PROPOSTAS PARA O PERÍODO DE
13 À 15 DE OUTUBRO
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 04 A 08 DE OUTUBRO/2021
PROPOSTA PARA ENSINO REMOTO
DO PERÍODO DE 27/09 À 01/10/2021
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 13 A 17/09/2021
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 08 A 10/09/2021
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 30/08 À 03/09/2021
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 23 À 27/08/2021
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 16 A 20/08/2021
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 02 À 12/08/2021
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 26 À 30/07/2021
OLÁ QUERIDAS FAMÍLIAS, SEJAM MUITO BEM VINDOS …
ESTAMOS RETOMANDO AS NOSSAS INTENÇÕES APÓS UM MERECIDO DESCANSINHO!!! ESSA SEMANA ESTÁ RECHEADA DE PROPOSTAS ENCANTADORAS… SEJA EM CASA OU NA ESCOLA CONTINUAMOS JUNTOS!!! UM ÓTIMO RETORNO A TODOS!!!
ATIVIDADE PRESENCIAL
ANTES DE REALIZAR ESSA PROPOSTA, SUGERIMOS QUE CONHEÇAM A BELA HISTÓRIA “CHAPEUZINHO COR DE ABÓBORA”, NOSSA LEITURA DA SEMANA. VAMOS FALAR MAIS UM POUQUINHO SOBRE FRUTAS! VOCÊ SABE O NOME DAS ÁRVORES QUE PRODUZEM AS MANGAS, AS MAÇÃS, AS GOIABAS, AS PÊRAS…?
VAMOS DESCOBRIR CANTANDO OS NOMES DE ALGUMAS!
POMAR - PALAVRA CANTADA
QUE TAL DESENHAR A ÁRVORE QUE PRODUZ SUA FRUTA FAVORITA E REGISTRAR O NOME DELA! VOCÊ VAI SE SURPREENDER COM OS NOMES DE ALGUMAS!!!
→ SE VOCÊ NUNCA VIU A ÁRVORE QUE PRODUZ A SUA FRUTA FAVORITA, PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO PARA PESQUISAR E VER IMAGENS DE COMO ELA É.
E NÃO ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM A TURMA!!!
PRIMEIRA PROPOSTA
HOJE É DIA DE LEITURA!
HOJE VOCÊS VÃO CONHECER A SEGUNDA HISTÓRIA DO LIVRO "CHAPEUZINHOS COLORIDOS" DE ROBERTO TORERO E MARCUS AURÉLIUS PIMENTA.
CHAPEUZINHO COR DE ABÓBORA É COMO É CONHECIDA UMA BELA MENINA QUE AMA COMER. E ASSIM COMO AS CRIANÇAS DA TURMA NÃO RESISTE A DELICIOSAS FRUTINHAS, SABENDO DISSO O LOBO À ENGANA PELO "ESTÔMAGO"... A HISTÓRIA APRESENTA UM FINAL SUPER INUSITADO E COM BELAS LIÇÕES PARA TODOS!
SEGUNDA PROPOSTA
ARTE COM SEMENTES
ANTES DO RECESSO ESCOLAR TURMA COMEÇOU UMA BELA COLEÇÃO DE SEMENTES. AGORA NÓS VAMOS TRANSFORMÁ-LAS EM OBRAS DE ARTE!!!
QUE TAL FAZER BELO DESENHOS OU QUADRO UTILIZANDO AS SEMENTES QUE VOCÊ COLETOU!?!
E LEMBRE-SE SE NÃO QUISER COLAR, NÃO TEM PROBLEMA, VOCÊ PODE FAZER UMA ARTE EFÊMERA, OU SEJA, UMA ARTE TEMPORÁRIA, MONTAR E DESMONTAR AS IMAGENS QUANDO QUISER E DEPOIS GUARDAR AS PRECIOSAS SEMENTES DA SUA COLEÇÃO!!!
TERCEIRA PROPOSTA
QUANTAS CORES VOCÊ CONSEGUE ENCONTRAR NA NATUREZA? SERÁ QUE DÁ PARA CONTAR COM OS DEDOS DA NOSSA MÃO? OU COM UMA CAIXA DE LÁPIS DE COR?
ESSE É UM CONVITE PARA OBSERVAR A VASTA QUANTIDADE DE CORES QUE TEMOS NA NATUREZA À NOSSA VOLTA, VOCÊS PODERÃO OBSERVAR AS CORES: NO CÉU, NAS PLANTAS, NOS ANIMAIS, NOS INSETOS, NAS NUVENS, NOS ALIMENTOS, NOS VASINHOS QUE TEM NA SUA CASA…
PARA CATALOGAR OU COMPARAR AS CORES VOCÊS PODERÃO USAR: LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA, PEDAÇOS DE REVISTAS, PEDAÇOS COLORIDOS DE TECIDO… A IDEIA É CRIAR UM CONJUNTO DE CORES.
DEPOIS É HORA DE SAIR À CAÇA… PARA SABER COMO BRINCAR DE CAÇA-CORES NA NATUREZA, ASSISTA O VÍDEO: https://youtu.be/0pmd19rnTZM
COMPARTILHE COM A TURMA AS SUAS DESCOBERTAS!
VOCÊ PODERÁ ENVIAR UMA FOTO COM A QUANTIDADE DE CORES QUE ENCONTROU (REPRESENTANDO COM O SEU CONJUNTO DE CORES). OU PODE ENVIAR UM ÁUDIO RELATANDO A QUANTIDADE E DIVERSIDADE DE CORES QUE ENCONTROU.
ESTAMOS ANSIOSOS PARA SABER SOBRE O RESULTADO DA SUA CAÇA ÀS CORES!
QUARTA PROPOSTA
SEXTA-FEIRA COMO DE COSTUME, TEMOS UM ENCONTRO MARCADO!
ESTAMOS ANSIOSOS PARA VER OS ROSTINHOS DE CADA UM DA TURMA E E JUNTOS COMPARTILHAR DE BELAS HISTÓRIAS, APRENDIZAGENS E MUITA DIVERSÃO!!!
SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!
_____________________________________
1° SEMESTRE 2021
2 DE JULHO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
OLÁ QUERIDAS FAMÍLIAS, ESSA SEMANA SERÁ MAIS CURTINHA, MAS ESTÁ
RECHEADA DE BELAS E SABOROSAS PROPOSTAS… SEJA EM CASA OU NA ESCOLA
CONTINUAMOS JUNTOS!!! UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
ATIVIDADE PRESENCIAL
JOGOS EM GERAL SÃO MUITO IMPORTANTES PARA AS CRIANÇAS, POIS AUXILIAM NA
APRENDIZAGEM DE FORMA LÚDICA E NO DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS
HABILIDADES. AO JOGAR AS CRIANÇAS VIVENCIAM DIFERENTES DESAFIOS:
APRENDEM A LEVANTAR HIPÓTESES, DESENVOLVEM ESTRATÉGIAS, COOPERAR,
DECIDIR, AGUARDAR A SUA VEZ, ARRISCAR, SEGUIR REGRAS, LIDAR COM A
SENSAÇÃO DE GANHAR E PERDER, ENTRE OUTRAS COISAS.
ESSA SEMANA VAMOS CONSTRUIR UM JOGO DE TRILHA E BRINCAR EM FAMÍLIA!
É MUITO DIVERTIDO E SIGNIFICATIVO PARA AS CRIANÇAS VALE DEIXAR QUE A
CRIANÇA USE SUA CRIATIVIDADE!!!
PARA CRIAR OS JOGOS VOCÊS PODEM UTILIZAR DIFERENTES SUPORTES PARA SER
O TABULEIRO DO JOGO ( DIFERENTES TIPOS E TAMANHOS DE PAPÉIS OU CAIXAS E
ATÉ MESMO O CHÃO PODE VIRAR UM GRANDE TABULEIRO RISCADO DE GIZ).
TAMBÉM PODERÃO ESCOLHER UMA HISTÓRIA QUE SERÁ A NARRATIVA DO
PERCURSO OU UM TEMA PARA ILUSTRAR O JOGO. POR EXEMPLO A PRINCESA PARA
CHEGAR NO CASTELO OU O SUPER-HERÓI QUE VAI PEGAR O VILÃO OU A
CHAPEUZINHO PARA CHEGAR NA CASA DA VOVÓ…
NUMERANDO AS CASAS DO PERCURSO:
VOCÊS PODEM NUMERAR O JOGO DE ACORDO COM O RITMO DA CRIANÇA.
O JOGO PODE IR ATÉ 10, 20 OU 30 DE ACORDO COM O CONHECIMENTO DE
CADA UM.
PRODUZINDO OS PEÕES:
OS PEÕES PODEM SER DESENHADOS EM PAPEL OU PAPELÃO RECORTADOS E
COLADOS EM TAMPINHAS OU POSSO UTILIZAR OBJETOS COMO BONECOS DE
ACORDO COM O TEMA.
MONTANDO O TABULEIRO:
USE PAPELÃO, CARTOLINA O QUE TIVER EM CASA. DEFINA QUAL SERÁ SEU
FORMATO E QUANTAS CASAS ELE TERÁ.
É POSSÍVEL FAZER DIVERSOS FORMATOS DE PERCURSO: RETANGULARES, EM
ESPIRAL, COM CURVAS ENTRE OUTROS.
HOJE VAMOS JOGAR!!!
PRIMEIRA PROPOSTA
CHAPEUZINHO VERMELHO 2-
VERSÃO TURMA DA MÔNICA
https://youtu.be/mX-rQ594DBo
PENSANDO NO RECESSO, QUE TAL APRENDERMOS ALGUMAS RECEITAS
DELICIOSAS COM O LIVRO DE RECEITAS DA MAGALI ?!?
SEGUNDA PROPOSTA
MAGALI GOSTA MUITO DE MELÂNCIA, POPEYE DE ESPINAFRE, A MORANGUINHO
AMA MORANGOS, BRANCA DE NEVE NÃO DEIXA PASSAR UMA SUCULENTA MAÇÃ …
MAS INFELIZMENTE HÁ CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM MUITO DE FRUTAS, LEGUMES
E VEGETAIS. MAS ESSES ALIMENTOS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A NOSSA
SAÚDE, PARA GARANTIR UM BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO E PRINCIPALMENTE
UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL PARA NOSSAS CRIANÇAS.
VAMOS CONHECER UMA MENININHA QUE NÃO GOSTAVA, MAS APRENDEU A COMER
FRUTAS E AMOU!!!
HISTÓRIA: MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTAS
https://youtu.be/LquIqHWh8Ec
QUE TAL FAZERMOS UM ESPETINHO DE FRUTAS?
RECEITA:
Espeto de frutas
RECEITA DE ESPETO DE FRUTA COM MAÇÃ, PERA, BANANA E LARANJA
PREPARO:
INGREDIENTES
1 BANANA-NANICA CORTADA 4 PEDAÇOS
1 MAÇÃ VERMELHA COM CASCA CORTADA EM 4 PEDAÇOS
1 PERA COM CASCA CORTADA EM 4 PEDAÇOS
2 LARANJAS CORTADAS EM 4 PEDAÇOS
USE SUAS FRUTAS PREFERIDAS
MONTE OS ESPETINHOS COM PEDAÇOS DE FRUTAS, ALTERNANDO AS CORES
PARA FICAR MAIS BONITO.
NÃO ESQUEÇA DE MANDAR FOTO DE COMO FICOU SUA RECEITA.
TERCEIRA PROPOSTA
"COLETAR FAZ PARTE DA NOSSA ANCESTRALIDADE HUMANA, E SE REPETE NO
DESENVOLVIMENTO DO BRINCAR DA CRIANÇA NA NATUREZA. ENQUANTO COLETAM,
AS CRIANÇAS NOS MOSTRAM QUE TIPO DE FLORESTA ESTÃO VENDO E VIVENDO
NAQUELE MOMENTO. ENQUANTO COLETAMOS, NOSSO CORPO DE ADULTO QUE
SEMPRE OBSERVA O MUNDO DA MESMA ALTURA, SE CURVA E SE APROXIMA DO
CHÃO. (...) OLHAR PARA ESSAS COLETAS OBSERVAR NOSSA HISTÓRIA, É OLHAR
PARA PORÇÕES DO MUNDO, PARA AS PERCEPÇÕES SINGULARES DE CADA SER
HUMANO, PARA AQUILO QUE NOS INTERESSA E NOS ENCANTA.".
TRECHO DO TEXTO COLETAR SEMENTES, DE ANA CAROL THOMÉ, PUBLICADO NO
BLOG SER CRIANÇA É NATURAL.
TEM COISAS QUE A GENTE NÃO ENCONTRA NO GOOGLE!
CONHECER A NATUREZA AO SEU REDOR SÓ É POSSÍVEL VIVENDO,
EXPERIMENTANDO, E BRINCANDO.
O CONVITE DE HOJE É COLETAR SEMENTES.
QUE TAL IRMOS A UM PARQUE OU NO JARDIM DE CASA OU SEPARARMOS DAS
FRUTAS QUE COMEMOS E COLETARMOS TODAS AS SEMENTES QUE
ENCONTRARMOS PELO CAMINHO. MANDEM FOTOS DE TUDO QUE CONSEGUIRAM
COLETAR.
CURIOSIDADE:
NEM TUDO NASCE DA SEMENTE? 🍌🍌 - O SHOW DA LUNA!
https://youtu.be/0nMmWgETnMY
DEPOIS DE TANTAS RICAS INTERAÇÕES, CHEGOU A HORA DE DESCANSAR UM
POUQUINHO E RECARREGAR AS BATERIAS… RETOMAREMOS NOSSAS ATIVIDADES
NO DIA 21 DE JULHO DE 2021.
BOM RECESSO A TODOS!!!
25 DE JUNHO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
OLÁ FAMÍLIAS! TUDO BEM COM VOCÊS? VAMOS TER MAIS UMA SEMANA
CHEIA DE NOVAS DESCOBERTAS DENTRO DE CASA E TAMBÉM NA ESCOLA,
CHEIA DE NOVOS DESAFIOS E MUITA DIVERSÃO!!!
DESEJAMOS UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
ATIVIDADE PRESENCIAL
PARA A REALIZAÇÃO DA NOSSA PRIMEIRA PROPOSTA VOCÊ PRECISARÁ PRIMEIRO
LER A HISTÓRIA CHAPEUZINHO AMARELO, QUE ESTÁ INDICADA NA NOSSA SEGUNDA
PROPOSTA. QUEREMOS MAIS UMA VEZ COMPARTILHAR NOSSOS SENTIMENTOS, JÁ
FALAMOS SOBRE A SAUDADE QUE SENTIMOS DA ESCOLA E DOS AMIGOS, DAS
BRINCADEIRAS QUE GOSTAMOS, DAS RECEITAS PREFERIDAS… E HOJE QUEREMOS FALAR
UM POUQUINHO SOBRE OS NOSSOS MEDOS.
