEJADO NO PLÁSTICO.
APROXIME A LANTERNA DO LADO OPOSTO AO PLÁSTICO DESENHADO, DIRECIONANDO
PARA A PAREDE OU TETO.
PRONTO: DIVIRTA-SE MUITO COM SUA LANTERNA MÁGICA!!
ACESSE NOSSO FACEBOOK E ENVIE FOTOS!
ESTOU AMANDO VER AS DEVOLUTIVAS FEITAS TAMBÉM PELO WHATSAPP
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
21 DE OUTUBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
ANIMAIS E SUAS SOMBRAS
OLÁ FAMÍLIAS!!!
ESPERAMOS QUE ESTEJAM TODOS BEM!
NA ÚLTIMA SEMANA, TRABALHAMOS COM OS ANIMAIS DOMÉSTICOS E DIFERENCIAMOS AQUELES QUE PODEMOS TER EM NOSSA CASA OU NÃO.
HOJE, A PROPOSTA É EXPLORAR AS SOMBRAS, QUE PODEM SER DO ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO OU DE ANIMAIS PEQUENOS DE BRINQUEDO.
PRIMEIRO, LEVE A CRIANÇA A UM LOCAL EXTERNO ONDE HAJA A LUZ DO SOL.
DEPOIS, COLOQUE UMA FOLHA NO CHÃO OU NUMA MESINHA.
AGORA, PEGUE O ANIMAL DE BRINQUEDO E POSICIONE DE FORMA A PRODUZIR UMA SOMBRA.
DEIXE A CRIANÇA EXPLORAR A SOMBRA NO PAPEL, NO CHÃO, PERCEBER A DISTÂNCIA E COMO A FORMA SE MODIFICA...
POR FIM, CONVIDE-A A DESENHAR COM GUACHE PRETO E PINCEL OU CANETINHA, O CONTORNO DA SOMBRA.
ESSA ATIVIDADE ABORDA DIVERSOS CONCEITOS IMPORTANTES PARA A VIDA DA CRIANÇA, COMO A INTERFERÊNCIA DA LUZ E SUA REFRAÇÃO, NOÇÕES DE DISTÂNCIA, ESPAÇO E FORMA. TAMBÉM POSSIBILITA UMA INVESTIGAÇÃO NATURAL PELOS PEQUENOS, ONDE, COMO PROTAGONISTAS DESTE MOMENTO, PODERÃO DESCOBRIR DIFERENTES POSSIBILIDADES EM EXPLORAR A SOMBRA.
PROPORCIONAR BOAS EXPERIÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS AMPLIA SUA VISÃO PARA INDAGAR O MUNDO!
APROVEITE E NÃO DEIXE DE ENVIAR FOTOS DESTE MOMENTO!
OBRIGADA PELA PARCERIA
UM ABRAÇO!
07 DE OUTUBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
ANIMAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS
OLÁ FAMÍLIAS!!!
NOSSA PROPOSTA HOJE SERÁ POR MEIO DO LINK ABAIXO:
PEDIMOS A GENTILEZA DE ESTAREM COM AS CRIANÇAS PARA PREENCHER,
ASSIM ELAS RESPONDERÃO CONFORME SEUS CONHECIMENTOS PRÓPRIOS.
https://forms.gle/PFsGfHjxctEqGvUFA
AGRADECEMOS A PARCERIA DE SEMPRE!
ESTOU À DISPOSIÇÃO VIA WHATSAPP PARA TIRAR DÚVIDAS.
UM ABRAÇO!
30 DE SETEMBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
PROPOSTA DE HOJE, BASEADA NA BNCC:
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: COMUNICAR SUAS IDÉIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS
E GRUPOS DIVERSOS.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO
DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (ESCRITA ESPONTÂNEA), DE FOTOS, DESENHOS E
OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
OLÁ FAMÍLIAS!!!
ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!
ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE O RELACIONAMENTO DAS CRIANÇAS COM ANIMAIS
DOMÉSTICOS É BENÉFICO, AJUDA OS PEQUENOS A CRIAREM RESPONSABILIDADES
E REDUZ CHANCES DE DOENÇAS. CRIANÇAS QUE CONVIVEM COM ANIMAIS DE
ESTIMAÇÃO COSTUMAM EXPRESSAR AFETIVIDADE MAIS FACILMENTE E APRENDEM
MAIS SOBRE REGRAS DE CONVÍVIO, RESPEITO E SOBRE A IMPORTÂNCIA DE
CUIDAR DO OUTRO.
CLICK NO LINK ABAIXO E VEJA OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DA PROFESSORA
ANDREIA:
E VOCÊS CRIANÇAS? TEM ALGUM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO OU JÁ TIVERAM?
VOCÊS AJUDAM A CUIDAR DELES, DANDO COMIDA E PASSEANDO?
FAÇA UM VÍDEO COM SEU ANIMALZINHO CONTANDO UM POUCO SOBRE ELE PARA
COMPARTILHAR COM TODOS OS AMIGUINHOS DA SALA. SE VOCÊ NÃO TEM, NOS
CONTE SE GOSTARIA DE TER ALGUM E QUAL SERIA.
ENVIE PELO WHATSAPP OS VIDEOS, PARA COMPARTILHARMOS COM TODOS.
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
23 DE SETEMBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
JOGO DE DADOS
OLÁ FAMÍLIAS!!!
A PROPOSTA DE HOJE SE REFERE À CONTAGEM E ASSOCIAÇÃO NUMÉRICA POR MEIO DA
INTERAÇÃO E DA BRINCADEIRA.
VAMOS MONTAR UM DADO JUNTOS? ACESSE O LINK E APRENDA A FAZER UM DADO COM
CAIXA DE LEITE.
JOGUE O DADO, CONTE A QUANTIDADE E PASSE O DADO PARA O PRÓXIMO JOGADOR.
VARIAÇÃO
PEGUE UMA CAIXA DE SAPATO OU POTE DE SORVETE, COLOQUE PRENDEDORES DE
ROUPAS DENTRO.
JOGUE O DADO E DEIXE QUE A CRIANÇA PEGUE A QUANTIDADE DE PRENDEDORES QUE
TIROU NO DADO.
BENEFÍCIOS
ALÉM DA SITUAÇÃO DE CONTAGEM, O USO DOS PRENDEDORES DE ROUPA POSSIBILITA O
DESENVOLVIMENTO DA CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA FINA, APREENSÃO E
PINÇA COM OS DEDOS.
CHAMEM TODA A FAMILIA PARA BRINCAR!
LANCE DESAFIOS PARA A CRIANÇA: QUEM CONSEGUIR 10 PRENDEDORES, GANHA!!
ACOMPANHE A SUGESTÃO DA PROFª DAIANE NO VÍDEO ABAIXO:
FIQUEM BEM!
ATÉ BREVE!
16 DE SETEMBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
BRINCADEIRAS E MEMÓRIAS
PROPOSTA DE HOJE PELA BNCC:
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: “BRINCAR COTIDIANAMENTE DE DIVERSAS FORMAS, EM DIFERENTES ESPAÇOS E TEMPOS, COM DIFERENTES PARCEIROS (CRIANÇAS E ADULTOS)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:ADQUIRIR E AMPLIAR CONHECIMENTO DE MUNDO A PARTIR DO ATO DE BRINCAR, INTERAGIR E EXPERIMENTAR.
OLÁ FAMÍLIAS!!!
AS BRINCADEIRAS SÃO ESSENCIAIS E DEVEM ESTAR PRESENTES INTENSAMENTE NA ROTINA DA CRIANÇA. O BRINCAR É ESPONTÂNEO E ORGANIZA AS EMOÇÕES.
ATÉ BREVE!
09 DE SETEMBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
OLÁ FAMÍLIAS!!!
ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!
HOJE A PERGUNTA É: AS CRIANÇAS ESTÃO USANDO MÁSCARA?
ESTAMOS PASSANDO POR ESSE MOMENTO NOVO NA HUMANIDADE, ONDE AS
MÁSCARAS AGORA FAZEM PARTE DA NOSSA ROTINA. EM TODOS OS LUGARES
ONDE ANDAMOS, DEVEMOS USAR AS MÁSCARAS PARA PROTEGER AS PESSOAS E
TAMBÉM SERMOS PROTEGIDOS. TRANSMITIR ESSA MENSAGEM DE RESPEITO AO
PRÓXIMO, ATRAVÉS DO USO DAS MÁSCARAS EM LOCAIS PÚBLICOS, LEVA A
CRIANÇA A CONHECER E SE COMPROMETER COM AS REGRAS DA SOCIEDADE DA
QUAL FAZ PARTE.
ALGUMAS PESSOAS ESTÃO DEIXANDO DE USAR, MAS É MUITO IMPORTANTE ESSA
FORMA DE PREVENÇÃO.
TEMOS UMA INDICAÇÃO DE VÍDEO QUE EXPLICA DE MANEIRA LÚDICA A
IMPORTÂNCIA DO USO DAS MÁSCARAS.
AS PROFESSORAS DAIANE E ANDRÉIA NÃO SAEM DE CASA SEM SUAS MÁSCARAS!
E VOCÊS CRIANÇAS? QUAL A COR DA SUA MÁSCARA?
NESSA SEMANA TEMOS DOIS DESAFIOS:
1- ENVIE PARA NÓS UMA FOTO COM A MÁSCARA QUE ELE MELHOR ACEITA O USO.
2- VAMOS CONFECCIONAR UMA MÁSCARA CRIATIVA JUNTO COM AS CRIANÇAS?
SEGUEM ALGUNS MODELOS PARA TE INSPIRAR, MAS TENHO CERTEZA QUE VÃO
NOS SURPREENDER COM A CONFECÇÃO DE UMA MÁSCARA CASEIRA, USANDO
MATERIAIS RECICLÁVEIS E A CRIATIVIDADE.
TEMOS CERTEZA QUE VÃO SE DIVERTIR EM FAMÍLIA!
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
02 DE SETEMBRO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
FANTASIA
PROPOSTA DE HOJE PELA BNCC:
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
AMPLIAR AS DIVERSAS FORMAS SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO PRESENTES NA
CULTURA HUMANA, COMO AS CONVERSAS, CANTIGAS, BRINCADEIRAS DE RODA,
JOGOS CANTADOS, ETC.
OLÁ FAMÍLIAS!!!
ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!
QUEM GOSTA DE SE FANTASIAR?
NA ESCOLA , TEMOS UM CANTINHO COM MUITOS ADEREÇOS, TECIDOS E FANTASIAS,
E É POSSÍVEL OBSERVAR COMO AS CRIANÇAS AMAM AQUELE LOCAL. MAS, POR QUE
SERÁ QUE ELES GOSTAM TANTO DE VESTIR-SE DE UM JEITO DIFERENTE?
A FANTASIA, DE CERTA FORMA, FORTALECE O EGO INFANTIL. ALÉM DE DIVERTIR E
INCENTIVAR A CRIATIVIDADE, A CRIANÇA TEM A CHANCE DE SE SENTIR DIFERENTE,
DE EXPERIMENTAR OUTRAS LINGUAGENS, DE INCORPORAR PERSONAGENS E SUAS
HABILIDADES. E COM ISSO ENFRENTAR OBSTÁCULOS E MEDOS E RESOLVER
CONFLITOS INTERNOS E EXTERNOS.
O USO DE FANTASIAS FOMENTA A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE DOS PEQUENOS.
TAMBÉM PODE SER UM RECURSO PARA TRABALHAR AS EMOÇÕES, JÁ QUE, AO
REPRESENTAR O PERSONAGEM, PODE SE TORNAR MAIS FÁCIL EXPRESSAR
SENTIMENTOS E EXPERIMENTAR, REALIZANDO AÇÕES AS QUAIS NÃO SE
ATREVERIAM SEM A FANTASIA.
