Educação Infantil

Educação Infantil
Rua Mateos Demarchi, 229 Bairro Demarchi- São Bernardo do Campo - SP telefone : 4396-4077 email: heitor.villalobos@saobernardo.sp.gov.br

INFANTIL IV 2020 - ABRIL A DEZEMBRO



02 DE DEZEMBRO


OLÁ FAMÍLIAS


QUEM ACOMPANHA O NOSSO BLOG SABE QUE TODA QUARTA-FEIRA 

TEMOS UMA NOVA ATIVIDADE!! NESSA SEMANA, A ATIVIDADE VAI 

SER DIFERENTE E TODAS AS TURMAS VÃO BRINCAR DO MESMO TEMA!! 


PESQUISAMOS UMA ATIVIDADE BEM LEGAL PARA INSPIRAR VOCÊS A 

TER UM FINAL DE SEMANA MAIS BRINCANTE EM FAMÍLIA! 


NESSA SEMANA, VAMOS BRINCAR DE SUPER-HERÓIS!!! 

E NEM VENHAM DIZER QUE ISSO É COISA DE MENINO, VIU! 

APRESENTE AS BRINCADEIRAS DE HERÓI PARA AS CRIANÇAS 

QUE ELAS VÃO SE DIVERTIR PRA VALER! 

VOCÊS SABIAM QUE A TURMA DA MÔNICA TAMBÉM ADORA 

BRINCAR DE SUPER HERÓIS?



MÁSCARA


CRIANÇAS: VOCÊS SABIAM QUE OS SUPER-HERÓIS USAM 

MÁSCARAS QUANDO VÃO PROTEGER OS OUTROS E QUANDO 

PRECISAM PROTEGER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE? 

HOMEM-ARANHA, PANTERA NEGRA, HOMEM DE FERRO, A TURMA

DO MIRACULOUS E OS INCRÍVEIS SÃO EXEMPLOS DE 

SUPER-HERÓIS QUE UTILIZAM MÁSCARAS. 

O QUE SERÁ QUE IRIA ACONTECER SE ELES NÃO USASSEM SUAS MÁSCARAS
DE PROTEÇÃO?
QUANDO OS SUPER-HERÓIS ESTÃO DE MÁSCARAS, ELES SALVAM A VIDA DE
MUITAS PESSOAS,  ASSIM COMO NÓS, QUANDO USAMOS A NOSSA MÁSCARA CORRETAMENTE! 

VAMOS VER SE VOCÊ TAMBÉM É UM SUPER-HERÓI OU UMA SUPER-HEROÍNA?

MOSTRE PARA OS AMIGOS COMO VOCÊ FICA DE MÁSCARA: INVENTE 

UM NOME PARA O SEU SUPER-HERÓI E MANDE UMA FOTO OU FAÇA 

UM VÍDEO E MANDE PARA A SUA PROFESSORA. 


ACADEMIA DE TREINAMENTO

PARA SER UM BOM SUPER-HERÓI, É PRECISO SE MOVIMENTAR 

BASTANTE PARA SALVAR O PLANETA! 

ENTÃO, VAMOS ORGANIZAR UMA ACADEMIA DE TREINAMENTO

PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO E FORME UM CIRCUITO 

MOTOR: USE CADEIRAS PARA PASSAR POR BAIXO, ALMOFADAS

 NO CHÃO PARA PASSAR POR CIMA, COLOQUE CARTAZES NO 

CHÃO OU NAS PAREDES COM AS MISSÕES QUE AS CRIANÇAS 

DEVEM FAZER (COMO PULAR, CORRER, PASSAR POR CIMA DE ALGUM OBJETO...) -

 USE A CRIATIVIDADE E VAMOS FAZER AS CRIANÇAS SE MOVIMENTAREM!

COMPARTILHEM UM VÍDEO DO TREINAMENTO DOS NOSSOS SUPER-HERÓIS! 


ESCUDO

QUANDO SAÍMOS NAS RUAS VEMOS ALGUMAS PESSOAS USANDO 

UM OUTRO TIPO DE MÁSCARA A FACE SHIELD, ELA SERVE COMO

UM ESCUDO DE PROTEÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS. 

Protetor Facial Face Shield Super Epi Com Tira de Regulagem e Apoio  Emborrachado - Super EPI

ALGUNS SUPER HERÓIS TAMBÉM UTILIZAM ALGUNS ARTEFATOS PARA SE 

PROTEGEREM OU MESMO PARA CONCEDEREM OS SEUS PODERES.

PENSANDO NISSO, TIVEMOS UMA GRANDE IDEIA.

QUE TAL FAZERMOS UM ESCUDO?

PARA FAZER ESSE ESCUDO VOCÊS PODERÃO UTILIZAR 

ALGUNS MATERIAIS RECICLÁVEIS.

SABE AQUELA CAIXA DE PIZZA QUE IRIA PARA O LIXO OU 

AQUELE PRATINHO DE PLÁSTICO QUE VOCÊ NÃO USA MAIS ? 

ENTÃO, ELES PODEM SE TRANSFORMAR EM LINDOS ESCUDOS. 

BASTA UTILIZAR A SUA CRIATIVIDADE!!!


10 maneiras de brincar de super-herói - escudo capitao america


COMPARTILHEM UMA FOTO DO ESCUDO ! 

UM GRANDE ABRAÇO DE TODAS AS PROFESSORAS


25 DE NOVEMBRO

INFANTIL IV -   PROFª VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE

Alimentação saudável!!!

Olá crianças, tudo bem com vocês? Nessa semana, vamos falar de alimentação
saudável!

Pergunte para a criança se por meio do título ela consegue falar o que vai passar no vídeo.
Incentive a criança a expor suas ideias. Durante o vídeo, faça comentários e deixe a
criança dar opiniões. Comente que, para ela se desenvolver bem na infância, na
adolescência e na vida adulta, ela precisa ter hábitos saudáveis. Terminando o vídeo
faça algumas perguntas: Quais alimentos aparecem no vídeo? Onde podemos
encontrar esses alimentos? E de onde eles vêm?


Vocês sabiam que a turma da Mônica se preocupa muito com a alimentação?

 

 As frutas são fundamentais numa alimentação saudável e elas devem ser consumidas
diariamente... E vocês crianças, comem frutas? Quais são as suas frutas preferidas?
Agora pegue o seu caderno e desenhe as frutas que você mais gosta! Quem quiser,
pode tentar escrever - e não se esqueça de enviar uma foto da sua atividade!
Quem quiser, pode gravar um vídeo para contar aos amigos quais as frutas que
mais gosta. 

Que tal agora a gente fazer uma salada de frutas?

Peça ajuda para um adulto. Separe as frutas que você tem em casa. Ajude a

lavar as frutas e a cortar. Muito cuidado!! Coloque em um recipiente e bom apetite!!


Antes de começar a atividade, separe com a criança as frutas que você tem

em casa e outros ingredientes que você queira colocar na salada de frutas.

Incentive a criança a contar a quantidade de cada fruta que vocês vão usar.

Explique para a criança que ela vai te ajudar a lavar as frutas, descascar e

cortar. Depois que você cortar as frutas e colocar num recipiente, é hora de saborear! 


Mande uma foto de como ficou a sua salada de frutas!

Agora, a nossa última atividade é uma brincadeira bem legal!!
Seu mestre mandou!!! Vamos assistir ao vídeo e aprender a brincadeira?

Converse com a criança explicando a importância da atividade física e uma

boa alimentação, mostrando-lhe quais são os alimentos saudáveis.


O responsável que for comandar a atividade vai fazer a pergunta para a criança:

“O mestre mandou?” A criança vai responder: “Fazer o que?” O que está

comandando a brincadeira vai pedir para a criança alguma coisa relacionada à

alimentação saudável. (Exemplo: Pegar uma fruta, um copo de água, dar pulinhos,

dançar, etc.).

Durante esse período da pandemia, a turma da Mônica disponibilizou um livro de
receitas saudáveis! Tem receitas bem fáceis para você fazer com a sua família!!

 Abraços e beijos virtuais!!!


18 DE NOVEMBRO

INFANTIL IV -   PROFª VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE

VAMOS CONHECER O PERSONAGEM HUMBERTO? ELE É UM
PERSONAGEM DA TURMA DA MÔNICA QUE FALA APENAS
“HUM-HUM” QUANDO QUER SE COMUNICAR. UTILIZA A LINGUAGEM
DE SINAIS QUE É REPRESENTADA POR UM BALÃO DE FALA EM
FORMATO DE MÃO.


a11_img4.jpg

COMO O HUMBERTO, MUITAS PESSOAS SE COMUNICAM DE
OUTRAS FORMAS. QUANDO PEGAMOS ALGO, UMA CANETA
OFERECIDA POR ALGUÉM OU UM COPO DE ÁGUA, ESTAMOS
NOS COMUNICANDO. DA MESMA FORMA, QUANDO FAZEMOS
CONTATO VISUAL PARA PEDIR ALGO OU CONTINUAR UMA
INTERAÇÃO, TAMBÉM ESTAMOS NOS COMUNICANDO. OUTROS
EXEMPLOS DE COMUNICAÇÃO SÃO PEGAR UM ITEM DE VOLTA
DA MÃO DE UMA PESSOA, FAZER UMA ESCOLHA, COMO ESCOLHER
A COR DE UMA ROUPA, OU FAZER UM PEDIDO, COMO PEDIR UM
ALIMENTO, UMA BEBIDA, UM OBJETO.

BRINCADEIRA: CADÊ? ACHOU!

PARA REALIZAR ESSA BRINCADEIRA, SEPARE NA SUA CASA:
BRINQUEDOS OU OBJETOS DE SUA PREFERÊNCIA. COLOQUE SOBRE
ELES VÁRIOS LENÇOS OU PANOS, COBRINDO-OS. PERGUNTE PARA
A CRIANÇA ONDE ESTÁ DETERMINADO OBJETO. AO RETIRAR O PANO,
VEJA SE ELA ACERTOU! QUANTOS OBJETOS VOCÊ ACERTOU?
MANDE UM VÍDEO OU FOTO DA BRINCADEIRA PARA A SUA PROFESSORA.


11 DE NOVEMBRO

INFANTIL IV -   PROFª VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE

HOJE VAMOS CONHECER MELHOR MAIS UM PERSONAGEM DA TURMA
DA MÔNICA: O CHICO BENTO!!


VAMOS OUVIR COMO O CHICO BENTO CANTA!

LÁ NO SÍTIO, ONDE O CHICO BENTO MORA, AS COISAS SÃO BEM DIFERENTES! A
MANEIRA COMO ELES VIVEM, O JEITO COMO ELES FALAM... VOCÊS JÁ OUVIRAM
FALAR EM SOTAQUE?

LÁ NO SÍTIO, É PRECISO USAR CHAPÉU PARA SE PROTEGER DO SOL. ASSISTA AO
VÍDEO ABAIXO E, JUNTO COM UM ADULTO, FAÇAM O CHAPÉU DE DOBRADURA.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • 1 QUADRADO DE PAPEL DE 60x60 cm

  • TESOURA SEM PONTA

  • COLA

VOCÊS SABIAM?

Personagens


CHICO BENTO MORA NA VILA ABOBRINHA, ONDE ADORA GASTAR SEU TEMPO
NADANDO NO RIO, PESCANDO, DORMINDO NA REDE E BRINCANDO COM OS
SEUS AMIGOS.
TEM UM CARINHO ENORME PELOS ANIMAIS DO SEU SÍTIO, COMO A GALINHA
GISELDA, O PORQUINHO TORRESMO E A VACA MALHADA. PARECE SER UM
LUGAR BEM DIFERENTE A CASA DO CHICO BENTO... VAMOS CONHECER?
VOCÊS VIRAM QUE APARECERAM VÁRIOS ANIMAIS DURANTE O VÍDEO?
VOCÊ SABIA QUE CADA ANIMAL FAZ UM SOM DIFERENTE? VOCÊ SABERIA
IMITAR O SOM DE ALGUM DELES? ENTÃO, CHAME O PAPAI, A MAMÃE OU
ALGUÉM QUE MORE COM VOCÊ PARA BRINCAR DE MÍMICA. 

PARA BRINCAR DE MÍMICA, VOCÊ VAI PRECISAR DE ALGUNS PEDAÇOS DE
PAPEL. VOCÊ PODE ESCREVER, DESENHAR OU MESMO RECORTAR ALGUNS
ANIMAIS (PEÇA AJUDA SE PRECISAR). COLOQUE OS DESENHOS OU OS
NOMES EM UMA CAIXA OU EM UMA SACOLA DE PLÁSTICO. ESCOLHA UM
LOCAL PARA AS PESSOAS SENTAREM (PODE SER A SALA DA SUA CASA
OU MESMO O CHÃO). CADA PARTICIPANTE PEGA UM DESENHO OU UM PAPEL
COM O NOME E NÃO REVELA A NINGUÉM O QUE TIROU. EM SEGUIDA,
POR MEIO DE GESTOS E MOVIMENTOS DO CORPO, REPRESENTE O QUE FOI
SORTEADO E O OUTRO VAI TER QUE ADIVINHAR – DEPOIS, É A SUA VEZ DE
ADIVINHAR. AGORA, ESCOLHA UM BICHINHO E FAÇA UM VÍDEO PARA OS
SEUS AMIGOS ADIVINHAREM QUAL BICHO VOCÊ ESTÁ IMITANDO. VAMOS
VER QUEM VAI CONSEGUIR ADIVINHAR?

PARA CONTINUAR A BRINCADEIRA, QUE TAL A GENTE DANÇAR E BRINCAR
IMITANDO OS ANIMAIS?

VOCÊS SABIAM QUE DESDE 2014, CHICO BENTO É CONSIDERADO O
EMBAIXADOR DA PROTEÇÃO DAS NASCENTES DO PANTANAL E É UM
IMPORTANTE ALIADO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PRESERVAÇÃO
DA NATUREZA E DO PLANETA? 

AGORA CRIANÇAS, VAMOS COMPARTILHAR COM VOCÊS ESSA TIRINHA DO
CHICO BENTO - PEÇA PARA UM ADULTO LER PARA VOCÊS.


Turma da Mônica planta árvores e você pode acompanhar online | CicloVivo

O QUE VOCÊS ENTENDERAM COM ESSA HISTORINHA? ESTAMOS NUMMOMENTO EM
QUE PRECISAMOS PENSAR NA IMPORTÂNCIA DO PLANTIO
DE ÁRVORES. ELAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO,
MANTENDO A UMIDADE DO AR E DAS CHUVAS REGULARES. AS ÁRVORES E
AS PLANTAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A VIDA EM NOSSO PLANETA!
VOCÊ JÁ PLANTOU UMA ÁRVORE? SE JÁ, CONTE PARA NÓS COMO FOI ESSA
EXPERIÊNCIA.
NOSSA PROPOSTA DE ATIVIDADE É OBSERVARMOS O NASCIMENTO E
GERMINAÇÃO DO FEIJÃO. PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE COPO,
ALGODÃO, GRÃO DE FEIJÃO E ÁGUA.
PEÇA PARA A CRIANÇA COLOCAR O ALGODÃO ÚMIDO NO FUNDO DO COPO E
COLOQUE O GRÃO DE FEIJÃO SOBRE O ALGODÃO. DEPOIS, COLOQUE O
COPO EM UM AMBIENTE QUE TENHA LUZ E MANTENHA O ALGODÃO SEMPRE
ÚMIDO PARA OBSERVAR A EVOLUÇÃO DA SEMENTE.
MANDE UMA FOTO PARA SUA PROFESSORA DESSE MOMENTO: QUEREMOS
VER A EVOLUÇÃO DO SEU PÉ DE FEIJÃO! 
EXISTEM OUTRAS COISAS QUE VOCÊS PODEM CONTINUAR FAZENDO AÍ NA

CASA DE VOCÊS PARA PRESERVAR O NOSSO PLANETA...  

E NÃO SE ESQUEÇAM: É MUITO IMPORTANTE QUE CADA UM FAÇA A SUA
PARTE PARA CONTINUARMOS A CUIDAR DO NOSSO PLANETA!!!
BEIJOS E MUITOS ABRAÇOS VIRTUAIS E NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR
AS FOTOS E OS VÍDEOS!!!


05 DE NOVEMBRO

PROFª VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?

NESSA SEMANA VAMOS FALAR DE BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS! TUDO O QUE AS

CRIANÇAS GOSTAM!

VOCÊ CONHECE BILBOQUÊ? JÁ BRINCOU COM ALGUM?


É POR MEIO DA BRINCADEIRA QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVEM HABILIDADES NO

MEIO SOCIAL, EMOCIONAL, COGNITIVO E INTELECTUAL; É ONDE FAZEM DESCOBERTAS,

ESCOLHAS E EXERCEM A AUTONOMIA. BRINCAR É UM DIREITO GARANTIDO NA BNCC.


Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:maxresdefault.jpg


O DUDU, DA TURMA DA MÔNICA, PEGOU UM BILBOQUÊ QUE ERA DO SEU PAI E OLHA O

QUE ACONTECEU!

PEÇA PARA UM ADULTO LER PARA VOCÊ ESSA HISTÓRIA!





E AGORA, O QUE VOCÊ ACHA DE FAZER UM BILBOQUÊ E BRINCAR MUITO COM ELE?

VAMOS PRECISAR DE: 

  • 1 GARRAFA PET DE QUALQUER TAMANHO (COM A TAMPINHA)

  • BARBANTE OU QUALQUER OUTRA FITA

  • PAPEL PARA AMASSAR

  • FITA CREPE OU ADESIVA


CONTEM COMO FOI A BRINCADEIRA! QUERO VER VOCÊS BRINCANDO COM O BILBOQUÊ,

TÁ! MANDEM VÍDEOS... VOU ADORAR!


O BRASIL É O PAÍS COM AS CRIANÇAS MAIS CONECTADAS DO MUNDO.
ELAS TÊM FICADO 161% MAIS TEMPO NAS TELAS DO QUE AO AR LIVRE.
É CLARO QUE A TECNOLOGIA FAZ PARTE DA VIDA DAS CRIANÇAS E PODE
SER MUITO POSITIVA, MAS TAMBÉM É IMPORTANTE VALORIZAR O ESPAÇO
PARA A IMAGINAÇÃO E A CONEXÃO COM O MUNDO SEM O INTERMÉDIO DAS TELAS.


VAMOS APRENDER AGORA UMA NOVA BRINCADEIRA

AMARELINHA

Turma da Mônica unida contra o coronavírus: leia gibis online e muito mais


PARA JOGAR, PRECISA APENAS DOS AMIGOS -  PODE CHAMAR TAMBÉM O PAPAI OU

A MAMÃE! MAS, SE VOCÊ ESTIVER SOZINHO, TAMBÉM DÁ PARA BRINCAR! PEGUE

UMA PEDRINHA, QUE TAMBÉM PODE SER UMA SACOLINHA AMASSADA OU MESMO

UMA CASCA DE BANANA OU DE MEXERICA.

A BRINCADEIRA COMEÇA RISCANDO O CHÃO COM UM CACO DE TIJOLO, UM

PEDAÇO DE GIZ, OU COM UMA FITA CREPE OU MESMO UM GRAVETO SOBRE A TERRA,

DESENHANDO AS CASAS (GERALMENTE QUADRADAS) E NUMERANDO-AS DE UM A DEZ. 

JOGA-SE PULANDO DE UM PÉ SÓ, EXCETO QUANDO HÁ CASAS GRUDADAS, QUE

PERMITAM OS DOIS PÉS AO MESMO TEMPO. O PRIMEIRO DA FILA, LANÇA A PEDRINHA

NA CASA 1 E PULA (NÃO PODE PISAR NA CASA EM QUE ESTÁ A PEDRINHA). NA VOLTA,

APANHA A PEDRINHA E SEGUE PULANDO SEM PISAR NA CASA. SE ACERTAR TODO O

PERCURSO, JOGA NOVAMENTE, LANÇANDO A PEDRINHA NA CASA 2, E ASSIM POR

DIANTE. QUEM ERRA DURANTE A JOGADA, PASSA A VEZ PARA O PRÓXIMO E VAI

PARA O FINAL DA FILA.


 Turma da Mônica | Turma da mônica gibi, Memes turma da monica, Meme da  mônica


ESTAMOS EM CASA JÁ HÁ BASTANTE TEMPO E QUEREMOS SABER QUAIS SÃO AS
BRINCADEIRAS QUE VOCÊS ESTÃO BRINCANDO EM CASA. FAÇA UMA LISTA DESSAS
BRINCADEIRAS EM SEU CADERNO. ESCREVA DO SEU JEITO E, SE QUISER, PODE
DESENHAR. TAMBÉM IREMOS ADORAR VER! MANDE UMA FOTO OU FAÇA UM VÍDEO
PARA A SUA PROFESSORA.



SUGESTÃO DE LEITURA PARA OS PAIS

https://lunetas.com.br/brincar-na-vida-adulta/ 


TURMA: INFANTIL IV -   PROFª VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE

28 de OUTUBRO

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?

VOCÊS VIRAM QUE A TURMA DA MÔNICA CONTINUA PRESENTE EM NOSSAS
ATIVIDADES?
HÁ MAIS DE 60 ANOS, ESSA TURMINHA EXISTE EM NOSSA VIDA. TALVEZ VOCÊS
ESTRANHEM, MAS HOUVE UMA ÉPOCA EM QUE OS GIBIS ERAM SUCESSO ENTRE
AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES. AFINAL, EM MEIO A COMPUTADORES, CELULARES
E TABLETS, AS REVISTINHAS FICAM CADA VEZ MAIS DISTANTES... MAS, SE VOCÊS
PUDEREM, PEGUEM UMA PARA LER: ELAS SÃO MUITO DIVERTIDAS! PEÇA AJUDA PARA
O PAPAI E PARA A MAMÃE - VOCÊS VÃO ADORAR!!
MÔNICA, CEBOLINHA, MAGALI, CASCÃO E TODA A TURMA FORAM CRIADOS POR
MAURÍCIO DE SOUSA. 
SABEMOS MUITAS COISAS SOBRE ELES: QUE O CEBOLINHA PROVOCA A MÔNICA A
TODO O MOMENTO, QUE A MAGALI SENTE FOME O TEMPO TODO, QUE O CASCÃO
TEM PAIXÃO PELA SUJEIRA... MAS, EXISTEM ALGUMAS CURIOSIDADES QUE MUITA
GENTE NÃO SABE E VAMOS CONVERSAR COM VOCÊS EM NOSSAS ATIVIDADES. 


NESSA SEMANA, VAMOS FALAR DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DA TURMA DA MÔNICA!!

Tirinha – 16

ASSISTAM AO VÍDEO PARA DEPOIS MANDAR O SEU PARA PRÔ!

AGORA QUE VOCÊS ASSISTIRAM AO VÍDEO, VEJAM O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!

 ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!

AGORA, VAMOS FALAR DE UM ASSUNTO MUITO LEGAL: BRINQUEDOS!!

BOLA, BONECA, CARRINHO, PETECA, JOGOS, PANELINHAS... A TURMA DA MÔNICA

ADORA BRINCAR!


Portal del Profesor - Lendo tirinhas


A MÔNICA ESTÁ SEMPRE BRINCANDO E SE DIVERTINDO COM TODA A TURMA...

MAS, VOCÊS SABIAM QUE ELA POSSUI UM BRINQUEDO FAVORITO? O COELHINHO

SANSÃO, QUE O CEBOLINHA VIVE TENTANDO PEGAR E DAR NÓS EM SUAS ORELHAS.

E VOCÊS TEM ALGUM BRINQUEDO FAVORITO? ALGUM BRINQUEDO ESPECIAL, QUE

GOSTAM MUITO DE BRINCAR?

VAMOS FAZER UM CONVITE!! PEGUE O BRINQUEDO QUE VOCÊS MAIS GOSTAM E

COLOQUEM EM UM LUGAR PRÓXIMO A VOCÊS E DESENHEM ESSE BRINQUEDO:

TENTEM FAZER TODOS OS DETALHES QUE ESTÃO VENDO. 

VOCÊS PODEM USAR LÁPIS GRAFITE, LÁPIS DE COR, CANETINHA, GIZ DE CERA, TINTA...

O QUE ACHAREM MELHOR. 

DEPOIS, MOSTRE O SEU DESENHO E CONTE PARA OS AMIGOS SOBRE O SEU BRINQUEDO!!! 


OLHA SÓ O QUE O DANADO DO CEBOLINHA ESTÁ DESENHANDO! RSRSR

Tirinha – 10

OS DESENHOS DE OBSERVAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS NOS PROCESSOS DE EVOLUÇÃO

DOS DESENHOS.

ATRAVÉS DE IMAGENS REAIS, AS CRIANÇAS AGUÇAM, AMPLIAM SUAS PERCEPÇÕES VISUAIS E

CONQUISTAM A CAPACIDADE DE APRENDER A OBSERVAR. ELAS PENSAM SOBRE PROPORÇÕES,

FORMAS E CORES ENQUANTO REGISTRAM SUAS IMPRESSÕES.

QUEREMOS VER SEUS DESENHOS E CONHECER SEUS BRINQUEDOS!!! MANDE

FOTO OU UM VÍDEO!! ESTAMOS ANSIOSAS PARA VER VOCÊS!!


VOCÊS SABIAM QUE A COMIDA PREFERIDA DA MAGALI É A MELANCIA? E A SUA
COMIDA PREFERIDA QUAL É? QUE TAL REALIZAR A BRINCADEIRA DE FAZ DE
CONTA DE COMIDINHA? VOCÊ PODE UTILIZAR DIVERSOS MATERIAIS QUE TEM
NA SUA CASA. USE A IMAGINAÇÃO PARA CRIAR A SUA COMIDINHA PREFERIDA.
NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR UM VÍDEO OU FOTO DESTA BRINCADEIRA PARA A
PROFESSORA.

SEGUE UM VÍDEO PARA VOCÊS SE INSPIRAREM:

 

TURMA: INFANTIL IV -   PROFª VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE

21 de OUTUBRO

OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM COM VOCÊS?

PENSAMOS EM ATIVIDADES BEM LEGAIS PARA VOCÊS! UMA GRANDE AVENTURA COM
UMA TURMINHA DO BARULHO!  
MÔNICA, CEBOLINHA, CASCÃO, MAGALI E SUA TURMA VÃO INVADIR, MAIS UMA VEZ,
A SUA SEMANA! VAMOS CONHECER ESSES PERSONAGENS MAIS DE PERTO E
CONHECER SOBRE NÓS MESMOS TAMBÉM! FIQUEM LIGADOS, POIS É SÓ O COMEÇO
DAS ATIVIDADES COM OS PERSONAGENS DO MAURÍCIO DE SOUSA!
A PROFESSORA PREPAROU UM VÍDEO PARA VOCÊS SOBRE OS NOMES COMPLETOS
E OS NOMES DOS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA.

VAMOS ASSISTIR?

AGORA ASSISTAM AO VÍDEO COM OS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA

:

QUAIS VOCÊS MAIS GOSTARAM?
E AGORA, QUERO SABER O NOME COMPLETO DE VOCÊS! ME MANDEM UM VÍDEO, OK ?
DIFICILMENTE, VEMOS OS PERSONAGENS DA “TURMA DA MÔNICA” SENDO CHAMADOS
PELO VERDADEIRO NOME.
VAMOS VER SE VOCÊS SABEM TUDO SOBRE O NOME DOS PERSONAGENS?
CHAME O PAPAI OU A MAMÃE PARA AJUDAR VOCÊS!!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNCr3J--P3gQWWRMpb7TcuID3cnxqItbxuwRS2G6EZwto1j

Q/viewform?usp=sf_link 

E AÍ, COMO FOI? TEVE QUE CHUTAR ALGUM NOME? CONTE PRÁ GENTE COMO FOI!
AH! NÃO SE ESQUEÇA DE CONTAR QUEM ESCOLHEU O SEU NOME!! MANDE UM
VÍDEO CONTANDO QUEM ESCOLHEU SEU NOME!

PARA COMPLETAR AS ATIVIDADES DA SEMANA, PENSAMOS NUM JOGO. VAMOS

CRIAR UM JOGO DA MEMÓRIA DE ALGUNS DOS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA?

O JOGO DA MEMÓRIA CONSISTE EM ACHAR OS PARES IGUAIS DAS FIGURAS VOLTADAS

PARA BAIXO. SERÁ QUE VOCÊS TÊM BOA MEMÓRIA? VAMOS COMEÇAR? VOCÊS VÃO

DESENHAR OS SEGUINTES PERSONAGENS: 

Anjinho | Turma da Mônica Wiki | FANDOM powered by Wikia | Desenho turma da  monica, Desenho da monica, Turma da mônica        evolucao_bidu2 | Bidu turma da monica, Festa junina turma da mônica, Turma  da mônica    Cebolinha (personagem) – Wikipédia, a enciclopédia livre      Lindas Gifs e Imagens: Turma da Monica-Gifs e Png | Desenho turma da monica,  Fotos da mônica, Desenho da monica

ANJINHO                     BIDU               CEBOLINHA           MÔNICA

MATERIAIS: PAPEL, LÁPIS DE COR, CANETINHA, GIZ DE CERA, TESOURA SEM PONTA, COLA.
PRIMEIRO, DESENHE OS SEUS PERSONAGENS NUMA FOLHA DE PAPEL. USEM A
CRIATIVIDADE E LEMBRE-SE: NÃO EXISTE CERTO OU ERRADO... FAÇA DO SEU JEITO!
RECORTE OS SEUS PERSONAGENS E COLE NUM PAPELÃO OU PAPEL MAIS FIRME.
NUM OUTRO PAPELÃO, ESCREVA O NOME DE CADA PERSONAGEM. VIRE TODAS AS
FIGURAS NA MESA, EMBARALHE E TENTE ACHAR OS PARES CORRETOS. ENCONTRE O
DESENHO E O NOME DE CADA PERSONAGEM. 
BOA DIVERSÃO! 
ENVIE UM VÍDEO OU UMA FOTO PARA SUA PROFESSORA! VAMOS ADORAR VER! 

Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:download.jpg

BEIJOS E ABRAÇOS VIRTUAIS!! ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!!

TURMA: INFANTIL IV -   PROFª VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE

07 de OUTUBRO

ESTÁ CHEGANDO O DIA DAS CRIANÇAS! DIA 12 DE OUTUBRO, SEMPRE FOI UM MOMENTO DE MUITA COMEMORAÇÃO EM NOSSA ESCOLA. POR CONTA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, NOSSA ESCOLA PERMANECE FECHADA, MAS NÃO VAI SER POR ISSO QUE VAMOS DEIXAR DE COMEMORAR!!! PENSAMOS EM ALGUMAS ATIVIDADES PARA VOCÊS FAZEREM EM CASA COM SUAS FAMÍLIAS!

VAMOS COMEÇAR COM UMA HISTÓRIA SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS:


TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A TER UMA INFÂNCIA FELIZ!

PENSANDO NA DIVERSÃO DA SEMANA DA CRIANÇA, VAMOS FAZER UMA SLIME!! 

Peça ajuda de um adulto, ok ?

Receita: Slime com sabão em pó e tinta guache

Sim! Para fazer essa receita, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 colher (sopa) de sabão em pó

  • 50 ml de água morna

  • 5 colheres (sopa) de cola branca

  • 1 colher (chá) de tinta guache

  • 4 colheres (sopa) de água boricada

Passo a passo

  1. Misture o sabão em pó com a água morna, até dissolver por completo.

  2. Em outro recipiente, junte a cola branca e a tinta guache, para dar cor à slime. Misture bem com a ajuda de uma colher. Quando a mistura estiver homogênea, adicione a água boricada.

  3. Agora chegou a vez de adicionar, aos poucos, o sabão em pó dissolvido na água morna à mistura colorida. Faça isso até a slime ganhar consistência e desgrudar do pote.

  4. O resultado será uma massa com bastante elasticidade e bem agradável de se manipular.

https://casaefesta.com/como-Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:slime.jpgfazer-slime-caseiro/



FAMÍLIAS: PREPARAR AS ATIVIDADES DO DIA DAS CRIANÇAS É UMA FORMA DIVERTIDA DE CRIAR UM CLIMA TODO ESPECIAL PARA A COMEMORAÇÃO DA DATA. É IMPORTANTE QUE TODOS SE ORGANIZEM NO SENTIDO DE MONTAR UM DIA DE MUITA ALEGRIA PARA A CRIANÇADA, TENTANDO SAIR DA ROTINA, ABRINDO NOVAS OPORTUNIDADES PARA BRINCAR!


A NOSSA SEGUNDA ATIVIDADE É DELICIOSA!!!

VAMOS APRENDER UMA CULINÁRIA BEM GOSTOSA QUE NÃO VAI AO FOGO!


UM DELICIOSO BOMBOM DE LEITE NINHO!!!

INGREDIENTES:

4 XÍCARAS DE LEITE EM PÓ

1 XÍCARA DE CHOCOLATE EM PÓ

2 XÍCARAS DE AÇÚCAR

UM POUCO DE LEITE


APÓS SEPARAR TODOS OS INGREDIENTES VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO E APRENDER COMO

SE FAZ!


NESTA OUTRA PROPOSTA, A BRINCADEIRA SERÁ BEM REFRESCANTE, ÓTIMA PARA SER REALIZADA NAQUELES DIAS DE BASTANTE CALOR. VAMOS FAZER TINTA CONGELADA: PINTAR E DESENHAR. 

SEPARE UMA FORMA DE GELO, COLOQUE TINTA OU CORANTE DENTRO DE UM RECIPIENTE, ACRESCENTE ÁGUA E MISTURE BEM. DEPOIS, É SÓ DESPEJAR DENTRO DAS FORMINHAS E LEVAR AO CONGELADOR.

QUANDO ESTIVER PRONTA, ESPALHE FOLHAS DE PAPEL EM LOCAL QUE A CRIANÇA POSSA DESENHAR COM O GELO. COMO FOI ESSA ATIVIDADE? MANDE UM ÁUDIO CONTANDO. VOCÊ TAMBÉM PODE ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA UMA FOTO OU VÍDEO DESSE MOMENTO.

                        tinta_gelo5

NESTE ANO, VAMOS PASSAR O “DIA DAS CRIANÇAS” SEPARADOS POR UM FIO INVISÍVEL, MAS VAMOS CONTINUAR CONECTADOS! 

APROVEITEM BEM O SEU DIA E SE DIVIRTAM MUITO!! NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR MUITAS FOTOS!!!


MUITOS BEIJOS E ABRAÇOS VIRTUAIS!!!!

                    

30 DE SETEMBRO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE


OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?

O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO TEM ANUNCIADO A REDUÇÃO

SIGNIFICATIVA NO NÚMERO DE NOVOS CASOS E MORTES NA CAPITAL

PAULISTA, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE TEMOS QUE PARAR DE NOS

CUIDAR! O USO DE MÁSCARA, MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL,

LAVAR MUITO BEM AS MÃOS, ENTRE OUTRAS COISAS, SÃO MEDIDAS

NECESSÁRIAS PARA CONTINUARMOS LUTANDO CONTRA A COVID 19.

E A TURMA DA MÔNICA VEIO NOS AJUDAR NESSA LUTA!!!



SEM ABRAÇO, SEM BEIJINHO, SEM APERTO DE MÃO...

PARA TODOS FICARMOS BEM, TEMOS QUE CONTINUAR NOS CUIDANDO!!

VAMOS LER AS ORIENTAÇÕES QUE O MAURÍCIO DE SOUSA E SUA TURMA

FIZERAM - PEÇA AJUDA PARA O PAPAI OU PARA A MAMÃE!


TODAS ESSAS AÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA CONTINUARMOS BEM!

ATÉ O CASCÃO LAVOU AS MÃOS!!!

https://globoplay.globo.com/v/8458908/ 

VIU SÓ! ESTAMOS TODOS NA LUTA CONTRA O CORONA VÍRUS!! AGORA É A

SUA VEZ DE AJUDAR NESSA LUTA!

ESCOLHA UMA DESSAS AÇÕES E GRAVE UM VÍDEO MOSTRANDO PARA OS

SEUS AMIGOS COMO ELES DEVEM SE PROTEGER... QUEREMOS VER MUITOS

VÍDEOS!!

É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS CONTINUEM SE CUIDANDO!


AGORA VAMOS DESENHAR UM POUCO?


DESENHE VOCÊ E SUA FAMÍLIA USANDO AS MÁSCARAS DE PROTEÇÃO CONTRA

O CORONA VÍRUS, DEPOIS ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES NO DESENHO

E MANDE PARA SUA PROFESSORA! CAPRICHEM!

A PROFESSORA FEZ UM DESENHO PARA VOCÊS TEREM IDEIA!

PRIMEIRO, DESENHEI O ROSTO BEM GRANDE NA FOLHA DEIXANDO UM ESPAÇO

EMBAIXO, PARA DEPOIS DOBRAR ESSE PEDAÇO E FAZER A MÁSCARA.

Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:0d87d58b-f1ef-455a-86cb-63c8682a337b.jpgMac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:831f7399-8ba1-4ca5-ad74-e88f323b2b64.jpg

A MÔNICA E O CEBOLINHA TAMBÉM ESTÃO USANDO MÁSCARAS!! VAMOS VER?

Turma da Mônica ensina sobre importância de máscaras e distanciamento social


AGORA, VAMOS ASSISTIR A UM DESENHO DA TURMA DA MÔNICA TOY.

NESTE EPISÓDIO DA TURMA DA MÔNICA, CADA MOVIMENTO É UM FLASH!

VOCÊCOSTUMA TIRAR SELFIE? SELFIE É UMA FOTOGRAFIA QUE UMA

PESSOA TIRADE SI MESMA. NOSSA PROPOSTA É QUE VOCÊ TIRE UMA SELFIE

USANDO A SUAMÁSCARA, QUE NESSE MOMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA

NOS PROTEGER.

VAMOS FICAR MUITO FELIZES EM RECEBER A SUA FOTO!!!

BEIJINHOS VIRTUAIS


23 DE SETEMBRO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE


FAMÍLIA E ESCOLA: JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES!!!


AS CRIANÇAS TÊM CEM LINGUAGENS! 


QUANTO MAIOR FOR A GAMA DE OPORTUNIDADES, MAIORES SERÃO

AS POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PELAS

CRIANÇAS!


DESCOBRIR


APRENDER


PESQUISAR


BRINCAR


DESENHAR


AS CRIANÇAS SENDO PROTAGONISTAS DE SUAS DESCOBERTAS!!


A NOSSA CASA TEM SIDO UM ESPAÇO CONSTANTE PARA GARANTIR O

DIREITO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS! ESTAMOS CONSTRUINDO

GRANDES MEMÓRIAS JUNTOS!

TEMOS UM GRANDE DESAFIO: CONTINUAR TRANSFORMANDO A NOSSA

CASA

NUM AMBIENTE DESAFIADOR PARA AS CRIANÇAS. PENSANDO NISSO,

NESSA

SEMANA VAMOS PROPOR ATIVIDADES PARA AUXILIAR NA

AUTONOMIA.


ASSISTAM, JUNTO COM AS CRIANÇAS, A ESSE CURTA-METRAGEM:

PIPER: DESCOBRINDO O MUNDO



PIPER: DESCOBRINDO O MUNDO” CONTA A HISTÓRIA DE UM PEQUENO

PASSARINHO CHAMADO PIPER. O SIMPÁTICO PERSONAGEM, LOGO NOS

PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA, SE DEPARA COM O DESAFIO DE GANHAR

AUTONOMIA PARA CONSEGUIR ALIMENTO E SOBREVIVER. O CENÁRIO É UMA

PRAIA, ONDE VIVEM MUITAS OUTRAS AVES BEM MAIORES, E ELE PRECISA

APRENDER A ANDAR COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS. É AÍ QUE ENTRA EM CENA A

PERSONAGEM CENTRAL DO FILME, A MÃE, BUSCANDO MOSTRAR O SUTIL

EQUILÍBRIO ENTRE O CUIDADO E O EXCESSO DE PROTEÇÃO. AFINAL, ERRAR, CAIR

E LEVANTAR SÃO PROCESSOS NATURAIS DO DESENVOLVIMENTO, MAS É PRECISO

TER LIBERDADE E UMA BASE DE SEGURNÇA E AFETO PARA PASSAR POR ISSO DE

FORMA PLENA E SAUDÁVEL. FONTE: CATRACA LIVRE


A AUTONOMIA É A HABILIDADE DO FAZER SOZINHO PARA SI E PARA OS OUTROS.

A AUTONOMIA SE APRENDE COM OS OUTROS E SE DESENVOLVE ATRAVÉS

DAS DISTINTAS PRÁTICAS DIÁRIAS.

POR ISSO, FICA O ALERTA: VAMOS DAR OPORTUNIDADE PARA AS CRIANÇAS

REALIZAREM TAREFAS SOZINHAS! PENSAMOS, CUIDADOSAMENTE, EM ALGUMAS

ATIVIDADES DO DIA A DIA QUE DEVEM SER PREPARADAS PELO ADULTO E

REALIZADAS PELAS CRIANÇAS, RESPEITANDO O TEMPO DE CADA UM.

PENSANDO EM AUTONOMIA, EM FAZER SOZINHO, A PROFESSORA VAI ENSINAR

VOCÊS A AMARRAR O TÊNIS. MAS, PRECISAMOS TREINAR BASTANTE!

PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA FAZER A PRIMEIRA PARTE DA ATIVIDADE:

VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA CAIXA DE OVOS VAZIA, UM CADARÇO E ALGO

PARA FURAR A CAIXA DE OVOS.


E MEMORIZE ESSA HISTORINHA:

VOCÊ PEGA AS DUAS PONTINHAS, JUNTA AS PONTINHAS E CRUZA A MÃO.

AÍ, UMA PONTINHA VAI EMBOLAR POR BAIXO DA OUTRA PARA FORMAR

UM NOZINHO. ENTÃO, VEIO UM COELHINHO E PASSARAM NELE UMA

GRAVATINHA; ELE ENTROU NA CASINHA E FORMOU- SE UM LACINHO.


AGORA ASSISTA AO VÍDEO QUE VAI FICAR BEM FÁCIL!



Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:brincar-ajuda-a-aprender-a-dar-o-laco-no-cadarco-processo.jpg


OUTRA FORMA DA CRIANÇA ADQUIRIR AUTONOMIA É APRENDER A SE

VESTIR SOZINHA!!

VAMOS DAR ALGUMAS DICAS:

1- ESCOLHA ROUPAS QUE FACILITEM O APRENDIZADO; 

2- OFEREÇA DICAS BEM PRÁTICAS;

3- MOSTRE, POR EXEMPLO, ONDE FICA A ETIQUETA E EXPLIQUE QUE ELA

DEVE FICAR SEMPRE PARA TRÁS;

4- EXPLIQUE QUE, EM ALGUMAS OCASIÕES, VOCÊ TERÁ QUE AJUDAR.

VOCÊ PODE EXPLICAR PARA ELE(A) QUE QUANDO ESTIVEREM ATRASADOS

PARA ALGUM COMPROMISSO, É PRECISO QUE VOCÊ O AJUDE A SE VESTIR.


AGORA, O NOSSO GRANDE DESAFIO!!! QUE TAL ESCOLHER UMA ROUPA

BEM BONITA PARA VOCÊ COLOCÁ-LA SOZINHO(A). NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR

UMA FOTO E MANDAR PRÁ GENTE. VAMOS ADORAR VER COMO VOCÊ FICOU!!

VOCÊ PODE TAMBÉM GRAVAR UM VÍDEO E CONTAR COMO FOI A

SUA EXPERIÊNCIA.


FAMÍLIA: VAMOS VALORIZAR AS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS!


SABE AQUELA BAGUNÇA QUE AS CRIANÇAS FAZEM QUANDO ESTÃO BRINCANDO?

COMO PODEMOS AJUDÁ-LAS A SE ORGANIZAREM? ÀS VEZES, OS MOMENTOS

DE GUARDAR OS BRINQUEDOS PODEM SER UM DESAFIO PARA PAIS E FILHOS.

QUE TAL PROPORMOS ESSE MOMENTO DE UMA MANEIRA LÚDICA? ATRAVÉS

DE MÚSICAS E ESTÍMULOS, PODEMOS FAZER DESSE MOMENTO MAIS

UMA BRINCADEIRA PARA AS CRIANÇAS. A SANDRA PERES, DO GRUPO

PALAVRA CANTADA, GRAVOU UMA MÚSICA BEM BACANA PARA ESSE MOMENTO.

QUE TAL FAZEREM UM VÍDEO OU FOTO MOSTRANDO ESSE MOMENTO DE

GUARDAR OS BRINQUEDOS? 


Toys Away!           Mamãe na Ponta Verde: Responsabilidades: Guardar os Brinquedos



SUGESTÃO DE LEITURA PARA AS FAMÍLIAS: CLIQUE AQUI


15 DE SETEMBRO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE


OLÁ, CRIANÇAS!!!


CONTINUAMOS DISTANTES, PORÉM CONECTADOS E QUEREMOS AGRADECER

TODO O COMPROMETIMENTO E CARINHO COM AS NOSSAS PROPOSTAS!

NÃO TEMOS, POR ENQUANTO, O ESPAÇO DA NOSSA ESCOLA, MAS A CASA

DE VOCÊS TEM SIDO UM ESPAÇO CONSTANTE PARA AS VIVÊNCIAS,

EXPERIÊNCIAS, INVESTIGAÇÕES E BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS!!

NESSA SEMANA, AS ATIVIDADES ESTÃO RECHEADAS DE ELEMENTOS PROVOCATIVOS

PARA “DESPERTAR” OLHARES PARA OS ELEMENTOS DA NATUREZA!!!

“POR MEIO DA IMAGINAÇÃO ANCORADA NO VIVO A CRIANÇA CRIA VÍNCULOS E

ENTENDE O QUANTO O MUNDO É INTERESSANTE, PODE SER APRENDIDO E

PODE FAZER PARTE DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA”. (ANA CAROL

THOMÉ E RITA MENDONÇA).

A NOSSA ATIVIDADE SERÁ COM MATERIAIS DA NATUREZA, QUE VÃO

PODER SER EXPLORADOS DE DIVERSAS FORMAS.

JÁ FIZEMOS TINTA COM TERRA, LEMBRAM?

HOJE, VAMOS PEGAR ALGUMAS FOLHAS QUE CAÍRAM DAS ÁRVORES E FAZER UMA

LINDA ARTE!!

QUANTO MAIS FOLHAS VOCÊ TIVER, MAIS POSSIBILIDADES!

ESCOLHAM AS FOLHAS E MONTEM O QUE DESEJAREM - USEM O CADERNO PARA

COLAR AS FOLHAS, VAI FICAR LINDO!



AGORA, FAREMOS UM NOVO CONVITE A VOCÊS:


VAMOS BRINCAR?


PRIMEIRO, VAMOS PRECISAR QUE VOCÊS COLETEM GRAVETOS, DE TODOS OS

TAMANHOS E FORMATOS. SABE AQUELE NOVELO DE LÃ QUE A MAMÃE NÃO

USA MAIS? VAMOS PRECISAR DELE AGORA (SE VOCÊ TIVER VÁRIAS CORES VAI

SER MUITO MAIS DIVERTIDO!).

COM A LÃ E O GRAVETO CONSEGUIMOS CRIAR FORMAS INFINITAS, É SÓ DEIXAR

A SUA CRIATIVIDADE E A SUA IMAGINAÇÃO A FLORAREM. VOCÊS VÃO

CONECTANDO OS GRAVETOS COM OS BARBANTES E CRIANDO; DÁ PRA

CRIAR UMA INFINIDADE DE COISAS!!!





OFEREÇA ÀS CRIANÇAS OPORTUNIDADES QUE PROPICIEM O EXERCÍCIO DA

IMAGINAÇÃO, DA CRIATIVIDADE. OPORTUNIDADES DE CRIAR SEUS PRÓPRIOS

BRINQUEDOS, FEITOS COM MATERIAIS DA NATUREZA E QUE POSSAM SER EXPLORADOS DE DIVERSAS FORMAS. UMAINFÂNCIA RICA EM VIVÊNCIAS SENSORIAIS E LÚDICAS.


AGORA, O NOSSO ÚLTIMO DESAFIO!!


VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE UTILIZANDO PEDRAS? VOCÊ PODERÁ CRIAR

FORMAS E DESENHOS NO CHÃO. SEPARE ALGUMAS PEDRAS E ESCOLHA UM LOCAL

PARA ESPALHAR: PODE SER SOBRE UM LENÇOL ANTIGO, PARA FACILITAR A

LIMPEZA DEPOIS. VOCÊ TAMBÉM PODE PINTAR AS PEDRAS E CRIAR BICHINHOS,

DEIXÁ-LAS BEM COLORIDAS E FAZER UM JOGO.

USE A CRIATIVIDADE E NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR UMA FOTO DA SUA CONSTRUÇÃO. FICAREMOS FELIZES EM VER!

UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!! ESTAMOS ESPERANDO AS FOTOS E OS VÍDEOS DAS

ATIVIDADES!!!

09 DE SETEMBRO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE


OI CRIANÇAS TUDO BEM COM VOCÊS? HOJE VAMOS CONHECER UMA HISTÓRIA

MUITO LEGAL!!

A HISTÓRIA DE UMA MENINA, QUE TINHA UM SONHO: ALCANÇAR AS ESTRELAS!

CHAME A MAMÃE OU O PAPAI PARA CONTAR ESSA HISTÓRIA PARA VOCÊS!!


https://www.euleioparaumacrianca.com.br/livros/a-menina-das-estrelas/ 


AGORA QUE VOCÊS JÁ CONHECERAM A HISTÓRIA E A PERSONAGEM, QUEREMOS

SABER QUAL É A PROFISSÃO QUE VOCÊS MAIS GOSTAM? QUE TAL VOCÊS SE

FANTASIAREM DESTA PROFISSÃO? USEM A IMAGINAÇÃO PARA CRIAR A FANTASIA E

NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR UMA FOTO PARA COMPARTILHARMOS.


A criatividade, o reaproveitamento, a brincadeira de fazer junto, de ser o  que você quiser ser, t… | Fantasias caseiras, Fantasias infantis, Fantasias  para crianças

10+ Melhores Ideias de Fantasia de profissoes em 2020 | fantasia de  profissoes, fantasias, fantasias infantis

profissões-educação-infantil-9 - Colégio Certus


É MUITO LEGAL SE FANTASIAR NÉ? SERÁ QUE TEREMOS ALGUM ASTRONAUTA EM

OSSA TURMA?

AGORA, TEMOS UMA NOVA PROPOSTA PARA VOCÊS: VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO DA

PRÔ VERUSKA E VER A NOSSA PRÓXIMA ATIVIDADE!! 



https://pixabay.com/pt/illustrations/aquarela-arte-pintura-tinta-mancha-2168711/ 


A NOSSA PRÓXIMA ATIVIDADE SERÁ A CONSTRUÇÃO DE UMA LUNETA.

VOCÊ PODERÁ OBSERVAR A NOITE OU O DIA DA JANELA DA SUA CASA.

É MUITO SIMPLES A SUA CONSTRUÇÃO! VOCÊ PRECISARÁ DE:

1 ROLO DE PAPEL TOALHA OU DE PAPEL HIGIÊNICO, PAPEL CELOFANE E TINTA,

OU PAPEIS COLORIDOS.

COMO FAZER: PINTE OS ROLOS DE PAPEL TOALHA DA COR QUE VOCÊ PREFERIR,

COLOQUE PAPEL CELOFANE COLORIDO, PARA DAR EFEITO DE LUNETA.


  

FONTE:http://sucatinhadeluxo.blogspot.com.br/2011/06/oficina-de-lunetas-e-caca-ao-tesouro-na.html


FAMÍLIA


OLHE PELA JANELA E INSTIGUE AS CRIANÇAS COM PERGUNTAS.

- O QUE VOCÊ VÊ NO CÉU?

- CADÊ A LUA?

- AQUELA NUVEM DESENHADA PARECE COM O QUÊ?

NÃO SE ESQUEÇA DE FILMAR AS NARRATIVAS INFANTIS!!!


OLHANDO PARA O CÉU, ACHO QUE VI ALGUMAS ESTRELAS PISCAREM...

SERÁ QUE ELAS PISCAM MESMO? VAMOS ASSISTIR UM DESENHO DA LUNA

PARA ENTENDER MELHOR ESSA HISTÓRIA. ELAS PISCAM OU NÃO PISCAM?



GOSTARAM DO DESENHO DA LUNA? PODEMOS APRENDER VÁRIAS COISAS

SOBRE OS PLANETAS, ESTRELAS, SISTEMA SOLAR...

VOCÊS SABIAM QUE EXISTE UM LUGAR CHAMADO PLANETÁRIO? ELE FAZ

PROJEÇÕES DO CÉU ESTRELADO, DOS PLANETAS, DO SOL E DA LUA.

POR CONTA DA PANDEMIA, TODOS OS PLANETÁRIOS ESTÃO FECHADOS,

MAS NO DIA 22 DE SETEMBRO, VAMOS PODER MATAR A SAUDADE! VAI TER

UMA SESSÃO VIRTUAL GRATUITA E TRANSMITIDA AO VIVO PELO YOUTUBE.

A SESSÃO TERÁ UMA DURAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 30 MINUTOS.


ANOTE NA SUA AGENDA: TERÇA DIA 22 !!


http://www.planetarios.org.br/sessaovirtual


02 DE SETEMBRO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE


OLÁ CRIANÇAS TUDO BEM? NOSSA ATIVIDADE DESTA SEMANA É SOBRE OS NÚMEROS. VAMOS CANTAR A MÚSICA DOS INDIOZINHOS E DESCOBRIR QUANTOS ESTAVAM DENTRO DO BOTE? 


FAMÍLIA: PEÇA PARA A CRIANÇA IR ACOMPANHANDO COM O DEDO ENQUANTO

RECITA OU CANTA A MÚSICA.


OS INDIOZINHOS


1, 2, 3  INDIOZINHOS

4, 5, 6  INDIOZINHOS

7, 8, 9  INDIOZINHOS

10   NUM PEQUENO BOTE

 

VINHAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO, 

QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU

E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS

QUASE, QUASE VIROU... MAS NÃO VIROU!

       


AGORA TEMOS UM DESAFIO PARA VOCÊS!!

VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO DA PRÔ VERUSKA E VER COMO É A PRÓXIMA ATIVIDADE!!!



VOCÊS JÁ JOGARAM BOLICHE?

ESSA É A NOSSA SUGESTÃO DE JOGO DA SEMANA!



PASSE ALGUMAS SEMANAS JUNTANDO GARRAFAS PET DE ÁGUA, SUCO OU

REFRIGERANTE, QUE SÃO CONSUMIDAS NA SUA CASA.

JUNTE PELO MENOS CINCO GARRAFAS. SE VOCÊ QUISER, PODE ENFEITÁ-LAS COM

FITA COLORIDA, TINTA, PAPEL. 

QUANDO AS GARRAFAS ESTIVEREM PRONTAS, BASTA ARRUMÁ-LAS, PEGAR UMA

BOLA (CASO VOCÊ NÃO TENHA UMA BOLA, FAÇA UMA DE MEIA OU MESMO UMA

BOLA DE PAPEL).

AGORA, É SÓ DERRUBAR AS GARRAFAS E ARREMESSAR A BOLA. CONTE AS

GARRAFAS QUE VOCÊ DERRUBOU E REGISTRE. 

VOCÊ PODE UTILIZAR NÚMEROS OU MESMO RISQUINHOS (PARA CADA GARRAFA

DERRUBADA FAÇA UM RISQUINHO).

FAÇA UMA COMPETIÇÃO EM CASA. MONTE UM CARTAZ PARA MARCAR A

PONTUAÇÃO. GANHA QUEM FIZER O MAIOR NÚMERO DE PONTOS.



Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/HNDPTESBC-3071751/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=1598191">HNDPTESBC</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=1598191">Pixabay</a>


26 DE AGOSTO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?

NESSA SEMANA VAMOS APRENDER UMA PARLENDA. 

VOCÊS CONHECEM A PARLENDA DO “SUCO GELADO”?


SUCO GELADO

CABELO ARREPIADO

QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO?


A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z




ORIENTAÇÃO AOS PAIS:

NA INFÂNCIA, APRENDEMOS VÁRIOS “VERSINHOS” QUE ACABAMOS DECORANDO. MUITOS DELES SÃO PARLENDAS. ESSE TIPO DE TEXTO É ÚTIL NA COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS PARA RELACIONAR A FALA E A ESCRITA. LEIA COM A CRIANÇA, INDICANDO COM O DEDO ONDE ESTÃO LENDO. DEPOIS, PEÇA QUE ELA INDIQUE TAMBÉM. 

FAÇA BRINCADEIRAS COM A MÚSICA: COM AS MÃOS OU MESMO PULANDO CORDA.


https://youtu.be/AkL5aD68eJ0 


RECITANDO ESSA PARLENDA DEU UMA VONTADE DE FAZER UM SUCO DE VERDADE!!! VAMOS FAZER A RECEITA DO SEU SUCO PREFERIDO? FAÇA A RECEITA COM SUA FAMÍLIA E MONTE O NOME DA FRUTA ESCOLHIDA NO SEU CADERNO. ENVIE PARA NÓS UMA FOTO OU VÍDEO DA SUA ATIVIDADE. FICAREMOS FELIZES EM VER! 


SUCO DE LARANJA


INGREDIENTES: UMA DÚZIA DE LARANJAS; ÁGUA, AÇÚCAR E GELO A GOSTO.

MODO DE FAZER: 

LAVE AS LARANJAS, ESPREMA. COLOQUE ÁGUA EM UMA JARRA, ADOCE. ADICIONE GELO A GOSTO E SIRVA.


Jarra de Vidro para Suco e Agua 1,5 Litros Bojuda nas americanas                           Desenho de Colher para Colorir - Colorir.com                Laranja

               ÁGUA          COLHER DE AÇÚCAR   +    LARANJAS


                 


JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE SUCOS E FRUTAS, QUE TAL FAZERMOS UM POUCO DE ARTES?

VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR EM NATUREZA MORTA? QUE COISA ESTRANHA, NÉ?

MAS, A NATUREZA MORTA É UM TIPO DE PINTURA QUE REPRESENTA DE MANEIRA REALISTA (BEM PARECIDO COM O REAL) FRUTAS, FLORES, OBJETOS USADOS DENTRO DE CASA.

HOJE VAMOS OBSERVAR E CONHECER 2 OBRAS DO GÊNERO NATUREZA MORTA!!


VAMOS OBSERVAR ESSAS OBRAS?


QUAIS FRUTAS ESTÃO REPRESENTADAS NA OBRA?


QUEM GOSTA DE FRUTAS? QUEM CONHECE PÊSSEGO OU AMEIXA? QUAL SUA

FRUTA PREFERIDA?


QUE CORES SÃO OS PÊSSEGOS REPRESENTADOS NA IMAGEM?


E AS AMEIXAS? EXISTEM AMEIXAS VERMELHAS E PRETAS...


TEM OUTRAS FRUTAS NA IMAGEM?


EM QUE LUGAR ESSAS FRUTAS ESTÃO? NO CHÃO? SOBRE A MESA? NUMA BANDEJA?


QUE FORMATO TEM ESSA BANDEJA?


VEMOS SOMENTE FRUTAS?


AGORA, UTILIZANDO A MASSINHA DE MODELAR, REPRESENTE A

IMAGEM QUE OBSERVAMOS  E MANDE UMA FOTO PARA PROFESSORA!!

ESTAREMOS ESPERANDO!!




PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE


NESSA SEMANA, VAMOS CONTINUAR AS ATIVIDADES COM O NOME. VOCÊS

CONHECEM A MÚSICA “A CANOA VIROU”?


VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO DA PROFESSORA VERUSKA:

AGORA QUE VOCÊS FIZERAM A CANOA NO CADERNO, VAMOS

PROPOR UM GRANDE DESAFIO!

VOCÊS SABEM COM QUE LETRA COMEÇA O NOME DE VOCÊS?

O MEU COMEÇA COM A LETRA R.

ROSANGELA

VAMOS FAZER UMA GRANDE CAÇADA!!! PROCUREM NA SUA CASA OBJETOS QUE

COMEÇAM COM A LETRA INICIAL DO SEU NOME. VAMOS VER QUEM

CONSEGUE ENCONTRAR O MAIOR NÚMERO DE OBJETOS!!! 





OLHEM SÓ O QUE EU ENCONTREI NA MINHA CASA!


  1. RELÓGIO

  2. RODO

  3. RALADOR

  4. RÁDIO

  5. RAQUETE


VAMOS VER QUEM CONSEGUE ENCONTRAR MAIS COISAS? ESPERO A FOTO DE VOCÊS!!!


VOCÊS JÁ SABEM ESCREVER O NOME DE VOCÊS...  AGORA, QUE TAL MONTAR O NOME DE SEUS FAMILIARES? PEÇA PARA UM ADULTO TE AJUDAR. NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR UMA FOTO... IREMOS ADORAR VER!





12 DE AGOSTO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE


OI, CRIANÇAS!!


VAMOS COMEÇAR A TRABALHAR COM LEITURA E ESCRITA?E, PARA COMEÇAR,VAMOS USAR O NOSSO NOME!

PERGUNTE A SEUS PAIS PORQUE ESCOLHERAM ESSE NOME PARA VOCÊS...

DEPOIS, ME CONTEM NO WHATSAPP, VOU

ADORAR SABER!


AGORA, VAMOS FAZER UMA PLAQUINHA COM O NOME DE VOCÊS! 

LEMBRAM QUE VOCÊS TINHAM UMA PLAQUINHA NA SALA

DE AULA E BRINCAMOS VÁRIAS VEZES COM ELA?


ENTÃO, VAMOS LÁ! CHAME UM ADULTO PARA FAZER JUNTO COM VOCÊ!

A PLAQUINHA PRECISA SER COM LETRA GRANDE, MAIS OU MENOS COM

4 CM (O TAMANHO DAS LETRAS ) E UM ESPAÇO ENTRE ELAS (LETRAS)

VERUSKA

DEPOIS DE PRONTA, LEIA O SEU NOME VÁRIAS VEZES APONTANDO

COM O DEDINHO LETRA POR LETRA!

VAMOS MONTAR SEU NOME?

JUNTE TAMPINHAS DE DANONE OU DE GARRAFA, NA QUANTIDADE DE LETRAS DO SEU NOME. BRINQUE DE MONTAR E DESMONTAR. 

                    

Alfabeto móvel feito com tampinha pet | Pra Gente Miúda


AGORA QUE VOCÊ CONSEGUIU MONTAR O SEU NOME, VAMOS TENTAR

COPIÁ-LO? PEGUE UM PEDAÇO DE PAPEL E VAMOS BRINCAR DE COLOCAR

SEU NOME EM COISAS IMPORTANTES, COMO NA SUA CAMA.

NÃO ESQUEÇA DE MANDAR UMA FOTO PARA A SUA PROFESSORA MOSTRANDO

COMO FICOU!!


ATIVIDADE AUTORRETRATO


HOJE, VAMOS NOS DESENHAR, MAS DE UMA MANEIRA DIFERENTE. PARA

FAZER ESSE DESENHO VOCÊ VAI PRECISAR DE UM ESPELHO E

UM BATOM QUE A MAMÃE NÃO USA MAIS.

OLHE COMO VOCÊS SÃO, OBSERVEM OS CABELOS, OLHOS, BOCA, NARIZ,

SOBRANCELHA...USE O BATOM E COMECE A DESENHAR NO ESPELHO. 



APÓS FAZER SEU DESENHO, NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER O SEU NOME

QUANDO TERMINÁ-LO. USE A SUA PLAQUINHA PARA AJUDAR A LEMBRAR

DA SEQUÊNCIA DAS LETRAS.


DICA: O BATOM SAI MUITO FÁCIL DO ESPELHO É SÓ PASSAR UM PANO OU

UM PAPEL COM UM POUCO DE ÁLCOOL OU PASSAR LENÇO UMEDECIDO. 

TIRE FOTO DA SUA OBRA DE ARTE E MANDE PARA SUA PROFESSORA. 


05 DE AGOSTO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE

OI, TURMINHA!


NESSA SEMANA VAMOS FALAR SOBRE O MEDO.

VAMOS OUVIR A MÚSICA “TÔ COM MEDO”, DO TIQUEQUÊ:

ORIENTAÇÕES AOS PAIS:

LEIA EM VOZ ALTA PARA SEU FILHO MOSTRANDO PALAVRA POR

PALAVRA. ACOMPANHE ESSA LEITURA COM O DEDO PARA QUE ELE

PERCEBA QUE O QUE PODEMOS FALAR PODE SER ESCRITO TAMBÉM.


TÔ COM MEDO - Tiquequê


VAI CHEGANDO AQUELE HORÁRIO

PAPAI E MAMÃE VÊM ME CHAMAR

CORRO E ME ESCONDO NO ARMÁRIO

JÁ TA NA HORA DE DEITAR

 

PEGO E TIRO A PILHA DO RELÓGIO

PARA O TEMPO NÃO PASSAR

VOU ATÉ O ESCRITÓRIO

PAPAI PRECISO CONVERSAR

 

PAPAI, TÔ COM MEDO

TEM UM BICHO DO LADO DO ESPELHO

É A LUMINÁRIA COM SEU MACACÃO

 

RESOLVIDO ESTE PROBLEMA

VOU PRO BANHO ME LAVAR

OLHO PRO CÉU E CONTO ESTRELAS

HOJE É NOITE TEM LUAR

 

DESÇO PRA TOMAR MEU LEITE

PARO NA SALA DE ESTAR

VEJO UMA SOMBRA NA PAREDE

PAPAI, VEM AQUI ME AJUDAR

 

PAPAI TÔ COM MEDO

TEM UM BICHO ATRÁS DO BRINQUEDO

FILHA VEJA BEM

É A FRALDA E A CHUPETA DO NENÉM

 

VOU DORMIR COM A PORTA ABERTA

PRA QUALQUER COISA EU CHAMAR

PAPAI, A LUZ PODE FICAR ACESA?

SE NÃO ACHO QUE NÃO VOU AGUENTAR....


QUEM TE SALVA QUANDO VOCÊ TEM MEDO?


CONTE PARA SEUS AMIGOS E PARA A PROFESSORA, NO WHAATSAPP!


AGORA, VAMOS DESENHAR? MAS, HOJE VOCÊ DEVERÁ ENCARAR O ESCURO!


ESCOLHA UM LUGAR BEM ESCURO E USE UMA LANTERNA PARA AJUDAR

VOCÊ A FAZER SEU DESENHO! CONTE, DEPOIS: COMO VOCÊ SE SENTIU

NESSA ATIVIDADE?


AGORA, CRIANÇAS, QUEREMOS SABER QUAL DESSES PERSONAGENS TE DÁ MEDO?

                            

      C:\Users\lucia\OneDrive\Imagens\baixados.jpg                   BRUXA

C:\Users\lucia\OneDrive\Imagens\desenhos-animados-pequeno-dragao-isolado-no-fundo-branco_29190-4718.jpg                                DRAGÃO





C:\Users\lucia\OneDrive\Imagens\1948a9abf8dd8a4a8df9212ae7cca0a5.png                                LOBO




C:\Users\lucia\OneDrive\Imagens\monstro-feliz-dos-desenhos-animados-monstro-peludo-cor-de-rosa-de-dia-das-bruxas-do-vetor-75922678.jpg                        MONSTRO



COMPARTILHE SUA RESPOSTA EM NOSSO GRUPO DE WHATSAPP OU ENVIE

UMA FOTO PARA O FACEBOOK OU BLOG. VOCÊ PODE FAZER UM

DESENHO DO PERSONAGEM TAMBÉM.


29 DE JULHO

PROFª VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE


OI, TURMINHA!


NESSA SEMANA VAMOS FALAR DE SAUDADE!

VOCÊ SENTE OU JÁ SENTIU SAUDADE DE ALGUÉM OU DE ALGUMA COISA?

FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO DO QUE OU DE QUEM VOCÊ SENTE OU SENTIU SAUDADE E MOSTRE PARA PROFESSORA E SEUS AMIGOS PELO WHATSAAP.

SE PREFERIR, GRAVE UM VÍDEO FALANDO DO SEU DESENHO... VAI SER LEGAL TAMBÉM!


EU VOU CONTAR PARA VOCÊS DO QUE ESTOU SENTIDO SAUDADE!


AGORA OUÇA ESSA MÚSICA! NÓS ADORAMOS!


SABEMOS QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO MUITA SAUDADE DA ESCOLA...

MANDE UM RECADO PARA SEUS AMIGOS PELO WHATSAAP OU PELO FACEBOOK, ELES VÃO AMAR E A NOSSA SAUDADE PODE DIMINUIR - O QUE ACHA?


BEIJOS VIRTUAIS!

15 DE JULHO

PROFª VERUSKA, ROSÂNGELA E LUCIENE

TRABALHANDO SENTIMENTOS: RAIVA
NESSA SEMANA, VAMOS TRABALHAR EM CONJUNTO: VAMOS FALAR SOBRE OS NOSSOS SENTIMENTOS... PARA COMEÇAR, VAMOS CONVERSAR SOBRE O SENTIMENTO DA RAIVA. 
VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO DA PRÔ VERUSKA.



A AUTORA JANAÍNA TOKITAKA CONTA A HISTÓRIA DE PEDRO, UM MENINO COMUM QUE
VAI LEVANDO A VIDA EM SUA ROTINA DE CRIANÇA. PORÉM, QUANDO UMA DESSAS COISAS NÃO DÁ CERTO, PEDRO VIRA PORCO-ESPINHO. VAMOS OUVIR ESSA HISTÓRIA COM A CONTADORA KIARA TERRA:

1- GOSTARAM DA HISTÓRIA? AGORA, VAMOS PENSAR: COMO SERÁ UM MONSTRINHO DA RAIVA? VAMOS USAR A NOSSA IMAGINAÇÃO E CONSTRUIR ESSE MONSTRINHO: VOCÊS PODEM USAR MATERIAL RECICLÁVEL (GARRAFAS VAZIAS, POTES DE DANONE, CAIXAS, O QUE VOCÊS TIVEREM EM CASA). DEPOIS, DEEM UM NOME PARA O MONSTRINHO E CRIEM UMA HISTÓRIA SOBRE A VIDA DELE (O QUE O DEIXA COM RAIVA E O QUE O FAZ SE ACALMAR). TIREM MUITAS FOTOS, GRAVEM VÍDEO, QUE A PRÔ VAI ESTAR ANSIOSA PARA CONHECER O MONSTRINHO DE VOCÊS!!
2- É MUITO IMPORTANTE A GENTE EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS, POR ISSO, HOJE VAMOS PENSAR: O QUE DEIXA VOCÊS COM RAIVA? ESCREVA UMA ÚNICA PALAVRA E MANDE PARA SUA PROFESSORA POR WHATSAPP ATÉ O DIA 20 DE JULHO.
3-TRABALHAR AS EMOÇÕES COM AS CRIANÇAS É MUITO IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE PELO MOMENTO QUE ESTAMOS PASSANDO. É NECESSÁRIO CONVERSARMOS COM ELAS SOBRE O QUE ESTÃO SENTINDO.  AJUDE A CRIANÇA NA REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE, CONVERSANDO SOBRE ESSE SENTIMENTO.

ESSA É MAIS UMA IDEIA PARA O MONSTRINHO:
PARA FAZER ESSE BICHINHO ESCOLHA OS LÁPIS COM AS CORES           QUE VOCÊ TIVER EM CASA. PENSE EM COISAS QUE TE DEIXAM COM RAIVA E VÁ RISCANDO O PAPEL, QUE PODE SER EM CÍRCULOS OU MUITAS LINHAS.
DEIXE QUE A CRIANÇA SE EXPRESSE. DEPOIS, PEGUE LÁPIS DE OUTRAS CORES E TRANSFORME ESSES RISCOS EM UM MONSTRO COLOCANDO OLHOS, BOCA E O QUE QUEIRA. 


                            image3
DEPOIS QUE ESSE MONSTRO FICOU PRONTO, PODEMOS DESTRUÍ-LO AMASSANDO OU RASGANDO O PAPEL. E, PARA TERMINAR, VAMOS APRISIONÁ-LO PARA SEMPRE NA CAIXA DE MONSTROS. ESSA CAIXA PODE SER ALGUM POTINHO OU EMBALAGEM VAZIA. 
                          image1
QUANDO APARECER MAIS ALGUM SENTIMENTO DE RAIVA, FAÇA OUTRO MONSTRINHO E COLOQUE DENTRO DA CAIXA.
VEJA ESSE VÍDEO SUGERIDO PELA DENISE:

COMPARTILHE CONOSCO OS VÍDEOS OU FOTOS DA ATIVIDADE ATRAVÉS DO FACEBOOK OU WHATSAPP. BJS E CONTINUEM SE CUIDANDO! 

VAMOS DEIXAR PARA VOCÊS UMA SUGESTÃO DE FILME PARA ASSISTIREM NESSA SEMANA COM A SUA FAMÍLIA:
“DIVERTIDA MENTE”

SUGESTÃO PARA LEITURA PARA O PAPAI E A MAMÃE: 


UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS VOCÊS!!! 
BEIJOS E ABRAÇOS VIRTUAIS A TODOS!!
PROFESSORAS VERUSKA, ROSANGELA E LUCIENE.


8 DE JULHO

PROFª LUCIENE
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM?
ESTOU MUITO FELIZ EM VER AS ATIVIDADES DE VOCÊS. VOCÊS SABIAM QUE A CONCENTRAÇÃO E O RITMO SÃO MUITO IMPORTANTES?
PRECISAMOS TRABALHAR ISSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS VAI FAZER A DIFERENÇA NO FUTURO.

VAMOS APRENDER A EXPLORAR OS SONS COM MATERIAIS QUE TEMOS EM CASA?
VOCÊ VAI PRECISAR USAR COLHERES. NA RODA, EM SALA DE AULA,
CANTÁVAMOS MUITAS MÚSICAS: BORBOLETINHA, O SAPO, DONA ARANHA...

ESCOLHA UMA DELAS, COLOQUE A MÚSICA OU CANTE VOCÊ MESMO E EXPLORE O SOM UTILIZANDO AS COLHERES. EXEMPLO:
MÚSICA DO SAPO
O SAPO NÃO LAVA O PÉ (QUANDO FALAR A PALAVRA “PÉ” BATE A COLHER DUAS VEZES)
QUERO VER AS FOTOS OU VÍDEOS DE VOCÊS VIA WHATSAPP DO NOSSO GRUPO OU NO FACEBOOK DA NOSSA ESCOLA
.
BEIJOS E CONTINUEM SE CUIDANDO!

 

A DENISE SUGERIU A MÚSICA “SOPA” (PALAVRA CANTADA) E VOCÊS PODEM UTILIZAR TAMBÉM AS COLHERES DE PAU.

PROFª VERUSKA

HOJE VAMOS TRABALHAR COM SOM!

AUDIÇÃO ÀS ESCURAS
 VAMOS ADIVINHAR QUE SOM É ESSE?

PARA ISSO, VOCÊ VAI FECHAR SEUS OLHOS E OUTRA PESSOA VAI PRODUZIR
UM SOM E VOCÊ VAI ADIVINHAR QUE SOM É ESSE.
PEÇA PARA A MAMÃE FILMAR A BRINCADEIRA E MANDAR PRA PRÔ!!!

DEPOIS DE BRINCAR BASTANTE, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO


QUE BARULHO É ESSE?
AGORA VAMOS BRINCAR MAIS UM POUCO COM O SOM?
TELEFONE COM FIO... ASSISTA AO VÍDEO E FAÇA O SEU!!!

DICAS: DEIXE O BARBANTE BEM ESTICADO, NÃO FAÇA CURVA!!!
O QUE VOCÊ ACHOU? ESPERO QUE GOSTEM!!

PROFª ROSÂNGELA
OI TURMA, TUDO BEM COM VOCÊS?
NESSA SEMANA VAMOS TRABALHAR COM MÚSICA!!!
VOCÊ JÁ OUVIU UMA MÚSICA PRODUZIDA POR UMA ORQUESTRA?
UMA ORQUESTRA É FORMADA POR VÁRIOS INSTRUMENTOS MUSICAIS DIFERENTES. 

ESSE FOI O CONCERTO DIDÁTICO DA ORQUESTRA DE SOPRO DE NOVO HAMBURGO.
POUT-POURRI DE TEMAS DE ABERTURAS DE DESENHOS ANIMADOS E DE ALGUNS FILMES.

COMO ESSES QUE VOCÊS VÃO VER ABAIXO.




ALGUNS DESENHOS POSSUEM UMA TRILHA SONORA MUITO CONHECIDA, QUE AS
CRIANÇAS LOGO APRENDEM A CANTAR OU MESMO IDENTIFICAR AQUELE EPISÓDIO PELA
MÚSICA.
AGORA, VOCÊS VÃO MOSTRAR PRA PRÔ O DESENHO QUE VOCÊS MAIS GOSTAM PELA
MÚSICA, PELA TRILHA SONORA. 
VOCÊS PODEM GRAVAR VOCÊS CANTANDO OU DANÇANDO. QUERO VER MUITOS VÍDEOS!!! 
BEIJOS!!!

1 DE JULHO DE 2020
PROFª LUCIENE

VAMOS FAZER TINTA COM GELATINA?
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM? ESTAMOS COM SAUDADES DE TODOS VOCÊS! A ATIVIDADE
QUE IREMOS REALIZAR NESSA SEMANA É UMA TINTA FEITA COM GELATINA!
PEÇA PARA ALGUM ADULTO TE AJUDAR. QUEREMOS VER OS DESENHOS QUE VOCÊS IRÃO FAZER COM ESSA TINTA, TÁ! VAMOS COMEÇAR?
O PRIMEIRO PASSO É PREPARAR A TINTA: VOCÊ VAI PRECISAR DE GELATINA DO SABOR
QUE PREFERIR E UM POUCO DE ÁGUA QUENTE. COLOQUE DENTRO DE COPOS
DESCARTÁVEIS O POZINHO E VÁ DOSANDO COM A ÁGUA QUENTE, CONFORME A
CONSISTÊNCIA QUE QUISER. DEPOIS, É SÓ ESPERAR ESFRIAR E COMEÇAR A
BRINCADEIRA! 
QUEREMOS VER MUITAS FOTOS E VÍDEOS DOS DESENHOS DE VOCÊS!
PODEM ENVIAR PARA O FACEBOOK DA NOSSA ESCOLA OU NO WHATSAPP.
                              https://brincadoria.files.wordpress.com/2016/02/img_5090.jpg?w=960

PROFª VERUSKA

OI, TURMINHA!
AGORA, COM NOSSO CONTATO PELO WHATSAPP, AS DEVOLUTIVAS ESTÃO ACONTECENDO DE UMA MANEIRA BEM LEGAL!
NÃO SE ESQUEÇAM DE POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA E NO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP TAMBÉM!
HOJE, VAMOS TRABALHAR COM ARTES!!! ARTE COM A NATUREZA! VAMOS FAZER TINTA COM DOIS ELEMENTOS DA NATUREZA – TERRA E ÁGUA

QUERO VER AS OBRAS DE ARTES, HEIN!
Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:Playarte-natureza.jpg
BEIJINHOS VIRTUAIS

PROFª ROSÂNGELA

OI TURMA, TUDO BEM COM VOCÊS?

NESSA SEMANA VAMOS APRENDER A FAZER TINTA USANDO ELEMENTOS NATURAIS.
NOSSA PROPOSTA É UTILIZAR UMA TINTA DIFERENTE E FAZER UM LINDO DESENHO!!!
VOCÊ SABIA QUE CONSEGUIMOS FAZER TINTA USANDO CAFÉ? ISSO MESMO!
COM CAFÉ, CONSEGUIMOS FAZER A TINTA MARROM!

PARA FAZER ESSA TINTA COM CAFÉ VOCÊ VAI PRECISAR DE:

2 COLHERES DE SOPA DE COLA BRANCA
3 COLHERES DE ÁGUA
1 COLHER DE SOPA BEM CHEIA DE CAFÉ 

EM UM RECIPIENTE, MISTURE A ÁGUA COM O PÓ DO CAFÉ; DEPOIS MISTURE COM A COLA.
MISTURE TUDO COM UMA COLHER E ESTÁ PRONTO PARA O USO. PARA CONSEGUIR
TONS MAIS ESCUROS OU MAIS CLAROS, PONHA MAIS OU MENOS CAFÉ. SE VOCÊ NÃO
TIVER COLA EM CASA NÃO TEM PROBLEMA: VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE PINTAR USANDO
O CAFÉ E A ÁGUA.

OUTROS PRODUTOS TAMBÉM SERVEM PARA USAR COMO CORANTE.

PARA FAZER A TINTA AMARELA, VOCÊS PODEM USAR O AÇAFRÃO;
E O URUCUM PARA FAZER A COR ALARANJADA.

TINTA COM AÇAFRÃO:

1 COLHER DE AÇAFRÃO
3 COLHERES DE ÁGUA
2 COLHERES DE COLA BRANCA
MISTURE O AÇAFRÃO COM A ÁGUA; DEPOIS, MISTURE COM A COLA PARA DAR
CONSISTÊNCIA. PRONTO! AGORA, É SÓ USAR A SUA TINTA AMARELA.

TINTA COM COLORAU OU URUCUM:

2 COLHERES DE COLORAU
3 COLHERES DE ÁGUA
2 COLHERES DE COLA
MISTURE O COLORAU COM A ÁGUA; DEPOIS MISTURE COM A COLA PARA DAR
CONSISTÊNCIA. ESSA MISTURA VAI DAR O TOM ALARANJADO.

AGORA FAÇA UM LINDO DESENHO E ENVIE PARA O FACEBOOK DA ESCOLA.

VAMOS ADORAR VER O QUE VOCÊS FIZERAM!!!

24 DE JUNHO DE 2020

PROFª LUCIENE

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM? SAUDADES DE TODOS VOCÊS! E POR FALAR EM
SAUDADES... VAMOS FAZER UM CARTÃO PARA ALGUÉM ESPECIAL? ESCOLHA
OS MATERIAIS E USE A CRIATIVIDADE!
PERGUNTE PARA A CRIANÇA DE QUEM ELA SENTE SAUDADES NESSE MOMENTO E PARA QUEM ELA GOSTARIA DE MANDAR UM CARTÃO.
PARA ESSE TEMA, DEIXO A SUGESTÃO DE LEITURA DO LIVRO “A COLCHA DE RETALHOS”, DE CONCEIL CORRÊA DA SILVA. VOCÊS PODEM ENCONTRAR ESSA HISTÓRIA NO YOUTUBE.
SEPARE: LÁPIS DE COR, GIZ, CANETINHA, COLA... O QUE TIVEREM DISPONÍVEL EM CASA. DEIXE A CRIANÇA CRIAR O SEU DESENHO OU COLAGEM E AJUDE CONFORME NECESSÁRIO. ESCREVA NO PAPEL O RECADO QUE ELA GOSTARIA DE FALAR PARA  A PESSOA QUE VAI RECEBER O CARTÃO.
MANDE PARA A PESSOA ATRAVÉS DE FOTO, VÍDEO E NÃO SE ESQUEÇA DE NOS ENVIAR TAMBÉM, VIA BLOG OU FACEBOOK.
IREMOS ADORAR VER OS CARTÕES DE VOCÊS!
UM BEIJO E CONTINUEM SE CUIDANDO!
EU JÁ FIZ O MEU!!




                A DENISE TAMBÉM FEZ O DELA!

PROFª VERUSKA

OI, CRIANÇAS!

ESTOU SENTINDO MUITA FALTA DA NOSSA ROTINA NA ESCOLA E, PENSANDO NISSO, RESOLVI CONTAR UMA HISTÓRIA PARA VOCÊS!
NÃO VAMOS SENTAR JUNTOS NO TAPETE DA SALA, MAS VAMOS OUVIR, TODOS, UMA LINDA HISTÓRIA!

HOJE VOU FAZER DIFERENTE: VOU CONTAR A HISTÓRIA E VOCÊS VÃO IMAGINAR O FINAL DELA!




PEÇA PARA ALGUM ADULTO FILMAR VOCÊS ME DIZENDO QUAL O FINAL QUE

VOCÊS IMAGINARAM PARA ESSA HISTÓRIA! VOU FICAR ESPERANDO, ANSIOSAMENTE!













PROFª ROSÂNGELA

OI TURMA, TUDO BEM COM VOCÊS?
NESSA SEMANA VAMOS OUVIR UMA HISTÓRIA BEM LEGAL: “O CABELO DE CORA”.


AGORA, SEPARE COM A MAMÃE PENTES, ESCOVAS, GEL, BORRIFADORES DE ÁGUA,
LACINHOS, GRAMPOS, PINCEL DE BARBEAR, ETC..
VAMOS BRINCAR DE SALÃO DE CABELEIREIRO E BARBEARIA .
ARRUMEM O CABELO DO PAPAI, DA MAMÃE, DAS SUAS BONECAS E BONECOS
E VAMOS NOS DIVERTIR!
MANDEM MUITAS FOTOS PRA PRÔ MATAR A SAUDADE DE VOCÊS!!! BEIJOS!

17 DE JUNHO DE 2020


PROFESSORAS VERUSKA, LUCIENE E ROSÂNGELA


PROPOSTA 1: É UMA CAIXA? É UM BAÚ?

OI TURMAS! ESPERAMOS QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊS!!
NESSA SEMANA VOCÊS TÊM UMA MISSÃO MUITO ESPECIAL, MAS ANTES DE SABER QUAL É
ESSA MISSÃO, VOCÊS VÃO TER QUE PROCURAR NA CASA DE VOCÊS UMA CAIXA DE
PAPELÃO - PODE SER UMA CAIXA DE SAPATO OU ALGO QUE VOCÊS JÁ TENHAM EM CASA.
AGORA A MISSÃO ESPECIAL: VOCÊ VAI TRANSFORMAR ESSA CAIXA E FAZER COM QUE ELA
VIRE SUA CAIXINHA DE MEMÓRIAS.
PARA ISSO, PENSE COMO QUER DEIXAR SUA CAIXA POR FORA:
- QUER PINTAR? COM GIZ, LÁPIS, CANETINHA, TINTAS?
- QUER COLAR PAPÉIS? TECIDOS? FIGURAS?
- QUER PENDURAR BARBANTE OU FITAS?
USE A SUA CRIATIVIDADE PRA FAZER A SUA CAIXINHA.
DEPOIS, VOCÊ PRECISA PENSAR NO QUE VAI DENTRO DA CAIXA.
- OBJETOS?
- ELEMENTOS DA NATUREZA?
- FOTOGRAFIAS? FIGURAS?
COISAS QUE CABEM DENTRO DA CAIXA QUE SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ, PORQUE
ESTÃO FAZENDO PARTE DESTE MOMENTO QUE ESTÃO DENTRO DE CASA.
ENQUANTO VOCÊ ESTÁ EM CASA, PODERÁ CONSTRUIR SUA CAIXINHA DE MEMÓRIAS
QUE NA VERDADE, É SEU BAÚ DO TESOURO, SEU BAÚ DE DESCOBERTAS!
QUANDO NOS ENCONTRARMOS, VOCÊ PODERÁ CONTAR PARA TODOS, COM AJUDA DE
SEU BAÚ, O QUE VOCÊ TEM VIVIDO DURANTE ESSA PANDEMIA.
NÓS FICAMOS AQUI, CURIOSAS PARA SABER QUAIS FORAM OS TESOUROS QUE VOCÊ
COLOCOU EM SUA CAIXINHA!!!

PROPOSTA 2: VAMOS BRINCAR?

ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES DE BRINCAR COM VOCÊS NA ESCOLA!
LEMBRAR NO NOSSO PARQUE, DA QUADRA, DAS BRINCADEIRAS NA SALA...

PENSANDO NISSO, NESSA SEMANA VAMOS BRINCAR!
PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO E VAMOS BRINCAR COM CAIXA DE PAPELÃO:
A PROFESSORA VAI DAR ALGUMAS IDEIAS, MAS VOCÊS PODEM INVENTAR OUTRAS
COISAS PARA BRINCAREM COM AS CAIXAS, TÁ?

ESTOU SENTINDO FALTA DAS FOTOS DE VOCÊS... MANDEM PARA NÓS PELO BLOG OU
FACEBOOK. ESTAMOS ESPERANDO!

E AQUI ESTÃO ALGUMAS IDEIAS!!

           
   
AGORA, VAMOS MATAR A SAUDADES DAS NOSSAS BRINCADEIRAS!!!
                                                       
                           



10 DE JUNHO DE 2020


PROFESSORA LUCIENE


OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM? GOSTARIA DE SABER O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO...
BRINCANDO? AJUDANDO EM CASA? 
QUE TAL PEDIR AJUDA A UM ADULTO PARA FAZER ESSA ATIVIDADE? VOCÊS PODERÃO
SE DIVERTIR! 
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS – A PESCA
 8 experimentos incríveis para as crianças
PARA FAZER ESSA EXPERIÊNCIA, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
*UM POTE DE ÁGUA;
*CUBOS DE GELO;
*SAL;
*UM BARBANTE.
COLOQUE O GELO NA ÁGUA. COLOQUE O BARBANTE SOBRE UM CUBO DE GELO E AS
EXTREMIDADES DO BARBANTE SOBRE A BORDA DO POTE DE ÁGUA. COLOQUE UM POUCO
DE SAL NO GELO E ESPERE DE 5 A 10 MINUTOS. PEGUE AS PONTAS DO BARBANTE E TIRE
O GELO DA ÁGUA. 
REVELAÇÃO: AO TOCAR O GELO, O SAL DERRETE UMA PARTE DA SUPERFÍCIE. AO PASSAR
5-10 MINUTOS, O SAL SE DISSOLVE NA ÁGUA, ENQUANTO A ÁGUA LIMPA, NA SUPERFÍCIE
DO GELO, CONGELA JUNTO COM O BARBANTE.
SE POSSÍVEL, TIREM UMA FOTO OU MANDEM UM VÍDEO DA ATIVIDADE PARA
COMPARTILHAREM ESSE MOMENTO CONOSCO! 
UM ABRAÇO PRA VOCÊS !


PROFESSORA VERUSKA

OI CRIANÇAS! ESTOU COM MUITAS SAUDADES DE VOCÊS!


NA SEMANA PASSADA, PESQUISAMOS SOM ALTO E SOM BAIXO, VOCÊS SE LEMBRAM?
GOSTARAM DA PESQUISA?
PENSANDO EM SOM, NESSA SEMANA VAMOS CONSTRUIR UM XILOFONE!!
VOCÊS SABEM O QUE É UM XILOFONE??  NOME ESTRANHO NÉ?
XILOFONE É UM INSTRUMENTO MUSICAL 
Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:306a5ace-09da-4da8-a02c-c00cb786d882-large-19690.jpg
MAS NÓS VAMOS FAZER UM BEM DIFERENTE DESSE!
PEÇA AJUDA DE UM ADULTO OK?
O NOSSO XILOFONE VAI PRECISAR DE:

* 7 COPOS DE VIDRO IGUAIS
* 1 COLHER DE METAL
* ÁGUA
* CORANTE ALIMENTÍCIO (OPCIONAL)
* COPO MEDIDOR
    VAMOS FAZER?

    1. ALINHE OS COPOS

    2. COLOQUE 25ML DE ÁGUA NO PRIMEIRO COPO

    3. NO SEGUNDO COLOQUE 50 ML (25ML + 25ML);
    4. NO TERCEIRO COLOQUE 75ML (25ML+25ML+25ML) E ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ TODOS
    OS COPOS TEREM ÁGUA.


    5. DEPOIS, COLOQUE GOTAS DE CORANTES NA ÁGUA – CADA COPO DE UMA COR DIFERENTE,
    PARA FICAR BEM COLORIDO!


    6. AGORA, É SÓ TOCAR COM A COLHER DE METAL NOS COPOS E OUVIR COMO ELES
    CORRESPONDEM ÁS SETE NOTAS MUSICAIS!!

      Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:maxresdefault.jpg

      AGORA, DIVIRTAM-SE! TOQUEM MUITO E MANDEM PARA PROFESSORA O QUE ACHARAM!!

      QUERO MUITO SABER SE CONSEGUIRAM FAZER!
      Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:e99329c1-07e5-4fcd-9876-e1a75594e2ed.jpg
      BEIJOS SONOROS DA PROFESSORA VERUSKA

      PROFESSORA ROSANGELA

      OI TURMA! ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊS!!
      NESSA SEMANA, VAMOS NOS TORNAR CIENTISTAS... VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA
      BEM LEGAL! 
      VOCÊ VAI PRECISAR DE ALGUNS MATERIAIS - NÃO SE ESQUEÇA DE PEDIR AJUDA DE
      UM ADULTO PARA TE AUXILIAR:
      . UM COPO
      . ÁGUA
      . PAPEL
      EXPERIMENTO:


      - RECORTE UM QUADRADO DE CARTOLINA, COLOQUE-O SOBRE O COPO COM ÁGUA E,
      COM MUITO CUIDADO, VIRE O COPO. O PAPEL GRUDA NO COPO COMO UM IMÃ E A ÁGUA
      NÃO CAI!!!
      Experimento sobre pressão atmosférica. Pressão atmosférica

      POR QUE SERÁ QUE ISSO ACONTECE? 
      QUANDO TAMPAMOS UM COPO D’ÁGUA COM UMA FOLHA DE PAPEL E VIRAMOS ELE, A
      FOLHA SOFRE PRESSÃO: DE UM LADO PELA ÁGUA E DO OUTRO (PARTE DE BAIXO) PELO
      AR. A PRESSÃO DO AR É MAIOR QUE A DA ÁGUA PORTANDO A FOLHA NÃO CAI. 
      VIU SÓ QUE LEGAL! PARECE MÁGICA, MAS NÃO É?
      E COMO FOI A SUA EXPERIÊNCIA? ELA DEU CERTO? NÃO ESQUEÇA DE CONTAR COMO
      FOI E MANDAR MUITAS FOTOS PRA PRÔ!!!
      BEIJOS


      03 DE JUNHO DE 2020


      PROFESSORA ROSÂNGELA

      OI CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?
      NESSA SEMANA VAMOS DANÇAR? VAI SER UMA DANÇA DIFERENTE. VOCÊ JÁ OBSERVOU
      COMO ANDA UMA FORMIGA OU UM BICHO PREGUIÇA? 
      O GRUPO TIQUEQUÊ FEZ UMA MÚSICA MUITO LEGAL, CHAMADA “SE EU FOSSE”...
      PREPARE A SUA SALA E CHAME TODO MUNDO DA SUA CASA PRA CONHECER,
      DANÇAR E IMITAR OS BICHOS.
      TENHO CERTEZA QUE VÃO ADORAR ESSA MÚSICA!

       
      AGORA É A SUA VEZ DE CRIAR. QUE BICHO VOCÊ ACHA QUE PARECE COM VOCÊ? QUE
      BICHO VOCÊ SERIA? VAMOS FAZER UM DESENHO BEM BONITO E MANDAR PARA O
      BLOG DA ESCOLA. 
      QUEM QUISER PODE FILMAR OU MESMO TIRAR FOTOS DE VOCÊS DANÇANDO OU
      IMITANDO OS BICHOS - A PRÔ VAI ADORAR VER OS ROSTINHO DE VOCÊS!! BEIJOS.

      PROFESSORA VERUSKA

      OI CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?!
      GOSTARIA MUITO DE SABER O QUE VOCÊS ANDAM FAZENDO... BRINCANDO?
      ASSISTINDO TV? AJUDANDO A MAMÃE EM CASA ?
      NESSA SEMANA, A PROFESSORA ENCONTROU UMA MÚSICA MUITO LEGAL SOBRE
      SOM ALTO E SOM BAIXO!! ESSA MÚSICA É DAQUELE GRUPO TIQUEQUÊ QUE ASSISTIMOS
      ALGUMAS VEZES NA BIBLIOTECA LEMBRAM?
      ASSISTAM, DANCEM E DEPOIS TIREM FOTO DE ALGUMA COISA QUE FAZ BARULHO
      MUITO ALTO, E ALGO QUE FAÇA UM BARULHO MUITO BAIXO... MANDEM PARA
      PROFESSORA PELO BLOG!!
      QUERO MUITO VER O ROSTINHO DE VOCÊS NOVAMENTE!!
      CLIQUE AQUI:


      UM GRANDE BEIJO PARA TODOS! ESPERO VER MUITAS FOTOS! 

      Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:ViewImage-1-600x400.jpg

      PROFª  LUCIENE

      OLÁ CRIANÇAS TUDO BEM? GOSTARIA DE SABER O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO...
      BRINCANDO? AJUDANDO EM CASA? 
      NOSSA ATIVIDADE DESSA VEZ SERÁ MUSICAL. O GRUPO TIQUEQUÊ TEM MÚSICAS
      MUITO LEGAIS PARA CRIANÇAS E ADULTOS SE DIVERTIREM! VAMOS LÁ?


      SUGESTÃO DE ATIVIDADE: VÍDEO MUSICAL TIQUEQUÊ: FESTA NA FLORESTA:

       


      APÓS ASSISTIR O VÍDEO, PERGUNTE À CRIANÇA QUAL ANIMAL QUE ELA MAIS GOSTOU.
      AGORA, COM CANETINHA OU TINTA, A CRIANÇA IRÁ CARIMBAR O DEDO NUMA FOLHA E
      CRIAR OS ANIMAIS DA MÚSICA - OU O QUE QUISEREM. QUANTOS ANIMAIS VOCÊS
      CONSEGUIRAM CRIAR? 
      SE POSSÍVEL TIREM UMA FOTO OU MANDEM UM VÍDEO DA ATIVIDADE! QUERO MUITO
      VER OS ROSTINHOS DE VOCÊS NOVAMENTE!
      Ver a imagem de origem           Ver a imagem de origemVer a imagem de origemVer a imagem de origem

                                   






      27 DE MAIO DE 2020
      PROFESSORA ROSÂNGELA


      OI CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?
      NESSA SEMANA, VAMOS COMEÇAR VENDO UMA HISTÓRIA MUITO LEGAL DA TURMA DA MÔNICA: SUPER-HERÓIS.



      GOSTARAM DA HISTÓRIA? AGORA VAMOS BRINCAR DE SUPER-HERÓIS E, PARA ISSO, VAMOS CONSTRUIR O NOSSO PRÓPRIO SUPER-HERÓI!
      PARA CONSTRUÍ-LO VOCÊ VAI PRECISAR DE:
      - UM PALITO DE SORVETE OU PREGADOR;
      - RETALHOS DE PAPEL (PODE SER PAPEL DE PRESENTE, REVISTA, O QUE VOCÊ TIVER EM CASA);
      - COLA;
      - TESOURA (CUIDADO PARA USAR A TESOURA).

      AGORA, É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO E CRIAR O SEU SUPER-HERÓI!

      E VAMOS BRINCAR!! VOCÊ PODE CRIAR A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA COM OS SEUS PERSONAGENS. 
      NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR MUITAS FOTOS E MANDAR PARA A PRÔ. BJS

      PROFESSORA VERUSKA
      OI CRIANÇAS! ESPERO QUE ESTEJAM BEM !
      NESSA SEMANA, VAMOS OUVIR UMA MÚSICA COM TEMA SUPER-HERÓIS - EU E MINHAS FILHAS ADORAMOS ESSA MÚSICA  E RESOLVI COMPARTILHAR COM VOCÊS!!
      APROVEITEM PARA DANÇAR TAMBÉM PORQUE DEPOIS VAMOS FAZER OUTRA ATIVIDADE BEM LEGAL!

      CLIQUE AQUI:




      GOSTARAM?ESPERO QUE SIM!
      AGORA, VAMOS PEDIR PARA A MAMÃE UM ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO E RETALHOS DE PAPEL (PODE SER PAPEL DE PRESENTE OU DE ALGUMA EMBALAGEM), COLA E TESOURA. (PEÇA AJUDA PARA USAR A TESOURA, OK ?).
      COM ESSE MATERIAL, VAMOS FAZER UM SUPER-HERÓI... DEPOIS, DANCE COM ELE
      DE NOVO -VAI SER BEM DIVERTIDO!!
      PROFª  LUCIENE
      SAUDADES DE VOCÊS CRIANÇAS! ESPERO QUE ESTEJAM BEM!


      VAMOS CONTINUAR COM NOSSAS ATIVIDADES SOBRE OS HERÓIS. QUE TAL, COM A AJUDA DE UM ADULTO, VOCÊS FAZEREM UMA CAPA?

      SEGUE UM VÍDEO EXPLICATIVO E SE POSSÍVEL, ENVIEM FOTOS OU VÍDEO DESSE MOMENTO EM FAMÍLIA. DIVIRTAM-SE E BRINQUEM BASTANTE !







      20 DE MAIO DE 2020

      PROFESSORA VERUSKA
      QUE SAUDADES DE VOCÊS CRIANÇAS!!! ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM!!!
      NESSA SEMANA VAMOS RESGATAR O TEMA SUPER-HERÓIS, QUE TAMBÉM
      ESTÁVAMOS COMEÇANDO A TRABALHAR, TÁ?
      VAMOS COMEÇAR COM UMA HISTÓRIA BEM LEGAL!
      ASSISTAM, FAÇAM UM DESENHO DO QUE MAIS GOSTARAM E MANDEM PARA A
      PRÔ ... VOU FICAR BEM FELIZ EM VER !!
      VAMOS ASSISTIR?

      UM GRANDE BEIJO PARA TODOS! ESPERO VER MUITAS FOTOS! 
      Mac HD:private:var:folders:6x:hslq6gt51sl5mr955f2f488m0000gn:T:TemporaryItems:794dfa64dd.jpg

      PROFESSORA ROSÂNGELA

      QUE SAUDADES DE VOCÊS CRIANÇAS!!! ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM!!!
      NESSA SEMANA, VAMOS RETOMAR AS ATIVIDADES SOBRE OS SUPER-HERÓIS!
      VAMOS FAZER BRACELETES COM SUPER PODERES, UTILIZANDO ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO.
      PARA FAZER OS BRACELETES VAMOS PRECISAR DE:

      - DOIS ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO
      - TINTA GUACHE OU LÁPIS DE COR
      - TESOURA
      - COLA

      10 maneiras de brincar de super-herói - braceletes super heroi



      MODO DE FAZER: (ACOMPANHE NO VÍDEO ABAIXO)



      1. PINTE O ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO;
      2. COM A TESOURA SEM PONTA, FAÇA UM CORTE VERTICAL NO MEIO DO ROLO;
      3. ARREDONDE AS BORDAS;
      4. EM UM PEDAÇO DE PAPEL, DESENHE E RECORTE DETALHES PARA ENFEITAR O BRACELETE. PODEM SER ESTRELAS, RAIOS... USE SUA CRIATIVIDADE
      5. COLE OS DETALHES NA PARTE CENTRAL DO BRACELETE.

      AGORA, É SÓ ESPERAR SECAR E COMEÇAR A BRINCAR!!!

      UM GRANDE BEIJO PARA TODOS! ESPERO VER MUITAS FOTOS!
      LOGO ESTAREMOS JUNTOS DE NOVO!
        
      PROFESSORA LUCIENE                                                                             
      VAMOS BRINCAR COM MÁSCARAS?      
      OS SUPER-HERÓIS FAZEM PARTE DO IMAGINÁRIO DE CRIANÇAS E ADULTOS. UTILIZANDO OS MATERIAIS QUE VOCÊS TIVEREM EM CASA, CONSTRUAM MÁSCARAS, USANDO TODA A SUA CRIATIVIDADE! VOCÊS PODERÃO BRINCAR MUITO!         
      VAMOS COMEÇAR?

      VEJA COMO FAZER SUA MÁSCARA:


      ALGUMAS POSSIBILIDADES: 
      CONSTRUIR MÁSCARAS UTILIZANDO JORNAIS, PRATOS DESCARTÁVEIS, ETC.


      C:\Users\lucia\OneDrive\Imagens\maxresdefault.jpg C:\Users\lucia\OneDrive\Imagens\mascara-feminino-infantil-eva-vingadores-super-herois-D_NQ_NP_707766-MLB25981754095_092017-F.jpg

      10 maneiras de brincar de super-herói - Tempojunto | Aproveitando ...Tutorial ensina como fazer uma máscara de papel machê para criançasComo fazer Máscaras de Super Heróis - Máscaras de EVA - YouTube

      SUGESTÃO: FOTOGRAFE OU FILME ESSE MOMENTO E COMPARTILHE CONOSCO.


      PAIS E RESPONSÁVEIS: ESTE MOMENTO NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL, MAS JUNTOS
      VAMOS TENTAR AMENIZAR A SAUDADE! FICO A DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECER
      AS DÚVIDAS. SAUDADES DE TODOS VOCÊS!
      EM BREVE NOS VEREMOS!!

      13 DE MAIO DE 2020
      PROFª  ROSÂNGELA

      Oi turma, tudo bem com vocês!!

      vamos continuar com nossas atividades sobre o vento?
      a brincadeira dessa semana é com cata-vento!



      Vamos começar assistindo o vídeo do Quintal da Cultura.



      Agora, vamos separar os materiais para o nosso cata-vento:


      vamos precisar de um pedaço de papel, um canudo ou palito de churrasco e uma tachinha. 

      A prô agora vai ensinar como fazer um cata-vento:




      PROFª  VERUSKA

      COBRA DE SABÃO

      Oba! Hoje tem brincadeira com água!

      Material necessário:
      • Garrafa pet pequena
      •  Pedaço de tecido
      • Elástico
      • Recipiente com água e detergente
       ESPERO QUE SE DIVIRTAM!!  BEIJOS VIRTUAIS
        ·         

      PROFª  LUCIENE

      Vamos brincar com MASSINHA DE FARINHA?
           
      a modelagem é uma forma de arte que permite ação, observação, experimentação e descobertas.              

      MATERIAIS:
      - 2 xícaras de farinha de trigo;
      - 1 xícara de sal;
      - tinta guache, corante ou envelope de qualquer suco em pó para dar cor;
      - meio copo de água;
      - um refratário para fazer a mistura.
         
      Escolha um local para a exploração do material e que possa ser limpo facilmente, sem danificar nenhum objeto ou espaço da sua residência. A liberdade é essencial nessa vivência com seu filho (a)!
      Pegue o refratário, coloque os ingredientes e Misture com as mãos. A massinha, depois de pronta, se acondicionada em embalagem plástica, durará mais tempo.

      algumas possibilidades:

      - explorar livremente;
      - manusear a massinha com palitos, tampinhas e outros objetos;
      - modelar a letra inicial do nome e outras formas.

      A criança irá usar a massinha como uma forma de expressão artística!

      essa música, com animação, pode ajudar na criatividade!



      Sugestão: fotografe ou filme esse momento e compartilhe conosco.

      Pais e responsáveis: Este momento não está sendo fácil, mas juntos vamos tentar amenizar a saudade! Fico a disposição para esclarecer as dúvidas. Saudades de todos vocês, em breve nos veremos!!

      PROFª  ROSE

      Olá, crianças... Vamos brincar?

      Preparamos uma brincadeira bem legal para vocês e suas famílias!
      Vocês vão precisar de:

             Copos descartáveis;
             Água;
             Bolinha de ping pong, isopor ou feita de materiais recicláveis.

      Como brincar:

      Enfileirar 3 ou mais copos descartáveis cheios de água em uma mesa. no primeiro copo, você coloca a bolinha. Depois, soprando, você precisa transferir a bola de um copo para o outro. ganha quem conseguir fazer o percurso em menos tempo.

      E aí, gostaram? Quero ver quem vai ganhar!

      05 DE MAIO   2020

      PROFª  ROSÂNGELA
      Aviões de Papel

      Outro dia tive um sonho
      que era alegre e encantador...
      eu era um aviador.
      De uma dobradura de papel
      era feito meu aviãozinho,
      que fiz com tanto carinho.
      Com ele pilotei pelos ares,
       cruzei os sete mares,
      viajei por bonitos lugares.
      Que pena que acordei,
      mas não estou triste,
      pois posso ainda fabricar
      uma frota de aviões coloridos,
      e com todos eles brincar.
      Claudia Zin

      QUEM NUNCA BRINCOU DE AVIÃO DE PAPEL? 

      VAMOS RELEMBRAR O NOSSO CAMPEONATO DE AVIÃO DE PAPEL NA ESCOLA!!!

      AGORA É A SUA VEZ!! VAMOS REALIZAR NA SUA CASA, UM CAMPEONATO DE AVIÃOZINHO DE PAPEL, PODEMOS PREMIAR AS SEGUINTES CATEGORIAS:
           1 -TEMPO DE VOO (O QUE FICAR MAIS TEMPO NO AR) 
           2 - DISTÂNCIA (O QUE FOR MAIS LONGE) 
           3 - CRIATIVIDADE (O MAIS CRIATIVO)

      COMO FAZER AVIÃO DE PAPEL
      PARA FAZER AVIÃO DE PAPEL VOCÊ IRÁ PRECISAR DE: PAPEL DE SUA PREFERÊNCIA PODE SER UMA FOLHA DE REVISTA OU JORNAL QUE VOCÊ TENHA EM CASA.
      COMECE SEPARANDO TODOS OS MATERIAIS QUE VOCÊ VAI UTILIZAR EM SEU AVIÃO DE PAPEL. DOBRE UM RETÂNGULO DE PAPEL AO MEIO, PELO SENTIDO, DO COMPRIMENTO. DOBRE OS CANTOS SUPERIORES PARA DENTRO. DOBRE O BICO ATÉ QUASE CHEGAR AO OUTRO LADO. DOBRE OS CANTOS SUPERIORES PARA DENTRO. ELEVE O BIQUINHO. DOBRE AO MEIO. PARA FINALIZAR O SEU AVIÃO, DOBRE AS ASAS PARA BAIXO. E ESTÁ PRONTO!

      PROFª  VERUSKA
      OI CRIANÇAS, A PRÔ ESTÁ COM MUITA SAUDADES DE VOCÊS !!
      LEMBRAM QUANDO NÓS FALAMOS DE BRINCADEIRAS COM O VENTO ?? E FIZEMOS UMA LISTA DE BRINCADEIRAS E A PRIMEIRA FOI BOLINHA DE SABÃO.
      NOSSA PARTICIPAÇÃO NO PAINEL DA ESCOLA


      VAMOS BRINCAR NOVAMENTE ??? 
      ACHEI UMA MÚSICA BEM LEGAL PARA VOCÊS APRENDEREM E CANTAREM  JUNTO COM AS BOLINHAS DE SABÃO! 
      OLHA LÁ UMA BOLINHA DE SA-
      E VEM OUTRA BOLINHA DE SA-
      UMA, DUAS, TRÊS SÃO BOLINHAS
      EU ADORO VER BOLINHAS DE SABÃO
      OLHA LÁ UMA BOLINHA DE SA-
      E VEM OUTRA BOLINHA DE SA-
      UMA, DUAS, TRÊS SÃO BOLINHAS
      EU ADORO VER BOLINHAS DE SABÃO
      OLHA LÁ UMA BOLINHA DE SA-
      E VEM OUTRA BOLINHA DE SA-
      UMA, DUAS, TRÊS SÃO BOLINHAS
      EU ADORO VER BOLINHAS DE SABÃO
      OLHA LÁ UMA BOLINHA DE SA-
      E VEM OUTRA BOLINHA DE SA-
      UMA, DUAS, TRÊS SÃO BOLINHAS
      EU ADORO VER BOLINHAS DE SABÃO
       Fonte: Musixmatch
      Compositores: Paulo Tatit

      PROFª  LUCIENE

      OS MOMENTOS DE HISTÓRIA SÃO MUITO IMPORTANTES PARA AS CRIANÇAS.
      PARA LEMBRAR DESSES BONS MOMENTOS NA ESCOLA, FIZ ESSE VÍDEO PARA VOCÊS CRIANÇAS E FAMÍLIA.
      ESPERO QUE SE DIVIRTAM!!! UM GRANDE ABRAÇO
      COM SAUDADES, PROFESSORA LUCIENE.
      APÓS O VÍDEO, QUE TAL FAZER UM DESENHO E COMPARTILHÁ-LO PELO FORMULÁRIO QUE ESTÁ NO INÍCIO DESTA PÁGINA?





      PROFª ROSE
      29 DE ABRIL  DE 2020

      PROFª  ROSÂNGELA


      OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS OFERECEM MUITAS OPORTUNIDADES PARA QUE AS CRIANÇAS PARTICIPEM DE SITUAÇÕES DE CONTAGEM.
      UTILIZAMOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, COMO OBSERVAÇÃO, ANÁLISE, BUSCA DE SUPOSIÇÕES, REFLEXÕES, TOMADA DE DECISÕES, ORGANIZAÇÃO DENTRE OUTRAS COISAS.

      PROPOSTA 

      FAZER O JOGO DA ÁRVORE COM MATERIAL RECICLADO PARA ISSO ASSISTAM AO VÍDEO:
      VAMOS PRECISAR DE UM PAPELÃO, PODE SER A TAMPA DE UMA CAIXA DE SAPATO, A LATERAL DE UMA CAIXA, CAIXA DE UM BRINQUEDO O QUE VOCÊS TIVEREM EM CASA. CANETINHA PARA DESENHAR A ÁRVORE, TESOURA E COLA.
      O JOGO DEVERÁ SER AUXILIADO POR UM ADULTO EM SUA CONFECÇÃO.
      DEPOIS DO JOGO CONFECCIONADO SORTEAR AS FICHAS PARA COLOCAR A QUANTIDADE DE FRUTAS NA ÁRVORE.




      PROFª  VERUSKA

      VAMOS BRINCAR E PENSAR SOBRE NÚMERO E QUANTIDADE



      PROFª  LUCIENE

      ESTAMOS NUM MOMENTO DELICADO E COMO FORMA DE EXPLICAR ÀS CRIANÇAS O QUE ESTÁ ACONTECENDO NADA MELHOR DO QUE UTILIZARMOS UMA HISTÓRIA.

      DE UMA MANEIRA LÚDICA AS CRIANÇAS IRÃO ENTENDER MELHOR ESSE TEMA ALÉM DE ESTAREM DESENVOLVENDO A SUA ORALIDADE E IMAGINAÇÃO.  

      PROPOSTA 1

      ASSISTAM À  HISTÓRIA EM VÍDEO    



      APÓS ASSISTIR, CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE A HISTÓRIA DEIXE QUE ELA CONTE, SE EXPRESSE, DIGA O QUE MAIS GOSTOU. PERGUNTE A CRIANÇA COMO ELA ESTÁ SE SENTINDO? COMO VOCÊS EM FAMÍLIA ESTÃO SE CUIDANDO.
      EM SEGUIDA VOCÊS PODEM FAZER UM DESENHO SOBRE A HISTÓRIA, PODEM SE POSSÍVEL REGISTRAR A FALA DA CRIANÇA OU ATÉ MESMO FAZER UM VÍDEO.

      PROPOSTA 2

      VAMOS FAZER UM ESCUDO? UTILIZANDO FOLHAS DE PAPEL OU ATÉ MESMO EMBALAGENS É POSSÍVEL CRIAR O SEU PRÓPRIO ESCUDO. USEM A CRIATIVIDADE.
      FIQUEM A VONTADE PARA REALIZAREM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL LEMBRANDO QUE NÃO É OBRIGATÓRIA A SUA REALIZAÇÃO.


      PROFª  ROSE

                                                                                                  
      PARA OUVIR AS MÚSICAS  E DANÇAR CLIQUE AQUI NOS LINKS ABAIXO


      16 DE ABRIL DE 2020



           

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Deixe seu comentário aqui