FAÇA UM DESENHO DE QUAL É SEU MAIOR MEDO, SE POSSÍVEL, ESCREVA TAMBÉM E ENVIE
UM ÁUDIO PARA A TURMA DIZENDO PARA OS AMIGOS O PORQUÊ VOCÊ TEM ESSE MEDO E
COMO PODE LIDAR COM ELE.
E LEMBRE-SE ASSIM COMO A CHAPEUZINHO AMARELO, TODOS TEMOS MEDO DE ALGO, É
IMPORTANTE SABER QUAL É, LUTAR E AOS POUCOS APRENDEMOS A LIDAR COM ELE!
SEGUNDA ATIVIDADE
HOJE VAMOS VAMOS CONHECER CHAPEUZINHO AMARELO…
"CHAPEUZINHO AMARELO CONTA A HISTÓRIA DE UMA GAROTINHA AMARELA DE
MEDO. TINHA MEDO DE TUDO, ATÉ DO MEDO DE TER MEDO. ERA TÃO MEDROSA
QUE JÁ NÃO SE DIVERTIA, NÃO BRINCAVA, NÃO DORMIA, NÃO COMIA. SEU MAIOR
RECEIO ERA ENCONTRAR O LOBO, QUE ERA CAPAZ DE COMER DUAS AVÓS, UM
CAÇADOR, REI, PRINCESA, SETE PANELAS DE ARROZ E UM CHAPÉU DE
SOBREMESA...AO ENFRENTAR O LOBO E PASSAR A CURTIR A VIDA COMO TODA
CRIANÇA, CHAPEUZINHO NOS ENSINA UMA VALIOSA LIÇÃO SOBRE CORAGEM E
SUPERAÇÃO DO MEDO". (GRUPO AUTÊNTICA)
VOCÊ PODERÁ SE DIVERTIR COM DUAS LINDAS CONTAÇÕES DA HISTÓRIA:
QUINTAL DA CULTURA - CHAPEUZINHO AMARELO
FAFÁ CONTA - CHAPEUZINHO AMARELO
TERCEIRA ATIVIDADE
NOSSA EXPERIÊNCIA PELA JANELA DESSA SEMANA É UMA PROPOSTA DE
OBSERVAÇÃO MINUCIOSA DE LONGO ALCANCE!!
OBSERVE DA SUA JANELA. TENTE DESCOBRIR O QUE VOCÊ CONSEGUE VER E QUE
SE ENCONTRA MAIS DISTANTE DE VOCÊ? É UMA NUVEM? UM PRÉDIO? UMA
ANTENA? UMA MONTANHA? SE VOCÊ TEM MUITAS JANELAS NA SUA CASA, FAÇA
ESSA EXPERIÊNCIA DE TODOS OS PONTOS. SE VOCÊ TEM UMA JANELA, TENTE
OLHAR PARA O MÁXIMO DE DIREÇÕES POSSÍVEIS!
FAÇA UM DESENHO DE ATÉ AONDE QUE VOCÊ CONSEGUIU VER E COMPARTILHE
COM A TURMA. MANDE UM ÁUDIO EXPLICANDO A SUA EXPERIÊNCIA.
QUARTA ATIVIDADE
ARTE COM PEDRAS
A ARTE É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS ESTIMULA
O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. POR MEIO DELA, AS CRIANÇAS APRENDEM,
ADQUIREM NOVAS HABILIDADES E ENXERGAM DIFERENTES PERSPECTIVAS E
SENSAÇÕES. PENSANDO NISSO, É INTERESSANTE PROPORCIONAR DIVERSOS
TIPOS DE MATERIAIS E AMBIENTES, A FIM DE PROVOCAR, EXPLORAR E ESTIMULAR
A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS. ESSAS EXPERIÊNCIAS SÃO ESSENCIAIS PARA
QUE ELAS APRENDAM A SE EXPRESSAR DIANTE DO MUNDO, VALORIZANDO E SE
BENEFICIANDO DAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS. POR
ISSO ESTAMOS COM AS PROPOSTAS DE COLECIONAR E FAZERMOS ARTE COM
ELEMENTOS DA NATUREZA
PARA ESTA PROPOSTA, PRECISAREMOS DAS PEDRAS QUE VOCÊS COLETARAM NA
SEMANA PASSADA. PODEM SER PEDRAS DE JARDIM OU OUTRAS PEDRAS QUE
TENHAM COLETADO, CANETINHAS, TINTAS (GUACHE), PINCEL E CORRETIVO.
VAMOS NOS INSPIRAR UM POUQUINHO COM O VÍDEO ABAIXO:
→ ALGUMAS CRIANÇAS TALVEZ NÃO QUEIRAM PINTAR OU COLAR SUAS PEDRAS, POIS SÃO
PRECIOSAS DEMAIS!!! QUEREMOS LHES PROPOR TAMBÉM A OPÇÃO DE PRODUZIR UMA
ARTE EFÊMERA. MAS, O QUE É ARTE EFÊMERA???
ARTE EFÊMERA É UMA MATÉRIA IMPRESSA OU ESCRITA, TRANSITÓRIA, QUE NÃO
É FEITA COM A INTENCIONALIDADE DE SER GUARDADA OU PRESERVADA POR
LONGO PERÍODO. A PALAVRA EFÊMERA DERIVA
DO GREGO, SIGNIFICANDO COISAS QUE NÃO DURAM MAIS DO QUE UM DIA. (FONTE: WIKIPÉDIA)
VEJA IMAGENS DE ARTE FEITAS COM PEDRAS… O LEGAL É QUE VOCÊ PODE
CRIAR VÁRIAS ARTES DIFERENTES COM AS MESMAS PEDRAS!!!
NÃO SE ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR E COMPARTILHAR CONOSCO AS SUAS CRIAÇÕES!!!
HOJE É SEXTA FEIRA!! SABEM O QUE TEM ESPECIAL NISSO?
HOJE É DIA DE ENCONTRO!!!
RESERVE UM TEMPINHO DO SEU DIA PARA MATAR UM POUCO DA SAUDADE DOS
AMIGOS E DA SUA PROFESSORA!!
HÁ E NÃO SE ESQUEÇA DE ESCREVER OU DESENHAR PARA GUARDAR EM SUA
CAIXINHA DA GRATIDÃO!!!
VALENTINA V-A LORENZO V-B MATHEUS - V-C
18 DE JUNHO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
UMA NOVA SEMANA ESTÁ SE INICIANDO, ELA VEM REPLETA DE NOVIDADES
INSPIRADORAS E MUITO, MUITO CARINHO!!! É HORA DE NOS CONECTARMOS
A NOVAS ATIVIDADES E NOVOS DESAFIOS!
DESEJAMOS UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
ATIVIDADE PRESENCIAL
HOJE VAMOS CONHECER MAIS UMA HISTÓRIA INUSITADA DA CHAPEUZINHO
VERMELHO. QUEM JÁ OUVIU FALAR DA HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO COLORIDO?
VAMOS APRESENTÁ-LOS UMA OUTRA LINDA CHAPEUZINHO, NÃO A DO CAPUZ
VERMELHO, MAS É A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO AZUL!
ELA É TÃO DIFERENTE DA CHAPEUZINHO VERMELHO QUE CONHECEMOS, QUE ATÉ
A MÚSICA ELA INVENTA OUTRA.
VEJA SÓ, PELA FLORESTA A CHAPEUZINHO AZUL CANTAVA:
" PELA ESTRADA A FORA,
EU TÃO SOZINHA,
TÃO DESPROTEGIDA,
AI DE MIM, TADINHA."
AGORA É A SUA VEZ, CRIE VOCÊ TAMBÉM UM FINAL PARA ESSA MÚSICA.
" PELA ESTRADA A FORA,
EU TÃO SOZINHA,
_______________________
_______________________
NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE
CHAPEUZINHO VERMELHO ADORAVA IR NA CASA DA SUA AVÓ . AGORA COM A
PANDEMIA ESTAMOS DISTANTES DOS NOSSOS AVÓS, MAS LOGO TUDO ISSO VAI
PASSAR E PODEREMOS FREQUENTAR NOVAMENTE A CASA DO VOVÔ E DA VOVÓ.
LEMBRA AQUELA RECEITA QUE SÓ SUA VOVÓ SABE FAZER? DAQUELE CADERNO
DE RECEITA GUARDADO NO ARMÁRIO?
POIS SAIBA QUE ALÉM DE GOSTOSOS ESSES PRATOS SÃO PARTE IMPORTANTE
DA CULTURA BRASILEIRA, OS CADERNOS DE RECEITAS SÃO REGISTROS CULTURAIS
PRIMEIRO PORQUE RESGATAM ANTIGAS TRADIÇÕES E AINDA SERVEM COMO
CHAVES DE MEMÓRIAS EMOCIONAIS.
VOCÊ LEMBRA DE ALGUM PRATO QUE SÓ A SUA AVÓ SABE FAZER?
AQUELE PRATO ESPECIAL QUE VOCÊ GOSTA TANTO…
CONTE PARA A GENTE QUAL É RECEITA ESPECIAL QUE A SUA VOVÓ FAZ. PEÇA AJUDA
DA MAMÃE E ESCREVA A RECEITA, PODE SER SÓ OS INGREDIENTES, MANDE NO GRUPO
E SE POSSÍVEL TENTE FAZER NA SUA CASA. QUEREMOS VER MUITAS FOTOS.
SEGUNDA ATIVIDADE
ESSA SEMANA NOSSA EXPERIÊNCIA PELA JANELA SERÁ MAIS QUE ESPECIAL!!!
ELA SERÁ FEITA NO ACONCHEGO DA NOSSA CASA 🏠
A IDEIA É ACAMPAR DENTRO DE CASA, APROVEITAR O FRIOZINHO E SAIR DA ROTINA.
PEGUE UM LENÇOL OU UM EDREDOM FINO E FAÇA SUA CABANINHA. PRENDA A
PONTA DO LENÇOL OU EDREDOM NO SOFÁ USE CADEIRAS E VASSOURAS PARA
FAZER A SUSTENTAÇÃO. ESPALHE ALMOFADAS PELO CHÃO FAÇA UM
AMBIENTE CONFORTÁVEL E INICIE SUA BRINCADEIRA. PODE USAR LANTERNAS,
TAPETES CONVIDE A MAMÃE PARA BRINCAR COM VC. ENVIE FOTOS DA SUA
EXPERIÊNCIA!!
E QUE TAL SE INSPIRAR COM A TURMA DO QUINTAL DA CULTURA?
QUINTAL DA CULTURA - ACAMPAMENTO :
TERCEIRA ATIVIDADE
VAMOS ADICIONAR MAIS UM PRECIOSO ELEMENTO DA NATUREZA A NOSSA COLEÇÃO?
VAMOS COLECIONAR PEDRINHAS!!!
TODO ADULTO SE FIZER UM RESGATE NA SUA MEMÓRIA SE RECORDARÁ DE ALGO
QUE COLECIONOU OU QUE LHE DESPERTOU A CURIOSIDADE NA INFÂNCIA. ALGO
QUE ATRAIA A ATENÇÃO DE MUITOS ADULTOS E CRIANÇAS SÃO AS PEDRAS. NA
NOSSA ESCOLA É MUITO COMUM VERMOS AS CRIANÇAS NO PARQUE FAZENDO
UMA VERDADEIRA CAÇA AO TESOURO, EM MEIO A AREIA ELAS RECOLHEM LINDAS PEDRINHAS QUE LAVAM, GUARDAM EM SEUS BOLSINHOS PARA MOSTRAR PARA
OS AMIGOS E PARA OS PAIS! VAMOS COLECIONAR PEDRAS ESSA SEMANA E
GUARDÁ-LAS PARA FAZER UMA ARTE!
PEGUEM PEDRAS GRANDES, PEQUENAS E MANDE FOTOS PARA GENTE DE
TUDO QUE CONSEGUIU COLECIONAR.
SUGESTÃO: E QUE TAL PENSAR NUMA FORMA DE ORGANIZÁ-LAS PARA A FOTO.
PODE SER POR COR, TAMANHO, FORMATO OU DESCUBRA UMA MANEIRA.E
COMPARTILHE CONOSCO!
QUARTA ATIVIDADE
ENFIM É SEXTA!!! É O DIA DE REFLETIR SOBRE A SEMANA, PENSAR NAS MUITAS
COISAS BOAS QUE ACONTECERAM, ESCOLHER UMA PARA FAZER UM DESENHO
OU ESCREVER E GUARDAR NA NOSSA CAIXA DA GRATIDÃO!!!
VÁRIAS CRIANÇAS DA TURMA JÁ DECORARAM SUAS CAIXINHAS DA GRATIDÃO E SEMANALMENTE GUARDAM NELAS SEUS AGRADECIMENTOS!!!
CAIXA DA GRATIDÃO DE VIVIAN ALÍCIA - INFANTIL V - A
ESSA SEXTA-FEIRA TAMBÉM SERÁ MUITO ESPECIAL PORQUE ALÉM DA NOSSA AULA SÍNCRONA, SERÁ O DIA DA NOSSA REUNIÃO COM PAIS.
O NOSSO ENCONTRO SEMANAL, SERÁ TAMBÉM UM MOMENTO PARA CONVERSARMOS
COM AS FAMÍLIAS.
AGUARDAMOS VOCÊS!!!
QUINTA ATIVIDADE
AS PROPOSTAS PARA ESSA SEMANA NÃO SE ENCERRAM NA SEXTA-FEIRA, POIS
TEMOS MAIS UM SÁBADO LETIVO!!!
POR FAVOR, ACOMPANHEM AS INFORMAÇÕES SOBRE A PROPOSTA NO GRUPO
DE WHATSAPP DA NOSSA TURMA.
11 DE JUNHO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
UMA NOVA SEMANA ESTÁ SE INICIANDO, ELA VEM REPLETA DE NOVIDADES INSPIRADORAS
E MUITO, MUITO CARINHO!!!
DESEJAMOS UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
ATIVIDADE PRESENCIAL
VOCÊS SE LEMBRAM DAS HISTÓRIAS DA CHAPEUZINHO VERMELHO? ESSA SEMANA
VAMOS CONTINUAR NOSSA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INSPIRADOS EM ALGUMAS
DESSAS VERSÕES!!
BEIJINHOS, ABRAÇOS, BOLOS, CAFUNÉ, QUITUTES E MUITOS MIMOS, COMO É BOM IR PARA CASA DA VOVÓ. NÃO É A TOA QUE AS DELICIOSAS LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA ESTÃO NA CASA DA VOVÓ. COM A PANDEMIA ESTAMOS DISTANTES DOS NOSSOS AVÓS, MAS ASSIM QUE TUDO ISSO PASSAR VAMOS PODER MATAR A SAUDADE COM MUITOS ABRAÇOS E BEIJINHOS E QUEM SABE FAZER UM PIQUENIQUE?
VAMOS IMAGINAR QUE COMO A CHAPEUZINHO VERMELHO, VAMOS NA CASA DA
VOVÓ E QUE VOCÊS VÃO LEVAR UMA CESTA REPLETA DE GOSTOSURAS. O QUE
SERÁ QUE VAI TER NESSA CESTA? VAMOS FAZER UMA LISTA COM TODAS ESSAS
GOSTOSURAS. MAS PARA A CESTA NÃO FICAR MUITO PESADA, VOCÊ SÓ PODERÁ
ESCREVER/LEVAR 5 (CINCO) GOSTOSURAS.
NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE
HOJE É NOSSO DIA DE VIAJAR PELAS PÁGINAS DE UM BOM LIVRO!
SERÁ QUE EM TODAS AS HISTÓRIAS CHAPEUZINHO VERMELHO É SEMPRE UMA MENINA??? HOJE VAMOS CONHECER UMA VERSÃO BEM DIFERENTE, ONDE CHAPEUZINHO VERMELHO É UM LINDO MENINO CHAMADO TOMAS. NO FINAL, VOVÓ E CHAPEUZINHO NÃO SÃO SALVAS POR UM CAÇADOR, MAS POR ALGO SURPREENDENTE!!! QUER DESCOBRIR? ENTÃO, ASSISTA A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA QUE SUA PROFESSORA DISPONIBILIZARÁ NO SEU GRUPO!
SEGUNDA ATIVIDADE
BRINCAR LIVRE COM A NATUREZA TAMBÉM NÃO É NOS CONECTAR COM A VIDA,
PERCEBER O MUNDO COMO ELE É, SUAS SUTILEZAS, CARACTERÍSTICAS,
TRANSFORMAÇÕES E AÇÕES. É INTERAGIR COM O MUNDO E PERCEBER SEUS
MOVIMENTOS. E PERCEBER A VIDA QUE PULSA EM TUDO A SEU REDOR (ANA CAROL
THOMÉ). ESSA SEMANA NOSSA EXPERIÊNCIA PELA JANELA É ESPECIAL!! VOCÊS JÁ
REPARARAM QUE EXISTEM TONS DIFERENTES DE VERDES NA NATUREZA?
QUANTOS TONS DE VERDE VOCÊ VÊ? OLHEM PARA A NATUREZA EM VOLTA DE VOCÊS, QUANTOS TONS DE VERDES DIFERENTES VOCÊ ENCONTRA?
VOCÊ PODE CONTAR QUANTOS TONS DIFERENTES DE VERDE VIU E COMPARTILHARCONOSCO ATRAVÉS DE UM ÁUDIO OU PODE REPRESENTAR COM UM BELO DESENHO E USAR VÁRIOS TONS DE VERDE NELE (PODEM MISTURAR DUAS CORES PARA FORMAR UM NOVO TOM DE VERDE).
UMA CURIOSIDADE: QUER SABER POR QUE AS FOLHAS MUDAM DE COR NO OUTONO???
A DORÔ RESPONDE!
TERCEIRA ATIVIDADE
VAMOS FAZER ARTE COM FOLHAS!!!
SEMANA PASSADA COLETAMOS FOLHAS E VAMOS UTILIZÁ-LAS PARA FAZER UMA LINDA ATIVIDADE.
ALÉM DAS FOLHAS VOCÊ VAI PRECISAR DE COLA E DO CADERNO DE DESENHO.
USE SUA CRIATIVIDADE!!
NESSE VÍDEO VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUMAS SUGESTÕES ( AO USAR A COLA BRANCA
PRECISAMOS ESPERAR UM POUQUINHO ATÉ A COLA SECAR E GRUDAR A FOLHA AO
PAPEL).
SOLTEM A IMAGINAÇÃO E MANDEM AS FOTOS DAS SUAS CRIAÇÕES!!!
ENFIM É SEXTA- FEIRA!!! E PARA ENCERRAR A SEMANA VAMOS REALIZAR O NOSSO ENCONTRO SEMANAL COM UMA ATIVIDADE ESPECIAL PARA TODOS VOCÊS!!
A SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL!!!
SEXTA-FEIRA TAMBÉM É O DIA DE REFLETIR SOBRE A SEMANA, PENSAR NAS MUITAS COISAS BOAS QUE ACONTECERAM, ESCOLHER UMA PARA FAZER UM DESENHO OU ESCREVER E GUARDAR NA NOSSA CAIXA DA GRATIDÃO!!!
VÁRIAS CRIANÇAS DA TURMA JÁ DECORARAM SUAS CAIXINHAS DA GRATIDÃO E SEMANALMENTE GUARDAM NELAS SEUS AGRADECUMENTOS!!!
RAFAELA - INFANTIL 5 - B
04 DE JUNHO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
ACREDITAMOS QUE ESSA QUADRINHA INUSITADA REPRESENTA O SENTIMENTO DE
MUITOS… REALMENTE O ANO ESTÁ VOANDO!!! MAS O MELHOR É PERCEBER QUE
TEMOS USADO BEM NOSSO TEMPO E OS RECURSOS QUE TEMOS EM NOSSAS
MÃOS. QUER SEJA DE MANEIRA PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA, CONTINUAMOS
UNIDOS E A CADA SEMANA NOSSAS CRIANÇAS AVANÇAM NAS APRENDIZAGENS, NA
CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E PRINCIPALMENTE CONTINUAM A SE DESENVOLVER
DE MANEIRA SAUDÁVEL... DESEJAMOS UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
ATIVIDADE PRESENCIAL
NOSSA PRIMEIRA PROPOSTA TEM POR OBJETIVO RETOMAR A SEQUÊNCIA DE
ADIVINHAS QUE REALIZAMOS NOS ÚLTIMOS MESES, POIS É VOCÊ PENSOU QUE
ACABOU? TEMOS MAIS UMA ADIVINHA PARA VOCÊ…
COMEÇA COM A E TERMINA COM A LETRA Z.
TEM 26 LETRAS. E COM ELE 26 ADIVINHAS VOCÊ ACABOU DE FAZER.
AGORA CHEGAMOS AO FINAL DAS ADIVINHAS, MAS TEM MAIS UMA PROPOSTA PARA
RELEMBRAR NOSSO PERCURSO:
- CIRCULE TODAS AS PRIMEIRAS LETRAS
- ESCREVA NUMA FOLHA O QUE FORMOU
SE VOCÊ CONSEGUIU ESCREVER TODO O ALFABETO, PARABÉNS VOCÊ
COMPLETOU TODO NOSSO DESAFIO!!!
SEGUNDA ATIVIDADE
EM SEMANAS ANTERIORES VOCÊS JÁ TIVERAM A OPORTUNIDADE DE LER E SE
DIVERTIR COM DUAS DIFERENTES HISTÓRIAS DA CHAPEUZINHO VERMELHO, ASSIM
JÁ PUDEMOS PERCEBER QUE UMA HISTÓRIA PODE TER VÁRIAS VERSÕES!
A PARTIR DESTA SEMANA QUEREMOS CONVIDÁ-LOS A REALIZAR UMA SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES COM A TEMÁTICA CHAPEUZINHO VERMELHO… VAMOS A PRIMEIRA?
REÚNA AS PESSOAS DA SUA CASA E RECONTE ATRAVÉS DE DESENHO, O TRECHO
DA HISTÓRIA QUE MAIS GOSTOU. PARA QUE ESSE DESENHO FIQUE AINDA MAIS
CRIATIVO VAMOS APRENDER A FAZER UMA DOBRADURA COM CÍRCULOS DA
CHAPEUZINHO VERMELHO.
COLE SUA DOBRADURA NO CADERNO DE DESENHO E FAÇA O REGISTRO DA
HISTÓRIA, DEPOIS POR MEIO DE FOTOS OU ÁUDIO CONTE PARA NÓS O QUE MAIS
GOSTOU DA HISTÓRIA.
TERCEIRA ATIVIDADE
NOSSA EXPERIÊNCIA PELA JANELA DESSA SEMANA É ESPECIAL!!
OLHAR PARA O CÉU E OBSERVAR SUA IMENSIDÃO, SEUS MOVIMENTOS.
DE DIA OU DE NOITE, O CÉU É UM BRINQUEDO DISTANTE E INCITA FORTEMENTE A
IMAGINAÇÃO. HOJE VAMOS OBSERVAR AS NUVENS E PROCURAR DESENHOS.
QUE TAL CONHECER A NOEMIA, UMA BELA MENINA QUE VIVIA DE OLHO NAS
NUVENS E QUE QUERIA SER NUVEM QUANDO CRESCER!!!
A MENINA NUVEM! QUINTAL DA CULTURA.
PARA SE INSPIRAR E CANTAR AO OLHAR PARA AS NUVENS...
OBSERVAR A MOVIMENTAÇÃO DAS NUVENS NO CÉU, QUE ARRASTADOS PELA
OSCILAÇÃO DOS VENTOS, ASSUMEM FORMAS VARIADAS E DESENHOS
DIFERENTES. NESSA ALTERAÇÃO DE VENTOS MUITOS DESENHOS VÃO SE
FORMANDO NO CÉU. FAÇA UM DESENHO DO QUE OBSERVOU. MANDE FOTOS!!!
QUARTA ATIVIDADE
NAS PRÓXIMAS SEMANAS QUEREMOS FAZER UM CONVITE ÀS CRIANÇAS DA
TURMA: QUE TAL COMEÇAR A COLECIONAR E SE ENCANTAR COM ELEMENTOS DA
NATUREZA?
FAZER UMA COLEÇÃO NÃO É APENAS UMA FORMA DE LAZER, MAS É UM CONVITE A
OLHAR ATENTAMENTE AO MUNDO A SUA VOLTA E SE ENCANTAR COM ALGO. É A
PARTIR DOS QUATRO OU CINCO ANOS QUE AS CRIANÇAS COMEÇAM A DESPERTAR
O INTERESSE POR COLEÇÕES, ALGUNS QUEREM LEVAR PARA CASA TODAS AS
PEDRINHAS DIFERENTES QUE ENCONTRAM NA RUA, OUTROS COLECIONAM
CARRINHOS, CONCHINHAS, INSETOS... COLECIONAR CONTRIBUI PARA O
DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO, ORGANIZAÇÃO, SENSO DE RESPONSABILIDADE,
AUTONOMIA, PENSAMENTO LÓGICO/MATEMÁTICO E ACIMA DE TUDO ESTIMULA NAS
CRIANÇAS A CAPACIDADE DE SE ENCANTAR COM O NOVO.
A TURMA DO QUINTAL DA CULTURA ADORA COLECIONAR. DOROTEIA E LUDOVICO
MOSTRAM AS SUAS COLEÇÕES ESPECIAIS PARA OSÓRIO … E MAIS!!! DEPOIMENTOS
DE PEQUENOS COLECIONADORES!!!
COLETA A DE FOLHAS
CATALOGAR ELEMENTOS DA NATUREZA É UMA TAREFA BASTANTE CIENTÍFICA.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE EXISTEM FOLHAS COM TAMANHOS, FORMAS, CORES E
TEXTURAS. ESSA SEMANA VAMOS PROPOR UM GRANDE
DESAFIO:
VAMOS COLETAR FOLHAS!!!
NADA DE ARRANCAR FOLHAS DA ÁRVORE OU DA JARDINEIRA. ESTAMOS FALANDO
DE ENCONTRARMOS TESOUROS CAÍDOS NO CHÃO.
ORGANIZE SUA COLEÇÃO DE FOLHAS E ENVIE PARA NÓS FOTOS DE TUDO QUE
ENCONTROU.
NÃO SE ESQUEÇA DE GUARDAR SUA COLEÇÃO DE FOLHAS, POIS IREMOS UTILIZAR
NA PRÓXIMA SEMANA!
FINALMENTE SEXTA- FEIRA DIA DO NOSSO ENCONTRO VIRTUAL!!!
ESSE É O DIA MAIS ESPECIAL DA SEMANA, PORQUE É O DIA EM QUE PODEMOS
ESTAR TODOS JUNTOS, TANTOS AS CRIANÇAS QUE JÁ ESTÃO INDO PARA A ESCOLA,
COMO OS QUE CONTINUAM COM AS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS. TAMBÉM PODEMOS
VER AS SUAS FAMÍLIAS, ENFIM, É UM MOMENTO DE GRANDE ALEGRIA!!!
E NÃO ESQUEÇAM, ESSE É O DIA QUE DAMOS UMA PARADINHA PARA MEDITAR NAS
COISAS SIMPLES E MUITOS BOAS QUE ACONTECERAM NA NOSSA SEMANA!!!
“CADA PEQUENO DETALHE DA NOSSA VIDA MERECE NOSSA GRATIDÃO”
28 DE MAIO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
MAIS UMA SEMANA QUE SE INICIA, COM ELA RECEBEMOS
UMA NOVA OPORTUNIDADE DE CRIAR, APRENDER, BRINCAR
E SOCIALIZAR... DESEJAMOS UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
AOS POUCOS NOSSA AMADA ESCOLA ESTÁ SE ENCHENDO DE ALEGRIA!
COM MUITO CUIDADO, SEGUINDO OS PROTOCOLOS SANITÁRIOS E
DE FORMA ESCALONADA, AS CRIANÇAS ESTÃO RETORNANDO
PRESENCIALMENTE À ESCOLA. NOS VÁRIOS ESPAÇOS JÁ
PODEMOS ESCUTAR SUAS VOZES BRINCANDO, CANTANDO E SE
ENCANTANDO COM O MUNDO A SUA VOLTA! AS CRIANÇAS QUE
AINDA NÃO RETORNARAM CONTINUAM A INTERAGIR E
COMPARTILHAR VIRTUALMENTE COM OS AMIGOS SUAS
DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS...
NÃO SE ESQUEÇAM: EM CASA OU NA ESCOLA CONTINUAMOS JUNTOS,
PORQUE JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!
DESEJAMOS UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
NOSSA PRIMEIRA PROPOSTA É A ÚLTIMA PARTE DAS NOSSAS
DIVERTIDAS ADIVINHAS COM A SEQUÊNCIA ALFABÉTICA. COM ESSA
PROPOSTA A CADA SEMANA NOSSAS CRIANÇAS PUDERAM SE
DIVERTIR, DESENVOLVER O RACIOCÍNIO, CONHECER A SEQUÊNCIA
ALFABÉTICA E TAMBÉM AMPLIAR O VOCABULÁRIO. É UM JOGO MUITO
DIVERTIDO PARA DESFRUTAR EM FAMÍLIA E ENTRETER AMIGOS!!!
MAS ATENÇÃO: QUEM VAI PARA A ESCOLA ESSA ATIVIDADE SERÁ
REALIZADA JUNTO COM A PROFESSORA, QUEM FICA EM CASA
ESSA ATIVIDADE CONTINUARÁ SENDO REALIZADA COM A FAMÍLIA.
NÃO ESQUEÇAM DE ENVIAR FOTOS!!!
ATIVIDADE PRESENCIAL
VAMOS CONTINUAR COM O NOSSO DESAFIO SEMANAL!
1- O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM X E TERMINA COM O A.
COM ELA DÁ PRA TOMAR CAFÉ E CHÁ.
2- O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM Y E TERMINA COM E.
NELE PODEMOS ASSISTIR VÍDEOS DESENHOS E MUITOS OUTROS.
3- O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM Z E TERMINA COM I.
É UM POUCO ASSUSTADOR.
DIZEM QUE SÃO MORTOS VIVOS.
E AÍ QUANTOS VOCÊ ACERTOU? NÃO ESQUEÇA DE CONTAR PARA A GENTE!
1ª ATIVIDADE EM CASA
HOJE VAMOS CONHECER A " VERDADEIRA HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO" -
AUTORES: AGNESE BARUZZI, SANDRO NATALINI E, INDIGO.
ENTÃO, VOCÊ PENSA QUE CONHECE A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO
VERMELHO? ÀS VEZES, AS COISAS NÃO SÃO COMO PARECEM SER.
QUANDO O LOBO ESCREVE UMA BELA CARTINHA À CHAPEUZINHO
VERMELHO PEDINDO QUE O ENSINE A SER BOM, ELA FICA EUFÓRICA.
MAS, ASSIM QUE O LOBO, AGORA BONZINHO, SE TORNA A
CELEBRIDADE, CHAPEUZINHO VERMELHO, CIUMENTA, DECIDE FAZER
ALGUMA COISA. UMA VARIEDADE DE PAPÉIS, CARTAS, NOTICIÁRIOS E
BILHETES, COMPLEMENTAM ESSA HISTÓRIA.
2 ª ATIVIDADE EM CASA
UM OLHAR PELA JANELA!!!
ESSA SEMANA A NOSSA EXPERIÊNCIA É UM CONVITE A OBSERVAR O VENTO…
QUAL A DIREÇÃO DO VENTO?
ABRA AS JANELAS E VERIFIQUE SE É POSSÍVEL PERCEBER O VENTO.
TENTE DESCOBRIR DE ONDE ELE VEM E PARA ONDE ELE VAI.
VAMOS BRINCAR COM O VENTO? VEJA TRÊS PROPOSTAS PARA
VOCÊ ESCOLHER COMO BRINCAR E OBSERVAR O VENTO.
1- QUINTAL DA CULTURA - COMO FAZER UM CATAVENTO COM PAPEL
2 - QUE TAL PRODUZIR UM CATAVENTO COM GARRAFA PET?
3 - CRIE UM MÓBILE OU PENDURE ALGUMAS FITAS NA JANELA.
OBSERVE COMO ELAS SE MOVEM AO LONGO DO DIA.
PARA SABER MAIS SOBRE O VENTO, QUE TAL ASSISTIR A ESSE
LINDO EPISÓDIO DE O DIÁRIO DE MIKA?
“O DIÁRIO DE MIKA/ O VENTO É O AR COM MUITA PRESSA”
SUGESTÃO MUSICAL: BOCA LIVRE, VINÍCIUS DE MORAES - O AR (O VENTO)
3ª ATIVIDADE EM CASA
BOLICHE
NA SEMANA PASSADA JÁ CONSTRUÍMOS O NOSSO BOLICHE,
FIZEMOS OS PINOS E A BOLINHA DE MEIA… AGORA É HORA
DE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES!!!
A REGRA DA BRINCADEIRA SERÁ A MESMA DA SEMANA ANTERIOR.
MAS VAMOS ACRESCENTAR A CONTAGEM DE PONTOS. PARA ISSO É
IMPORTANTE QUE FAÇAM UM REGISTRO DE QUANTOS PINOS FORAM
DERRUBADOS EM CADA RODADA E AO FINAL FAÇAM JUNTOS A
SOMATÓRIA PARA VER QUEM FEZ MAIS PONTOS.
.
BRINCADEIRA:
1. FAZER UMA TABELA PARA REGISTRO COM OS NOMES DOS
JOGADORES E COM A QUANTIDADE DE JOGADAS.
2. ORGANIZAR OS PINOS.
3. DETERMINAR UM PONTO ONDE OS PARTICIPANTES
DEVERÃO FAZER OS ARREMESSOS.
4. CADA PARTICIPANTE DEVE ARREMESSAR A BOLA 3 VEZES,
NA TENTATIVA DE DERRUBAR O MAIOR NÚMERO DE PINOS.
5. AO FINAL DOS ARREMESSOS DEVEM SER CONTADOS OS
PONTOS DE CADA PARTICIPANTE.
6. O DESAFIO DO JOGO É DERRUBAR O MAIOR NÚMERO DE
PINOS A CADA RODADA E POR FIM SOMAR MAIS PONTOS.
COMPARTILHE CONOSCO POR MEIO DE FOTOS E ÁUDIOS COMO
FOI A BRINCADEIRA EM FAMÍLIA.
ENCONTRO SINCRONO
SEXTA-FEIRA É UM DIA MUITO ESPECIAL, POIS TEMOS UM
ENCONTRO MARCADO COM TODA A TURMA! ASSIM PODEMOS
MATAR UM POUQUINHO A SAUDADE E PARTICIPAR EM UMA
PROPOSTA SUPER LEGAL QUE A PROFESSORA PREPAROU COM
MUITO CARINHO!!!
SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!
E DEPOIS DE UMA SEMANA TÃO ESPECIAL NÃO PODEMOS ESQUECER
OS MUITOS MOTIVOS QUE TEMOS PARA SER GRATOS. FAÇA UM DESENHO
OU PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA FAZER SEU REGISTRO E GUARDAR
NA CAIXA DA GRATIDÃO… ESTAMOS ANSIOSOS PARA A CHEGADA
DO DIA EM JUNTOS PODEREMOS COMPARTILHAR OS SENTIMENTOS QUE
ESTAMOS GUARDANDO NA NOSSA CAIXA DA GRATIDÃO!
MAS PORQUE A GRATIDÃO É TÃO IMPORTANTE?
“ PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE INDIANA, NOS ESTADOS
UNIDOS, CHEGARAM A CONCLUSÃO DE QUE SER GRATO PELAS
PEQUENAS COISAS DA VIDA PODE CAUSAR GRANDES MUDANÇAS -
INCLUSIVE CEREBRAIS.
UM ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL CIENTÍFICO NEUROIMAGE ATESTA QUE,
DEPOIS DE POUCOS MESES EXERCITANDO SUA GRATIDÃO POR MEIO DA
ESCRITA, SEU CÉREBRO PASSA A SE SENTIR AINDA MAIS CONDICIONADO A
SER GRATO. E ISSO TRAZ BENEFÍCIOS”.
TRECHO DA REPORTAGEM EM:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/01/expressar-gratidao-pode-
mudar-seu-cerebro.html
ENTÃO VAMOS AGRADECER!!!
21 DE MAIO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
A ESPERA ACABOU - É BEM VERDADE QUE AINDA NÃO É EXATAMENTE
COMO NÓS ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS, AFINAL OS ABRAÇOS AINDA
DEVERÃO SER GUARDADOS. MAS, NADA SUPERA A ALEGRIA DO
RETORNO!
A RETOMADA AINDA É GRADUAL E SEGUE OS LIMITES ESTABELECIDOS
PELO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. MAS, FOI UM
GRANDE PASSO DADO E PENSADO PARA ACOLHER NOSSAS
CRIANÇAS! LEMBRAMOS QUE AS ATIVIDADES VIRTUAIS CONTINUAM A
TODO VAPOR E CONTINUAMOS ESPERANDO A DEVOLUTIVA DE TODOS!!
SEJA EM CASA OU NA ESCOLA CONTINUAMOS JUNTOS!!
UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
VAMOS CONTINUAR COM O NOSSO DESAFIO SEMANAL!
PARA QUEM VAI PARA A ESCOLA, ESSA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA JUNTO
COM A PROFESSORA; PARA QUEM FICA EM CASA, ESSA ATIVIDADE
CONTINUARÁ SENDO REALIZADA COM A FAMÍLIA. NÃO SE ESQUEÇAM
DE ENVIAR FOTOS!!
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM U E TERMINA COM O
PODE SER DE VERDADE OU DE PELÚCIA
É AMIGO DA MASHA.
https://youtube.com/shorts/IAfu27LM3BA?feature=share
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM V E TERMINA COM A
VIVE MASTIGANDO E DELA SAI LEITE
É MULHER DO BOI
E FAZ MUUUUUU....
https://youtube.com/shorts/dPJ7tXqsTog?feature=share
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM W E TERMINA COM R
É UM TIPO DE BISCOITO
É FININHO, CROCANTE E TEM VÁRIAS CAMADAS DE RECHEIO.
https://youtube.com/shorts/SAZaOz7Grcc?feature=share
SEGUNDA PROPOSTA
HOJE VAMOS LER A HISTÓRIA “SUPERPROTETORES”!
OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE NO COMBATE
À COVID-19, GANHAM UMA HOMENAGEM ESPECIAL PARA DEIXAR CLARO
PARA AS CRIANÇAS A IMPORT NCIA DE SUA ATUAÇÃO. A COLEÇÃO DE LIVROS
DIGITAIS DO “LEIA PARA UMA CRIANÇA” GANHA O TÍTULO “SUPERPROTETORES”,
QUE MOSTRA AO PÚBLICO INFANTIL COMO MÉDICOS, ENFERMEIROS
E OUTRAS CATEGORIAS SÃO OS “SUPER-HERÓIS” MODERNOS.
ESCRITO POR JESSÉ ADARILHO E ILUSTRADO POR IVY NUNES, EM UM
MOMENTO DE TANTAS DÚVIDAS, ONDE AS CRIANÇAS ESTÃO FORA DE SUA ROTINA,
LONGE DA ESCOLA, PROFESSORES E AMIGOS, É IMPORTANTE QUE ELAS POSSAM
FALAR DOS MÉDICOS E DEMAIS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO TRABALHANDO COM
TANTA DEDICAÇÃO. MESMO DENTRO DE CASA, DIANTE DE UMA SITUAÇÃO TÃO
DIFÍCIL, AINDA É POSSÍVEL, ATRAVÉS DA LEITURA, APRESENTAR O GESTO DE
CIDADANIA QUE EXISTE POR TRÁS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E TAMBÉM
GERAR A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORT NCIA DE FICAR EM CASA,
HIGIENIZAR AS MÃOS E USAR A MÁSCARA.
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/super-protetores
HOJE A NOSSA PROPOSTA É OLHAR PARA A JANELA E OBSERVAR A LUA!!
DIA 26 DE MAIO – É DIA DA SUPERLUA!
NOITE DE LUA CHEIA, MAS NÃO É PRECISO TER MEDO. O MAIS LEGAL
É QUE VAI SER TAMBÉM NOITE DE SUPERLUA, A MAIS PRÓXIMA DA
TERRA NESTE ANO. ELA VAI APARECER UM POUCO MAIOR E MAIS
BRILHANTE QUE O NORMAL.
BOLICHE COM GARRAFA PET
REÚNA ALGUMAS GARRAFAS PET DE ÁGUA, SUCO OU REFRIGERANTE
QUE SÃO CONSUMIDAS NA SUA CASA. LOGICAMENTE ELAS PRECISAM
ESTAR LAVADAS ANTES DE VOCÊ GUARDÁ-LAS. QUANDO VOCÊ ESTIVER
REUNIDO PELO MENOS 5 GARRAFAS, ESCREVA UM NÚMERO DE 1 A 5.
VOCÊ TAMBÉM PODE ENFEITÁ-LAS COM FITA, PAPEL...
USEM A CRIATIVIDADE.
QUANDO AS GARRAFAS ESTIVEREM PRONTAS, BASTA
ARRUMÁ-LAS E, COM UMA BOLA PEQUENA (PODE SER DE MEIA),
VOCÊ PODE INICIAR A BRINCADEIRA.
O OBJETIVO DO JOGO É ARREMESSAR UMA BOLA PARA ATINGIR OS PINOS.
O BOLICHE ESTIMULA A ORIENTAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL (DIREÇÕES,
TAMANHO, DIST NCIA, ETC) E MELHORA O DESEMPENHO DAS
ESTRUTURAS PSICOMOTORAS. PODE-SE BRINCAR SOZINHO OU COM MAIS
PARTICIPANTES.
OUTRA S
UGESTÃO DE MATERIAIS:
14 DE MAIO
PASSO A PASSO
1.COM AS MEIAS FAÇA 3 BOLAS: ENCHA UMA MEIA COM OUTRAS MEIAS,
TORÇA O CANO E VIRE DO AVESSO ENVOLVENDO AS MEIAS QUE ESTÃO
DENTRO DA MEIA.
2.SE DESEJAR, ENCAPE OU PINTE AS LATAS, GARRAFAS OU CAIXAS.
3.NUMERE COM FITA CREPE OU PAPEL ADESIVO OS PIOS DO BOLICHE.
BRINCADEIRA:
1.ORGANIZAR OS PINOS.
2. DETERMINAR UM PONTO ONDE OS PARTICIPANTES DEVERÃO
FAZER OS ARREMESSOS.
3. CADA PARTICIPANTE DEVE ARREMESSAR A BOLA 3 VEZES, NA
TENTATIVA DE DERRUBAR O MAIOR NÚMERO DE PINOS.
4. AO FINAL DOS ARREMESSOS DEVEM SER CONTADOS OS PONTOS
DE CADA PARTICIPANTE.
5. O DESAFIO DO JOGO É DERRUBAR O MAIOR NÚMERO DE PINOS.
HOJE É SEXTA FEIRA, DIA DO NOSSO ENCONTRO DO MEET!!!
VAMOS CONTINUAR MATANDO A SAUDADE, AGORA PELO COMPUTADOR
OU PELO CELULAR...
PREPARAMOS UMA ATIVIDADE ESPECIAL PARA VOCÊS!!!
VALE RESSALTAR QUE AS ATIVIDADES NO MEET TAMBÉM SÃO CONSIDERADAS
PARA A PRESENÇA DAS CRIANÇAS, ALÉM DISSO, AJUDAM A CRIAR MEMÓRIAS
AFETIVAS E SIGNIFICATIVAS DESSE PERÍODO E CONTRIBUEM PARA QUE AS
CRIANÇAS CONTINUEM SE DESENVOLVENDO INTEGRALMENTE EM SEU
AMBIENTE FAMILIAR, ENFATIZANDO SEMRE OS DIREITOS DE BRINCAR,
CONVIVER, EXPLORAR, EXPRESSA-SE, PARTICIPAR E CONHECER-SE.
FALANDO EM GUARDAR AS MEMÓRIAS AFETIVAS, NÃO SE ESQUEÇAM DE
ESCREVER NA NOSSA CAIXA DA GRATIDÃO. LEMBRANDO QUE LOGO, LOGO,
VAMOS LEVÁ-LA PARA A ESCOLA PARA LER O QUE CADA UM ESCREVEU
NESSE PERÍODO DA QUARENTENA!!!
AGUARDAMOS VOCÊS!!!
4ª ATIVIDADE EM CASA (SÁBADO LETIVO)
ASSISTIR O VIDEO CLIPE “ O GRANDE RABANETE”
LINK DO VIDEO https://youtu.be/W_8El0ND4qE
ATÉ SEMANA QUE VEM !
14 DE MAIO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
UM ANO DESAFIADOR E CHEIO DE IMPREVISTOS, ONDE ACOLHEMOS
O NOVO SEM MUITO SABER COMO LIDAR... NOS UNIMOS, FORTALECEMOS
A PARCERICOM FAMÍLIAS, EQUIPE E CRIANÇAS. AGORA, INICIAMOS UMA
NOVA ETAPA. CHEGOU O DIA DE RETORNARMOS ÀS NOSSAS ATIVIDADES
PRESENCIAIS, SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS DE HIGIENE E
SEGURANÇA E COM A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES...
UMA NOVA ADAPTAÇÃO! A CHEGADA À ESCOLA SERÁ O MOMENTO DE
TODOS CRIAREM NOVOS VÍNCULOS, DE CONHECEREM NOVAS VOZES,
RITMOS, CHEIROS, CORES, TER NOVAS APRENDIZAGENS.
JUNTOS, VAMOS CONSEGUIR VENCER!!
AULA PRESENCIAL
ESSA SEMANA TEREMOS NOVOS DESAFIOS!! VAMOS VER QUEM CONSEGUE ADIVINHAR?
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM Q E TERMINA COM O
É FEITO DO LEITE E COM PÃO É DELICIOSO
DIZEM QUE OS RATOS ADORAM?
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM R E TERMINA COM O
DÁ PARA COLOCAR NA PAREDE E NO PULSO
ELE SERVE PARA MOSTRAR AS HORAS?
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM S E TERMINA COM L
DE DIA ELE APARECE E A NOITE VAI EMBORA
QUANDO NÃO TEM NUVÉNS PELA FRENTE ELE FICA BEM QUENTE?
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM T E TERMINA COM A
ABERTA ELA PARECE COM A LETRA X
E QUANDO ABRE E FECHA ELA PODE CORTAR.
ATIVIDADE 1 - EM CASA
HOJE É DIA DE HISTÓRIA
LIVRO EM PDF - https://drive.google.com/file/d/1V4WpdR_KedcYMCPmIucWmmY4KuNxev29/view?usp=drivesdk
ATIVIDADE 2 - EM CASA
DANDO CONTINUIDADE AS NOSSAS EXPERIENCIAS A SEREM REALIZADAS PELA JANELA DE CASA,
MANTENDO A RELAÇÃO COM A NATUREZA PRESENTE NO ESPAÇO DOS NOSSOS PEQUENOS,
O CONVITE DE HOJE É....
ESCUTEM O CANTO DOS PÁSSAROS.
-TEM PÁSSAROS NESSE LUGAR QUE VOCÊ ESTÁ?
- EM QUAL HORÁRIO DO DIA VOCÊS CONSEGUEM VÊ-LO?
- ELE ESTÁ SOZINHO OU TEM PÁSSAROS JUNTOS?
- PERCEBAM SE EM ALGUM MOMENTO DO DIA, OS CANTOS SÃO MAIS FORTES.
QUEREMOS TODO MUNDO PRESTANDO ATENÇÃO NOS CANTOS DOS PASSARINHOS ESSA SEMANA!!
E CLARO, CONTEM PRA GENTE! COMPARTILHE SUA EXPERIENCIA ENVIANDO UMA FOTO OU O
DESENHO DO PÁSSARO QUE VOCÊ OUVIU OU VIU!!
ATIVIDADE 3 - EM CASA
OBSERVEM OS QUADROS
QUE BRINCADEIRA É ESSA?
QUEM RESPONDEU PETECA, ACERTOU!!!
VAMOS APRENDER A FAZER?
PETECA DE PAPEL E PLÁSTICO
A PETECA É UM BRINQUEDO MUITO DIVERTIDO E AINDA PODE AJUDAR A NOS EXERCITARMOS
NESSES DIAS EM QUE TEMOS QUE FICAR MAIS QUIETINHOS EM NOSSAS CASAS. DE ORIGEM
INDÍGENA, A PALAVRA “PETECA” SIGNIFICA “ESBOFETEAR, GOLPEAR COM A MÃO ESPALMADA” ( HTTPS://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/PETECA ), O QUE JÁ NOS DÁ A DICA DO QUE DEVEMOS FAZER
COM ELA!
VAMOS CONSTRUIR UMA PETECA?
VOCÊS PODEM DEIXAR A CRIATIVIDADE ROLAR SOLTA NA CONFECÇÃO DA PETECA DE VOCÊS!
NESTA DIVERTIDA BRINCADEIRA PROPOMOS UMA PETECA FEITA COM SACO PLÁSTICO E PAPEL.
AGORA QUE A PETECA DE VOCÊS ESTÁ PRONTA, É SÓ ESCOLHER UM LUGAR E BRINCAR!
VOCÊS PODEM CONTAR QUANTAS VEZES CONSEGUEM JOGAR A PETECA UNS PARA OS
OUTROS SEM DEIXÁ-LA CAIR.
HOJE É DIA DE ENCONTRO!!!!
VEMOS VOCÊS DAQUI A POUCO!!!
CAIXA DA GRATIDÃO
ESCRITA DO SENTIMENTO DE GRATIDÃO
NÃO ESQUEÇA DE AGRADECER!
07 DE MAIO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
QUE CRIANÇA NÃO GOSTA DE ADIVINHA?
BRINCAR DE ADIVINHAR FAZ BEM PARA A COGNIÇÃO, ESTIMULA A
CRIATIVIDADE E EXERCITA A CAPACIDADE IMAGINATIVA. POR ISSO,
EM TEMPOS DE RETIRO EM CASA, NADA MELHOR DO QUE RECORRER A
ESSAS BRINCADEIRAS QUE TRAZEM DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO
PARA TODOS!!!
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM M E TERMINA COM O
FAZ UM BARULHO ENGRAÇADO
E PULA DE GALHO EM GALHO?
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM N E TERMINA COM M
É BRANQUINHA E MORA LÁ NO CÉU?
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM O E TERMINA COM O
SE CHOCAR, NASCE UM PINTINHO
MAS, SE FRITAR, É BEM GOSTOSINHO?
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM P E TERMINA COM E
MORA NA ÁGUA E FAZ
GLU,GLU,GLU,GLU?
HOJE É DIA DE HISTÓRIA!!!
ESSA É UMA ATIVIDADE QUE, ALÉM DE SER UMA DELÍCIA DE SER FEITA EM FAMÍLIA,
TRAZ INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A CRIANÇA E, TAMBÉM, PARA OS PAIS, COMO:
- FORTALECE A CONEXÃO COM QUEM LÊ PARA A CRIANÇA (PAIS, FAMILIARES OU CUIDADORES);
- DESENVOLVE A ATENÇÃO, A CONCENTRAÇÃO, O VOCABULÁRIO, A MEMÓRIA E O RACIOCÍNIO;
- ESTIMULA A CURIOSIDADE, A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE;
- AJUDA A CRIANÇA A PERCEBER E A LIDAR COM OS SENTIMENTOS;
- AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA (CAPACIDADE DE COLOCAR-SE NO
LUGAR DO OUTRO);
- DESENVOLVE A LINGUAGEM ORAL.
POR ISSO LIVROS DEVEM SEMPRE FAZER PARTE DO UNIVERSO INFANTIL! (BLOG LEITURINHA)
A HISTÓRIA DE HOJE SE CHAMA O SÉTIMO GATO. IMAGINE A CASA DE UM GAROTO
QUE GANHA 7 GATOS, CADA UM COM UM JEITO DIFERENTE, COM UM HUMOR
DIFERENTE, FALANDO UMA LÍNGUA DIFERENTE. COMO SERÁ QUE ELES VÃO SE ENTENDER?
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/estante-digital/o-setimo-gato/
SEGUIMOS MAIS UMA SEMANA DENTRO DE CASA, EXPLORANDO AS
POSSIBILIDADES DAS NOSSAS JANELAS. AS JANELAS DÃO PASSAGEM
PARA O AR E O VENTO QUE AREJAM A NOSSA CASA, PARA A LUZ QUE
ILUMINA E, TAMBÉM, PARA O CONTATO VISUAL OM O LADO DE FORA.
É NESSE ESPAÇO QUE PODEMOS NOS FOCAR PARA CONTINUAR CURTINDO
A NATUREZA. EM TEMPOS QUE PRECISAMOS FICAR EM CASA, É POSSÍVEL
ENCONTRAR A NATUREZA PERTO DE NÓS E BRINCARMOS COM ELA. COM A
PANDEMIA, TEMOS EXPERIMENTADO OLHAR POR NOSSA JANELA E OBSERVAR A NATUREZA. DEBRUÇAR PELA JANELA E REPARAR NO QUE TEM ALÉM DELA,
PODE SE TRANSFORMAR NUMA EXPERIÊNCIA RICA EM SENSAÇÕES, CONEXÕES,
DE REFLEXÕES, DE APROFUNDAMENTO E DE PURA DIVERSÃO!!
NESSA SEMANA VAMOS PROPOR UM DESAFIO: VOCÊ CONSEGUE VER
ALGUM ANIMAL POR SUA JANELA? VOCÊ JÁ REPAROU QUE DURANTE O
DIA PASSAM ANIMAIS DIFERENTES POR SUA JANELA? SERÁ QUE VOCÊ
CONSEGUE VER ALGUM INSETO PASSANDO, OU MESMO UM CACHORRO, GATO OU PÁSSARO?
CONTE PARA NÓS O QUE VOCÊ CONSEGUIU OBSERVAR.
PARA O REGISTRO DESSA ATIVIDADE VAMOS FAZER UMA XILOGRAVURA
NO ISOPOR (ISOGRAVURA).
PARA ESSA ATIVIDADE VAMOS PRECISAR DE UMA BANDEJA DE ISOPOR,
LÁPIS GRAFITE, TINTA E O CADERNO DE DESENHO.
VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO E VER COMO DEVEMOS FAZER ESSE PROCESSO!
CASO NÃO TENHA ROLINHO EM CASA VOCÊ PODE UTILIZAR UM PINCEL OU MESMO O DEDO.
DESENHE O ANIMAL QUE VOCÊ VIU NA SUA JANELA E DEPOIS MANDE UMA FOTO
DE COMO FICOU A SUA ISOGRAVURA!!!!
HOJE VAMOS PROPOR UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA
VOCÊ JÁ BRINCOU DE AVIÃO DE PAPEL?
O JEITO MAIS SIMPLES DE BRINCAR DE AVIÃO É PEGAR UMA FOLHA E DOBRAR.
SE VOCÊ ESQUECEU COMO SE FAZ UM AVIÃO DE ORIGAMI, AI VAI UM
VÍDEO PARA LEMBRAR:
COM O AVIÃO PRONTO, VOCÊ PODE UTILIZAR A CRIATIVIDADE EM
DECORAR O SEU AVIÃOZINHO!
E PODE APROVEITAR PARA BRINCAR DO JOGO DA CORRIDA DO AVIÃO.
VOCÊ PODE ARREMESSAR O AVIÃO E VER QUEM CHEGA PRIMEIRO.
PARA TORNAR A BRINCADEIRA AINDA MAIS INTERESSANTE, VOCÊS
PODEM USAR FITA CREPE PARA MONTAR NO CHÃO UMA LINHA QUE VAI
DEFINIR A PISTA E VER QUEM CHEGA PRIMEIRO. PARA CRIAR NOVOS
DESAFIOS, PODEMOS COLOCAR UMA PONTUAÇÃO AO LADO E,
DEPENDENDO DE ONDE O AVIÃO CHEGAR, ELE GANHARÁ MAIS OU
MENOS PONTOS.
DÁ PARA FAZER AVIÕES UTILIZANDO OUTROS MATERIAIS:
AVIÃO DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E PALITOS DE SORVETE
AVIÃO COM ROLO DE PAPEL TOALHA
AVIÃO COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
AVIÃO COM EMBALAGEM DE SHAMPOO
AVIÃO DE PAPELÃO
AVIÃO DE GARRAFA
USE A SUA CRIATIVIDADE E VAMOS BRINCAR!!!!
FINALMENTE CHEGOU A SEXTA-FEIRA!!!
DIA DA NOSSA CAIXA DA GRATIDÃO!!! QUE TAL ESCREVERMOS UMA COISA BEM
LEGAL QUE ACONTECEU NESSA SEMANA?
“A gratidão envolve estarmos cientes de quem, ou o que, torna
possível os aspectos positivos de nossas vidas, e reconhecer isso.”
LOGO DEPOIS TEM O NOSSO ENCONTRO!!
CONVIDAMOS TODOS VOCÊS CRIANÇAS E FAMÍLIAS A PARTICIPAREM DO
NOSSO ENCONTRO E MATAR UM POUQUINHO DA SAUDADE!!!
PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET!! ENVIAREMOS O LINK NO GRUPO DE
WHATSSAP!
AGUARDAMOS A PRESENÇA DE TODOS VOCÊS!!!
AO REALIZAR AS PROPOSTAS DESSA SEMANA, AS CRIANÇAS VIVENCIARAM
MUITAS EXPERIÊNCIAS IMPORTANTES PARA O SEU DESENVOLVIMENTO!
30 DE ABRIL
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
TEMPO DE CONTINUARMOS EM CASA!!
CONTINUAMOS COM O DESAFIO DE NOS ENCONTRARMOS A DISTÂNCIA;
CONTINUAMOS CONECTADOS POR UM FIO INVISÍVEL, CONSTRUINDO
MEMÓRIAS JUNTOS DURANTE ESSA PANDEMIA!! POR ISSO, PENSAMOS EM
ATIVIDADES COM GRANDES DESAFIOS PARA TODOS VOCÊS!
AO REALIZAR AS PROPOSTAS, AS CRIANÇAS ESTARÃO VIVENCIANDO
EXPERIÊNCIAS IMPORTANTES PARA O SEU DESENVOLVIMENTO:
QUEM NÃO GOSTA DE UMA BRINCADEIRA DE ADIVINHA?
NESSA SEMANA, CONTINUAMOS COM O NOSSO DESAFIO...
VAMOS VER QUEM ADIVINHA?
O QUE É, O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA I E TERMINA COM A
FICA NO MEIO DE MUITA ÁGUA E DIZEM QUE OS PIRATAS ESCONDEM
TESOUROS!
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM J E TERMINA COM A
FICA NO MEIO DA PAREDE E ATRAVÉS DELA PODEMOS VER A RUA!
O QUE É, O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA K E TERMINA COM I
SUA CASCA É MARROM E TEM MUITOS PELINHOS E POR DENTRO
É BEM VERDINHO!
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA L E TERMINA COM A
É UMA FRUTA, MAS TAMBÉM PODE SER UMA COR!
HOJE É DIA DE HISTÓRIA!!!
CONTAR HISTÓRIAS É ENCANTAR O OUTRO COM NARRATIVAS QUE
PASSAM PELO IMAGINÁRIO. NARRAR ACONTECIMENTOS, TANTO FANTASIOSOS
QUANTO REAIS, É UMA ATIVIDADE QUE ATRAVESSA SÉCULOS, MANTENDO VIVA
A CULTURA DE DIVERSOS POVOS ENQUANTO ESTIMULA A CRIATIVIDADE E
EXERCITA A IMAGINAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS. PARA QUEM APRECIA
UMA BOA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA SEGUE A NOSSA DICA PARA HOJE:
UM OLHAR PELA JANELA!!!
O CONTATO COM O MEIO AMBIENTE É FUNDAMENTAL NA INFÂNCIA:
TERRA, FOLHAS, TEMPO... NESSA SEMANA, A NOSSA EXPERIÊNCIA É UM
CONVITE DE OLHAR PARA O CÉU E...
VAMOS OBSERVAR A LUA?
HOJE VAMOS OBSERVAR E CONVERSAR SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA.
SEPARE UNS MINUTINHOS DO SEU DIA, OU MELHOR, DO INÍCIO DA SUA NOITE:
ABRA A SUA JANELA E CONTE O QUE ESTÁ VENDO... COMO ELA É,
O QUE OBSERVOU?
FAÇA UM BELO DESENHO E CONTE PARA A TURMA, ATRAVÉS DE ÁUDIO,
COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA!!
NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR CONOSCO A SUA EXPERIÊNCIA!
A NOSSA QUARTA ATIVIDADE DA SEMANA É UM JOGO
MATERIAL NECESSÁRIO:
- 1 DADO
- 1 PAPELÃO PARA FAZER O TABULEIRO
- 12 CARTELAS CORTADAS PARA COBRIR OS NÚMEROS
COMO JOGAR
NUMERE O TABULEIRO DE 1 A 6
CUBRA OS NÚMEROS COM AS CARTELAS, QUE VÃO SENDO RETIRADAS AO
DECORRER DO JOGO.
CADA PARTICIPANTE JOGA O DADO E CONTA OS PONTOS SORTEADOS.
ELE DEVE DESCOBRIR A CASA CUJO VALOR TENHA SIDO SORTEADO NO DADO.
CASO VOCÊ NÃO TENHA UM DADO EM CASA:
VOCÊ TAMBÉM PODE SORTEAR OS NÚMEROS USANDO CARTINHAS: É SÓ
NUMERAR PAPÉIS RECORTADOS E SORTEAR.
HOJE É SEXTA FEIRA!! SABEM O QUE TEM DE ESPECIAL NISSO?
HOJE É DIA DE ENCONTRO!!!
RESERVE UM TEMPINHO DO SEU DIA PARA MATAR UM POUCO DA SAUDADE
DOS AMIGOS E DA SUA PROFESSORA!!
AH! E NÃO SE ESQUEÇA DE ESCREVER OU DESENHAR PARA GUARDAR EM
SUA CAIXINHA DA GRATIDÃO!!
ATÉ DAQUI A POUCO!!!
23 DE ABRIL
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!
CONTINUAMOS EM CASA! APROVEITEM E OLHEM PELA JANELA,
BRINQUEM E ACIMA DE TUDO SE CUIDEM E CUIDEM DE QUEM
ESTÁ PERTO DE VOCÊS! EM BREVE ESTAREMOS JUNTOS, AO
VIVO DE NOVO E BRINCANDO DO LADO DE FORA!! VAMOS
TER UMA SEMANA REPLETA DE ATIVIDADES E MUITOS DESAFIOS!!!
É PELO BRINCAR QUE A CRIANÇA SE EXPRESSA NO MUNDO. ALÉM
DE DIVERSÃO GARANTIDA, AS BRINCADEIRAS AJUDAM OS
PEQUENOS A CONSTRUIR AUTONOMIA, RESOLVER PROBLEMAS,
REFLETIR, CRIAR E TAMBÉM SE COMUNICAR.
CONTINUAMOS, NESSA SEMANA, COM AS NOSSAS CHARADAS!
TEMOS MAIS QUATRO DESAFIOS PARA VOCÊS!! VAMOS VER QUEM
ADIVINHA?
1- O QUE É, O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA E, TERMINA COM E.
É UM ANIMAL GRANDE E TEM O NARIZ BEM COMPRIDO!
2- O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA F E TERMINA COM A LETRA A.
É BEM PEQUENO, MAS TRABALHA MUITO.
3-O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA G E TERMINA COM O.
É BEM GELADO, MAS SE DEIXAR FORA DA GELADEIRA ELE VIRA
ÁGUA.
4- O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA H E TERMINA COM O
SUA BOCA ABERTA É MUITO GRANDE E GOSTA DE FICAR NA
ÁGUA.
HOJE É DIA DE HISTÓRIA!!!
(...) O MUNDO É UM GRANDE LIVRO SEM TEXTO E O TRABALHO
DO HOMEM É LEGENDAR O MUNDO. ESTAMOS AQUI PARA LEGENDAR
O MUNDO.
BARTOLOMEU CAMPOS QUEIRÓS
NOSSA PRÓXIMA ATIVIDADE!!
ABRA AS JANELAS!!!
CONTINUAMOS EM NOSSAS CASAS. E AS JANELAS SERÃO AS NOSSAS
GRANDES COMPANHEIRAS.
ENTÃO, VAMOS LÁ! ABRA A JANELA!!
SINTA O AR FRESCO ENTRANDO EM SUA CASA, A TEMPERATURA OSCILANDO
AO LONGO DO DIA, A LUZ DO DIA. E, JÁ QUE TEMOS TEMPO, OLHE POR ELA!
OLHE PARA FORA E RESPONDA:
ONDE ESTÁ O SOL? OLHE EM HORÁRIOS DIFERENTES... ELE APARECE
SEMPRE NO MESMO LUGAR? SUGESTÃO DE HORÁRIO 9:00 HS, 1
2:00 HS, 18:00 HS.
CONTE PARA GENTE MANDANDO UM ÁUDIO E FAÇA UM DESENHO
MOSTRANDO ONDE O ENCONTROU!!
BRINCAR COM SOMBRAS
RASHAD ALAKBAROV
DIET WEGMAN
Hypeneaa.com.br
ELEMENTO DE GRANDE IMPACTO EMOTIVO PARA AS CRIANÇAS, QUE GERA
SURPRESA, MISTÉRIO, ENCANTO E DIVERSÃO. AS CRIANÇAS FRENTE À LUZ
E SOMBRA REALIZAM VÁRIOS GESTOS EM BUSCA DO DESEJO DE CAPTURAR
E TRANSFORMAR TAIS FENOMENOS. OSCILANTES, MAIS OU MENOS INTENSAS,
ELAS BRINCAM, SUGEREM FORMAS, MOVIMENTOS E ATÉ MESMO SENSAÇÕES.
HOJE VAMOS UTILIZAR A LUZ COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO,
EXPLORAÇÃO E DESCOBERTAS.
QUE TAL EXPLORAR SUAS HABILIDADES COM AS MÃOS E APRENDER A FAZER
SOMBRAS DE ANIMAIS COM ELAS? ACEITEM O DESAFIO E DESCUBRAM
MUITAS POSSIBLIDADES!
SUGESTÃO DE VÍDEO:
REGISTREM, TIREM MUITAS FOTOS DESSA BRINCADEIRA E MANDEM PARA
SUA PROFESSORA.
FINALMENTE, SEXTA-FEIRA!!!
HOJE É DIA DE RELEMBRARMOS OS ACONTECIMENTOS DA SEMANA E
ESCREVERMOS NA NOSSA CAIXINHA DA GRATIDÃO!!!
NÃO SE ESQUEÇAM QUE ASSIM QUE RETORNAMOS IREMOS COMPARTILHAR
O QUE ESCREVERAM!!
MATANDO A SAUDADE!!!
HOJE É DIA DE MATARMOS UM POUQUINHO DA NOSSA SAUDADE!
AGRADECEMOS A TODOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DESSE MOMENTO!!!
AGUARDAMOS VOCÊS!!!
16 DE ABRIL
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
OLÁ FAMÍLIAS, TUDO BEM COM VOCÊS?
AINDA VIVEMOS UM PERÍODO MUITO DESAFIADOR, QUE REQUER SEGURANÇA.
UM MOMENTO DE CUIDADOS: CUIDADO COM A NOSSA SAÚDE E CUIDADO COM OS
OUTROS. NESTE MOMENTO É PELA TELA, PELO CELULAR, QUE PODEMOS NOS
MANTER PERTO!!!
OBRIGADA PELA PARCERIA!!
A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS ESTÁ SENDO PRIMORDIAL NESSE
PROCESSO DE ENSINO A DISTÂNCIA!!
NESSA SEMANA VAMOS BRINCAR DE ADIVINHA!!!
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA A E TERMINA COM A LETRA E.
NASCE DE UMA SEMENTINHA E PODE FICAR MUITO GRANDE.
ENCONTRAMOS NA FLORESTA E NA CIDADE.
_____________________________
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM B E TERMINA COM A.
ÀS VEZES É DOCE, MAS PODE SER AZEDA.
TODA CRIANÇA GOSTA MUITO.
________________________________
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM C E TERMINA COM O.
QUANDO É FILHOTE É MUITO FOFINHO,
E QUANDO CHEGA UM ESTRANHO, ELE LATE SEM PARAR.
___________________________________________________
O QUE É O QUE É?
COMEÇA COM A LETRA D E TERMINA COM A LETRA O.
VIVEU HÁ MILHÕES DE ANOS,
MAS HOJE SÓ EXISTE O SEU ESQUELETO.
______________________________________________
ORIENTAÇÃO AOS PAIS:
PARA ESSA ATIVIDADE IREMOS UTILIZAR O CADERNO. SOLICITE O AUXÍLIO DE UM
ADULTO E DIVIDA A FOLHA EM QUATRO PARTES IGUAIS. DEPOIS ESCREVA E
DESENHE A RESPOSTA DAS ADIVINHAS. FOTOGRAFE E DEPOIS POSTE NO GRUPO!
A ADIVINHA É UM TEXTO QUE FAZ PARTE DA CULTURA E TRADIÇÃO ORAL POPULAR
E DO UNIVERSO INFANTIL, COM O OBJETIVO DE DESAFIAR, BRINCAR,
TENTAR E DESCOBRIR. POR ISSO, PROPOMOS O JOGO DAS ADIVINHAS PARA
CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. A INTERAÇÃO NESSE
TIPO DE ATIVIDADE É MUITO IMPORTANTE, POIS AS CRIANÇAS PODEM CONVERSAR
SOBRE O SENTIDO DAS PALAVRAS E AS POSSÍVEIS RESPOSTAS!
A NOSSA SEGUNDA ATIVIDADE É UMA LEITURA BEM DIVERTIDA!!
“DEU ZEBRA NO ABC”, DO AUTOR FERNANDO VILELA, É UM BICHONÁRIO BEM DIVERTIDO
QUE APRESENTA DE UMA MANEIRA DIFERENTE E CRIATIVA AS 26 LETRAS DO ALFABETO
E UMA SÉRIE DE ANIMAIS, ALGUNS BEM CONHECIDOS E OUTROS NEM TANTO. TRATA-SE
DE UM JOGO DE ADIVINHAÇÃO PARA DESCOBRIR QUAL BICHO DARÁ SEQUÊNCIA À
ORDEM ALFABÉTICA. A HISTÓRIA É MUITO ENGRAÇADA E RENDE MUITAS GARGALHADAS
E CURIOSIDADE ACERCA DOS ANIMAIS ILUSTRADOS!!
VEJA O VÍDEO ABAIXO ONDE O AUTOR FERNANDO VILELA NOS CONTA COMO FOI O PROCESSO DE CRIAÇÃO E ILUSTRAÇÃO DESSE LIVRO MARAVILHOSO!
VAMOS OUVIR A HISTÓRIA AGORA?
VAMOS A NOSSA TERCEIRA PROPOSTA!
VAMOS OBSERVAR AS OBRAS DE ARTE DOS ARTISTAS ABAIXO:
O QUE ELAS TÊM EM COMUM? DO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?
HOJE VAMOS PROPOR UM JOGO EM FAMÍLIA: VAMOS BRINCAR DE CABRA-CEGA
(DÁ PARA JOGAR COM 2 OU MAIS PESSOAS).
UMA PESSOA ESTARÁ COM OS OLHOS VENDADOS, PODE USAR CAMISETA, PANO,
O QUE TIVER PARA IMPROVISAR - ELA SERÁ A CABRA-CEGA. COM OS OLHOS
VENDADOS, TENTARÁ PEGAR OS OUTROS PARTICIPANTES DA BRINCADEIRA. O
PRIMEIRO A SER PEGO ASSUME O POSTO DE CABRA-CEGA.
BRINQUEM TODOS JUNTOS, CHAME A FAMÍLIA TODA PARA A DIVERSÃO SER MAIOR.
SE POSSÍVEL, REGISTRE ESSE MOMENTO COM FOTO OU ATÉ MESMO FILMANDO E
ASSIM TERÁ UMA ÓTIMA LEMBRANÇA DE UMA BOA DIVERSÃO EM FAMÍLIA.
NOSSA QUARTA PROPOSTA!!!
COMO HOJE É SEXTA-FEIRA, É DIA DE ESCREVER O NOSSO SENTIMENTO DE
GRATIDÃO!!! O QUE VAMOS COLOCAR EM NOSSA CAIXINHA? PEÇA AUXÍLIO
PARA UM ADULTO E VAMOS REALIZAR A NOSSA ESCRITA!!
ESTÃO PRONTOS? HOJE TEM ENCONTRO!!!
HOJE É DIA DE NOS ENCONTRARMOS!!!!
A NOSSA ATIVIDADE VAI SER DADA PELO MEET!! ATÉ DAQUI A POUCO!!
ÚLTIMA PROPOSTA DA SEMANA
OS OLHOS SÃO A JANELA DA ALMA E O ESPELHO DO MUNDO, JÁ DIZIA LEONARDO DA
VINCI. HOJE, AS CRIANÇAS ASSIM COMO GRANDE PARTE DO MUNDO, OLHAM POR MEIO
DE JANELAS, FÍSICAS OU VIRTUAIS, VEEM E SÃO VISTOS!! A PARTIR DE HOJE,
CONVIDAMOS AS CRIANÇAS A OLHAR PELA JANELA DA SUA CASA. VAMOS IDENTIFICAR
NÃO SÓ O QUE A VISÃO ALCANÇA – OUTRAS JANELAS, JARDINS, CASAS, PRÉDIOS,
CAMPOS ABERTOS..., MAS TAMBÉM A CONHECER E COMPREENDER AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A PERCEPÇÃO SENSORIAL E O RECONHECIMENTO DA REALIDADE!
VAI SER UM PROJETO, E TODA SEMANA VAI VIR UMA PROPOSTA NOVA PARA MANTERMOS
A NOSSA CONEXÃO COM A NATUREZA DURANTE A PANDEMIA!!!
A SUGESTÃO DE HOJE É “UM OLHAR PELA JANELA”: VAMOS PROPOR A VOCÊS QUE
ABRAM SUA JANELA E APRECIEM, JUNTO COM A MAMÃE OU COM O PAPAI, O QUE ESTÁ DIANTE DE VOCÊS. QUE NATUREZA VOCÊ VÊ DA SUA JANELA? SUGERIMOS AINDA QUE VOCÊS POSSAM REALIZAR ESSA PROPOSTA EM DOIS PERÍODOS, DIA E NOITE. DEPOIS, DESCREVAM PARA NÓS COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA. DESENHE EM SEU CADERNO O
QUE VOCÊ VÊ POR SUA JANELA.
BEIIJINHOS VIRTUAIS!!!!
09 DE ABRIL
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
OLÁ FAMÍLIAS! TUDO BEM COM VOCÊS? VAMOS TER UMA SEMANA
CHEIA DE NOVAS DESCOBERTAS DENTRO DE CASA, CHEIA DE NOVOS
DESAFIOS!!
ESSE MOMENTO. DEIXE-A ESCREVER O QUE LEMBRAR DO NOME.NESSA
SEMANA QUEREMOS SABER COMO ANDA A ESCRITA DO NOME DAS NOSSAS
CRIANÇAS!! NAS ÚLTIMAS SEMANAS, TEMOS PROPOSTO ALGUMAS ATIVIDADES
COM A ESCRITA DO NOME E ESTAMOS TENDO ÓTIMAS DEVOLUTIVAS SOBRE
ESSAS ATIVIDADES. PARA PLANEJARMOS AS PRÓXIMAS ATIVIDADES DO GRUPO, PRECISAMOS SABER E ENTENDER COMO ANDA ESSA ESCRITA. IMPORTANTE
LEMBRAR QUE ESSA SERÁ UMA ATIVIDADE PARA A CRIANÇA REALIZAR SEM A INTERFERÊNCIA DO ADULTO. NÃO EXISTE CERTO OU ERRADO, NÃO É PARA
COMPARAR, CLASSIFICAR, É APENAS PARA NORTEAR O QUE IREMOS PLANEJAR
PARA AS PRÓXIMAS ATIVIDADES. PARA ALGUNS PODE PARECER UMA ATIVIDADE
SIMPLES, MAS O NOME É UMA IMPORTANTE CONQUISTA PARA A CRIANÇA: A
PARTIR DESSA PALAVRA ESTÁVEL, ELA PODE PENSAR EM COMO NOSSO SISTEMA
DE ESCRITA FUNCIONA.
PARA A NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE VAMOS PRECISAR QUE:
- ESCOLHA UM ESPAÇO DA CASA QUE NÃO TENHA INTERFERÊNCIA.
- UTILIZE O CADERNO.
- ORIENTE A CRIANÇA SOBRE O QUE ELA IRÁ FAZER (O NOME).
- NÃO REALIZE A ATIVIDADE POR ELA, MUITO MENOS GRAVE VÁRIAS VEZES ATÉ
QUE VOCÊ ACHE QUE FICOU BOM OU CERTO, É BOM LEMBRAR QUE NÃO EXISTE
CERTO OU ERRADO.
- NÃO DÊ MODELOS OU PISTAS DA LETRA QUE ELA DEVE USAR.
- FILME ESSE MOMENTO DE ESCRITA E OS COMENTÁRIOS QUE ELA FIZER DURANTE A ATIVIDADE.
- A CRIANÇA QUE JÁ SABE ESCREVER O PRIMEIRO NOME E QUISER ESCREVER O SOBRENOME PODERÁ REALIZAR A ESCRITA N
NOSSO NOME É MUITO IMPORTANTE, POIS ELE NOS DIFERE DE OUTRAS PESSOAS!
A NOSSA SEGUNDA ATIVIDADE É UMA LEITURA!
QUANDO A GENTE LÊ PARA UMA CRIANÇA, ELA ACREDITA QUE UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL. “AS BONECAS DA VÓ MARIA” É O SEGUNDO LIVRO DIGITAL DA COLEÇÃO GAROTAS INCRÍVEIS, UMA COLEÇÃO COM 3 LIVROS ESCRITOS E ILUSTRADOS POR MULHERES.
VOCÊ PODE LER PELO CELULAR OU TABLET A QUALQUER HORA.
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/as-bonecas-da-vo-maria/
NOSSA TERCEIRA PROPOSTA É UM DESENHO.
NA NOSSA PRIMEIRA SEMANA DE AULA CONHECEMOS VOCÊS, AGORA QUEREMOS CONHECER A SUA FAMÍLIA. A PROPOSTA DE HOJE É QUE VOCÊS DESENHEM SEUS FAMILIARES. VAMOS UTILIZAR LÁPIS GRAFITE PARA DESENHAR E LÁPIS DE COR PARA PINTAR. DEPOIS GRAVE UM VÍDEO E ENVIE PARA A SUA PROFESSORA APRESENTANDO AS PESSOAS QUE VOCÊ DESENHOU!
É MUITO IMPORTANTE QUE A CRIANÇA FAÇA O DESENHO DO SEU JEITO SEM A INTERFERÊNCIA DO ADULTO. A ATIVIDADE É PARA A CRIANÇA REALIZAR DO SEU JEITO, DA FORMA QUE ELA CONSEGUE DESENHAR.
NOSSA QUARTA ATIVIDADE É UMA BRINCADEIRA BEM LEGAL!! VAMOS OBSERVAR ESSES QUADROS:
“AS BOLAS DE SABÃO” É UMA PINTURA DO PINTOR FRANCÊS MANET DE 1867. A OBRA, QUE É UM ÓLEO SOBRE TELA, REPRESENTA O FILHO NATURAL DO ARTISTA, LÉON KOELIN-LEENHOFF E INSCREVE-SE COMO TAL NA SÉRIE DE RETRATOS REPRESENTANDO LEON, TAIS COMO “A CRIANÇA COM ESPADA” E “ALMOÇO NO ESTÚDIO” - WIKIPÉDIA.
BOLHAS DE SABÃO – IVAN CRUZ
DO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO? QUEM FALOU BOLHA DE SABÃO ACERTOU!!!
VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO E DEPOIS EXPERIMENTAR ESSA BRINCADEIRA!!
MANDE UM VÍDEO OU FOTO DA SUA EXPERIÊNCIA!!
NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DA SEMANA:
COMO HOJE É SEXTA-FEIRA, É DIA DE ESCREVER O NOSSO SENTIMENTO DE GRATIDÃO. O QUE VAMOS COLOCAR EM NOSSA CAIXINHA? PEÇA AUXÍLIO A UM ADULTO PARA REALIZAR ESSA ESCRITA!
PORQUE A GRATIDÃO É TÃO IMPORTANTE: JÁ FICOU COMPROVADO QUE AS PESSOAS QUE CRIAM ESSE HÁBITO SÃO MAIS FELIZES, O QUE IMPACTA NA SAÚDE MENTAL E FÍSICA.
A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DA SEMANA SERÁ DADA NO NOSSO ENCONTRO VIRTUAL. ESPERAMOS TODOS VOCÊS PARA MATAR UM POUCO DA NOSSA SAUDADE!
BEIJOS E ABRAÇOS VIRTUAIS!!
26 DE MARÇO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
QUERÍAMOS INICIAR A NOSSA SEMANA COM UM SENTIMENTO DE GRATIDÃO,
A TODAS AS FAMÍLIAS!!
SABEMOS QUE O MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO NO MUNDO E EM NOSSO
PAÍS, COM RESTRIÇÕES EM NOSSA ROTINA PARA QUE POSSAMOS
CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS COVID-19, TRAZ A TODOS NÓS MUITOS
DESAFIOS. SABEMOS DE TODAS AS DIFICULDADES, PRIVAÇÕES QUE
TODOS VÊM PASSANDO, E GOSTARÍAMOS DE AGRADECER O ESFORÇO E O
RETORNO DE TODOS COM AS DEVOLUTIVAS DE ATIVIDADES, FOTOS,
VÍDEOS E INTERAÇÕES NO GRUPO.
LEMBREM-SE QUE VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS E QUE JUNTOS VAMOS
CONSEGUIR VENCER!!! O NOSSO MUITO OBRIGADA!!!
PROPOSTA 1
AGORA, VAMOS À NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE!!!
MARIA, JOÃO, ANTÔNIO, CECÍLIA, FERNANDA... IMAGINA SE NÃO TIVÉSSEMOS
UM NOME! NO MEIO DE MILHÕES DE PESSOAS, COMO SERÍAMOS DIFERENCIADOS?
VAMOS COMEÇAR A NOSSA ATIVIDADE OUVINDO UMA MÚSICA DA TURMA DO SEU
LOBATO.
VOCÊ SABE QUAL É A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME? VAMOS PROPOR UM DESAFIO - VAMOS ESCREVER O NOME USANDO MASSINHA.
AGORA, GRAVE UM VÍDEO OU UM ÁUDIO DIZENDO PARA SEUS AMIGOS QUAL É A
PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME!!
PROPOSTA 2
HOJE VAMOS PROPOR UMA LEITURA PARA OS NOSSOS PEQUENOS.
LER EM CASA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO
DA LEITURA. COM A LEITURA, A CRIANÇA AMPLIA O VOCABULÁRIO E ENTENDE
MELHOR O MUNDO AO SEU REDOR, DESENVOLVE A
IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE... ELA DESCOBRE NOVAS POSSIBILIDADES.
HOJE VAMOS CONHECER UMA ADAPTAÇÃO MODERNA E DIVERTIDA
DA CLÁSSICA HISTÓRIA DOS IRMÃOS GRIMM “CHAPEUZINHO
VERMELHO”, UMA MENINA ESPERTA E BRINCALHONA, QUE ADORA SUA VOVÓ!!
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA INICIAR A LEITURA.
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/chapeuzinho-vermelho
PROPOSTA 3
VOCÊS SE LEMBRAM DO LIVRO O MONSTRO DAS CORES?
HOJE VAMOS FALAR SOBRE AS CORES, EM ESPECIAL O AMARELO,
O VERMELHO E O AZUL. ESSAS SÃO CHAMADAS DE CORES PRIMÁRIAS,
MAS O QUE SIGNIFICA ISSO? VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO DA LUNA.
NA ATIVIDADE DE HOJE VOCÊS VÃO SE TORNAR GRANDES CIENTISTAS E VAMOS
FAZER UMA EXPERIÊNCIA MUITO LEGAL. PARA FAZER ESSE EXPERIMENTO
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
7 COPINHOS DESCARTÁVEIS OU 7 COPOS TRANSPARENTES
6 GUARDANAPOS
TINTA GUACHE: AMARELO, VERMELHO E AZUL
ASSISTA AO VÍDEO E VEJA PASSO A PASSO DA NOSSA EXPERIÊNCIA.
PROPOSTA 4
NA SEMANA PASSADA, BRINCAMOS DE AMARELINHA, VOCÊ SE LEMBRA?
QUE TAL BRINCARMOS DE NOVO?
UMA CURIOSIDADE:
-VOCÊS SABIAM QUE A AMARELINHA É UMA BRINCADEIRA QUE DESENVOLVE
HABILIDADES MOTORAS DE SALTAR COM UM E DOIS PÉS, ARREMESSAR E
EQUILIBAR? ELA RECEBE OUTROS NOMES EM DIFERENTES REGIÕES DO
NOSSO PAÍS, COMO: SAPATA, JOGO DA PEDRINHA, MACACA, MARE,
DENTRE OUTROS NOMES.
OBSERVE A OBRA “CRIANÇAS NA PRAÇA” DE IVAN CRUZ E TENTE
ENCONTRAR A BRINCADEIRA DE AMARELINHA.
FONTE: CRUZ, IVAN. CRIANÇAS NA PRAÇA, 1990.
DESENHE EM SEU CADERNO UMA AMARELINHA. NÃO SE ESQUEÇA DE
REGISTRAR OS NÚMEROS. ENVIE UMA FOTO DE COMO FICOU O SEU REGISTRO
( É MUITO IMPORTANTE CADA UM TENTAR FAZER O TRAÇADO DOS NÚMEROS)!
PROPOSTA 5
HOJE É SEXTA-FEIRA DIA DE ESCREVER O NOSSO SENTIMENTO DE GRATIDÃO.
O QUE VAMOS COLOCAR EM NOSSA CAIXINHA? PEÇA AUXÍLIO A UM ADULTO PARA
REALIZAR A ESCRITA!
A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DA SEMANA SERÁ DADA NO NOSSO ENCONTRO
VIRTUAL. ESPERAMOS TODOS VOCÊS PARA MATAR UM POUCO DA NOSSA SAUDADE!
19 DE MARÇO
TURMAS: A, B e C – PROFªs TATIANE, ROSÂNGELA E CÁTIA (ANDREIA)
OLÁ FAMÍLIAS,
ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊS!!
NESSA SEMANA PREPARAMOS ATIVIDADES ESPECIAIS PARA TODA A TURMA!!
NÃO SE ESQUEÇAM DE ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSSAP E ENVIAR
AS SUAS ATIVIDADES!!
“OUVIR AS CRIANÇAS É UMA FORMA DE CUIDAR DA INFÂNCIA E VALIDAR
SEUS SENTIMENTOS. OUÇA O QUE ELAS TÊM A DIZER A RESPEITO DO
QUE ESTÃO SENTINDO.”
NESSA SEMANA PENSAMOS EM UMA HISTÓRIA ESPECIAL: O MONSTRO DAS
CORES, ESCRITO E ILUSTRADO PELA ARTE-TERAPEUTA ANNA LLENAS.
A HISTÓRIA ESTIMULA AS CRIANÇAS A IDENTIFICAR AS DIFERENTES EMOÇÕES
QUE SENTEM, COMO ALEGRIA, TRISTEZA, RAIVA, MEDO E CALMA, ATRAVÉS DAS
CORES.
O MONSTRO DAS CORES NÃO SABE O QUE SE PASSA COM ELE. FEZ UMA
BAGUNÇA COM SUAS EMOÇÕES E AGORA PRECISA DESEMBOLAR TUDO.
SERÁ CAPAZ DE PÔR EM ORDEM A ALEGRIA, A TRISTEZA, A RAIVA, O MEDO E A CALMA?
CASO QUEIRA, VOCÊ TAMBÉM PODE LER O LIVRO ON-LINE NO LINK:
https://pt.slideshare.net/pamnunes944/o-monstro-das-cores
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDOS:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
OBJETIVO: DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E
OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM
ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA
ESQUERDA PARA A DIREITA).
OBJETIVO: EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO
DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (ESCRITA ESPONTÂNEA), DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS
FORMAS DE EXPRESSÃO.
O EU, O OUTRO E O NÓS.
OBJETIVO: COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS.
AGORA VAMOS PARA A NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE DA SEMANA E VAMOS
UTILIZAR UM MATERIAL QUE AS CRIANÇAS AMAM, A MASSINHA. SUA PLASTICIDADE
PERMITE CRIAR FORMAS VARIADAS. HOJE VAMOS PROPOR QUE AS CRIANÇAS
EXPRESSEM SUAS EMOÇÕES. CONVERSEM COM AS CRIANÇAS COMO ELAS ESTÃO SE SENTINDO E PEÇA PARA ELAS FAZEREM O SEU MONSTRO DE ACORDO COM O SEU SENTIMENTO.
CAMPO DE EXP.: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
OBJETIVO: UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA,
MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES
AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
A NOSSA SEGUNDA PROPOSTA SERÁ UMA DANÇA MUITO DIVERTIDA!!
PENSANDO EM ESTIMULAR AS CRIANÇAS A USAREM A MÁSCARA DE FORMA LÚDICA
E ANIMADA PARA SE PROTEGEREM, A PALAVRA CANTADA E O PERSONAGEM
SENNINHA PREPARARAM UMA SURPRESA: LANÇARAM UMA MÚSICA “DANÇA DA
MÁSCARA”. UMA MÚSICA E UMA DANÇA PARA ANIMAR E DIVERTIR A CRIANÇADA, RESPEITANDO CUIDADOS QUE PRECIAM ESTAR PRESENTES QUANDO ELAS ESTÃO JUNTAS!
ASSISTA AO VÍDEO DEPOIS CHAME QUEM VOCÊ QUISER PARA DANÇAR COM VOCÊ.
NÃO SE ESQUEÇA DE FILMAR OU MANDAR UMA FOTO PARA A SUA PROFESSORA!!
MUITAS VEZES RECOHECEMOS O SENTIMENTO DE UMA PESSOA ATRAVÉS DO SEU
ROSTO, POR ELE SABEMOS SE A PESSOA ESTÁ FELIZ, TRISTE, ALEGRE, COM
RAIVA.... SIMPLES MOVIMENTOS DE SOBRANCELHAS, BOCA E OLHOS PODEM
EXPRESSAR NOSSAS EMOÇÕES.
VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO DE OLHO NO OSÓRIO – EXPRESSÕES.
PARA ESSA ATIVIDADE VAMOS UTILIZAR O CADERNO DE DESENHO. DIVIDA A FOLHA
EM QUATRO PARTES. EM CADA UMA DELAS DESENHE O SEU ROSTO E UMA
EXPRESSÃO DIFERENTE. REGISTRE O NOME DO SENTIMENTO QUE ESTÁ SENDO REPRESENTADO.
EXEMPLO: FELIZ, TRISTE, ASSUSTADO, DESCONFIADO...
O DESENHO É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE
MUITO DIVERTIDA, É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO. É POR ONDE A CRIANÇA EXPRESSA SEUS
SENTIMENTOS, SUAS IDÉIAS E SUAS VONTADES. DURANTE A ATIIDADE NÃO OS CORRIJA NEM LHES
IMPONHAM REGRAS NEM TÉCNICAS DE DESENHO, APENAS OFEREÇA VÁRIOS TIPOS DE MATERIAIS
COMO LÁPIS, GIZ DE CERA OU CANETINHA. É IMPORTANTE QUE O DESENHO SURJA COM LIBERDADE,
NÃO FREIE SUA CRIATIVIDADE. QUEREMOS CONHECER COMO CADA CRIANÇA ESTÁ DESENHANDO,
NÃO EXISTE CERTO OU ERRADO. DURANTE A ATIVIDADE CONVERSE COM ELE O QUE ESTÁ
DESENHANDO E QUAL SENTIMENTO ESTÁ DESENHANDO.
CAMPO DE EXP.:TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
OBJETIVO: EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM,
DOBRADURA E ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS
A NOSSA TERCEIRA ATIVIDADE SERÁ A BUSCA AOS NÚMEROS!!
HOJE VOCÊ SERÁ O DETETIVE!
NÚMEROS: SERÁ QUE ELES SÃO IMPORTANTES?
ONDE PODEMOS ENCONTRÁ-LOS NO COTIDIANO?
OLHE ATENTAMENTE EM SUA CASA E NO ENTORNO.
ENVIE FOTOS OU ÁUDIOS CONTANDO AOS SEUS AMIGOS ONDE VOCÊ ENCONTROU NÚMEROS.
*FIQUE ATENTO ÀS RESPOSTAS DOS AMIGOS E TENTE COMPARTILHAR RESPOSTAS DIFERENTES!
A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE É UMA BRINCADEIRA...
VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA.
A BRINCADEIRA DA AMARELINHA É UMA BRINCADEIRA MUITO ANTIGA QUE É ÓTIMA
PARA DESENVOLVER A NOÇÃO DE RESPEITO ÀS REGRAS E A ESPERAR PELA VEZ.
A AMARELINHA MAIS TRADICIONAL É AQUELA FEITA NO CHÃO COM GIZ, MAS VOCÊ
PODE FAZER COM FITA CREPE, COM FOLHAS NO CHÃO, USE SUA CRIATIVIDADE.
SEGUE AS REGRAS DA BRINCADEIRA:
1. CADA JOGADOR PRECISA DE UMA PEDRINHA OU TAMPINHA.
2. QUEM COMEÇAR JOGA A PEDRINHA NA CASA MARCADA COM O NÚMERO 1 E VAI
PULANDO DE CASA EM CASA, PARTINDO DA CASA 2 ATÉ O CÉU.
3. SÓ É PERMITIDO PÔR UM PÉ EM CADA CASA. QUANDO HÁ UMA CASA DO LADO DA
OUTRA, PODE PÔR OS DOIS PÉS NO CHÃO.
4. QUANDO CHEGAR NO CÉU, O JOGADOR VIRA E VOLTA PULANDO NA MESMA
MANEIRA, PEGANDO A PEDRINHA QUANDO ESTIVER NA CASA 2.
5. A MESMA PESSOA COMEÇA DE NOVO, JOGANDO A PEDRINHA NA CASA 2.
6. PERDE A VEZ QUEM:
– PISAR NAS LINHAS DO JOGO
– PISAR NA CASA ONDE ESTÁ A PEDRINHA
– NÃO ACERTAR A PEDRINHA NA CASA ONDE ELA DEVE CAIR
– NÃO CONSEGUIR (OU ESQUECER) DE PEGAR A PEDRINHA DE VOLTA
7. GANHA QUEM TERMINAR DE PULAR TODAS AS CASAS PRIMEIRO.
CONSTRUA JUNTO COM A CRIANÇA UMA AMARELINHA EM CASA!
ELA PODE SER FEITA NO CHÃO, UTILIZANDO: GIZ, FITA CREPE OU FITA ISOLANTE.
SE CONSEGUIR TAMBÉM PODE DESENHAR NUM PAPELÃO GRANDE.
APROVEITE QUALQUER ESPACINHO DA SUA CASA: QUINTAL, CORREDOR OU ATÉ
MESMO NA SALA.
VÍDEO HISTÓRIA DA AMARELINHA:
Olimpíadas de Rua - Amarelinha - EP 13 from Guilherme Argôlo on Vimeo.
CAMPO DE EXP.: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.OBJETIVO: DEMONSTRAR CONTROLE E ADEQUAÇÃO DO USO DE SEU CORPO EM BRINCADEIRAS E
JOGOS, ESCUTA E RECONTO DE HISTÓRIAS, ATIVIDADES ARTÍSTICAS, ENTRE OUTRAS POSSIBILIDADES.
BEIJOS VIRTUAIS PARA TODOS
12 DE MARÇO
OLÁ FAMÍLIAS, TUDO BEM COM VOCÊS?
NESSA SEMANA PEDIMOS PARA CADA UM DE VOCÊS SE APRESENTAREM! QUE TAL REVERMOS A NOSSA TURMA LÁ NO NOSSO GRUPO?
AGORA QUE VOCÊS JÁ CONHECEM A EQUIPE DA ESCOLA, A SUA PROFESSORA E ALGUNS COLEGAS DA TURMA, CHEGOU O MOMENTO DE CONHECER OU RELEMBRAR OS ESPAÇOS DA NOSSA ESCOLA!
ALGUMAS CRIANÇAS FALARAM SOBRE SAUDADE… VOCÊ TAMBÉM SENTE SAUDADE?
DESENHE O QUE VOCÊ MAIS SENTE SAUDADE DA ESCOLA!
PARA ESSA ATIVIDADE VAMOS UTILIZAR O CADERNO DE DESENHO E LÁPIS DE COR. NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER O SEU NOME E A DATA. PEÇA AUXÍLIO PARA UM ADULTO PARA FAZER ESSE REGISTRO. NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR UMA FOTO DO SEU DESENHO E UM ÁUDIO EXPLICANDO O QUE DESENHOU.
CAIXA DA GRATIDÃO:
RECONHECER SENTIMENTOS CONTRIBUI PARA UMA BOA SAÚDE EMOCIONAL DA CRIANÇA, POR ISSO, NADA MELHOR DO QUE A CRIANÇA REGISTRAR ALGO DE BOM QUE TENHA OCORRIDO COM ELA. VAMOS CONFECCIONAR UMA CAIXA, ONDE A CRIANÇA, COM O AUXÍLIO DE UM ADULTO, IRÁ ESCREVER ALGO SIGNIFICATIVO QUE ACONTECEU COM ELA DURANTE A SEMANA E GUARDAR DENTRO DESSA CAIXA.
PARA MONTAR ESSA CAIXA É MUITO FÁCIL: TUDO O QUE VAMOS PRECISAR É UMA CAIXA, PODE SER DE SAPATO, DE PRESENTE, DE LEITE, O QUE TIVER EM CASA. CAPRICHE NA DECORAÇÃO: USE TINTA, LÁPIS DE COR, CANETINHAS, PAPEL PICADO, REVISTAS, USE A SUA CRIATIVIDADE.
ABRIREMOS ESSA CAIXA NO FINAL DO ANO!!
Sugestão de leitura para os pais.
https://leiturinha.com.br/blog/importancia-ensinar-gratidao/
CIRCUITO DE ALMOFADAS
HOJE É DIA DE ...BRINCAR COM ALMOFADAS!!
UTILIZE ALMOFADAS DE DIFERENTES TAMANHOS E CONSTRUA UM PERCURSO NA SALA, NO QUARTO OU NO CORREDOR DA CASA. O OBJETIVO É SALTAR POR CIMA DAS ALMOFADAS, SEM TOCAR NELAS (VOCÊS PODEM IMAGINAR QUE A ALMOFADA ESTÁ EM CHAMAS OU É UMA SUPER PLANTA CARNÍVORA...) PODEM TER SALTOS NORMAIS, SALTOS DE COELHOS, SALTOS DE CANGURU, SALTOS COM OS PÉS JUNTOS, VOCÊ PODE TAMBÉM FAZER O PERCURSO EM VOLTA DAS ALMOFADAS EM ZIGUE ZAGUE SEM ESBARRAR NAS ALMOFADAS. PENSEM JUNTOS NUMA ESTRATÉGIA PARA PASSAR OS OBSTÁCULOS E QUE TAL NO FINAL DESSE PERCURSO TER UM ESCORREGADOR UTILIZANDO UM COLCHÃO?
TERÃO DIVERSÃO GARANTIDA PARA TODA A FAMÍLIA!!
CASO NÃO TENHA ALMOFADAS UTILIZE OUTROS OBJETOS PARA REALIZAR A ATIVIDADE, PODE SER UM COBERTOR DOBRADO, OBJETOS ENFILEIRADOS NO CHÃO, ENFIM USE A SUA CRIATIVIDADE. SÓ NÃO PODE DEIXAR DE PARTICIPAR!! NOS ENVIEM MUITAS FOTOS.
Objetivos contemplados:
Escuta da história:
Campo de Exp.: - Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivo: Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
Atividade sobre o que mais sente saudade na escola:
Campo de Exp.: - O eu, o outro e o nós.
Objetivos:
- Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Campo de Exp.: - Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivo: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Campo de Exp.: - Traços, sons, cores e formas.
Objetivo: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Construção: Caixa da gratidão
Campo de Exp.: - Traços, sons, cores e formas.
Objetivo: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Circuito “Pulando nas almofadas"
Campo de Exp.: - Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos:
- Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
- Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
08 DE MARÇO
BNCC - CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.
É importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.