NO LINK ABAIXO, VOCÊS VERÃO A PROFESSORA ANDREIA CANTANDO A MÚSICA
“FUI MORAR NUMA CASINHA” FANTASIADA E CONVERSANDO SOBRE FANTASIAS.
UM SIMPLES TECIDO, UM ÓCULOS, UM SAPATO DE ADULTO, UM CHAPÉU,
DESPERTA NA CRIANÇA O LÚDICO E O SIMBÓLICO, QUE REPRESENTAM AS MAIS
INUSITADAS SITUAÇÕES, MISTURANDO ELEMENTOS VARIADOS, SEGUNDO O LIMITE
DE SUA IMAGINAÇÃO.
VAMOS NOS FANTASIAR?
QUERO VER VOCÊS DE UM JEITO DIFERENTE! ENVIE UMA FOTO PELO WHATS APP.
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
26 DE AGOSTO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
BOM DIA TODAS AS CORES
PROPOSTA DE HOJE PELA BNCC:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E
OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO,
COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA
BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
- CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE EM IMAGENS OU TEMAS
SUGERIDOS.
OLÁ, FAMÍLIAS!!!
ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!
NA AULA PASSADA, A HISTÓRIA NOS LEVOU A PENSAR QUE NOSSA PELE TEM
PIGMENTAÇÃO DIFERENTE, E QUE NOSSA FAMÍLIA INFLUENCIA EM COMO NÓS SOMOS.
HOJE, TROUXEMOS UMA INDICAÇÃO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: “BOM DIA TODAS
AS CORES”, DA ESCRITORA RUTH ROCHA. UM CAMALEÃO QUE QUER AGRADAR A
TODOS, MAS DESCOBRE ALGO MUITO IMPORTANTE!
NO LINK ABAIXO, VOCÊ PODERÁ ASSITIR A MESMA HISTÓRIA CONTADA DE UMA
FORMA ESPECIAL NO CANAL: VARAL DE HISTÓRIAS.
LER DEVE SE TORNAR UMA HÁBITO: NA ESCOLA, DIARIAMENTE, LEVAMOS PARA AS
CRIANÇAS DIFERENTES LEITURAS E TAMBÉM DIFERENTES MANEIRAS PARA CONTAR
A MESMA HISTÓRIA.
NO LINK ABAIXO VOCÊ TEM ACESSO AO LIVRO EM PDF DA HISTÓRIA BOM DIA TODAS
AS CORES:
https://oespacoeducar.com.br/wp-content/uploads/2019/09/LIVRO-BOM-DIA-TODAS-AS-CORES-PARTE-1.pdf
GOSTARAM?
A PROFª CATIA FEZ UM SAPO COM A COR QUE ELA MAIS GOSTA: VERDE
A PROFª ANDREIA FEZ UM CORAÇÃO COM A COR QUE ELA MAIS GOSTA: VERMELHA
QUAL A COR PREFERIDA DE VOCÊS?
FAÇA UMA PINTURA COM A COR QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
ENVIE PELO WHATSAPP UMA FOTO DA PINTURA... QUEREMOS VER COMO ESTÃO
AS PRODUÇÕES DE VOCÊS!
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
19 DE AGOSTO
PROFª DAIANE/ CÁTIA
PARCERIA PROFª ANDRÉIA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
OLÁ FAMÍLIAS!!!
QUANTO MAIS AS CRIANÇAS OUVEM HISTÓRIAS E TEM O CONTATO COM O MUNDO
ESCRITO, MAIS ELAS TERÃO INTERESSE EM LEITURA E ESCRITA NO FUTURO.
AS HISTÓRIAS AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E CONTRIBUEM
PARA AMPLIAR O REPERTÓRIO DE NOVAS PALAVRAS NO VOCABULÁRIO EM
FORMAÇÃO.
ALÉM DE TUDO ISSO, OUVIR UMA BOA HISTÓRIA NOS LEVA A CONHECER OUTRAS
CULTURAS, DESPERTA A EMPATIA E ENVOLVIMENTO COM OS PERSONAGENS E
ASSIM SE TORNA UMA FERRAMENTA PARA BOAS DISCUSSÕES SOBRE DIFERENTES
TEMAS EM NOSSA VIDA COTIDIANA.
CLICK ABAIXO PARA ASSISTIR A HISTÓRIA NARRADA PELAS PROFESSORAS!
O COELHO DESCOBRIU QUE NÓS SOMOS PARECIDOS COM NOSSOS
FAMILIARES E VOCÊS? SE PARECEM COM QUEM?
ENVIE UMA FOTO DE QUAL MEMBRO DA FAMÍLIA VOCÊ MAIS SE PARECE!
FAMÍLIAS: CONVERSEM COM AS CRIANÇAS SOBRE COM QUEM SÃO
PARECIDOS TAMBÉM!
ACESSE NOSSO FACEBOOK E ENVIE FOTOS!
ESTOU AMANDO VER AS DEVOLUTIVAS FEITAS TAMBÉM PELO WHATSAPP
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
05 DE AGOSTO
PROFª DAIANE / ANDREIA / CÁTIA
OS ANIMAIS TAMBÉM PRECISAM DAS PLANTAS!
OLÁ, FAMÍLIAS!!!
ASSIM COMO NÓS, SERES HUMANOS, OS ANIMAIS TAMBÉM PRECISAM DA NATUREZA;
POR ISSO, É MUITO IMPORTANTE CUIDAR E CULTIVAR PLANTAS, PARA QUE TODOS
NÓS POSSAMOS TER UM PLANETA MELHOR E COM VIDA!
VOCÊS TÊM PLANTINHAS EM CASA? PLANTARAM ALGUMA SEMENTINHA SUGERIDA
NA SEMANA PASSADA?
HOJE, VAMOS CONHECER UM BICHINHO DE JARDIM QUE AMA COMER FOLHAS!
CLICK ABAIXO PARA ASSISTIR A HISTÓRIA DA LAGARTA MUITO COMILONA!
AGORA, VAMOS NOS MEXER MUITO COM A MÚSICA:
NHOC NHOC NHOC COME MUITO A LAGARTA!
VOCÊS VIRAM COMO A LAGARTA GOSTA DE COMER E COMO AS FOLHAS SÃO
IMPORTANTES PARA A ALIMENTAÇÃO DELAS?
VAMOS CUIDAR MUITO BEM DE TODAS AS PLANTAS E ANIMAIS!
AH... COMA MUITAS FRUTAS E VEGETAIS TAMBÉM, ASSIM VOCÊ VAI CRESCER BEM
FORTE E SAUDÁVEL!
ACESSE NOSSO FACEBOOK E ENVIE FOTOS!
ESTOU AMANDO VER AS DEVOLUTIVAS FEITAS TAMBÉM PELO WHATSAPP!
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
05 DE AGOSTO
COMO NASCEM AS PLANTAS?
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA, ETC.).
- COMPARTILHAR COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
OLÁ FAMÍLIAS!!!
HOJE PLANEJAMOS UMA PROPOSTA MUITO IMPORTANTE PARA A VIVÊNCIA DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO E TAMBÉM FORA DELA. O CULTIVO E A OBSERVAÇÃO DE PLANTAS E FENÔMENOS NATURAIS.
TEMOS TRÊS SUGESTÕES DE PLANTIO PARA FAZER COM AS CRIANÇAS: ESCOLHA UM DELES OU OS TRÊS E FAÇA ESSA EXPERIÊNCIA, POSSIBILITANDO O ENCANTAMENTO E O CUIDADO COM A NATUREZA.
REGISTRE CADA ETAPA, ASSIM A CRIANÇA IRÁ RELATAR AS TRANSFORMAÇÕES.
ACESSE NOSSO FACEBOOK E ENVIE FOTOS!
ESTOU AMANDO VER AS DEVOLUTIVAS FEITAS TAMBÉM PELO WHATSAPP
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES...
PROFª DAIANE / ANDREIA / CÁTIA
HISTÓRIA SONORIZADA “O CASAMENTO DA DONA BARATINHA”
OLÁ FAMÍLIAS!
HOJE VAMOS OUVIR UMA HISTÓRIA CHEIA DE SURPRESAS! USAMOS ALGUNS OBJETOS DO NOSSO DIA A DIA PARA FAZER A SONOPLASTIA E REPRESENTAR OS SONS QUE OS ANIMAIS DA HISTÓRIA IRÃO FAZER.
VAMOS OUVIR ESSA HISTÓRIA RECHEADA DE SURPRESAS?
DEPOIS ME CONTEM SE GOSTARAM!
AGORA CLICK NO LINK ABAIXO:
“O CASAMENTO DA DONA BARATINHA”
VOCÊS TÊM ALGUM OBJETO EM CASA, QUE FAÇA ALGUM BARULHO QUE PAREÇA DE UM ANIMAL?
PEÇAM PARA ALGUM ADULTO FILMAR VOCÊS FAZENDO ESSE BARULHO COM O OBJETO E ME CONTEM QUE ANIMAL É ESSE, PARA VER SE A DONA BARATINHA SE CASARIA COM ELE.
AGUARDO, ANSIOSAMENTE, OS VÍDEOS DE VOCÊS!
ATÉ BREVE!
BEIJOS COM SAUDADES
15 DE JULHO
PROFª DAIANE E CATIA
COGNITIVAS E MOTORAS, POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO
MOTORA FINA, ESTABELECENDO RELAÇÕES SOBRE A MATÉRIA OU OBJETO, ALÉM DE
POSSIBILITAR O PENSAMENTO INVESTIGATIVO, POIS AO MANIPULAR A PROPOSTA, A
CRIANÇA OBSERVA, QUESTIONA, DÁ NOME À SENSAÇÃO, CRIA VIVÊNCIAS
SIGNIFICATIVAS, ALÉM DE APRIMORAR A IDENTIDADE CORPORAL POR MEIO DA
EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS.
PROFª DAIANE E CATIA
PROFª ANDREIA
OLÁ FAMÍLIAS!!!
DE TECIDO.
PEÇAM PARA ALGUM ADULTO FILMAR VOCÊS.
01 DE JULHO
PROFª ANDREIA
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “A CASA SONOLENTA”
OLÁ FAMÍLIAS!!!
CRIATIVIDADE NAS CRIANÇAS, INCENTIVANDO DESDE CEDO, O GOSTO E O PRAZER PELA
LEITURA, ALÉM DE APRIMORAR A LINGUAGEM ORAL.
APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, VOCÊS VÃO IMAGINAR O QUE ACONTECEU DEPOIS QUE
TODOS ACORDARAM.
ACONTECEU NO FINAL DA HISTÓRIA.
PROFª DAIANE E ANDREIA
PROFª DAIANE E ANDREIA
PROPOSTA: UM JACARÉ NA LAGOA
HOJE IREMOS VER UMA HISTÓRIA CONTADA COM AS MÃOS.
ATÉ BREVE!
PROFª DAIANE
10 DE JUNHO DE 2020
OLÁ, FAMÍLIAS E CRIANÇAS!!!
NA ESCOLA, BRINCÁVAMOS MUITO DE ELEFANTE COLORIDO, PRINCIPALMENTE NA HORA DE GUARDAR BRINQUEDOS DE ENCAIXE OU BOLINHAS COLORIDAS.
OLÁ FAMÍLIAS E CRIANÇAS!!!
DELICIOSOS EM SUA CESTA PARA LEVAR PARA A VOVÓ...
AGORA, VAMOS FAZER BISCOITINHOS?
- *SUBSTITUIÇÃO PARA ALÉRGICOS
FORMINHAS DE MASSINHA, CASO TENHAM, OU USAR A CRIATIVIDADE.
NÃO É NECESSÁRIO UNTAR A FORMA. LEVE PARA ASSAR EM FORNO PRÉ-AQUECIDO
EM 200° POR 20 MINUTOS OU ATÉ DOURAR NA PARTE DE BAIXO.
“A DESCOBERTA DA JOANINHA”
TEMA: O CESTO DE TESOUROS
OLÁ FAMÍLIAS!!!
HOJE IREMOS ABORDAR O “BRINCAR HEURÍSTICO”, QUE SIGNIFICA BRINCADEIRA DE
EXPLORADORES NATOS. É POR MEIO DA EXPRESSÃO E DA CRIATIVIDADE, QUE A
CRIANÇA SE DESENVOLVE E SE INSERE NO MUNDO.
* UM CESTO, BACIA OU CAIXA;
* OBJETOS DIFERENCIADOS QUE NÃO CAUSEM MALEFÍCIOS À CRIANÇA.
NATURAIS OU DOMICILIARES (ESCOVA DE ROUPA, ESCUMADEIRA, ROLHA DE VINHO,
CASCA DE COCO, CAIXA DE LEITE, EMBALAGEM DE AMACIANTE, TAMPINHAS DE
AMACIANTE GRANDES, ROLOS DE PAPEL ALUMÍNIO OU TOALHA, CHAVES GRANDES,
POTINHOS DE IOGURTE, RETALHOS DE TECIDO, ESPONJA DE LAVAR LOUÇA OU BUCHA
NATURAL, COLHERES DE METAL, CDS VELHOS, BATEDOR DE CLARAS), OU SEJA, ITENS
QUE POSSAM SER TRANSFORMADOS EM BRINQUEDOS INCRÍVEIS E EXPLORAÇÕES
ENCANTADORAS.
TECIDO E CONVIDE A CRIANÇA PARA BRINCAR E DEIXE-A EXPLORAR LIVREMENTE.
TEMA: RESPEITAR É MUITO IMPORTANTE!
PAUTADO EM EXEMPLOS QUE, QUANDO BEM ESTRUTURADOS NA INFÂNCIA,
FORMAM CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES. OS VALORES QUE SE ESTABELECEM
NA MEMÓRIA DE UMA CRIANÇA PERMANECEM E SE TRANSFORMAM AO LONGO
DA VIDA, FORTALECENDO A IMPORTÂNCIA DE VÁRIOS PRINCÍPIOS, DENTRE
ELES O DO RESPEITO.
DESENVOLVER O SENTIMENTO DO RESPEITO.
DEPOIS, CONVERSEM COM AS CRIANÇAS SOBRE A MÚSICA, INCENTIVANDO
PARA QUE FALEM SOBRE O QUE ENTENDERAM.
DESCOBRIMOS QUE SOMOS UM SER FORA DA NOSSA MÃE OU DA PESSOA QUE
NOS CRIOU.
ASSISTA AO VÍDEO:
DELES?
NO VÍDEO ABAIXO PREPARAMOS UMA SURPRESA PARA VOCÊS!
ALGO BOM, QUE NOS FAZ VALORIZAR AQUILO QUE TEMOS DE MAIS PRECIOSO:
AS PESSOAS.
INDICADA NO PORTAL DA NOSSA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. CONTE PARA
AS CRIANÇAS POR QUE ESCOLHEU ESTE NOME E O SEU SIGNIFICADO.
APROVEITEM E CONVERSEM SOBRE O NOME DE TODOS OS INTEGRANTES DA FAMÍLIA.
historias-das-memorias.html
ASSISTAM AO VÍDEO:
ESSA É A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS EM FORMA DE CANÇÃO.
16 DE ABRIL DE 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui