02 DE DEZEMBRO
OLÁ FAMÍLIAS
QUEM ACOMPANHA O NOSSO BLOG SABE QUE TODA QUARTA-FEIRA
TEMOS UMA NOVA ATIVIDADE!! NESSA SEMANA, A ATIVIDADE VAI
SER DIFERENTE E TODAS AS TURMAS VÃO BRINCAR DO MESMO TEMA!!
PESQUISAMOS UMA ATIVIDADE BEM LEGAL PARA INSPIRAR VOCÊS A
TER UM FINAL DE SEMANA MAIS BRINCANTE EM FAMÍLIA!
NESSA SEMANA, VAMOS BRINCAR DE SUPER-HERÓIS!!!
E NEM VENHAM DIZER QUE ISSO É COISA DE MENINO, VIU!
APRESENTE AS BRINCADEIRAS DE HERÓI PARA AS CRIANÇAS
QUE ELAS VÃO SE DIVERTIR PRA VALER!
VOCÊS SABIAM QUE A TURMA DA MÔNICA TAMBÉM ADORA
BRINCAR DE SUPER HERÓIS?
MÁSCARA
CRIANÇAS: VOCÊS SABIAM QUE OS SUPER-HERÓIS USAM
MÁSCARAS QUANDO VÃO PROTEGER OS OUTROS E QUANDO
PRECISAM PROTEGER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE?
HOMEM-ARANHA, PANTERA NEGRA, HOMEM DE FERRO, A TURMA
DO MIRACULOUS E OS INCRÍVEIS SÃO EXEMPLOS DE
SUPER-HERÓIS QUE UTILIZAM MÁSCARAS.
O QUE SERÁ QUE IRIA ACONTECER SE ELES NÃO USASSEM
SUAS MÁSCARAS DE PROTEÇÃO? QUANDO OS SUPER-HERÓIS
ESTÃO DE MÁSCARAS, ELES SALVAM A VIDA DE MUITAS PESSOAS,
ASSIM COMO NÓS, QUANDO USAMOS A NOSSA MÁSCARA CORRETAMENTE!
VAMOS VER SE VOCÊ TAMBÉM É UM SUPER-HERÓI OU UMA SUPER-HEROÍNA?
MOSTRE PARA OS AMIGOS COMO VOCÊ FICA DE MÁSCARA: INVENTE
UM NOME PARA O SEU SUPER-HERÓI E MANDE UMA FOTO OU FAÇA
UM VÍDEO E MANDE PARA A SUA PROFESSORA.
ACADEMIA DE TREINAMENTO
PARA SER UM BOM SUPER-HERÓI, É PRECISO SE MOVIMENTAR
BASTANTE PARA SALVAR O PLANETA!
ENTÃO, VAMOS ORGANIZAR UMA ACADEMIA DE TREINAMENTO!
PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO E FORME UM CIRCUITO
MOTOR: USE CADEIRAS PARA PASSAR POR BAIXO, ALMOFADAS
NO CHÃO PARA PASSAR POR CIMA, COLOQUE CARTAZES NO
CHÃO OU NAS PAREDES COM AS MISSÕES QUE AS CRIANÇAS
DEVEM FAZER (COMO PULAR, CORRER, PASSAR POR CIMA DE ALGUM OBJETO...) -
USE A CRIATIVIDADE E VAMOS FAZER AS CRIANÇAS SE MOVIMENTAREM!
COMPARTILHEM UM VÍDEO DO TREINAMENTO DOS NOSSOS SUPER-HERÓIS!
ESCUDO
QUANDO SAÍMOS NAS RUAS VEMOS ALGUMAS PESSOAS USANDO
UM OUTRO TIPO DE MÁSCARA A FACE SHIELD, ELA SERVE COMO
UM ESCUDO DE PROTEÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS.
ALGUNS SUPER HERÓIS TAMBÉM UTILIZAM ALGUNS ARTEFATOS PARA SE
PROTEGEREM OU MESMO PARA CONCEDEREM OS SEUS PODERES.
PENSANDO NISSO, TIVEMOS UMA GRANDE IDEIA.
QUE TAL FAZERMOS UM ESCUDO?
PARA FAZER ESSE ESCUDO VOCÊS PODERÃO UTILIZAR
ALGUNS MATERIAIS RECICLÁVEIS.
SABE AQUELA CAIXA DE PIZZA QUE IRIA PARA O LIXO OU
AQUELE PRATINHO DE PLÁSTICO QUE VOCÊ NÃO USA MAIS ?
ENTÃO, ELES PODEM SE TRANSFORMAR EM LINDOS ESCUDOS.
BASTA UTILIZAR A SUA CRIATIVIDADE!!!
COMPARTILHEM UMA FOTO DO ESCUDO !
UM GRANDE ABRAÇO DE TODAS AS PROFESSORAS
PROPOSTA: EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS;
* EXPLORAR O AMBIENTE PELA AÇÃO E OBSERVAÇÃO, MANIPULANDO, EXPERIMENTANDO E FAZENDO DESCOBERTAS;
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RECORTAR, ENTRE OUTROS;
* RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS;
* EXPLORAR RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO NA INTERAÇÃO COM O MUNDO FÍSICO.
EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA
QUE SAUDADES, TURMINHA!!! ESPERAMOS QUE ESTEJAM TODOS BEM, SAUDÁVEIS E FELIZES!!!
NESTA SEMANA VAMOS CONTINUAR COM NOSSOS EXPERIMENTOS SOBRE A ÁGUA... ESTÃO PRONTOS?
RECADINHO PARA AS FAMÍLIAS!
ANTES DE MOSTRARMOS AS SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS, DEIXAMOS UM ROTEIRO ABAIXO QUE ACREDITAMOS QUE IRÁ AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA.
PREPARE O AMBIENTE JUNTO COM A CRIANÇA E PEÇA AJUDA PARA ELA AO SEPARAR OS MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS NA EXPÊRIENCIA ESCOLHIDA (VOCÊS PODEM FAZER UMA OU TODAS). ENVOLVER A CRIANÇA NA PREPARAÇÃO É UMA ETAPA BEM LEGAL POIS IRÁ INSTIGAR A CURIOSIDADE DELA.
ANTES DE REALIZAR AS EXPERIÊNCIAS, PERGUNTE PARA A CRIANÇA O QUE ELA ACHA QUE IRÁ ACONTECER, SEM DIZER SE SUA HIPÓTESE ESTÁ CERTA OU ERRADA, POIS É POR MEIO DA EXPERIÊNCIA QUE A PRÓPRIA CRIANÇA IRÁ CONFIRMAR OU NÃO A VERACIDADE DA SUA HIPÓTESE INICIAL. CASO QUEIRA, PODE-SE FAZER UM REGISTRO POR MEIO DE UM DESENHO ANTES DA EXPERIÊNCIA PARA NÃO ESQUECER!
DURANTE A REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, DEIXE QUE A CRIANÇA MANIPULE OS MATERIAIS DE FORMA AUTÔNOMA. SE QUISER, VOCÊ PODE DUPLICAR OS ITENS DO EXPERIMENTOS E FAZEREM JUNTOS, AO MESMO TEMPO, CRIANÇA E ADULTO!
AO FINAL DA EXPÊRIENCIA, PEÇA PARA QUE A CRIANÇA RELATE O QUE OBSERVOU E, SE QUISER, PODE-SE FAZER UM REGISTRO DAQUILO QUE ACONTECEU POR MEIO DE UM DESENHO.
SE PUDEREM, REGISTREM O MOMENTO POR FOTOS E PRINCIPALMENTE POR VÍDEOS, AS CRIANÇAS COSTUMAM FAZER CARAS E BOCAS MARAVILHOSAS DURANTE AS EXPÊRIENCIAS QUANDO SÃO SURPREENDIDAS!
1- PESCANDO GELO
AGORA, DAREMOS CONTINUIDADE ÀS EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA: HOJE IREMOS APRESENTAR PARA VOCÊS UMA BRINCADEIRA BEM LEGAL, ELA SE CHAMA PESCANDO GELO, VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR? ENTÃO, VAMOS MISTURAR GELO, SAL E BARBANTE PARA VER O QUE ACONTECE? BORA LÁ FAZER MAIS UMA EXPERIÊNCIA MALUCA!
E PARA FAZER ESSA PROEZA VOCÊS IRÃO PRECISAR DE:
- FORMINHA COM GELO;
- UM PRATO PARA COLOCAR AS PEDRINHAS;
- UM POUCO DE SAL E PEDAÇOS DE BARBANTE;
- CORANTE PARA COLORIR O BARBANTE E O GELO.
EM SEGUIDA, COLOQUE AS PEDRINHAS DE GELO NO PRATO, DEPOIS OS PEDAÇOS DE BARBANTE, O SAL E O CORANTE POR CIMA, ESTÁ PRONTO!! QUERO VER QUEM CONSEGUE PESCAR MAIS GELO!
PARA SABER MAIS, SEGUE ABAIXO ALGUNS LINKS DE EXPERIÊNCIAS FEITAS COM GELO E ÁGUA E AGORA É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO!
2- TINTA GELADA
BRINCAR E EXPERIMENTAR SÃO SEMPRE BOAS OPORTUNIDADES TAMBÉM DE APRENDER.
E QUE TAL CONTINUARMOS COM NOSSOS EXPERIMENTOS? AFINAL, A CIÊNCIA ESTÁ EM TODA PARTE, SÓ TEMOS QUE OBSERVAR, EXPERIMENTAR E INVESTIGAR.
ENTÃO, VAMOS LÁ!!
VAMOS USAR A ÁGUA EM SEU ESTADO SÓLIDO, PARA FAZER UMA TINTA GELADA. JÁ FIZEMOS ISSO LÁ NA ESCOLA ALGUÉM SE LEMBRA?
3- SUBMARINO NA GARRAFA
QUE TAL AGORA VOCÊ CRIAR SEU PRÓPRIO SUBMARINO E CONTROLAR SEUS MOVIMENTOS? VOCÊ SÓ VAI PRECISAR DE UMA GARRAFA PET, ÁGUA, TAMPA DE CANETA E MASSINHA DE MODELAR!
OLHA SÓ ESSE VIDEO PARA APRENDER A FAZER ESSE SUPER SUBMARINO!!!
4- PAPEL QUE NÃO MOLHA EMBAIXO DA ÁGUA
VAMOS CONTINUAR COM AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS!
PARA REALIZAR ESSA EXPERIÊNCIA, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
- UM LENÇO DE PAPEL OU PAPEL HIGIÊNICO
- UM COPO
- UMA BACIA COM ÁGUA
- FITA ADESIVA
FAÇA UMA BOLINHA COM O PAPEL E COLOQUE DENTRO DO COPO, PODE PRENDER COM FITA ADESIVA. O PAPEL TEM QUE FICAR FIXO NO FUNDO DO COPO.
VIRE O COPO E O MERGULHE DENTRO DA BACIA COM ÁGUA, SEM INCLINÁ-LO.
ENTENDA MELHOR COMO FAZER NO VÍDEO:
AGORA É COM VOCÊS... TIREM FOTOS OU FILMEM E MANDE PARA NÓS! ESTAREMOS CURIOSOS PARA SABER SE A SUA EXPERIÊNCIA DEU CERTO!
ATÉ BREVE!!
PROPOSTA: EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS;
* EXPLORAR O AMBIENTE PELA AÇÃO E OBSERVAÇÃO, MANIPULANDO, EXPERIMENTANDO E FAZENDO DESCOBERTAS;
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RECORTAR, ENTRE OUTROS;
* RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS;
* EXPLORAR RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO NA INTERAÇÃO COM O MUNDO FÍSICO.
EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM! E ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES!!
NA ATIVIDADE DE HOJE, FALAREMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA, DE ONDE ELA VEM E DOS CUIDADOS QUE PRECISAMOS TER PARA QUE ELA NÃO DESAPAREÇA DO NOSSO PLANETA. ENTÃO, BORA LÁ APRENDER MAIS UM POUQUINHO?
A ÁGUA É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS OS HABITANTES DO NOSSO PLANETA, É UM ELEMENTO ESSENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DE ANIMAIS E VEGETAIS NA TERRA. SUA FALTA É UMA AMEAÇA, UMA VEZ QUE A ÁGUA É FONTE DE VIDA E ESTAMOS TÃO HABITUADOS À SUA PRESENÇA QUE SÓ NOS DAMOS CONTA DE SUA IMPORTÂNCIA QUANDO ELA NOS FALTA.
E DE ONDE ELA VEM? VOCÊS SABEM? A ÁGUA QUE CHEGA EM NOSSAS CASAS VEM DE RIOS, REPRESAS, LAGOS, POÇOS E TAMBÉM DA CHUVA, E É ENCAMINHADA ATÉ AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO ANTES DE CHEGAR EM NOSSAS TORNEIRAS. QUANDO ELA CAI DO CÉU, EM FORMA DE CHUVA, AJUDA A MANTER O EQUILÍBRIO DA NATUREZA E A MANUTENÇÃO DO CLIMA. PRECISAMOS CUIDAR DOS RECURSOS HÍDRICOS PARA PRESERVAR A NOSSA EXISTÊNCIA E POR ISSO DEVEMOS CUIDAR DELA, POIS ESSE RECURSO NATURAL, PRESENTE NO NOSSO PLANETA, É NECESSÁRIO PARA MANTERMOS NOSSA SAÚDE. AS PRINCIPAIS AÇÕES PARA PRESERVÁ-LA SÃO: A PROTEÇÃO DOS MANANCIAIS; CUIDAR DA FLORESTA NAS MARGENS DOS RIOS; EVITAR DESPERDÍCIOS; USAR DE FORMA CONSCIENTE E TRATAR DOS ESGOTOS.
UFA!! QUANTAS COISAS APRENDEMOS SOBRE A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA NÃO É MESMO?
E PARA SABER MAIS DEIXAMOS ABAIXO ALGUMAS IMAGENS DESSE RECURSO NATURAL E LINKS SOBRE SUA ORIGEM:
RIOS REPRESAS LAGOS POÇOS CHUVA
RECADINHO PARA AS FAMÍLIAS!
ANTES DE MOSTRARMOS AS SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS, DEIXAMOS UM ROTEIRO ABAIXO QUE ACREDITAMOS QUE IRÁ AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA.
PREPARE O AMBIENTE JUNTO COM A CRIANÇA E PEÇA AJUDA PARA ELA AO SEPARAR OS MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS NA EXPERIÊNCIA ESCOLHIDA (VOCÊS PODEM FAZER UMA OU TODAS). ENVOLVER A CRIANÇA NA PREPARAÇÃO É UMA ETAPA BEM LEGAL, POIS IRÁ INSTIGAR A CURIOSIDADE DELA.
ANTES DE REALIZAR AS EXPERIÊNCIAS, PERGUNTE PARA A CRIANÇA O QUE ELA ACHA QUE IRÁ ACONTECER, SEM DIZER SE SUA HIPÓTESE ESTÁ CERTA OU ERRADA, POIS É POR MEIO DA EXPERIÊNCIA QUE ELA IRÁ CONFIRMAR OU NÃO A VERACIDADE DA SUA HIPÓTESE INICIAL. CASO QUEIRA, PODE-SE FAZER UM REGISTRO POR MEIO DE UM DESENHO ANTES DA EXPERIÊNCIA PARA NÃO ESQUECER!
DURANTE A REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, DEIXE QUE A CRIANÇA MANIPULE OS MATERIAIS DE FORMA AUTÔNOMA. SE QUISER, VOCÊ PODE DUPLICAR OS ITENS DO EXPERIMENTOS E FAZEREM JUNTOS, AO MESMO TEMPO, CRIANÇA E ADULTO!
AO FINAL DA EXPERIÊNCIA, PEÇA PARA QUE A CRIANÇA RELATE O QUE OBSERVOU E, SE QUISER, PODE-SE FAZER UM REGISTRO DAQUILO QUE ACONTECEU POR MEIO DE UM DESENHO.
SE PUDEREM, REGISTREM O MOMENTO POR FOTOS E PRINCIPALMENTE POR VÍDEOS: AS CRIANÇAS COSTUMAM FAZER CARAS E BOCAS MARAVILHOSAS DURANTE AS EXPERIÊNCIAS QUANDO SÃO SURPREENDIDAS!
EXPERIÊNCIA 1: VELA E ÁGUA
BRINCAR E EXPERIMENTAR SÃO SEMPRE BOAS OPORTUNIDADES TAMBÉM DE APRENDER.
E QUE TAL CONTINUARMOS COM NOSSOS EXPERIMENTOS? AFINAL, A CIÊNCIA ESTÁ EM TODA PARTE, SÓ TEMOS QUE OBSERVAR, EXPERIMENTAR E INVESTIGAR!
A NOSSA EXPERIÊNCIA VAI PRECISAR DE ÁGUA COLORIDA, VELA, UM PRATO E UMA GARRAFA DE VIDRO OU COPO.
EXPERIÊNCIA 2: ÁGUAS COLORIDAS QUE ANDAM
UTILIZANDO CORANTE E ÁGUA, PODEMOS CONHECER CORES E AINDA APRENDER OUTRAS QUE SE FORMAM COM A MISTURA DELAS.
VOCÊ VAI PRECISAR DE PELO MENOS 3 COPOS TRANSPARENTES, PAPEL TOALHA OU GUARDANAPO DE PAPEL E CORANTES ALIMENTÍCIOS.
COLOQUE UM COPO AO LADO DO OUTRO E COLOQUE ÁGUA ATÉ A METADE, DEIXANDO O DO MEIO SEMPRE VAZIO. COLOQUE UMAS GOTAS DE CORANTE AZUL NUM COPO E AMARELO NO OUTRO (VOCÊ DEVE MEXER BEM). PEGUE O PAPEL, DOBRE AO MEIO E COLOQUE NO COPO; COLOQUE UMA PONTA DO PAPEL NUM COPO COM ÁGUA E OUTRA PONTA NO COPO VAZIO, REPITA O PROCESSO COM O OUTRO COPO.
COM A MISTURA DOS DOIS LÍQUIDOS, VOCÊ IRÁ CONSEGUIR CRIAR A COR VERDE COMO NO EXEMPLO ACIMA.
ENTENDA MELHOR A EXPERIÊNCIA NO VÍDEO ABAIXO.
EXPERIÊNCIA 3: FOGUETE NA ÁGUA
PARA ESSA EXPERIÊNCIA VAMOS PRECISAR APENAS DE UM RECIPIENTE (QUANTO MAIS LARGO, MELHOR), ÁGUA, PAPEL SULFITE OU COLORIDO E DETERGENTE (O CORANTE É OPCIONAL).
OBSERVE NO VÍDEO COMO PREPARAR ESSA EXPERIÊNCIA E FAZER SEU FOGUETE DECOLAR!!!
ABAIXO TEM O MOLDE DO FOGUETE DESTE VÍDEO!
E AGORA É COM VOCÊS!!! MANDE FOTOS E VÍDEOS MOSTRANDO A SUA EXPERIÊNCIA!!
BEIJOS E ATÉ BREVE!!
PROPOSTA: COMBATE A DENGUE – DIA D (16.11.2020).
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* PERCEBER QUE SUAS AÇÕES TÊM EFEITO NAS OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS
* PARTICIPAR DO CUIDADO DO SEU CORPO E DA PROMOÇÃO DO SEU BEM-ESTAR;
* RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS, HISTÓRIAS OUVIDAS, PEÇAS TEATRAIS OU FILMES ASSISTIDOS, ETC.;
* EXPLORAR O AMBIENTE PELA AÇÃO E OBSERVAÇÃO, MANIPULANDO, EXPERIMENTANDO E FAZENDO DESCOBERTAS;
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM, DOBRADURA OU ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS.
O DIA “D”
DIA DE COMBATE À DENGUE
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM. ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES DE TODOS!!!
TODOS OS DIAS PRECISAMOS NOS PROTEGER CONTRA O COVID 19, PORÉM NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DA DENGUE, QUE TAMBÉM NOS DEIXA DOENTES.
TODOS OS ANOS, LÁ NA ESCOLA, PARTICIPAMOS DESSA CAMPANHA E, AGORA ESTANDO EM CASA, TAMBÉM PARTICIPAREMOS.
EXISTEM MUITAS FORMAS DE PARTICIPAR: NÓS ENSINAREMOS COMO DAQUI A POUCO!
ANTES, VAMOS COMEÇAR ASSISTINDO UM VÍDEO?
TEMOS TAMBÉM UM VÍDEO FEITO PELA PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO:
VÍDEO DIA D: COMBATE À DENGUE, DO PROJETO TEATRANDO NA EDUCAÇÃO.
E UM ALMANAQUE ONDE VOCÊ PODE APRENDER MUITAS COISAS SOBRE A DENGUE.
ALMANAQUE DIA D: AÇÕES DE PREVENÇÃO – DEFENSORES DA SAÚDE. DISPONÍVEL CLICANDO AQUI
O CICLO DE VIDA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
AGORA, VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE O CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI. OS ESTÁGIOS DA VIDA DO MOSQUITO SÃO:
OVO
A FÊMEA PÕE OS OVOS NA ÁGUA PARADA OU NA BORDA DE UM LOCAL QUE POSSA ESTAR MOLHADO. POR ISSO, NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA PARADA. É NESSA FASE QUE O MOSQUITO É MAIS RESISTENTE, POR ISSO DEVEMOS LAVAR O LOCAL COM ÁGUA E SABÃO, USANDO UMA ESPONJA PARA ESFREGAR O LOCAL.
LARVA
AO ENTRAR EM CONTATO COM A ÁGUA O OVO SE TRANSFORMA EM LARVA EM APENAS 2 OU 3 DIAS. MESMO ELE GOSTANDO DE ÁGUA LIMPA, A LARVA PODE SE DESENVOLVER NA ÁGUA SUJA E NO ESGOTO DOMÉSTICO.
PUPA
EM CERCA DE 7 A 10 DIAS, A LARVA SE TRANSFORMA EM PUPA E FICA PARECIDA COM UMA VÍRGULA (ESSE ESTÁGIO DURA SOMENTE 2 DIAS).
MOSQUITO ADULTO
A PUPA SE TRANSFORMA EM MOSQUITO: ELE SAI DO CASULO E ESTÁ PRONTO PARA VOAR E PRECISA SE ALIMENTAR. O MOSQUITO FÊMEA PRECISA SE ALIMENTAR COM SANGUE PARA POR NOVAMENTE SEUS OVOS.
ESSAS 4 FASES DURAM DE 5 A 10 DIAS E QUANTO MAIOR A TEMPERATURA NO AMBIENTE, MAIS RÁPIDO O MOSQUITO SE DESENVOLVE E ESTÁ PRONTO PARA PICAR E TRANSMITIR DOENÇAS PERIGOSAS.
ASSISTA ABAIXO TODOS OS ESTAGIOS DO CICLO DO MOSQUITO:
E QUE TAL AGORA FAZER SEU PRÓPRIO MOSQUITO RECICLADO, OLHA QUE VÍDEO LEGAL!
PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR!
AGORA, DAREMOS DICAS DE COMO CUIDAR DA NOSSA CASA PARA QUE ESSE MOSQUITO NÃO VENHA MORAR COM A GENTE. TAMBÉM APRESENTAREMOS LINKS E IMAGENS DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊS PODEM FAZER EM CASA E CONSCIENTIZAR AS FAMÍLIAS SOBRE A PREVENÇÃO A ESSE INSETO QUE CAUSA NÃO APENAS A DENGUE, MAS TAMBÉM A CHIKUNGUNYA, ZICA VÍRUS E ATÉ FEBRE AMARELA. ANTES DE COMEÇARMOS A BRINCAR, VAMOS FALAR DAS DICAS SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR:
CUIDADOS DENTRO DE CASA E APARTAMENTOS:
* TAMPE OS TONÉIS E CAIXAS D'ÁGUA;
* MANTENHA AS CALHAS SEMPRE LIMPAS;
* DEIXE GARRAFAS SEMPRE VIRADAS COM A BOCA PARA BAIXO;
* MANTENHA AS LIXEIRAS FECHADAS;
* DEIXE OS RALOS LIMPOS E COM APLICAÇÃO DE TELAS;
* LIMPE SEMANALMENTE OU PREENCHA COM AREIA OS PRATOS DE VASOS DE PLANTAS;
* LAVE CONSTANTEMENTE COM BUCHA OS POTES DE ÁGUA DOS ANIMAIS;
* MANTENHA A ÁREA DE SERVIÇO SECA E SEM ÁGUA ACUMULADA ATRÁS DA MÁQUINA DE LAVAR.
CUIDADOS COM A ÁREA EXTERNA EM CASAS E CONDOMÍNIOS:
* CUBRA E REALIZE MANUTENÇÃO DE ÁREAS DE PISCINAS E DE HIDROMASSAGEM;
* LIMPE RALOS E CANALETAS EXTERNAS;
* ATENÇÃO COM PLANTAS QUE PODEM ACUMULAR ÁGUA (BABOSAS, BROMÉLIAS);
* LONAS USADAS PARA COBRIR OBJETOS DEVEM PERMANECER BEM ESTICADAS, PARA EVITAR FORMAÇÃO DE POÇAS D’ÁGUA;
* VERIFICAR INSTALAÇÕES DE SALÃO DE FESTAS, BANHEIROS E COPA.
SEGUE ABAIXO O LINK PARA JOGAR COM O ARIÊ, BORA CHAMAR A FAMÍLIA PARA PARTICIPAR? ASSISTA AO VÍDEO ENSINANDO COMO JOGAR!
AGORA ACESSE ESSE GAME SUPER DIVETIDO!!! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E COMEÇE A JOGAR!
JOGO DA MEMÓRIA PARA IMPRIMIR:
JOGO DE PERCURSO PARA IMPRIMIR:
AGORA É SÓ RECORTAR E BRINCAR, VAMOS LÁ?
ESQUADRÃO DA LIMPEZA CONTRA A DENGUE
QUEREMOS VER SE VOCÊS PERTENCEM AO “ESQUADRÃO DA LIMPEZA CONTRA A DENGUE”, JUNTOS COM O OSÓRIO, O LUDOVICO E A DOROTÉIA VOCÊS TÊM A MISSÃO DE PROTEGER AS PESSOAS COMBATENDO A DENGUE!
PARA ISSO NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR SUAS AÇÕES CONTRA ESSE MOSQUITINHO MALVADO POR FOTOS E VÍDEOS E ENVIAR NO NOSSO WHATSAPP...
“UM POR TODOS E TODOS CONTRA A DENGUE!”
PROPOSTA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “O SANDUÍCHE DA MARICOTA” E ELABORAÇÃO DE UMA RECEITA DE SANDUÍCHE.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* RECONHECER SEU CORPO E EXPRESSAR SUAS SENSAÇÕES EM MOMENTOS DE ALIMENTAÇÃO;
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, ENTRE OUTROS;
* DEMONSTRAR INTERESSE AO OUVIR HISTÓRIAS LIDAS OU CONTADAS, OBSERVANDO ILUSTRAÇÕES E OS MOVIMENTOS DE LEITURA DO ADULTO-LEITOR;
* EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL, DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO;
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM, ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS;
* EXPLORAR E DESCOBRIR AS PROPRIEDADES DE OBJETOS E MATERIAIS (ODOR, COR, SABOR, TEMPERATURA).
O SANDUÍCHE DA MARICOTA
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM. ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES DE TODOS!!!
NOSSA HISTÓRIA DE HOJE É “O SANDUÍCHE DA MARICOTA” QUE FALA SOBRE UMA GALINHA QUE FEZ SEU LANCHE, MAS RECEBEU O PALPITE DE MUITOS OUTROS ANIMAIS.
VAMOS DESCOBRIR OS INGREDIENTES QUE CADA UM DOS PERSONAGENS GOSTA E O SEU TAMBÉM, PARA CRIAR UM LANCHE DELICIOSO!
LÁ NA ESCOLA TEMOS ESSE LIVRO E ACREDITO QUE ALGUMAS CRIANÇAS SE LEMBRAM DA HISTÓRIA. VAMOS VER?
NOSSOS SANDUÍCHES!
AGORA, IREMOS FAZER UMA RECEITA BEM GOSTOSA, IGUAL AQUELA QUE A GALINHA QUERIA FAZER. E ASSIM COMO A MARICOTA, VOCÊS TAMBÉM PODEM FAZER O SANDUÍCHE OU LANCHE QUE MAIS GOSTAM E DEPOIS REGISTRAR COM FOTOS, DESENHOS OU FILMAGEM E ENVIAR NO NOSSO WHATSAPP!
E PARA A NOSSA ATIVIDADE DELICIOSA, DEIXAMOS ABAIXO ALGUNS LINKS DE RECEITAS E IMAGENS DE SANDUÍCHES COMO SUGESTÃO. VOCÊS PODEM USAR SEUS TIPOS DE PÃES PREFERIDOS OU FAZER SEUS PRÓPRIOS PÃEZINHOS! SEUS SANDUÍCHES PODEM SER SALGADOS OU ATÉ MESMO DOCES, PODEM SER FRIOS OU QUENTES, O QUE IMPORTA É FICAREM GOSTOSOS...
AGORA É COM VOCÊS, MÃO NA MASSA!
E PARA SABOREAR ESSES SANDUÍCHES DELICIOSOS, QUE TAL PREPARAR UM LOCAL BEM ESPECIAL PARA COMER JUNTO COM A SUA FAMÍLIA? PODE SER EM CIMA DA MESA OU ATÉ NO CHÃO, COMO SE FOSSE UM PIC NIC NO MEIO DA SALA, O QUE ACHAM DA IDEIA? PODE SER NO CAFÉ DA MANHÃ OU NO LANCHINHO DA TARDE, VOCÊS ESCOLHEM O HORÁRIO PREFERIDO!
UM SANDUÍCHE DIFERENTE!
ENTÃO, VAMOS MONTAR UM LANCHE COM MUITOS INGREDIENTES COMO O DOS PERSONAGENS?
SE PREFERIR VOCÊS TAMBÉM PODEM UTILIZAR OUTROS RECURSOS COMO BRINQUEDOS, MASSINHA, PAPEL, CANETINHA, LÁPIS DE COR PARA DESENHAR, USE A SUA CRIATIVIDADE PARA MONTAR UM SANDUÍCHE BEM GRANDE!!
AGORA É A SUA VEZ DE PARTICIPAR!! USE SUA CRIATIVIDADE E TIRE FOTOS MONTANDO O SEU LANCHE E ENVIE PARA NÓS!!
SUGESTÃO DE BRINCADEIRA:
ATÉ A PRÓXIMA, TURMINHA!
PROPOSTA: DESAFIOS PARA O CORPO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* PERCEBER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DE SEU CORPO NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES DAS QUAIS PARTICIPA;
* EXPERIMENTAR AS POSSIBILIDADES CORPORAIS NAS BRINCADEIRAS;
* DESLOCAR SEU CORPO NO ESPAÇO ORIENTANDO-SE POR NOÇÕES COMO: EM FRENTE, ATRÁS, NO ALTO, EMBAIXO, DENTRO, FORA, ETC., AO SE ENVOLVER EM BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE DIFERENTES NATUREZAS;
*EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (SALTAR, PULAR, DANÇAR) COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES;
* IMITAR GESTOS E MOVIMENTOS DE OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS;
* IDENTIFICAR RELAÇÕES ESPACIAIS (DENTRO E FORA, EM CIMA E EMBAIXO, ENTRE E DO LADO);
* VIVENCIAR DIFERENTES RITMOS, VELOCIDADES E FLUXOS NAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS (EM DANÇAS, POR EXEMPLO).
DESAFIOS PARA O CORPO
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM! E ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES!!
NA ATIVIDADE DE HOJE, IREMOS DAR CONTINUIDADE À EXPLORAÇÃO CORPORAL - PREPARAMOS PARA VOCÊS ALGUNS DESAFIOS BEM DIVERTIDOS... NÓS VAMOS DANÇAR, PULAR E ROLAR! ENTÃO... BORA LÁ SACUDIR O ESQUELETO?
CAMA DE GATO OU TEIA DE ARANHA
É UMA BRINCADEIRA DIVERTIDA, DE FÁCIL EXECUÇÃO E PRA FAMÍLIA TODA – TEM COISA MELHOR? PODE SER FEITA NO PARQUE, NA PRACINHA E ATÉ EM CASA – USANDO AS CADEIRAS OU PAREDES.
PARA BRINCAR, VOCÊ PRECISARÁ DE ELÁSTICO, BARBANTE, FITAS DE PAPEL CREPOM OU FIO DE MALHA, ALÉM DE PEQUENOS GUIZOS E MATERIAIS QUE ENCONTRAMOS NOS ARMARINHOS. PARA MONTAR A “CAMA”, VOCÊ IRÁ PASSAR O BARBANTE ENTRE OS TRONCOS DAS ÁRVORES, FORMANDO UMA TEIA. EM CASA, VOCÊ PODE PREGAR NA PAREDE COM FITA CREPE. DEPOIS DE MONTAR A TRAMA, ESPALHE OS GUIZOS POR ALGUMAS ÁREAS. OUTROS ELEMENTOS COMO BALÕES, FITAS E PENAS (PRESOS PELA TRAMA), ALÉM DE PLÁSTICO BOLHA NO CHÃO, TORNARÃO A BRINCADEIRA MAIS SENSORIAL E SUPER LEGAL.
O DESAFIO É EXPLORAR O ESPAÇO DE UM LADO PARA O OUTRO, SEM DEIXAR OS GUIZOS TOCAREM. É GARANTIA DE CURTIÇÃO POR UM TEMPÃO. VAMOS BRINCAR?!
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: CONHECIMENTO DA PERCEPÇÃO CORPORAL, DA LATERALIDADE, NOÇÃO DE ESPAÇO E FLEXIBILIDADE AO SE LIVRAR DOS FIOS; E TAMBÉM, A ORGANIZAÇÃO DA CRIANÇA EM COMO CRIAR MANEIRAS DE PRATICAR A PROPOSTA. ESTA BRINCADEIRA PODE SER CONFECCIONADA E REALIZADA EM DIVERSOS AMBIENTES DA CASA, ASSIM COMO REALIZAMOS DENTRO DA ESCOLA.
CIRCUITO
O LEGAL É QUE, ALÉM DE SE MOVIMENTAR E DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA, O CIRCUITO DE ATIVIDADES TAMBÉM DESENVOLVE A LINGUAGEM E O RACIOCÍNIO LÓGICO, JÁ QUE TRABALHAMOS A DISTINÇÃO DE EM CIMA, EMBAIXO E DENTRO.
VIU COMO É SIMPLES? VOCÊ PODE FAZER ALGO PARECIDO USANDO OS MÓVEIS DISPONÍVEIS NA SUA CASA.
ROLAMENTOS E CAMBALHOTAS
VAMOS DAR CONTINUIDADE AOS DESAFIOS COM O CORPO?
VOCÊ SABIA QUE É PELO MOVIMENTO QUE AS CRIANÇAS, ALÉM DE SE DIVERTIR, CRIAM E SE RELACIONAM COM O MUNDO EM QUE VIVEM?
AO ROLAR OU VIRAR CAMBALHOTA, A CRIANÇA DESENVOLVE A ADAPTAÇÃO E O DOMÍNIO CORPORAL.
ROLAMENTOS
PARA O NOSSO DESAFIO DE ROLAR IREMOS PRECISAR DE: UM ESPAÇO DIVERTIDO E ROUPAS CONFORTÁVEIS. ENTÃO VAMOS LÁ? É HORA DE ROLAR!
SEGUEM ABAIXO, COMO SUGESTÕES, ALGUMAS IMAGENS PARA QUE VOCÊS POSSAM ROLAR:
CAMBALHOTA
SE VOCÊ AINDA NÃO CONSEGUE VIRAR CAMBALHOTA SOZINHO, PEÇA AJUDA DA FAMÍLIA, USE UM COLCHONETE E VAMOS PARTICIPAR DESSE DESAFIO!!!
COLOQUE AS DUAS MÃOS NO CHÃO, E A CABEÇA BEM DEVAGAR, AGORA ROLA IGUAL UMA BOLA, SÓ CUIDADO PARA NÃO SE MACHUCAR!!
VAMOS VER ESSE VÍDEO E CANTAR UMA MÚSICA BEM LEGAL!!!
DANÇA
PARA O DESAFIO DA DANÇA, PRECISAREMOS ESCOLHER UM ESPAÇO SEGURO, QUE PODE SER A SALA, O QUARTO, A GARAGEM OU O CORREDOR; TAMBÉM IREMOS PRECISAR DE ROUPAS CONFORTÁVEIS E, CLARO, DO NOSSO CORPINHO - QUE GOSTA MUITO DESSES DESAFIOS NÃO É MESMO?
SEGUE UM VÍDEO DE UMA DANÇA BEM BACANA:
NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR FOTOS E VÍDEOS PARA QUE A GENTE VEJA VOCÊS EM AÇÃO!!
ATÉ A PRÓXIMA!
PROPOSTA: HIGIENE E BRINCADEIRA COM AS MÃOS.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* PERCEBER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DE SEU CORPO NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES DAS QUAIS PARTICIPA;
* EXPERIMENTAR AS POSSIBILIDADES CORPORAIS NAS BRINCADEIRAS;
* COMUNICAR-SE COM SEUS COLEGAS E ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER;
* ADOTAR HÁBITOS DE AUTOCUIDADO RELACIONADOS À HIGIENE;
* IMITAR GESTOS E MOVIMENTOS DE OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS;
* CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE EM TEMAS SUGERIDOS;
* EXPLORAR RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO NA INTERAÇÃO COM O MUNDO FÍSICO;
* EXPLORAR SONS PRODUZIDOS COM O PRÓPRIO CORPO.
BRINCADEIRAS COM AS MÃOS
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM! E ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES!!
AS BRINCADEIRAS UTILIZANDO AS MÃOS SÃO ÓTIMOS ESTÍMULOS PARA A COORDENAÇÃO MOTORA, O RITMO E A NOÇÃO DE SINCRONIA COM OUTRA PESSOA, ALÉM DA SOCIALIZAÇÃO. TAMBÉM AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, POIS QUANDO ENVOLVIDAS EM CANÇÕES QUE ACOMPANHAM BRINCADEIRAS CANTADAS OU RIMADAS, EXERCITAM A DICÇÃO E A MEMÓRIA.
BRINCADEIRA COM MÃOS – HIGIENE DAS MÃOS
VAMOS SUGERIR ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ PODE BRINCAR SOZINHO OU COM OUTRAS PESSOAS... MAS, ANTES DE BRINCAR, PRECISAMOS TER NOSSAS MÃOS HIGIENIZADAS, NÃO É? ENTÃO, VAMOS APRENDER A IMPORTÂNCIA DE LAVAR BEM AS MÃOS COM UMA EXPERIÊNCIA?
BRINCADEIRAS COM MÃOS – LUZ E SOMBRA
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS FAZER UMA BRINCADEIRA COM A SOMBRA DAS MÃOS. BRINCAR DE FAZER SOMBRAS COM AS MÃOS É UMA ARTE QUE VEM DAS CULTURAS PRIMITIVAS; CONFORME MUDAMOS A POSTURA DAS MÃOS, SURGEM SOMBRAS DE ANIMAIS PESSOAS E OBJETOS.
AGORA, VAMOS LÁ! QUE TAL BRINCARMOS COM LUZ E SOMBRA TAMBÉM?
PARA FAZER NOSSA BRINCADEIRA SAÍDA DAS SOMBRAS, IREMOS PRECISAR DE:
1 LANTERNA QUE PODE SER COMUM OU DO CELULAR;
1 LENÇOL DE COR CLARA, CASO DESEJE FAZER NUMA PAREDE DE FUNDO ESCURO;
E POR FIM A CRIATIVIDADE DAS MÃOS... SE QUISEREM, PODEM INSERIR OUTROS MATERIAIS COMO: CANUDOS, BRINQUEDOS E RECICLÁVEIS PARA COMPOR SUA ARTE NA PAREDE.
BORA COLOCAR A CAIXOLA PRA FUNCIONAR!
SEGUEM ABAIXO ALGUMAS IMAGENS E VÍDEO COM AS SUGESTÕES:
BRINCADEIRAS COM AS MÃOS – DEDOCHES
AGORA, VAMOS CONHECER UM TIPO DE BRINCADEIRA COM AS MÃOS, BEM FÁCIL DE FAZER!
VOCÊS SABEM O QUE É DEDOCHE?
PODEMOS CONSIDERAR QUE DEDOCHES SÃO FANTOCHES DE DEDOS E QUE SÃO ÓTIMOS RECURSOS PARA TORNAR AS HISTÓRIAS MAIS DIVERTIDAS E INTERESSANTES.
EXISTEM VÁRIOS MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS PARA CRIAR OS DEDOCHES: PAPÉIS DIVERSOS, FITA ADESIVA, CANETINHA, TESOURA E GRAVURAS IMPRESSAS COM CARINHAS DE PERSONAGENS DE HISTÓRIAS VARIADAS.
FAZER DEDOCHE É UMA ATIVIDADE FÁCIL E SUPER DIVERTIDA!.
NO VÍDEO ABAIXO TEM UM MODELO BEM SIMPLES, FEITO DE PAPEL:
PODEMOS CRIAR DIVERSOS MODELOS, E ATÉ MESMO PINTAR AS PONTAS DOS DEDOS E TRANSFORMÁ-LOS EM PERSONAGENS, COMO NO EXEMPLO ABAIXO:
VOCÊS PODEM CONTAR UMA HISTÓRIA QUE JÁ CONHECEM OU CRIAR UMA! AGORA É A SUA VEZ DE PARTICIPAR: CONTE PARA NÓS A HISTÓRIA QUE CRIARAM OU CONTARAM UTILIZANDO OS DEDOCHES, MANDE VÍDEOS OU FOTOS!!
BRINCADEIRA COM MÃOS – MÚSICAS
TROUXEMOS PARA VOCÊS O FINGERPLAY!
FINGERPLAY, DO INGLÊS, PODE SER COMPREENDIDO COMO BRINCADEIRA COM OS DEDOS, ATRAVÉS DE GESTOS E MOVIMENTOS COORDENADOS. É COMO UMA CANTIGA DE RODA, PORÉM USADA COM CRIANÇAS PEQUENAS PARA MANTER ATENÇÃO EM DETERMINADA ATIVIDADE. AS FINGERPLAYS APARECEM NA FORMA DE PEQUENAS MÚSICAS E CANTIGAS. EXISTEM DIVERSAS CANÇÕES, MAS VOCÊS PODEM USAR TAMBÉM A CRIATIVIDADE E CRIAR OS SEUS PRÓPRIOS FINGERPLAYS.
VAMOS APRENDER ESSA BRINCADEIRA? QUEREMOS VER TODO MUNDO USANDO SEUS DEDINHOS E APRENDENDO A CANÇÃO.
AGORA A ATIVIDADE É PARA OS ADULTOS DA FAMÍLIA... RELEMBREM QUAIS BRINCADEIRAS VOCÊS FAZIAM COM AS MÃOS QUANDO ERAM CRIANÇAS E APROVEITEM PARA ENSINAR SEUS FILHOS... NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR FOTOS E VÍDEOS PARA QUE A GENTE TAMBÉM APRENDA A SUA BRINCADEIRA!
ATÉ A PRÓXIMA!
PROPOSTA: APRECIAÇÃO DA HISTÓRIA “VAI EMBORA, GRANDE MONSTRO VERDE”, HIGIENE BUCAL E CONSTRUÇÃO DO MONSTRO COM MATERIAIS DIVERSOS.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR HISTÓRIAS;
* FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA;
* COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS;
* ADOTAR HÁBITOS DE AUTOCUIDADO RELACIONADOS À HIGIENE;
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, ENTRE OUTROS;
* UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO EXPLORANDO SUAS CARACTERÍSTICAS AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS;
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DAS ARTES PLÁSTICAS, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS.
VAI EMBORA, GRANDE MONSTRO VERDE!
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM! ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES DE TODOS!!!
HOJE FALAREMOS UM POUCO SOBRE UM MONSTRO MUITO CONHECIDO, É O GRANDE MONSTRO VERDE, VOCÊS SE LEMBRAM DELE? VOCÊS CONHECEM ESSA HISTÓRIA? NÃO? AHH! ELE É PERSONAGEM DAQUELA HISTÓRIA “VAI EMBORA, GRANDE MONSTRO VERDE”
ENTÃO VAMOS LÁ PORQUE A HISTÓRIA JÁ VAI COMEÇAR!
AGORA TEMOS UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E PRECISAMOS DA AJUDA DE TODAS AS CRIANÇAS.
O GRANDE MONSTRO VERDE ESTAVA MUITO ASSUSTADO E FOI EMBORA. PARA ONDE VOCÊ ACHA QUE ELE FOI?
GRAVE UM ÁUDIO OU PEÇA PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA ESCREVER NO WHATSAPP DA SUA PROFESSORA COMO VOCÊS RESOLVERAM ESSE PROBLEMA.
HIGIENE BUCAL
VOCÊS VIRAM NA HISTÓRIA DO GRANDE MONSTRO VERDE QUE ELE TEM DENTES BEM GRANDES E BRANQUINHOS?
O QUE SERÁ QUE O GRANDE MONSTRO VERDE FAZ PARA TER OS DENTES TÃO BRANQUINHOS E FORTES?
PARA TER OS DENTES SEMPRE FORTES DEVEMOS ESCOVAR OS DENTES PELO MENOS TRÊS VEZES AO DIA, COM UM CREME DENTAL COM FLÚOR.
CUIDAR DA NOSSA ALIMENTAÇÃO TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE: DEVEMOS TER UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, COM POUCO AÇÚCAR.
COM ESSES CUIDADOS TODOS OS DIAS EVITAMOS QUE NOSSOS DENTES SEJAM ATACADOS PELAS CÁRIES.
O FIO DENTAL TAMBÉM É IMPORTANTE PARA REMOVER QUALQUER RESTO DE ALIMENTOS DOS DENTES.
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESCOVAÇÃO NO VÍDEO:
MEU MONSTRINHO
CONTINUANDO NOSSA PROPOSTA, AGORA IREMOS TRAZER SUGESTÕES BEM DIVERTIDAS PARA VOCÊS CRIAREM SEU PRÓPRIO GRANDE MONSTRO VERDE OU PEQUENO MONSTRO AMARELO OU O QUE VOCÊ INVENTAR!
AQUI NÓS SUGERIMOS A CONSTRUÇÃO DESTE MONSTRO COM MATERIAIS DIVERSOS E, PARA ISSO, VOCÊS PODERÃO USAR:
LINHAS DE LÃ, CAIXINHA DE LEITE, COTONETES;
GARRAFAS PET E ROLINHOS;
BOTÕES VELHOS E BEXIGAS;
CANETINHAS COLORIDAS E PAPEL;
FITAS E BARBANTES;
TINTA, PINCEL E COLA BRANCA;
MASSINHA DE MODELAR E ARGILA.
AGORA VOCÊS PODEM SE INSPIRAR NOS MODELOS ABAIXO E USAR A IMAGINAÇÃO!
E, OLHA SÓ QUE DIVERTIDO! VOCÊ TAMBÉM PODE VIRAR UM MONSTRO, ASSIM COMO O POCOYO NESTE VÍDEO, VEJA SÓ...
NÃO SE ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTOS E VÍDEOS DE SEUS MONSTRINHOS PELO WHATSAPP... SERÁ QUE VAMOS FICAR COM MEDO?
ATÉ A PRÓXIMA!
FINALIZAÇÃO DAS PROPOSTAS “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”
NOME DA OBRA: CRIANÇAS NA PRAÇA
OLHEM COM ATENÇÃO ESSA OBRA DO ARTISTA IVAN CRUZ.
VOCÊS CONSEGUEM IDENTIFICAR TODAS AS BRINCADEIRAS QUE APARECEM?
NESSA OBRA PODEMOS VER VÁRIAS DAS BRINCADEIRAS QUE FIZEMOS AO LONGO
DESSAS SEMANAS.
VOCÊS USARAM SUA IMAGINAÇÃO, CORRERAM, SE ESCONDERAM, PULARAM, E
COM ISSO DESENVOLVERAM SEUS DIREITOS DE APRENDIZAGEM.
OBSERVEM QUANTOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS REALIZAMOS:
E AGORA É COM VOCÊS.... CONTINUEM BRINCANDO MUITO.... APRENDENDO
SEMPRE.... E CADA VEZ MAIS CRIANDO LEMBRANÇAS DESSE TEMPO TÃO
ESPECIAL!
VAMOS ESCUTAR UMA MÚSICA QUE FALA DAS BRINCADEIRAS?
E PARA ENCERRAR, VAMOS DESCOBRIR O QUE VOCÊS LEMBRAM DAS
BRINCADEIRAS E O QUE MAIS GOSTARAM.
NOS VEMOS EM BREVE... ATÉ A PRÓXIMA TURMINHA!
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DE IVAN CRUZ
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM! HOJE CONTINUAREMOS COM AS BRINCADEIRAS DE IVAN CRUZ. ESTÁ SENDO
MUITO DIVERTIDO VER TODOS BRINCANDO E CONFECCIONANDO MUITOS
BRINQUEDOS, VOCÊS ESTÃO ARRASANDO, PARABÉNS!!!
IOIÔ
https://br.pinterest.com/pin/847802698571992564/
ESSE BRINQUEDO É UM DOS MAIS ANTIGOS QUE EXISTE,
ELE TEM MAIS DE 2.500 ANOS!
VOCÊ PODE ENCONTRAR IOIÔS DE DIVERSOS MATERIAIS:
METAL, PLÁSTICO, MADEIRA, ENTRE OUTROS.
VOCÊ ATÉ PODE NÃO TER BRINCADO COM ELE, MAS COM CERTEZA JÁ VIU:
O MIRACULOUS DA LADYBUG É UM IOIÔ, SABIA?
QUE TAL, AGORA, FAZER UM IOIÔ EXCLUSIVO PARA VOCÊ, OLHA SÓ!
IOIÔ COM ELÁSTICO
PARA FAZER ESSE IOIÔ VOCÊ PRECISARÁ DE:
SAQUINHO PLÁSTICO
SERRAGEM
FITA ADESIVA
PAPEL CELOFANE
ELÁSTICO
https://www.espacoeducar.net/2010/08/brinquedos-folcloricos-de-sucata-ioio.html
IOIÔ COM CD
AGORA NÃO SE ESQUEÇA DE FILMAR OU FOTOGRAFAR O SEU IOIÔ E NOS ENVIE
PELO WHATSAPP, ESTAREMOS ANSIOSAS PARA VER VOCÊS EM AÇÃO!
VAMOS CONHECER MAIS UMA OBRA DO ARTISTA IVAN CRUZ?
CATA VENTO
O CATA-VENTO É UM BRINQUEDO QUE TEM MAIS DE 2 MIL ANOS!
ELE É INSPIRADO EM MOINHOS DE VENTO, CONSTRUÍDOS PRA APROVEITAR A
ENERGIA EÓLICA, AQUELA PRODUZIDA PELOS VENTOS.
O CATA-VENTO É PRODUZIDO COM FOLHAS DE PAPEL OU PLÁSTICO, DOBRADAS E
UNIDAS NAS PONTAS. DAÍ, É SÓ ASSOPRAR OU DEIXAR EM CONTATO COM O VENTO
PRA ELE RODAR! FICA UM EFEITO LINDO, PRINCIPALMENTE SE ESSE BRINQUEDO
FOR COLORIDO. QUER SABER MAIS SOBRE CATA-VENTOS? VEM COMIGO QUE
EU TE CONTO!
AGORA É COM VOCÊS, QUEREMOS VER TODO MUNDO SE DIVERTINDO COM O
CATA VENTO.... TIREM FOTOS OU GRAVEM UM VÍDEO DESSA GOSTOSA
BRINCADEIRA!
PREPARADOS PARA MAIS DIVERSÃO? VAMOS LÁ!
JOGANDO BOLA
A BOLA É UM OBJETO ESFÉRICO QUE PODE SER CHUTADO OU LANÇADO.
DIZEM QUE ELA SURGIU APÓS ALGUÉM TER CHUTADO UMA PEDRA OU ALGO
NÃO MUITO PESADO QUE TENHA ROLADO, DAÍ SE PERCEBEU QUE ESSE OBJETO
PODERIA SER ÚTIL OU DIVERTIDO. ESSA É A HIPÓTESE MAIS ACEITÁVEL, JÁ QUE
NINGUÉM SABE AO CERTO COMO SURGIRAM AS PRIMEIRAS BOLAS.
SEUS DESENHOS FORAM DESCOBERTOS NAS CAVERNAS, COM HOMENS
SEGURANDO ESFÉRICOS FEITOS COM PEDRAS. COM ISSO, ACREDITA-SE QUE
AS PRIMEIRAS BOLAS TENHAM SIDO USADAS COMO FERRAMENTAS PARA A
CAÇA DO HOMEM PRÉ- HISTÓRICO.
AS BOLAS PASSARAM POR VÁRIOS PROCESSOS DE EVOLUÇÕES SENDO CRIADA
ATÉ DE CRINAS DE ANIMAIS, FIBRAS DE BAMBU, FRUTAS SECAS, MEIAS VELHAS E
MUITOS OUTROS MATERIAIS. E AGORA VAMOS ASSISTIR A UM VÍDEO E APRENDER
A FAZER UMA BOLA MUITO FÁCIL PARA BRINCAR EM CASA!!
QUEREMOS VER MUITAS FOTOS E VIDEOS DE VOCÊS BRINCANDO DE BOLA
E SE DIVERTINDO MUITO!!!
QUASE ACABANDO, VAMOS PARA A ÚLTIMA BRINCADEIRA?
BONECA(O)
ENSINAREMOS AGORA A FAZER UMA BONECA(O) DE MEIAS, VOCÊS CONHECEM?
ALGUM DIA VOCÊS JÁ FIZERAM UM BRINQUEDO COMO ESSE? ASSIM COMO AS
OUTRAS BRINCADEIRAS QUE JÁ COLOCAMOS AQUI NO BLOG, ESSA TAMBÉM É
MUITO LEGAL E FICA MAIS DIVERTIDA QUANDO CONSEGUIMOS FAZER A NOSSA(O)
PRÓPRIA(O) BONECA(O) NÃO É MESMO?
AGORA VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA E CRIAR NOSSO BRINQUEDO!
IREMOS PRECISAR DE:
MEIAS USADAS;
LINHA DE LÃ PARA FAZER OS CABELOS;
LINHA DE COSTURA E AGULHA PARA AMARRAR E COSTURAR;
BOTÕES VELHOS;
CANETINHAS COLORIDAS;
MATERIAL PARA ENCHIMENTO: PAPEL OU TECIDO PICADO, ENCHIMENTO PARA
TRAVESSEIRO, ALMOFADA OU SEMENTES.
ABAIXO SEGUEM IMAGENS DE UM MODELO BEM BACANA:
AGORA USE A IMAGINAÇÃO E DECORE COMO QUISER!
MAS SE QUISEREM FAZER OUTRO, É SÓ ACESSAR O VÍDEO DO PASSO A PASSO:
NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR A FOTO DE SUA(SEU) BONECA(O), QUEREMOS VER
COMO FICARAM LINDOS OS SEUS NOVOS COMPANHEIROS!
PROFªS ALESSANDRA, FABIANA, CATIA E ROSE
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DE IVAN CRUZ
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM!
HOJE CONTINUAREMOS COM O TEMA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”,
UTILIZANDO AS OBRAS DO ARTISTA IVAN CRUZ. VAMOS LÁ?
CABO DE GUERRA
A BRINCADEIRA DO CABO DE GUERRA É BEM ANTIGA, VOCÊS CONHECEM?
PARA BRINCAR VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA CORDA E ALGO PARA MARCAR
O ESPAÇO DAS DUAS EQUIPES (PODE SER UM RISCO NO CHÃO OU UM CONE,
POR EXEMPLO).
A BRINCADEIRA POSSUI UMA REGRA BEM SIMPLES, PRIMEIRO DUAS EQUIPES
DE NO MÍNIMO 2 CRIANÇAS FICAM DE CADA LADO DA CORDA, DEPOIS AO
COMANDO DE UM LÍDER ELES DEVEM PUXAR A EQUIPE ADVERSÁRIA PARA O
SEU CAMPO. GANHA A EQUIPE QUE CONSEGUIR PUXAR A OUTRA PARA O
SEU CAMPO OU QUE NÃO SOLTAR A CORDA PRIMEIRO.
DICA: PARA MELHORAR A PEGADA DAS CRIANÇAS NA CORDA
VOCÊ PODE FAZER ALGUNS NÓS NAS EXTREMIDADES DELA.
ASSIM EVITA-SE QUE ELA ESCORREGUE DAS MÃOS DELES.
PORÉM UMA VEZ FEITOS, DIFICILMENTE VOCÊ VAI CONSEGUIR
DESFAZÊ-LOS, POIS ELES ESTARÃO BEM APERTADOS DEPOIS
DA 1ª RODADA DE CABO DE GUERRA.
AGORA É COM VOCÊS, ESPERAMOS SUA PARTICIPAÇÃO
ENVIANDO FOTOS E VÍDEOS DA BRINCADEIRA!!
PREPARADOS PARA MAIS UMA?
PÉ DE LATA
VOCÊS CONHECEM O PÉ DE LATA? JÁ OUVIRAM FALAR DESSA
BRINCADEIRA? ASSIM COMO AS OUTRAS QUE JÁ COLOCAMOS
AQUI NO BLOG, ELA TAMBÉM É MUITO LEGAL E TEMOS CERTEZA
DE QUE TODOS VÃO GOSTAR.
PARA FAZER NOSSO PÉ BRINCALHÃO IREMOS PRECISAR DE:
2 LATAS QUE PODEM SER DE LEITE EM PÓ, NESCAU E ETC,
(PRECISAM SER DO MESMO TAMANHO);
1 PREGO PARA FAZER OS FUROS NAS LATAS;
1 MARTELO;
2 PEDAÇOS DE CORDA OU BARBANTE GROSSO;
FITAS ADESIVAS COLORIDAS, PAPÉIS OU EVA E COLA PARA
FAZER A DECORAÇÃO;
MODO DE FAZER: FAÇA DOIS FUROS UM DE CADA LADO NO
FUNDO DA LATA COM O PREGO, DEIXE ESPAÇO SUFICIENTE
PARA COLOCAR OS PÉS. CORTE A CORDA OU O BARBANTE
DO TAMANHO QUE DÊ PARA A CRIANÇA USAR E PASSE PELOS
FURINHOS, AMARRE AS PONTAS NA PARTE DE DENTRO DA LATA,
TAMPE E FAÇA A DECORAÇÃO DO JEITO QUE QUISER. VAMOS LÁ,
USE A IMAGINAÇÃO!
LEMBREM-SE DE ENVIAR FOTOS E VÍDEOS DA SUA BRINCADEIRA!
QUEREMOS MUITO VER COMO FICOU SEU PÉ DE LATA!!!
VAMOS CONHECER MAIS UMA OBRA DO ARTISTA IVAN CRUZ?
ESCONDE - ESCONDE
ESCONDE-ESCONDE É UMA DAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
MAIS FAMOSAS QUE EXISTEM. ESSA BRINCADEIRA NASCEU NA
EUROPA APROXIMADAMENTE NO SÉCULO 18 E QUEM PROVAVELMENTE
TROUXE PARA O BRASIL FORAM OS PORTUGUESES.
LÁ NA ESCOLA SEMPRE BRINCÁVAMOS DE ESCONDE-ESCONDE ,VOCÊS SE
LEMBRAM QUANDO NOS ESCONDÍAMOS ATRÁS DA BIBLIOTECA OU
DENTRO DO BANHEIRO...ERA MUITO LEGAL!
VARIAÇÕES DO ESCONDE- ESCONDE
JOGUE COM VÁRIAS PESSOAS PROCURANDO.
AO INVÉS DE FICAREM PARADAS, SEM FAZER NADA, AS PESSOAS
QUE FORAM PEGAS PODEM AJUDAR A PROCURAR OS QUE AINDA
NÃO FORAM ENCONTRADOS.
* AINDA COMECE COM APENAS UMA PESSOA PROCURANDO, A
ÚNICA DIFERENÇA É QUE AS PESSOAS QUE FOREM ENCONTRADAS
PASSAM A AJUDAR A PROCURAR TAMBÉM.
* A PRIMEIRA PESSOA A SER PEGA IRÁ SER QUEM PROCURA NA
RODADA SEGUINTE, ASSIM, ELE TERÁ A CHANCE DE PRATICAR
SUAS HABILIDADES DE PROCURA ANTES DE COMEÇAR A SUA RODADA.
BRINQUE DE FUGA DA PRISÃO.
ISSO IRÁ TORNAR O JOGO AINDA MAIS EMOCIONANTE. ASSIM QUE
SÃO ENCONTRADOS, OS JOGADORES DEVEM IR PARA A “PRISÃO”.
GERALMENTE, A PRISÃO SERÁ UM CÔMODO ESPECÍFICO, A VARANDA,
OU APENAS UMA ÁREA QUALQUER. O OBJETIVO DO JOGO É QUE A
PESSOA QUE ESTÁ PROCURANDO COLOQUE TODOS OS PARTICIPANTES
NA CADEIA. PORÉM, AQUELES QUE AINDA NÃO FORAM PEGOS PODEM
LIBERTAR AQUELES QUE ESTÃO NA PRISÃO! ELES SÓ PRECISAM
CHEGAR ATÉ A PRISÃO SEM SEREM PEGOS. ADRENALINA PURA!
* LOGO QUE ALGUÉM É LIBERTADO DA PRISÃO, ELE PODE IR SE
ESCONDER NOVAMENTE OU FICAR DE FORA O RESTO DA RODADA,
DESFRUTANDO DE SUA LIBERDADE. SE ALGUÉM LIBERA ALGUMAS
PESSOAS NA PRISÃO, MAS ALGUNS AINDA ESTÃO SE ESCONDENDO,
OS MESMOS PRINCÍPIOS SERÃO APLICADOS. E É CLARO, VOCÊS
PODEM ADICIONAR QUANTAS NOVAS REGRAS QUISEREM!
AGORA É COM VOCÊS, QUEREMOS VER TODO MUNDO SE ESCONDENDO...
GRAVEM UM VÍDEO DESSA GOSTOSA BRINCADEIRA!
QUASE ACABANDO, AINDA TEM FÔLEGO? VAMOS LÁ!
PETECA
http://artistasdobrasil.com/2018/09/11/ivan-cruz-peteca-i/
ESSA BRINCADEIRA É MUITO ANTIGA, OS ÍNDIOS DO BRASIL,
ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES, JÁ BRINCAVAM COM PETECAS!
ALÉM DISSO, TEM UM ESPORTE QUE UTILIZA PETECA E RAQUETES,
ELE SE CHAMA BADMINTON.
PARA BRINCAR DE PETECA, A REGRA É SIMPLES: VOCÊ DEVE JOGAR A
PETECA, PARA OUTRA PESSOA, BATENDO POR BAIXO DELA, SEM
DEIXÁ-LA CAIR!
https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/montezuma-cruz/sim-porto-velho-tem-peteca
AGORA VAMOS APRENDER A FAZER UMA PETECA? TEMOS DUAS
SUGESTÕES, ESCOLHA UMA OU USE SUA CRIATIVIDADE!!!
PETECA COM SACOLA DESCARTÁVEL:
https://www.facebook.com/quintaldacultura/posts/1654516994593353/
PETECA COM E.V.A.:
NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR FOTOS E VÍDEOS DA SUA BRINCADEIRA!
QUEREMOS MUITO VER NOSSA TURMINHA EM AÇÃO!!!
PROFªS ALESSANDRA, FABIANA, CATIA E ROSE
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DE IVAN CRUZ
NA ATIVIDADE DE HOJE DAREMOS CONTINUIDADE À TEMÁTICA DE BRINQUEDOS E
BRINCADEIRAS... OLHA SÓ QUANTAS BRINCADEIRAS LEGAIS VAMOS FAZER NESSA
SEMANA, E TODAS BASEADAS NAS OBRAS DO ARTISTA IVAN CRUZ!!!
AMARELINHA
PARA FAZER A NOSSA BRINCADEIRA SALTITANTE IREMOS PRECISAR DE:
GIZ DE LOUSA COLORIDO OU CANETINHAS PARA RISCAR AS CASINHAS;
1 PEDRINHA OU TAMPINHA DE GARRAFA PET PARA CADA PARTICIPANTE.
MODO DE FAZER: ESCOLHA UM ESPAÇO QUE DÊ PARA DESENHAR AS CASINHAS,
RISQUE OS QUADRADOS NUMERANDO-OS E FAZENDO ALTERNÂNCIAS ENTRE ELES.
VOCÊS TAMBÉM PODEM DESENHAR COM FITAS ADESIVAS OU FAZER COM
PLACAS DE EVA.
AGORA, VAMOS ÀS REGRAS: CADA PARTICIPANTE DEVE JOGAR SUA PEDRINHA OU
TAMPINHA NA CASINHA MARCADA COM O NÚMERO 1 E VAI PULANDO DE CASA EM
CASA, PARTINDO DA CASA 2 ATÉ O ESPAÇO NO FINAL DO DESENHO.
SEGUEM ABAIXO ALGUNS MODELOS DE AMARELINHA... É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO!
TENHO CERTEZA QUE O PAPAI E A MAMÃE JÁ BRINCARAM MUITO COM AVIÃOZINHO
E AGORA É A VEZ DE VOCÊS!
EXISTEM MUITAS MANEIRAS DE CONSTRUIR UM AVIÃO DE PAPEL, PODE SER COM
PAPEL COLORIDO E VÁRIOS MODELOS.
AQUI TEMOS DOIS MODELOS, MAS A SUA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO TE LEVARÃO À
MELHOR BRINCADEIRA.
“CABRA CEGA” OBSERVE:
VAMOS FAZER ESSA BRINCADEIRA? VOCÊ VAI PRECISAR DE UM LENÇO OU PEDAÇO
DE TECIDO.
PARA BRINCAR É NECESSÁRIO NO MÍNIMO TRÊS PARTICIPANTES, ENTÃO CHAME SUA
FAMÍLIA PRA BRINCAR COM VOCÊ. AGORA, VAMOS ESCOLHER ALGUÉM QUE SERÁ A
CABRA-CEGA: ESSA PESSOA DEVE TER OS OLHOS VENDADOS COM O TECIDO, DEVERÁ
PEGAR UM DOS PARTICIPANTES E ADIVINHAR QUEM ELE PEGOU.
PIÃO
http://artistasdobrasil.com/2018/09/11/ivan-cruz-piorra-e-menina-com-boneca/
POIS É BEM ANTIGO; TEM MAIS DE SEIS MIL ANOS QUE ELE EXISTE!
EXISTEM MUITOS TIPOS DE PIÕES E COM DIVERSOS MATERIAIS... HOJE OS MAIS
CONHECIDOS SÃO OS “PIÕES DE BATALHA” - VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO “BEYBLADE”,
NÃO É?
HOJE, VAMOS APRENDER A FAZER PIÕES COM DIVERSOS MATERIAIS, OLHA SÓ:
(PODE SER DE PING PONG OU DE GUDE).
OLHA ESSE QUE DIFERENTE:
GARRAFA.
AGORA VEJA QUE LEGAL ESSE PIÃO FEITO COM REVISTA OU JORNAL...
PELO WHATSAPP DA SUA PROFESSORA! ESTAMOS ANSIOSOS EM VER TODOS EM AÇÃO!
PROFªS ALESSANDRA, FABIANA, CATIA E ROSE
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DE IVAN CRUZ
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM!
HOJE VAMOS CONHECER UM ARTISTA QUE, EM SUAS OBRAS, RETRATA ALGUMAS BRINCADEIRAS INFANTIS. ELE SE CHAMA IVAN CRUZ E MORA NO RIO DE JANEIRO. CLIQUE NA FOTO PARA SABER MAIS SOBRE ELE.
IMAGEM DE https://michelechristine.wordpress.com/pinturas/ivan-cruz/
OBRA: TELEFONE DE LATA
IMAGEM DE http://artistasdobrasil.com/2018/09/11/ivan-cruz-telefone-de-lata-ii/
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS APRENDER A FAZER UM TELEFONE DE LATA... VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DESSA BRINCADEIRA? ELA É MUITO CONHECIDA POR AQUI E HÁ MUITAS GERAÇÕES FAZ PARTE DAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE VÁRIAS REGIÕES BRASILEIRAS. É TÃO CONHECIDA QUE APARECE RETRATADA ATÉ NAS OBRAS DO ARTISTA PLÁSTICO IVAN CRUZ QUE, COM CERTEZA, DEVE TER BRINCADO MUITO PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO AINDA QUANDO CRIANÇA. AGORA QUE VOCÊS JÁ SABEM QUE IREMOS FAZER UM BRINQUEDO BEM LEGAL, VAMOS APRESENTAR OS MATERIAIS PARA CONFECCIONAR O TELEFONE E, DEPOIS DE PRONTO, É SÓ BATER UM PAPO PARA SABER SE ELE FUNCIONA DE VERDADE!
PARA FAZER O NOSSO BRINQUEDO QUE FALA IREMOS PRECISAR DE:
2 LATINHAS QUE PODEM SER DE: MOLHO DE TOMATE, LEITE CONDENSADO, MILHO, ETC;
PAPÉIS COLORIDOS PARA FAZER UMA DECORAÇÃO BEM BONITA;
COLA BRANCA E TESOURA;
CORDÃO OU BARBANTE PARA FAZER O FIO DO TELEFONE (2M).
MODO DE FAZER: PRIMEIRO VOCÊS DEVEM MEDIR O TAMANHO DO PAPEL DE ACORDO COM A LATINHA; DEPOIS CORTE O PAPEL, PASSE COLA EM TODA A LATA E COLE O PAPEL COM BASTANTE CUIDADO, PRESTE ATENÇÃO PARA QUE NÃO FIQUEM SOBRAS NAS PARTES DE CIMA OU DE BAIXO DA LATA. EM SEGUIDA, COM O APOIO DE ALGUM OBJETO QUE FAÇA FUROS (PREGO OU FURADEIRA), FAÇA UM BURACO PEQUENO NO FUNDO DA LATA, PASSE O BARBANTE, AMARRE BEM FIRME COM UM NÓ NAS PONTAS E PRONTO!! JÁ PODEM BRINCAR!
PARA SABER MAIS SOBRE A CONFECÇÃO DO TELEFONE DE LATA, ACESSE O VÍDEO:
OBRA: BOLINHA DE SABÃO
VOCÊS LEMBRAM QUE LÁ NA ESCOLA SEMPRE BRINCÁVAMOS DE FAZER BOLAS DE SABÃO COMO ESSAS CRIANÇAS?
E, PARA ESSA BRINCADEIRA, TEMOS UM VÍDEO ENSINANDO A CONSTRUIR COM GARRAFA PET UM BRINQUEDO DE BOLINHA DE SABÃO.
DICAS:
A ÁGUA DE SABÃO AMANHECIDA, QUE FICA DE UM DIA PARA O OUTRO, É MELHOR PARA FAZER BOLHAS.
ACRESCENTE AÇÚCAR NA MISTURA OU GLICERINA, QUE É VENDIDA EM FARMÁCIA, PARA A BOLHA DURAR MAIS.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER BOLHAS GIGANTES UTILIZANDO PALITOS DE CHURRASCO E BARBANTE.
AGORA, UMA MÚSICA PARA ESSA BRINCADEIRA FICAR MAIS BACANA!
NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR UMA FOTO OU VÍDEO DESSA BRINCADEIRA!
OBRA: BARQUINHO DE PAPEL
IMAGEM DE http://artistasdobrasil.com/2018/09/11/ivan-cruz-barquinho-de-papel-i/
CONTINUANDO A APRECIAÇÃO DAS OBRAS DO NOSSO ARTISTA IVAN CRUZ, AGORA VAMOS VER A BRINCADEIRA COM BARQUINHO DE PAPEL. NESTA OBRA, TEMOS AS CRIANÇAS BRINCANDO COM BARQUINHO DE PAPEL EM UM RIO... NÃO É INTERESSANTE? E AGORA, É NOSSA VEZ DE BRINCAR! PARA ISSO, VAMOS APRENDER A FAZER ESSA DOBRADURA COM UMA LINDA HISTÓRIA. VEM VER!
AGORA A PROPOSTA É QUE VOCÊ BRINQUE COM O SEU BARQUINHO DE PAPEL NUMA BACIA COM ÁGUA SE ESTIVER CALOR OU EM UM LENÇOL, MOVIMENTANDO SEU BARQUINHO COMO SE ELES ESTIVESSEM EM UM OCEANO... ESPERAMOS FOTOS E VÍDEOS DA SUA BRINCADEIRA! E QUE TAL DEIXÁ-LA MAIS DIVERTIDA COM ESSA MÚSICA?
“A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA NÃO É FELIZ; AO ADULTO QUE QUANDO CRIANÇA NÃO BRINCOU, FALTA-LHE UM PEDAÇO NO CORAÇÃO”.
IVAN CRUZ
PROFªS ALESSANDRA, FABIANA, CATIA E ROSE
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM!
HOJE VAMOS COMEÇAR COM UMA ADIVINHA:
O QUE É O QUE É?
É VERDE, VIVE NA ÁGUA E NÃO É PEIXE,
PARECE UMA BANDEJA E NÃO AFUNDA?
ACERTOU QUEM DISSE VITÓRIA RÉGIA!
NESSA SEMANA, VAMOS FALAR SOBRE A LENDA DESSA FLOR E SEUS MISTÉRIOS.
A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA
CURIOSIDADES
* A VITÓRIA RÉGIA É UMA PLANTA AQUÁTICA E É A MAIOR DO MUNDO.
* SEU CÍRCULO MEDE 2 METROS DE DIÂMETRO.
* SUAS FLORES SÃO BRANCAS OU ROSADAS E SUAVEMENTE AROMÁTICAS; SUAS SEMENTES SÃO COMESTÍVEIS E SEUS FRUTOS PARECIDOS COM UMA ESPIGA DE MILHO.
* A FLOR SÓ ABRE COM O PÔR-DO-SOL E VIVE POR 48 HORAS.
AGUENTA O PESO DE UMA CRIANÇA DEITADA SOBRE ELA SEM AFUNDAR.
* FAZ PARTE DO FOLCLORE DE MUITAS REGIÕES DO BRASIL.
* NÃO DEPENDE SOMENTE DO BESOURO PARA SUA POLINIZAÇÃO, ELA TAMBÉM ESPALHA SUAS SEMENTES NAS ÁGUAS QUE SÃO LEVADAS PARA OUTROS LOCAIS.
* QUANDO JOVEM, POSSUI UM FORMATO DE CORAÇÃO.
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA MUITO LEGAL PARA COMPOR PARTE DA LENDA QUE APRESENTAMOS A VOCÊS.
ENTÃO, VAMOS LÁ! PARA FAZER A EXPERIÊNCIA “FLORES DE PAPEL QUE BOIAM NA ÁGUA” IREMOS PRECISAR DE:
❖ PAPÉIS COLORIDOS OU FOLHAS DE SULFITE;
❖ CANETINHAS COLORIDAS;
❖ TESOURA;
❖ ÁGUA;
❖ PRATO FUNDO OU UMA BACIA;
❖ RÉGUA;
❖ TAMPA DE GARRAFA PET
PARA FAZER A EXPERIÊNCIA ACESSE ABAIXO:
E AGORA MAIS UMA EXPERIÊNCIA QUE LEMBRA O QUE ACONTECE COM A VITÓRIA RÉGIA:
SITUAÇÃO PROBLEMA
NAIÁ ESTAVA NA BEIRA DO RIO E PRECISAVA ATRAVESSAR PARA O OUTRO LADO, PORÉM NÃO TINHA NENHUM BARCO E NÃO PODIA SE MOLHAR. COMO ELA PODERÁ ATRAVESSAR O RIO AGORA?
DEIXE SUA RESPOSTA NO NOSSO WHATSAPP.
ATÉ SEMANA QUE VEM!!!
PROFªS ALESSANDRA, FABIANA, CATIA E ROSE
OLÁ CRIANÇAS TUDO BEM COM VOCÊS? HOJE NÓS VAMOS CONHECER UM
POUCO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO!
VOCÊ SABIA QUE O FOLCLORE BRASILEIRO REPRESENTA A IDENTIDADE SOCIAL DA
COMUNIDADE ATRAVÉS DE SUAS CRIAÇÕES CULTURAIS, COLETIVAS E INDIVIDUAIS?
ELE PODE SER ENCONTRADO NO UNIVERSO DAS CANTIGAS, DAS LENDAS,
DOS COSTUMES E CRENÇAS, E TAMBÉM DAS BRINCADEIRAS, DANÇAS E COMIDAS
TÍPICAS.
O FOLCLORE É A BASE CULTURAL QUE EXPRESSA E DETERMINA O MODO DE
VIDA DE GRUPOS SOCIAIS, TRANSFERINDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO,
OS VALORES ACUMULADOS PELO TEMPO.
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR SOBRE O FOLCLORE SIGNIFICA DESPERTAR NAS
CRIANÇAS UMA CURIOSIDADE SOBRE OS ANTEPASSADOS, ESTIMULANDO SEU
INTERESSE PELA RIQUEZA CULTURAL DO NOSSO PAÍS. O FOLCLORE É RICO EM
HISTÓRIAS E TRADIÇÕES ALÉM DE OFERECER UM UNIVERSO REPLETO E LÚDICO
PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA
A LENDA DO SACI
HOJE, VAMOS CONHECER UM PERSONAGEM MUITO CURIOSO E UM DOS MAIS FAMOSOS DO NOSSO FOLCLORE: O SACI, TAMBÉM CONHECIDO COMO SACI- PERERÊ.
SEGUNDO A LENDA, ELE HABITA NAS FLORESTAS, SEMPRE É MUITO TRAVESSO E FICA PREGANDO PEÇAS NAS PESSOAS. ELE É BAIXINHO, NEGRO E POSSUI APENAS UMA PERNA, POR ISSO SE LOCOMOVE PULANDO RAPIDAMENTE PELA FLORESTA, E USA UM CAPUZ VERMELHO. O SACI É MUITO BRINCALHÃO, AGITADO E TRAVESSO. ELE GOSTA DE BAGUNÇAR A CRINA DOS CAVALOS DURANTE A NOITE, DANDO NÓS E FAZENDO TRANÇAS. ELE TAMBÉM TEM O COSTUME DE ENTRAR NAS CASAS PARA PREGAR PEÇAS NAS PESSOAS, PODE QUEIMAR COMIDAS QUE ESTÃO NO FOGÃO, OU FAZER OBJETOS DESAPARECEREM. ÀS VEZES, ATÉ APAGA VELAS E LUZES. QUANDO ELE PASSA RÁPIDO POR UM LUGAR ELE CRIA UM REDEMOINHO, LEVANTANDO FOLHAS E SUJEIRA. QUANDO ISSO ACONTECE, DIZEM QUE É POSSÍVEL CAPTURÁ-LO LANÇANDO UMA PENEIRA NO MEIO DO REDEMOINHO. ENTÃO, QUEM O CAPTURA DEVE RETIRAR SEU GORRO E COLOCÁ-LO DENTRO DE UMA GARRAFA... OLHA SÓ ESSE VÍDEO:
VAMOS PRENDER O SACI?
AGORA, NÓS VAMOS BRINCAR DE CAPTURAR O SACI! PARA ISSO, PRECISAMOS DE UMA GARRAFA. JÁ SEPAROU A SUA? ENTÃO VEM APRENDER…
PULA SACI
QUE TAL APRENDER A FAZER UM SACI QUE PULA BEM ALTO?
AGORA, TIRE FOTOS OU GRAVE VÍDEOS REALIZANDO ESSAS ATIVIDADES QUE NÓS, PROFESSORAS, VAMOS ADORAR RECEBER!!!
BEIJOS REPLETOS DE SAUDADES!
PROFªS ALESSANDRA, FABIANA, CATIA E ROSE
OLÁ TURMINHA, COMO VOCÊS ESTÃO? NÓS ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES DE TODOS!
VAMOS COMEÇAR A NOSSA PROPOSTA COM UMA HISTÓRIA CANTADA DO LIVRO
“BRUXA, BRUXA, VENHA À MINHA FESTA”... VEM CURTIR COM A GENTE!
OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA
ENTÃO, AGORA, QUEREMOS VER:
QUEM CONSEGUE CONTAR TODOS OS PERSONAGENS QUE FORAM CONVIDADOS PARA A FESTA?
QUANTOS DELES SÃO ANIMAIS?
SITUAÇÃO-PROBLEMA
TRABALHAR COM A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA É CONTRIBUIR PARA QUE AS CRIANÇAS
IMAGINEM, CONSTRUAM E BUSQUEM DIFERENTES RESOLUÇÕES, POR DIVERSOS CAMINHOS.
ESSA HABILIDADE É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA E DA COGNIÇÃO,
GARANTINDO QUE A CRIANÇA ACREDITE NA SUA CAPACIDADE DE PENSAR E DESENVOLVA ATITUDES
POSITIVAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA.
ENTÃO, VAMOS RESOLVER ESSE PROBLEMA?
VOCÊS PODEM DESENHAR E ALGUÉM DA FAMÍLIA PODE REGISTRAR COMO VOCÊ RESOLVEU ESSA
SITUAÇÃO. NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR NO WHATSAPP DA SUA PROFESSORA!
BRINCANDO DE FAZ-DE-CONTA
POR MEIO DAS BRINCADEIRAS SIMBÓLICAS (JOGO DO FAZ DE CONTA), AS CRIANÇAS DESENVOLVEM
MUITAS HABILIDADES, SEJAM SOZINHAS OU INTERAGINDO COM OUTROS, CRIAM SITUAÇÕES,
PRODUZEM CENÁRIOS COM OBJETOS, BRINCAM DE SER ALGO OU ALGUÉM EM UMA REALIDADE
IMITADA OU IMAGINADA.
PARA AJUDAR NESSA BRINCADEIRA, SUGERIMOS A CONSTRUÇÃO DE ALGUNS ADEREÇOS PARA
DEIXAR AS CRIANÇAS INCRÍVEIS!
ESCOLHEMOS 4 PERSONAGENS DA HISTÓRIA PARA PRODUZIR ESSES ADEREÇOS:
VOCÊ PODE ESCOLHER AQUELE QUE VOCÊ MAIS GOSTAR OU ATÉ FAZER TODOS, SE QUISER!
A BRUXA
IREMOS ENSINAR VOCÊS A FAZEREM ESSE ACESSÓRIO QUE FAZ O MAIOR SUCESSO NAS FESTAS E
ENCONTROS DAS BRUXAS E QUE TODAS ELAS AMAM! IREMOS ENSINÁ-LOS A FAZER UM CHAPÉU
BEM PONTUDO E BONITO, QUE VOCÊS PODEM DECORAR COMO QUISEREM!
ENTÃO VAMOS APRENDER?
CLIQUE AQUI PARA MAIS DETALHES DE COMO FAZER O SEU CHAPÉU DE BRUXA.
O PIRATA
PARA SER UM PIRATA DE VERDADE, VOCÊ PRECISA SER MUITO CORAJOSO E VALENTE!
VAMOS APRENDER A FAZER UM CHAPÉU DE PIRATA E UM TAPA-OLHO?
O UNICÓRNIO
ESSE PERSONAGEM MÁGICO MORA NO MUNDO DAS NUVENS, ENTRE AS CORES DO ARCO-ÍRIS.
QUE TAL SE TRANSFORMAR NUM LINDO UNICÓRNIO COM ESSA TIARA TODA ESTILIZADA?
O FANTASMA
DESSE FANTASMA A GENTE NÃO PRECISA TER MEDO, POIS ELE CABE NA PALMA DA NOSSA MÃO!
E AINDA SE MEXE, OLHA QUE DIVERTIDO! VAMOS APRENDER A FAZER UMA MARIONETE DE FANTASMA?
NOSSA FESTA A FANTASIA
AGORA CHEGOU A SUA VEZ DE PARTICIPAR... NÓS VAMOS ORGANIZAR UMA GRANDE FESTA VIRTUAL!
JÁ SEPARAMOS AS NOSSAS FANTASIAS E ESPERAMOS QUE VOCÊS ENVIEM PARA NÓS UMA FOTO COM
A FANTASIA DE SUA PREFERÊNCIA! VAI SER MUITO DIVERTIDO E DEPOIS CRIAREMOS A NOSSA PRÓPRIA
HISTÓRIA!!! CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO!!!
NÃO SE ESQUEÇAM DE COMPARTILHAR SUAS ATIVIDADES E FOTOS NO NOSSO WHATSAPP!
BEIJOS CHEIOS DE SAUDADES!
ATÉ A PRÓXIMA!!!
PROFªS ALESSANDRA, FABIANA, CATIA E ROSE
OLÁ CRIANÇAS, COMO VOCÊS ESTÃO? ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM! E ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES TAMBÉM!!!
NOSSA PROPOSTA DE HOJE É UMA HISTÓRIA BEM DIVERTIDA: CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS. VOCÊS CONHECEM ESSA HISTÓRIA? ENTÃO VAMOS LÁ PORQUE A HISTÓRIA JÁ VAI COMEÇAR!
O MINGAU DA MAMÃE URSA
COMO VOCÊS VIRAM NA HISTÓRIA DA CACHINHOS DOURADOS, A MAMÃE URSA PREPAROU UM MINGAU E DEIXOU PARA ESFRIAR. ELA COLOCOU EM TRÊS POTES. CADA UM TINHA UM TAMANHO: O GRANDE DO PAPAI, O MÉDIO DA MAMÃE E O PEQUENO DO FILHO.
AGORA, A PROFESSORA ALESSANDRA VAI ENSINAR A FAZER UM MINGAU DE CHOCOLATE IGUAL AQUELE QUE COMÍAMOS NA NOSSA ESCOLA.
AGORA, PEÇA PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA FAZER ESTE DELICIOSO MINGAU E, DEPOIS, VOCÊS DEVEM ESCOLHER OS POTES PARA COLOCAR: UM GRANDE, UM MÉDIO E UM PEQUENO.
A FAMÍLIA DOS TRÊS URSOS
NAQUELA CASA, NO MEIO DA FLORESTA, MORAVA UMA FAMÍLIA! ESTA FAMÍLIA NÃO ERA MUITO GRANDE, NÃO É? TINHA O PAPAI URSO, A MAMÃE URSA E O FILHO URSINHO. AS FAMÍLIAS SE CONSTITUEM POR PESSOAS QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, POSSUEM UM GRAU DE PARENTESCO E QUE VIVEM NA MESMA CASA, FORMANDO UM LAR. EXISTEM FAMÍLIAS NUMEROSAS, MAS TAMBÉM EXISTEM AQUELAS BEM PEQUENAS.
O QUE SIGNIFICA FAMÍLIA PARA VOCÊS? PARA NÓS, FAMÍLIA SIGNIFICA AMOR E SEGURANÇA; SÃO AQUELAS PESSOAS QUE CUIDAM DA GENTE E QUE QUEREMOS SEMPRE POR PERTO! OLHA SÓ AS FAMÍLIAS DAS PROFESSORAS DO INFANTIL III:
PROFESSORA ALESSANDRA
PROFESSORA FABIANA
PROFESSORA CATIA
PROFESSORA ROSE
AGORA, CONTE PRA GENTE: QUANTAS PESSOAS MORAM NA SUA CASA E PERTENCEM À SUA FAMÍLIA? VASCULHEM SEUS ÁLBUNS DE FOTOS E ENVIEM UMA FOTO COM A SUA FAMÍLIA PARA A SUA PROFESSORA PELO WHATSAPP. FAREMOS UM MURAL DE FOTOS COM AS DIVERSAS FAMÍLIAS DAS NOSSAS TURMAS!
OS CABELOS DA CACHINHOS DOURADOS
VOCÊS OBSERVARAM COMO ERA O CABELO DA PERSONAGEM CACHINHOS DOURADOS? NA HISTÓRIA CACHINHOS DOURADOS, VIMOS QUE ELA TEM OS CABELOS LOIROS E CACHEADOS.
VOCÊS SABIAM QUE CADA PESSOA TEM UM TIPO DE CABELO? QUE SOMOS TODOS IGUAIS, PORÉM DIFERENTES?! ALGUMAS PESSOAS TÊM CABELO LISO, OUTRAS TÊM CABELO ENCARACOLADO E OUTRAS TÊM O CABELO CRESPO, E TODOS ELES SÃO LINDOS!!! VOCÊS JÁ PENSARAM SE FÔSSEMOS TODOS IGUAIS COMO SERIA?
E COM NOSSOS CABELOS PODEMOS FAZER ALGO MUITO DIVERTIDO: UM PENTEADO DIFERENTE! VAMOS FAZER O DIA DO CABELO MALUCO, VOCÊS IRÃO CRIAR PENTEADOS BEM LEGAIS E DIFERENTES (PODE ATÉ USAR UMA PERUCA) E ENVIAR NO WHATSAPP DA SUA PROFESSORA. NÓS JÁ COMEÇAMOS: FIZEMOS OS NOSSOS CABELOS MALUCOS, OLHA SÓ QUE ENGRAÇADO!
COISAS GRANDES E COISAS PEQUENAS
AGORA, IREMOS FAZER UMA ORDENAÇÃO OU SERIAÇÃO. VOCÊS SABEM O QUE É ISSO?
ORDENAÇÃO OU SERIAÇÃO É O MÉTODO DE REARRANJAR UM CONJUNTO DE OBJETOS EM ORDEM CRESCENTE (DO MENOR PARA O MAIOR) OU DECRESCENTE (DO MAIOR PARA O MENOR).
VOCÊS PERCEBERAM QUE NA HISTÓRIA DA CACHINHOS DOURADOS TAMBÉM EXISTE UMA ORDENAÇÃO DOS OBJETOS NA CASA DOS URSOS?
POIS É… E, POR ISSO, IREMOS MOSTRAR A VOCÊS COMO FAZER UMA SEQUÊNCIA DE OBJETOS DE VÁRIOS TAMANHOS.
VOCÊS PODERÃO FAZER ESSA SEQUÊNCIA COM BRINQUEDOS OU OUTROS OBJETOS LEGAIS ENCONTRADOS EM CASA E QUE POSSAM SER COLOCADOS NA ORDEM CRESCENTE OU DECRESCENTE.
FIZEMOS A NOSSA SERIAÇÃO TAMBÉM... VOCÊS QUEREM VER COMO FICOU? VAMOS MOSTRAR!
NESTA PRIMEIRA SEQUÊNCIA FIZEMOS COM BRINQUEDOS DO MENOR PARA O MAIOR (ORDEM CRESCENTE).
NA SEGUNDA FIZEMOS COM OUTROS OBJETOS E DO MAIOR PARA O MENOR (ORDEM DECRESCENTE).
ENTÃO, VAMOS LÁ! QUEREMOS VER QUEM CONSEGUE PROCURAR EM CASA OS OBJETOS OU BRINQUEDOS MAIS LEGAIS PARA FAZER UMA SERIAÇÃO TAMBÉM!
NÃO SE ESQUEÇAM DE COMPARTILHAR SUAS PRODUÇÕES EM NOSSOS WHATSAPP.
BEIJOS CHEIOS DE SAUDADES!
E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA TURMINHA!
PROFªS ALESSANDRA, FABIANA E ROSE
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM! ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES!!
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS FAZER UMA BRINCADEIRA BEM LEGAL!
AS PROFESSORAS ALE, FABI E ROSE IRÃO ENSINAR À VOCÊS UMA SEQUÊNCIA DE PASSOS, VOCÊS DEVERÃO PRESTAR ATENÇÃO NAS MÚSICAS, ELAS VÃO MUDANDO O RITMO E O MODO DE DANÇAR.
ENTÃO VAMOS LÁ, FIQUEM ATENTOS!
QUERIDAS FAMÍLIAS, AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO ATIVIDADES LIGADAS AO MOVIMENTO E REPRESENTAÇÕES. A PARTIR DAS MÚSICAS E CANTIGAS DE RODA É POSSÍVEL BRINCAR, DESENVOLVER A AUDIÇÃO, RITMO, MOVIMENTOS, EQUILÍBRIO, LINGUAGEM ORAL E MEMÓRIA. QUANDO PROPOMOS ESTAS BRINCADEIRAS, ESTAMOS INDO AO ENCONTRO DAS NECESSIDADES E INTERESSES DA CRIANÇA, QUE É BRINCAR E SE MOVIMENTAR. SENDO ASSIM, ELA TERÁ FOCO E ATENÇÃO NAS ATIVIDADES, TERÁ PRAZER EM REPETIR E ASSIM, ESTARÁ CONSOLIDANDO SUA APRENDIZAGEM DE FORMA PRAZEROSA. EXPLORANDO SEU CORPO, ATRAVÉS DE MOVIMENTOS, A CRIANÇA É CAPAZ DE VIVENCIAR OS ELEMENTOS MUSICAIS COMO RITMO, ANDAMENTO, PULSO, DENTRE OUTRAS HABILIDADES, CONTRIBUINDO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR.
“DANÇA DA IMITAÇÃO”
O QUE SERÁ ISSO?
VAMOS USAR TODAS AS PARTES DO NOSSO CORPO!
PRESTEM MUITA ATENÇÃO, POIS CADA VEZ TEMOS MAIS UM MOVIMENTO!
DANÇAS E CANTIGAS ACUMULATIVAS
HABILIDADES ENVOLVIDAS: ATENÇÃO E FOCO, CONTROLE DE IMPULSOS, RITMO E MEMÓRIA AUDITIVA DE CURTO PRAZO.
“DANÇA DO DENTRO E FORA”
O QUE SERÁ ISSO?
VAMOS PRECISAR DE UM TAPETE, UMA TOALHA OU ATÉ MESMO UM BAMBOLÊ!
PRESTEM MUITA ATENÇÃO, POIS PRECISAMOS SEGUIR O QUE A MÚSICA PEDE!
HABILIDADES ENVOLVIDAS: NOÇÃO ESPACIAL, CONCEITO DENTRO/FORA, COORDENAÇÃO MOTORA, ATENÇÃO E FOCO E RITMO
ESTA MÚSICA PROPÕE TRABALHAR COM O CONCEITO MATEMÁTICO DENTRO E FORA. POR MEIO DO LÚDICO, AS CRIANÇAS PODEM DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA, HABILIDADES CORPORAIS, COGNITIVAS E VISUAIS, ALÉM DA NOÇÃO ESPACIAL.
AGORA VEM O DESAFIO DESSA SEMANA ... DEPOIS QUE VOCÊ ASSISTIR OS VÍDEOS DAS PROFESSORAS DANÇANDO, QUEREMOS TE VER DANÇANDO TAMBÉM! ESCOLHA A SUA MÚSICA PREFERIDA E DANCE BASTANTE, TIRE UMA FOTO OU GRAVE UM VÍDEO E NOS ENVIE PELO WHATSAPP.
OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM COM VOCÊS? HOJE A PROPOSTA SERÁ UMA EXPERIÊNCIA COM ELEMENTOS NATURAIS! VOCÊS VÃO FAZER UMA TINTA DIFERENTE, UTILIZANDO O PÓ DE CAFÉ (COM ELE VAMOS FAZER UMA TINTA MARROM)! VOCÊ VAI PRECISAR DE:
- 2 COLHERES (DE SOPA) DE COLA BRANCA
- 3 COLHERES (DE SOPA) ÁGUA
- 1 COLHER (DE SOPA) BEM CHEIA DE PÓ DE CAFÉ
DEPOIS, É SÓ MISTURAR COM UMA COLHER E ESTÁ PRONTO PARA USO!
MAMÃES: ESSA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO DESPERTAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE DA CRIANÇA USANDO A METODOLOGIA DA PRÁTICA. VAMOS DESENVOLVER A CONCENTRAÇÃO, A ATENÇÃO E A COORDENAÇÃO MOTORA. A CRIANÇA VAI APRENDER A BRINCAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E SERÁ ESTIMULADA EM SEU FAZER ARTÍSTICO E EM SUA CRIATIVIDADE.
COMPLEMENTANDO A ATIVIDADE
DEPOIS DE REALIZAR A EXPERIÊNCIA, OFEREÇA PARA A CRIANÇA UMA FOLHA (PODE SER PAPELÃO OU OUTRA FOLHA REUTILIZÁVEL) E PEÇA PARA QUE ELA FAÇA UM LINDO DESENHO E PENDURE EM ALGUM LUGAR PARA QUE TODOS DA FAMÍLIA POSSAM APRECIAR A SUA PRODUÇÃO.
QUERO VER MUITAS FOTOS NO NOSSO FACEBOOK COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS!
A PROFESSORA ESTÁ COM MUITA SAUDADE!
BEIJOS E LOGO ESTAREMOS JUNTOS NOVAMENTE!!
aa
OLÁ CRIANÇAS, COMO ESTÃO? ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM!
VOCÊS SE LEMBRAM O QUE APRENDEMOS COM AS RECEITAS E COMO AS
SEMENTES GERMINAM E SE TRANSFORMAM EM PLANTAS?
FRUTAS QUE CONHECEMOS?
PENSANDO NESSAS DUAS COISAS, HOJE FAREMOS UMA RECEITA COM ALGUNS
O QUE VAI NESSA DELICIOSA SOPA!
PRIMEIRO, VAMOS PENSAR... ONDE ENCONTRO OS MEUS INGREDIENTES?
PRÔ ROSE, DAQUI A POUCO, E ONDE E COMO SERVIR ESSA SOPA É COM
A PRÔ FABI.
ENTÃO VAMOS LÁ!
PEITO DE FRANGO, BATATAS, TOMATES, CENOURAS, MANDIOQUINHAS, ALHO,
ABOBRINHAS, CEBOLA, SAL, ORÉGANO E SALSA.
ENTÃO VAMOS COMEÇAR?
VOCÊS SABEM DE ONDE VEM O FRANGO?
DO FRANGO COMEÇA NUMA GRANJA OU NUM GALINHEIRO. VOCÊS CONHECEM A
GRANJA E O GALINHEIRO? SÃO ESPAÇOS QUE SE DEDICAM À CRIAÇÃO DE
FRANGOS, GALINHAS E À PRODUÇÃO DE OVOS.
AGORA, VAMOS DESCOBRIR DE ONDE VEM OS DEMAIS INGREDIENTES QUE
VAMOS PRECISAR.
VAMOS COMEÇAR PELAS; ABOBRINHAS, BATATAS, CENOURAS E MANDIOQUINHAS
E TOMATES: VOCÊS SABEM DE ONDE ELES VÊM???
NASCEM EM GRANDES LAVOURAS, PERTENCEM A ESPÉCIES DE FRUTOS,
HORTALIÇAS, TUBÉRCULOS E RAÍZES. ELES CRESCEM EMBAIXO OU EM CIMA DA
TERRA E PODEM CRIAR RAMAS COMO AS BATATAS, ABOBRINHAS E TOMATES OU
FOLHAS COMO AS CENOURAS E MANDIOQUINHAS.
QUASE PRONTO! MAS, AINDA FALTAM OS ÚLTIMOS INGREDIENTES:
VOCÊS SABEM DE ONDE VEM O ALHO, A CEBOLA, A SALSA, O ORÉGANO E O SAL?
ENCONTRADOS NAS FEIRAS OU MERCADOS E TAMBÉM PERTENCEM A ALGUMAS
FAMÍLIAS DE ALIMENTOS. POR EXEMPLO: O ALHO E A CEBOLA SÃO DA FAMÍLIA
DOS BULBOS E A SALSA E O ORÉGANO DA FAMÍLIA DAS HORTALIÇAS.
NENHUM... VOCÊS SABIAM QUE O SAL É TIRADO DE RESERVAS SÓLIDAS
CHAMADAS SALINAS! ESSAS SALINAS SÃO A EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DOR MAR
OU DE LAGO SALGADO. A ÁGUA É REPRESADA EM PEQUENAS REPARTIÇÕES E,
QUANDO EVAPORA, FORMA UMA CAMADA GROSSA DE SAL QUE É RETIRADA E
PREPARADA PARA SER USADA EM NOSSA ALIMENTAÇÃO.
AGORA QUE JÁ CONHECEMOS UM POUCO SOBRE OS INGREDIENTES QUE VAMOS
DELICIOSA SOPA É A PRÔ ALÊ... HUMMM!! VEM COM A GENTE!
AGORA, O DESAFIO É VOCÊS AJUDAREM A MAMÃE A FAZER UMA SOPA:
- ESCOLHENDO E CONTANDO QUANTOS INGREDIENTES DE CADA TIPO ELA VAI USAR;
PARA AS FAMÍLIAS, TEM MAIS UM DESAFIO: ESCOLHER UMA RECEITA DE SOPA
turmas.infantil3.2020@gmail.com - O QUE FOR MAIS FÁCIL - PARA CRIARMOS
UM LIVRO COM AS RECEITAS DO INFANTIL III.
E MONTANDO SUA MESA COMO A PRÔ FABI VAI MOSTRAR AGORA.
ATÉ SEMANA QUE VEM!!!!
PROFESSORA CÁTIA
OLÁ CRIANÇAS! QUE SAUDADE DE VOCÊS!
POSSAM DESENHAR TAMBÉM FICA ÓTIMO, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÁ CALOR!
O MAIS INTERESSANTE É QUE O DESENHO VAI SUMIR E DEPOIS VOCÊ DESENHA
QUANTAS VEZES VOCÊ QUISER!!!
SAUDADE!
PROFESSORA ALESSANDRA
PLANTANDO FEIJÕES
CHEGOU A HORA DO NOSSO FEIJÃO SAIR DO ALGODÃO E IR PARA A TERRA,
ONDE VAI CRESCER MAIS!
HÁBITOS MAIS SUSTENTÁVEIS NA SOCIEDADE, NÃO PODERIA SER MAIS NATURAL TRAZER
ESSAS PRÁTICAS AO DIA A DIA DAS CRIANÇAS!
MEIO AMBIENTE. CRIANÇAS QUE CUIDAM DE HORTAS OU FAZEM JARDINAGEM SÃO CRIANÇAS
QUE DESENVOLVEM, ESPONTANEAMENTE, UM RESPEITO MAIOR À NATUREZA E À VIDA.
É UMA OPORTUNIDADE DELAS REALIZAREM UMA ATIVIDADE COM AS PRÓPRIAS MÃOS,
REPRESENTANDO UMA CONQUISTA INDIVIDUAL. ALÉM DO SENTIDO DE REALIZAÇÃO,
EXISTE TAMBÉM O SENTIDO DE RESPONSABILIDADE.
UMA MENININHA QUE TEVE A OPORTUNIDADE DESSA VIVÊNCIA.
MARGARINA, ETC. E ALGUNS ENFEITES, COMO FITAS, LACINHOS... O QUE VOCÊ TIVER,
POIS O QUE VALE É RECICLAR.
FAZER ALGUNS FUROS NO “VASO” (PEÇA AJUDA DOS PAIS).
Música que vocês já conhecem, vamos lá?
cresceram? Cortaram o cabelo? Mande uma foto ou vídeo PELO
formulário ou na página do Facebook para eu ver como vocês estão,
ficarei feliz em receber uma mensagem de vocês dizendo que estão
Bem.
FOTOGRÁFICO OU CARTOLINA, CORTADOS NO TAMANHO DO RECIPIENTE;
PASSO 1:
ENCHA O RECIPIENTE COM ÁGUA, NÃO PRECISA IR ATÉ A BORDA (2 OU 3 DEDOS DE ÁGUA JÁ SÃO SUFICIENTES);
PINGUE O ESMALTE NA ÁGUA. ASSIM QUE ENCOSTAR NELA, A COR SE ESPALHARÁ
RAPIDAMENTE SEM QUE VOCÊS POSSAM CONTROLAR, É ISSO QUE GARANTE RESULTADOS
DIFERENTES NA PINTURA. REPITA O PROCESSO COM AS OUTRAS CORES;
EFEITOS DIFERENTES, DEPENDENDO DOS MOVIMENTOS QUE FIZEREM. PODEM PINGAR
UMA COR DENTRO DA OUTRA, FAZER UM FIO COM O ESMALTE OU ATÉ MESMO CRIAR
DESENHOS COM O PALITO. A CADA NOVA TENTATIVA SE FORMAM NOVAS IMAGENS;
PASSO 3:
CERTIFIQUE QUE O PAPEL ESTÁ DO TAMANHO QUE CAIBA NO RECIPIENTE. QUANDO GOSTAR DA COMPOSIÇÃO FEITA NA ÁGUA, É HORA DE MERGULHAR O PAPEL - MERGULHE BEM! E PARA GARANTIR UM DESENHO PERFEITO, VOCÊS DEVEM DEIXAR QUE O ESMALTE GRUDE NA PARTE DE TRÁS DO PAPEL TAMBÉM;
AGORA, É SÓ ESPERAR SECAR (À SOMBRA) E VOCÊS JÁ PODEM USAR ESSA
ARTE, DO JEITO QUE QUISEREM!
VERSÃO CANTADA
Lá vai o trem com o menino
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra,
Vai pela serra, vai pelo mar
Correndo entre as estrelas a voar
Cantando pela serra ao luar
No ar, no ar, no ar.
IGUAL A GENTE FAZIA NA ESCOLA!!!
VOCÊS PODEM USAR MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO CAIXAS, ROLINHOS DE PAPEL
HIGIÊNICO, TAMPINHAS DE GARRAFA PET, COLA, ETC.
VOCÊS NO BLOG!!!
SAUDADES E BEIJOS!!!
VOCÊS LEMBRAM?
PEQUENOS, ALÉM DE SER UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE EDUCÁ-LOS, EM
DIVERSOS ASSUNTOS.
A EXPERIMENTAR NOVOS SABORES E A CONHECER O AROMA E O GOSTO DE CADA
INGREDIENTE... A ATIVIDADE TORNA-SE PARTE DE UMA BRINCADEIRA, NA MEDIDA EM
QUE DESPERTA A CURIOSIDADE NATURAL DAS CRIANÇAS.
QUE O LEITE NÃO VEM DA CAIXINHA, QUE AS FRUTAS E LEGUMES PRECISAM DA TERRA,
DA ÁGUA, DA LUZ DO SOL PARA CRESCEREM...
COORDENAÇÃO MOTORA. ALÉM DISSO, CONTEÚDOS DE LEITURA PODEM FAZER
PARTE DA ATIVIDADE (QUANDO USAMOS A RECEITA ESCRITA) E ATÉ CONHECIMENTOS
RELACIONADOS À MATEMÁTICA (QUANTIDADES, MEDIDAS, TEMPO E TEMPERATURA).
SEQUILHOS DE LIMÃO
NA PRÓXIMA SEMANA VAMOS PLANTÁ-LO NA TERRA. ENTÃO, PREPARE UM VASINHO E
TERRA PARA PASSAR DO ALGODÃO PARA TERRA.
PROFª FABIANA
OLÁ CRIANÇAS! HOJE NÓS VAMOS BRINCAR DE CIÊNCIAS REALIZANDO A EXPERIÊNCIA DO VULCÃO EM ERUPÇÃO!
MUITO!
- 1 BACIA PARA MONTAR O VULCÃO
- 1 GARRAFA DE PLÁSTICO PEQUENA
- 1 XÍCARA DE BICARBONATO DE SÓDIO
- 1 XÍCARA DE VINAGRE
- 1 XÍCARA DE DETERGENTE LÍQUIDO
- CORANTE ALIMENTÍCIO NA COR VERMELHA
- PAPEL MARROM OU OUTRO PARA IMITAR AS PAREDES DO VULCÃO - PODE SER FEITO
- COM MASSINHA TAMBÉM... USE A SUA CRIATIVIDADE!
FACEBOOK DA ESCOLA, TÁ!
JEITO E AMIGO A GENTE ACOLHE SEM PENSAR.
AGORA A MINHA PROPOSTA É QUE VOCÊS FAÇAM UM LINDO DESENHO DOS AMIGOS,
E DA PRO TAMBÉM! QUEM QUISER, COLOQUE O NOME E ME MANDE... ESTOU ESPERANDO!
MOVIMENTO COM UMA TURMINHA BEM DIVERTIDA... ENTÃO VAMOS LÁ?
VOCÊS ADORAM PARTICIPAR: A EXPERIÊNCIA DO LEITE PSICODÉLICO!!
DIVERTINDO MUITO!!!
APRENDER A MISTURA DAS CORES PRIMÁRIAS. CLIQUE NO VÍDEO:
E AÍ, VOCÊS GOSTARAM? CONTE PRA GENTE COMO FOI, POSTANDO FOTOS NO
BLOG!
* EM CERCA DE 3 DIAS, A RAIZ VAI COMEÇAR A APARECER NO FEIJÃO.
PROFª CÁTIA
PRESTEM MUITA ATENÇÃO!!!
SEGUE O LINK PARA SABER MAIS:
https://www.youtube.com/watch?v=j7U9IXmnS5g
ATÉ MAIS.
PROFª ROSE
HISTÓRIAS E ATERRISSAR NO MUNDO DO FAZ DE CONTA POR MEIO DO TEATRO DE
FANTOCHES!
VOCÊS IRÃO CONHECER A BONECA PETRINHA, QUE IRÁ CONTAR A HISTÓRIA DA ONÇA QUE PERDEU SUAS PINTAS. VAMOS EMBARCAR NESSE MISTÉRIO?
PROFª CÁTIA
ESPERO QUE ESTEJAM BRINCANDO MUITO, SE DIVERTINDO E APRENDENDO,
SEMPRE!!
NO NOSSO BLOG - PEÇA PRA MAMÃE COLOCAR AQUI, TÁ!
DO LANCHE E DEPOIS DAS ATIVIDADES - VOCÊS LEMBRAM?
CUIDANDO, PARA QUE NÓS TODOS, EM BREVE, NOS ENCONTREMOS NOVAMENTE.
LEGAL QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DE LAVAR BEM AS MÃOS PARA NOSSA
SAÚDE!
DE NOVO!!!
13 DE MAIO DE 2020
*TESOURA
*CANETINHA OU LÁPIS
*COLA BRANCA
*FITA ADESIVA
*PAPEL COLORIDO
*PRATO
*CAIXA (VOCÊ PODE USAR QUALQUER TIPO DE PAPEL, A SUGESTÃO É COM CAIXA POR SER UM MATERIAL RESISTENTE E FÁCIL DE TRABALHAR)
VAMOS LÁ!
AGORA QUE SEU CONE JÁ ESTÁ PRONTO, QUE TAL CANTAR E BRINCAR COM ELE?
BEM LEGAL, NÃO É? FAMÍLIAS, REGISTREM ESSE MOMENTO E NOS ENVIEM UMA FOTO OU VÍDEO DA CRIANÇA BRINCANDO E CANTANDO... VOU ADORAR VER OS PEQUENOS EM AÇÃO!
MIL BEIJINHOS...
SE QUISEREM, PODEM SER OUTRAS... OU ATÉ MESMO UMA HISTÓRIA CRIADA POR VOCÊS!
https://www.youtube.com/watch?v=dpQeiFhxI3U
AGORA QUE VOCÊ JÁ APRENDEU A FAZER SEUS PRÓPRIOS DADOS, QUE TAL FAZER SEU "JOGO DAS CORES"? NESSE PRÓXIMO VÍDEO TE ENSINO A CONFECCIONAR UM JOGO BEM DIVERTIDO.

AGORA É A SUA VEZ, CRIE SUA TORRE! REGISTREM O MOMENTO, TIREM FOTOS OU FILMEM AS MARAVILHOSAS E ENORMES TORRES QUE VOCÊS CONSEGUIRAM FAZER :
BEIJOS COM SAUDADES!
PROFª CÁTIA
USANDO ITENS DE SUCATA, MONTEM ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS COM POTES, GARRAFINHAS DE REFRIGERANTE, ETC
16 DE ABRIL DE 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui