PROPOSTAS PARA O PERÍODO DE
13 À 15 DE OUTUBRO
PROFESSORA LUCIENE
INF. II - A
OLÁ CRIANÇAS COMO VOCÊS ESTÃO?
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
SABE O QUE TEMOS PARA ESTA SEMANA ESPECIAL?
UMA RECEITINHA MARAVILHOSA PARA BRINCAREM MUITO!
FAÇAM MUITAS CORES E SE DIVIRTAM!
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 04 A 08 DE OUTUBRO/2021
PROFESSORA: LUCIENE INFANTIL II
PROPOSTA DE ATIVIDADE: MÚSICA BONECA DE LATA ( BIA BEDRAN)
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO EO NÓS; SONS, TRAÇOS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS: INTERAÇÃO ENTRE OS FAMILIARES; TRABALHAR O EQUILÍBRIO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, EXPRESSÃO CORPORAL.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: ASSISTA O VÍDEO COM A CRIANÇA PEDINDO PARA QUE IMITE OS GESTOS PROPOSTOS NA MÚSICA .
SEGUE O LINK DA MÚSICA: https://youtu.be/Lyd9MJak8qA
A CRIANÇA ATRAVÉS DA MÚSICA CRESCE EMOCIONALMENTE, AFETIVAMENTE E COGNITIVAMENTE, DESENVOLVENDO SUA COORDENAÇÃO MOTORA.
COMO A BONECA DE LATA, NÓS TAMBÉM TEMOS UM CORPO. VAMOS DESENHAR UMA BONECA OU BONECO? QUEM QUISER PODE FAZER UMA BONECA OU BONECO UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS. USEM A IMAGINAÇÃO! VAMOS ADORAR VER A CRIAÇÃO DE VOCÊS. MANDEM UMA FOTO PARA SUA PROFESSORA!
PROPOSTA PARA ENSINO REMOTO
DO PERÍODO DE 27/09 À 01/10/2021
INFANTIL II
PROFESSORA LUCIENE
VAMOS CONSTRUIR TORRES?
PROPOSTA 1: PERGUNTE PARA A CRIANÇA: O QUE É UMA TORRE?
DEIXE QUE ELA FALE O QUE PENSA SER.
DEPOIS CONTE PARA ELA A HISTÓRIA DA RAPUNZEL:
DISPONÍVEL EM:
PROPOSTA 2: VAMOS MONTAR UMA TORRE?
PEGUE EM CASA, COPOS, POTES OU OUTROS MATERIAIS PARA QUE A CRIANÇA POSSA CONSTRUIR UMA GRANDE TORRE.
(TIRE UMA FOTO DA CONSTRUÇÃO)
PROPOSTA 3:
VAMOS OBSERVAR ESSAS IMAGENS:
1 - TORRE MAIS ALTA DO MUNDO
Tokyo Sky Tree (Japão) ELA POSSUI 634 METROS DE ALTURA
2- Torre de Cantão (China) - MEDE 610 METROS DE ALTURA
3- TORRE EIFEL (FRANÇA) MEDE 324 METROS DE ALTURA
4- TORRE DE PISA (ITÁLIA ) 56 METROS
QUAL DESSAS TORRES VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE?
VAMOS FAZER UM DESENHO DE OBSERVAÇÃO? OBSERVE A TORRE QUE MAIS GOSTOU E FAÇA UM DESENHO EM SEU CADERNO!
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 20 A 24/09/2021
PROFESSORA LUCIENE INFANTIL II
ATIVIDADE: BOLICHE
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS; TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
OBJETIVOS: INTERAÇÃO COM OS FAMILIARES; CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO; EXPLORAR O AMBIENTE POR MEIO DE DESCOBERTAS; RECONHECER OS NÚMEROS
VAMOS CONSTRUIR UM BOLICHE COM AS CRIANÇAS UTILIZANDO OS MATERIAIS QUE PUDERMOS ENCONTRAR DENTRO DE CASA?
ENTÃO, APROVEITE PARA MONTAR UM COM MATERIAIS RECICLÁVEIS, AJUDAR A NATUREZA E SE DIVERTIR!
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
10 GARRAFAS DE PLÁSTICO OU PAPELÃO, DIVERSOS TAMANHOS E CORES
1 MEIA
JORNAL, PAPÉIS DIVERSOS
TESOURA
MATERIAIS PARA ENFEITAR/DECORAR (TINTAS/DUREX E CANETINHAS)
MODO DE FAZER:
DECORE AS GARRAFAS A GOSTO, COMO QUISER E COM O MATERIAL QUE POSSUIR EM CASA.
SE NÃO TIVER UMA BOLINHA, FAÇA A SUA COM UMA MEIA (PODE SER MEIA QUE NÃO USA MAIS): AMASSE ALGUMAS FOLHAS DE JORNAL/PAPÉIS EM GERAL PARA FORMAR A BOLA. ENVOLVA COM MEIA.
OBJETIVO:
É DERRUBAR AS GARRAFAS COM A BOLINHA.
CADA JOGADOR PODE MARCAR OS SEUS PONTOS CONFORME O NÚMERO DE GARRAFAS QUE DERRUBOU.
COMPARTILHE CONOSCO AS FOTOS E VÍDEOS DESSE MOMENTO DE INTERAÇÃO EM FAMÍLIA.
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 13 A 17/09/2021
Infantil II
Professora Luciene
NESTA PROPOSTA A BRINCADEIRA SERÁ BEM REFRESCANTE, ÓTIMA PARA SER REALIZADA NAQUELES DIAS DE BASTANTE CALOR. VAMOS FAZER TINTA CONGELADA: PINTAR E DESENHAR.
SEPARE UMA FORMA DE GELO, COLOQUE TINTA OU CORANTE DENTRO DE UM RECIPIENTE, ACRESCENTE ÁGUA E MISTURE BEM. É SÓ DESPEJAR DENTRO DAS FORMINHAS E LEVAR AO CONGELADOR.
QUANDO ESTIVER PRONTA, ESPALHE FOLHAS DE PAPEL EM LOCAL QUE A CRIANÇA POSSA DESENHAR COM O GELO. COMO FOI ESSA ATIVIDADE? VOCÊ PODE ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA UMA FOTO OU VÍDEO DESSE MOMENTO.
EXPERIÊNCIA COM GELO E BARBANTE
O DESAFIO É FAZER O BARBANTE GRUDAR NO GELO. PARA FAZER ESSE EXPERIMENTO VOCÊ VAI PRECISAR DE :
UM PRATO
CUBOS DE GELO
SAL
UM PEDAÇO DE BARBANTE E ÁGUA
PASSO A PASSO DO EXPERIMENTO:
CORTE UM PEDAÇO DE BARBANTE, MOLHE UMA PONTA ENCOSTE A PONTA MOLHADA NO GELO.
ESPALHE MEIA COLHER DE SAL SOBRE O GELO.
ESPERE CERCA DE 20 SEGUNDOS E TENTE LEVANTAR O BARBANTE. O GELO VAI GRUDAR E FICAR PENDURADO PELO BARBANTE.
SABE POR QUE ISSO ACONTECE? O SAL AJUDA O GELO A DERRETER E O BARBANTE SE MOVE LIGEIRAMENTE PARA DENTRO DO CUBO DE GELO. MAS O GELO AINDA ESTÁ MUITO FRIO E GRUDA O BARBANTE E VOCÊ CONSEGUE LEVANTAR
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 08 A 10/09/2021
INFANTIL II
PROFESSORA LUCIENE
DESENVOLVIMENTO SENSORIAL!
A estimulação sensorial é essencial para a criança desenvolver e aprimorar sua motricidade fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. O trabalho com a psicomotricidade ajuda as crianças na autorregulação, melhora sua capacidade para aprendizagem e desenvolvimento psicomotor.
PROPOSTA 1: ARGILA MÁGICA
1 XICARA DE AMIDO DE MILHO (MAISENA)
½ XICARA DE ÁGUA (COLOCAR AOS POUCOS
DEIXAR A CRIANÇA MANIPULAR, SENTIR AS TEXTURAS ENDURECIDAS E AMOLECIDAS.
PROPOSTA 2: REPITA A ARGILA ACRESCENTANDO CORANTES.
1 XÍCARA DE AMIDO DE MILHO
½ XÍCARA DE ÁGUA
CORANTES LÍQUIDOS.
FAZER A EXPERIMENTAÇÃO MISTURANDO AS CORES
PROPOSTA 3:
ESPALHE A MISTURA EM UMA MESA FORRADA COM PLÁSTICO E COM O DEDINHO, DEIXE A CRIANÇA FAZER DESENHOS, CURVAS, FORMAS E LETRAS!
TIREM FOTOS E GRAVEM AS REAÇÕES! ESTAMOS COM SAUDADES!
BEIJOS
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 30/08 À 03/09/2021
INFANTIL II - A
PROFESSORA: LUCIENE
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: VAMOS BRINCAR DE COMPARAR PESOS?
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
1 CABIDE
2 POTINHOS DE PLASTICO OU COPOS DESCARTÁVEIS.
BARBANTE OU ARAME PARA PRENDER.
COMO FAZER?
FAÇA UM FURINHO NA LATERAL DO COPO E PRENDA O ARAME NO BARBANTE COMO NA FIGURA ACIMA.
OS DOIS ARAMES E OS DOIS POTINHOS DEVEM SER DO MESMO TAMANHO.
COMO BRINCAR?
1-
SEPARE ELEMENTOS COMO LÁPIS DE COR, CANETINHAS, GIZ, PECINHAS DE BRINQUEDO.
DEIXE A CRIANÇA EXPLORAR, COLOCANDO QUANTOS QUISER DE CADA LADO PARA COMPARAR O PESO.
2- PENDURE O CABIDE EM UMA MESA OU FECHADURA DA PORTA, SEPARE GRÃOS DE FEIJÃO OU ARROZ E COM UMA COLHER A CRIANÇA PODE IR COLOCANDO OS GRÃOS ATÉ CONSEGUIR O EQUILÍBRIO.
3-
USE ÁGUA
DEIXE A CRIANÇA COLOCAR ÁGUA NO POTINHO E TENTAR EQUILIBRAR O PESO PELA QUANTIDADE.
COM CERTEZA SERÁ UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL. ALÉM DO MAIS ELA ESTARÁ CONTEMPLANDO NOSSO CAMPO DE EXPERIÊNCIA, ESPAÇOS, TEMPOS, RELAÇÕES E QUANTIDADES!
MANDE FOTOS E RELATOS DA BRINCADEIRA PARA O WHATSAPP DA ESCOLA NA SEXTA- FEIRA.
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 23 À 27/08/2021
Professora Luciene infantil II - A
Sugestão de atividade: Vamos brincar com as formas geométricas?
Campos de experiências: corpo, gestos e movimento; espaço, tempo, quantidade, relações e transformações; traços, sons, cores e formas.
Objetivos: interação entre os familiares, concentração, atenção, memorização;
Olá crianças, tudo bem? Para essa atividade peça ajuda para um adulto. Vamos fazer um jogo com papelão com as formas geométricas.
Materiais: papelão; tesoura, tinta
Em um pedaço de papelão desenhe as formas e recorte. Antes de recortar caso queiram podem pintar as formas de cores variadas.
A caixa ou pedaço de papelão pode ser pintada e as formas uma de cada cor. Dessa forma vocês podem trabalhar com as cores também. Pergunte à criança qual cor ela encontrou, qual nome da forma.
Tire uma foto e nos envie. Um abraço!
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 16 A 20/08/2021
INFANTIL II PROFESSORA LUCIENE E CATIA
OLÁ CRIANÇAS TUDO BEM COM VOCÊS?
VAMOS BRINCAR DE UMA ATIVIDADE BEM BACANA? VAMOS FAZER UMA BRINCADEIRA DA CAIXA – SURPRESA!
PARA ISSO VOCÊS VÃO PRECISAR DE : UMA CAIXA DE SAPATO OU PAPELÃO, A QUE TIVER EM CASA. DENTRO DESTA CAIXA VOCÊS VÃO ESCOLHER 3 BRINQUEDOS QUE GOSTARAM MUITO DE GANHAR. CONFORME A CRIANÇA TIRAR O BRINQUEDO DE DENTRO DA CAIXA PERGUNTE PARA ELA QUAL É O SOM QUE AQUELE BRINQUEDO FAZ. DEIXE A CRIANÇA IMITAR O SOM CASO NÃO CONSIGA, PESQUISE O SOM E COLOQUE PARA A CRIANÇA OUVIR. COM ESSA ATIVIDADE A CRIANÇA IRÁ EXPLORAR OS MOVIMENTOS COM OS OBJETOS E CONHECER POSSIBILIDADES RÍTMICAS.
FAÇA UM VÍDEO MOSTRANDO OS SEUS BRINQUEDOS DA CAIXA PARA COMPARTILHARMOS NO FACEBOOK OU WHATSAPP VOU ADORAR VER UM ABRAÇO!
COLOQUE SEUS BRINQUEDOS DENTRO DA CAIXA.
SE A CRIANÇA COLOCAR O CARRINHO, QUANDO ELA TIRAR DE DENTRO PEÇA QUE IMITE O SOM OU COLOQUE ESSE SOM PARA ELA OUVIR. FAÇA DA MESMA FORMA COM OS OUTROS BRINQUEDOS QUE ELA COLOCAR.
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 02 À 12/08/2021
Olá turminha!
Vocês conhecem o Caso do
Bolinho?
Esse bolinho é muito
esperto, vocês vão adorar. Clique no link abaixo e divirta-se.
Depois faça um desenho
bem bonito da história e mande para o grupo de WhatsApp da sala.
Até a próxima
PROPOSTAS PARA
O PERÍODO
DE 26 À 30/07/2021
PROFESSORAS LUCIENE E CÁTIA
PROPOSTA: OBSERVANDO A NATUREZA
EXPERIÊNCIAS DA SEMANA:
OLÁ CRIANÇAS TUDO BEM COM VOCÊS? ESTA SEMANA VAMOS BRINCAR COM A
NATUREZA.
QUEREMOS SEMPRE QUE TODAS AS CRIANÇAS ESTEJAM BRINCANDO DO LADO DE
FORA COM A NATUREZA. AOS POUCOS ESTAMOS VOLTANDO A TER ESSES MOMENTOS. VAMOS
BRINCAR?
ABRA AS JANELAS
NOSSO PRIMEIRO CONVITE TEM QUE SER ONDE TUDO COMEÇA, NO ABRIR AS JANELAS! ABRA AS JANELAS! SINTA O AR FRESCO ENTRANDO NA SUA CASA, A TEMPERATURA OSCILANDO AO LONGO DO DIA, A LUZ DO DIA. E JÁ QUE TEREMOS TEMPO: OLHE O MUNDO LÁ FORA!
QUAL NATUREZA VOCÊ VÊ DA SUA JANELA?
TIRE UMA FOTO E COMPARTILHE CONOSCO.
OBSERVE OS PÁSSAROS
TEM PÁSSAROS POR AÍ? EM QUAL HORÁRIO VOCÊ CONSEGUE VÊ-LOS?
VAMOS FAZER UM BINÓCULO PARA OBSERVARMOS O QUE VEMOS PELA JANELA?
MATERIAIS:
ROLINHO DE PAPEL
FITA ADESIVA OU COLA
TINTA OU PAPEL PARA A COLAGEM.
VEJA O VÍDEO ABAIXO:
TIRE UMA FOTO SUA OBSERVANDO OS PÁSSAROS E COMPARTILHE CONOSCO
VAMOS ADORAR VER!
_____________________________________
1° SEMESTRE 2021
2 DE JULHO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: BRINCANDO COM IVAN CRUZ
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
- RESPEITAR REGRAS BÁSICAS DE CONVÍVIO SOCIAL NAS INTERAÇÕES E
BRINCADEIRAS.
- APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E
NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
- DESLOCAR SEU CORPO NO ESPAÇO, ORIENTANDO-SE POR NOÇÕES COMO EM
FRENTE, ATRÁS, NO ALTO, EMBAIXO, DENTRO, FORA ETC., AO SE ENVOLVER EM
BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE DIFERENTES NATUREZAS.
- EXPRESSAR-SE POR MEIO DAS ARTES VISUAIS, UTILIZANDO DIFERENTES
MATERIAIS.
BRINCANDO COM IVAN CRUZ
ESTAMOS CHEGANDO AO FIM DO SEMESTRE E COM CERTEZA AS CRIANÇAS ATÉ
AGORA JÁ VIVENCIARAM MUITAS EXPERIENCIAS BACANAS!
VAMOS ENCERRAR COM CHAVE DE OURO, RESGATANDO BRINQUEDOS E
BRINCADEIRAS QUE COM CERTEZA FIZERAM PARTE DA INFÂNCIA DOS PAIS E
OUTROS FAMILIARES.
BONECA(O)
ENSINAREMOS AGORA A FAZER UMA BONECA (O) DE MEIAS, VOCÊS CONHECEM?
ALGUM DIA VOCÊS JÁ FIZERAM UM BRINQUEDO COMO ESSE? ASSIM COMO AS
OUTRAS BRINCADEIRAS QUE JÁ COLOCAMOS AQUI NO BLOG, ESSA TAMBÉM É
MUITO LEGAL E FICA MAIS DIVERTIDA QUANDO CONSEGUIMOS FAZER A NOSSA(O)
PRÓPRIA(O) BONECA(O) NÃO É MESMO?
AGORA VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA E CRIAR NOSSO BRINQUEDO!
IREMOS PRECISAR DE:
MEIAS USADAS;
LINHA DE LÃ PARA FAZER OS CABELOS;
LINHA DE COSTURA E AGULHA PARA AMARRAR E COSTURAR;
BOTÕES VELHOS;
CANETINHAS COLORIDAS;
MATERIAL PARA ENCHIMENTO: PAPEL OU TECIDO PICADO, ENCHIMENTO PARA
TRAVESSEIRO, ALMOFADA OU SEMENTES.
ABAIXO SEGUEM IMAGENS DE UM MODELO BEM BACANA:
AGORA USE A IMAGINAÇÃO E DECORE COMO QUISER!
MAS SE QUISEREM FAZER OUTRO, É SÓ ACESSAR O VÍDEO DO PASSO A PASSO:
https://youtu.be/N70pUNDX1vk
NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR A FOTO DE SUA(SEU) BONECA(O), QUEREMOS VER
COMO FICARAM LINDOS OS SEUS NOVOS COMPANHEIROS!
IOIÔ
ESSE BRINQUEDO É UM DOS MAIS ANTIGOS QUE EXISTE, SABIA?
ELE TEM MAIS DE 2.500 ANOS!
VOCÊ PODE ENCONTRAR IOIÔS DE DIVERSOS MATERIAIS: METAL, PLÁSTICO,
MADEIRA, ENTRE OUTROS.
VOCÊ ATÉ PODE NÃO TER BRINCADO COM ELE, MAS COM CERTEZA JÁ VIU:
O MIRACULOUS DA LADYBUG É UM IOIÔ, SABIA?
QUE TAL, AGORA, FAZER UM IOIÔ EXCLUSIVO PARA VOCÊ, OLHA SÓ!
IOIÔ COM ELÁSTICO
PARA FAZER ESSE IOIÔ VOCÊ PRECISARÁ DE:
SAQUINHO PLÁSTICO
SERRAGEM (PODE SER SUBSTITUIDO POR JORNAL COM UMA BOLINHA DE
GUDE OU PEDRA PARA DAR PESO)
FITA ADESIVA
PAPEL CELOFANE
ELÁSTICO
https://www.espacoeducar.net/2010/08/brinquedos-folcloricos-de-sucata-ioio.html
PIPA
AS PRIMEIRAS PIPAS SUGIRAM HÁ CERCA DE 3 MIL ANOS, PROVAVELMENTE NA
CHINA. ERAM FEITAS COM VARETAS DE BAMBU E SEDA. HOJE, AS PIPAS TÊM
DIFERENTES FORMATOS, TAMANHOS E MODELOS, OLHA SÓ!
PARA BRINCAR DE PIPA, É NECESSÁRIO TAMBÉM O VENTO SE NÃO A PIPA NÃO
SOBE. VAMOS CONSTRUIR UMA PIPA PARA BRINCAR? OLHA SÓ ESSE VÍDEO
ENSINANDO:
https://youtu.be/R2Pg9ylMRsc
AGORA FAÇA SUA PIPA, VOCE PODE PINTAR E DESENHAR NA FOLHA ANTES DE
FAZER A PIPA, PARA DEIXÁ-LA COM A SUA CARA! NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR UMA
FOTO PARA A PROFESSORA!
MATERIAIS: FOLHA DE SULFITE (OU DO CADERNO), TESOURA, LINHA
(OU BARBANTE) E FOLHA DE SEDA (OU SACOLINHA PLÁSTICA).
CONTEM PARA NÓS QUAL A BRINCADEIRA QUE MAIS GOSTOU?
ENTRE 12 E 20 DE JULHO ESTAREMOS EM RECESSO ESCOLAR, MAS NÃO DEIXEM
DE BRINCAR MUITO! AFINAL A CRIANÇA QUE BRINCA É FELIZ!
VAMOS RESGATAR SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA FAZEREM EM CASA?
*CABANAS COM LENÇOIS E COBERTORES
*BRINCADEIRA COM SOMBRAS FEITAS COM LANTERNAS;
*LER UM LIVRO E CRIAR UM NOVO FIM PARA UMA HISTÓRIA;.
*FAZER UMA RECEITINHA JUNTOS;
*BRINCAR DE CRIAR, DESENHAR, COLAR, RECORTAR E PINTAR;
*FAZER MASSINHA CASEIRA;
*VISITAR UM PARQUE OU A PRACINHA DO BAIRRO;
*ORGANIZAR UMA COLEÇÃO DE PEDRINHAS, FOLHAS, GALHOS, SEMENTES
OU OUTRO OBJETO DO INTERESSE DA CRIANÇA;
*DESCANSAR E ASSISTIR O FILME FAVORITO;
*SE ALIMENTAR BEM E DE FORMA SAUDÁVEL, EXPERIMENTANDO SEMPRE
NOVOS SABORES QUE A NATUREZA NOS OFERECE!!!
APROVEITEM!
BEIJOS E ATÉ LOGO!
25 DE JUNHO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: BRINCANDO COM IVAN CRUZ
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* CONHECER E EXPERIMENTAR BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS,
CANÇÕES E HISTÓRIAS DE DIFERENTES MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS.
*EXPLORAR O ESPAÇO COM O CORPO E DIFERENTES FORMAS DE MOVIMENTO.
*CONSTRUIR BRINQUEDOS COM MATERIAIS DIVERSOS.
*COORDENAR SUAS HABILIDADES MANUAIS NO ATENDIMENTO ADEQUADO A SEUS
INTERESSES E NECESSIDADES EM SITUAÇÕES DIVERSAS.
*RESPEITAR REGRAS BÁSICAS DE CONVÍVIO SOCIAL NAS INTERAÇÕES E
BRINCADEIRAS.
BRINCANDO COM IVAN CRUZ
OLÁ TURMINHA, COMO VOCÊS ESTÃO?
VIMOS, PELAS FOTOS E VÍDEOS ENVIADOS, QUE VOCÊS SE DIVERTIRAM
MUITO NA SEMANA PASSADA, ENTÃO VAMOS CONTINUAR COM O
TEMA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS”. PRONTOS?
CABO DE GUERRA
A BRINCADEIRA DO CABO DE GUERRA É BEM ANTIGA, VOCÊS CONHECEM? PARA
BRINCAR VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA CORDA E ALGO PARA MARCAR O ESPAÇO
DAS DUAS EQUIPES (PODE SER UM RISCO NO CHÃO OU UM CONE, POR EXEMPLO).
A BRINCADEIRA POSSUI UMA REGRA BEM SIMPLES, PRIMEIRO DUAS EQUIPES DE
NO MÍNIMO 2 CRIANÇAS FICAM DE CADA LADO DA CORDA, DEPOIS AO COMANDO DE
UM LÍDER ELES DEVEM PUXAR A EQUIPE ADVERSÁRIA PARA O SEU CAMPO. GANHA
A EQUIPE QUE CONSEGUIR PUXAR A OUTRA PARA O SEU CAMPO OU QUE NÃO
SOLTAR A CORDA PRIMEIRO.
DICA: PARA MELHORAR A PEGADA DAS CRIANÇAS NA CORDA VOCÊ PODE FAZER
ALGUNS NÓS NAS EXTREMIDADES DELA. ASSIM EVITA-SE QUE ELA ESCORREGUE
DAS MÃOS DELES. PORÉM UMA VEZ FEITOS, DIFICILMENTE VOCÊ VAI CONSEGUIR
DESFAZÊ-LOS, POIS ELES ESTARÃO BEM APERTADOS DEPOIS DA 1ª RODADA DE
CABO DE GUERRA.
AGORA É COM VOCÊS, ESPERAMOS SUA PARTICIPAÇÃO ENVIANDO FOTOS E
VÍDEOS DA BRINCADEIRA!!
PREPARADOS PARA MAIS UMA?
PÉ DE LATA
VOCÊS CONHECEM O PÉ DE LATA? JÁ OUVIRAM FALAR DESSA BRINCADEIRA?
ASSIM COMO AS OUTRAS QUE JÁ COLOCAMOS AQUI NO BLOG, ELA TAMBÉM É
MUITO LEGAL E TEMOS CERTEZA DE QUE TODOS VÃO GOSTAR.
PARA FAZER NOSSO PÉ BRINCALHÃO IREMOS PRECISAR DE:
2 LATAS QUE PODEM SER DE LEITE EM PÓ, NESCAU E ETC, (PRECISAM SER DO
MESMO TAMANHO);
1 PREGO PARA FAZER OS FUROS NAS LATAS;
1 MARTELO;
2 PEDAÇOS DE CORDA OU BARBANTE GROSSO;
FITAS ADESIVAS COLORIDAS, PAPÉIS OU EVA E COLA PARA FAZER A DECORAÇÃO;
MODO DE FAZER: FAÇA DOIS FUROS UM DE CADA LADO NO FUNDO DA LATA COM O
PREGO, DEIXE ESPAÇO SUFICIENTE PARA COLOCAR OS PÉS. CORTE A CORDA OU
O BARBANTE DO TAMANHO QUE DÊ PARA A CRIANÇA USAR E PASSE PELOS
FURINHOS, AMARRE AS PONTAS NA PARTE DE DENTRO DA LATA, TAMPE E FAÇA A
DECORAÇÃO DO JEITO QUE QUISER. VAMOS LÁ, USE A IMAGINAÇÃO!
PARA SABER MAIS SOBRE COMO FAZER SEU PÉ DE LATA É SÓ ACESSAR O LINK
ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=9eOKthF5lEE
LEMBREM-SE DE ENVIAR FOTOS E VÍDEOS DA SUA BRINCADEIRA!
QUEREMOS MUITO VER COMO FICOU SEU PÉ DE LATA!!!
VAMOS CONHECER MAIS UMA OBRA DO ARTISTA IVAN CRUZ?
ESCONDE - ESCONDE
ESCONDE-ESCONDE É UMA DAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA MAIS FAMOSAS QUE
EXISTEM. ESSA BRINCADEIRA NASCEU NA EUROPA APROXIMADAMENTE NO SÉCULO
18 E QUEM PROVAVELMENTE TROUXE PARA O BRASIL FORAM OS PORTUGUESES.
https://youtu.be/QvP6h2vLPyI
VARIAÇÕES DO ESCONDE- ESCONDE
JOGUE COM VÁRIAS PESSOAS PROCURANDO. AO INVÉS DE FICAREM PARADAS,
SEM FAZER NADA, AS PESSOAS QUE FORAM PEGAS PODEM AJUDAR A PROCURAR
OS QUE AINDA NÃO FORAM ENCONTRADOS.
* AINDA COMECE COM APENAS UMA PESSOA PROCURANDO, A ÚNICA DIFERENÇA É
QUE AS PESSOAS QUE FOREM ENCONTRADAS PASSAM A AJUDAR A PROCURAR
TAMBÉM.
* A PRIMEIRA PESSOA A SER PEGA IRÁ SER QUEM PROCURA NA RODADA SEGUINTE,
ASSIM, ELE TERÁ A CHANCE DE PRATICAR SUAS HABILIDADES DE PROCURA ANTES
DE COMEÇAR A SUA RODADA.
BRINQUE DE FUGA DA PRISÃO. ISSO IRÁ TORNAR O JOGO AINDA MAIS
EMOCIONANTE. ASSIM QUE SÃO ENCONTRADOS, OS JOGADORES DEVEM IR PARA A
“PRISÃO”.
GERALMENTE, A PRISÃO SERÁ UM CÔMODO ESPECÍFICO, A VARANDA, OU APENAS
UMA ÁREA QUALQUER. O OBJETIVO DO JOGO É QUE A PESSOA QUE ESTÁ
PROCURANDO COLOQUE TODOS OS PARTICIPANTES NA CADEIA. PORÉM, AQUELES
QUE AINDA NÃO FORAM PEGOS PODEM LIBERTAR AQUELES QUE ESTÃO NA PRISÃO!
ELES SÓ PRECISAM CHEGAR ATÉ A PRISÃO SEM SEREM PEGOS. ADRENALINA PURA!
* LOGO QUE ALGUÉM É LIBERTADO DA PRISÃO, ELE PODE IR SE ESCONDER
NOVAMENTE OU FICAR DE FORA O RESTO DA RODADA, DESFRUTANDO DE SUA
LIBERDADE. SE ALGUÉM LIBERA ALGUMAS PESSOAS NA PRISÃO, MAS ALGUNS
AINDA ESTÃO SE ESCONDENDO, OS MESMOS PRINCÍPIOS SERÃO APLICADOS. E É
CLARO, VOCÊS PODEM ADICIONAR QUANTAS NOVAS REGRAS QUISEREM!
AGORA É COM VOCÊS, QUEREMOS VER TODO MUNDO SE ESCONDENDO...
GRAVEM UM VÍDEO DESSA GOSTOSA BRINCADEIRA!
ATÉ MAIS!!!
18 DE JUNHO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: BRINCANDO COM IVAN CRUZ
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* PERCEBER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DE SEU CORPO NAS
BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES DAS QUAIS PARTICIPA
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS,
ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR,
ENTRE OUTROS.
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA,
COLAGEM, DOBRADURA E ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES
BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS.
* MANIPULAR, EXPERIMENTAR, ARRUMAR E EXPLORAR O ESPAÇO POR MEIO
DE EXPERIÊNCIAS DE DESLOCAMENTOS DE SI E DOS OBJETOS.
BRINCANDO COM IVAN CRUZ
OLÁ TURMINHA, COMO VOCÊS ESTÃO?
VIMOS, PELAS FOTOS E VÍDEOS ENVIADOS, QUE VOCÊS SE DIVERTIRAM
MUITO NA SEMANA PASSADA, ENTÃO VAMOS CONTINUAR COM O
TEMA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS”. PRONTOS?
PROPOSTA 1 – PIÃO
MATERIAIS NECESSÁRIOS: CD VELHO, BOLINHA DE PING-PONG OU DE
GUDE, TAMPINHAS DE GARRAFA, PALITOS DE DENTE, JORNAL, FITA
ADESIVA, TESOURA E COLA (ESTA LISTA SERÁ PARA REALIZAR OS TRÊS
TIPOS DE PIÕES, MAS VOCÊ PODE ESCOLHER FAZER APENAS UM,
SELECIONANDO APENAS ALGUNS DESTES MATERIAIS).
ESSE BRINQUEDO É CONHECIDO PELA MAIORIA DOS ADULTOS DAS NOSSAS
FAMÍLIAS, POIS É BEM ANTIGO; TEM MAIS DE SEIS MIL ANOS QUE ELE
EXISTE!
EXISTEM MUITOS TIPOS DE PIÕES E COM DIVERSOS MATERIAIS...
HOJE OS MAIS CONHECIDOS SÃO OS “PIÕES DE BATALHA” - VOCÊ JÁ OUVIU
FALAR DO “BEYBLADE”, NÃO É?
HOJE, VAMOS APRENDER A FAZER PIÕES COM DIVERSOS MATERIAIS, OLHA SÓ:
http://www.falamae.com/2014/08/peao-de-cd.html/
PARA ESTE PIÃO, FORAM UTILIZADOS CD’S, TAMPINHAS DE GARRAFAS E
BOLINHAS (PODE SER DE PING PONG OU DE GUDE).
OLHA ESSE QUE DIFERENTE:
https://artesanatocomgarrafapet.net/atividades-infantis-com-garrafa-pet/
PARA FAZER ESSE PIÃO FORAM UTILIZADOS PALITOS DE DENTE E
TAMPINHAS DE GARRAFA.
AGORA VEJA QUE LEGAL ESSE PIÃO FEITO COM REVISTA OU JORNAL...
ESCOLHA UMA DESSAS OPÇÕES E FAÇA SEU PIÃO!!!
PROPOSTA 2 – CATA VENTO
MATERIAIS NECESSÁRIOS: FOLHAS DE PAPEL, ALFINETE OU PERCEVEJO,
CANUDO OU PALITO DE CHURRASCO (OS MATERIAIS DEPENDEM DA ESCOLHA
DO CATA-VENTO A SER ELABORADO, JÁ QUE EXISTEM DUAS OPÇÕES)
O CATA-VENTO É UM BRINQUEDO QUE TEM MAIS DE 2 MIL ANOS! ELE É
INSPIRADO EM MOINHOS DE VENTO, CONSTRUÍDOS PARA APROVEITAR A
ENERGIA EÓLICA, AQUELA PRODUZIDA PELOS VENTOS.
O CATA-VENTO É PRODUZIDO COM FOLHAS DE PAPEL OU PLÁSTICO, DOBRADAS
E UNIDAS NAS PONTAS. DAÍ, É SÓ ASSOPRAR OU DEIXAR EM CONTATO
COM O VENTO PARA ELE RODAR! FICA UM EFEITO LINDO, PRINCIPALMENTE
SE ESSE BRINQUEDO FOR COLORIDO.
QUER APRENDER A FAZER UM CATA-VENTO QUE GIRA DE VERDADE, COM
MATERIAL QUE VOCÊ COSTUMA TER EM CASA? CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO
E APRENDA A FAZER UM:
AGORA É COM VOCÊS, QUERO VER TODO MUNDO SE DIVERTINDO COM O CATA-VENTO.... TIREM FOTOS DESSA GOSTOSA BRINCADEIRA E ENVIE PARA A PROFESSORA!
PROPOSTA 3 – AMARELINHA
MATERIAIS NECESSÁRIOS: PAPÉIS COLORIDOS, FITA ADESIVA E CANETINHA OU
GIZ DE LOUSA (CASO FOR REALIZAR DESENHANDO NO CHÃO).
AGORA, IREMOS ENSINAR A FAZER A BRINCADEIRA (OU JOGO) DA
AMARELINHA... VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DESSA BRINCADEIRA?
ASSIM COMO AS OUTRAS QUE JÁ COLOCAMOS LÁ NO BLOG, ELA É
MUITO CONHECIDA E HÁ MUITAS GERAÇÕES FAZ PARTE DAS
BRINCADEIRAS INFANTIS DE VÁRIAS REGIÕES BRASILEIRAS. AGORA
QUE VOCÊS JÁ SABEM DO QUE IREMOS BRINCAR, VAMOS APRESENTAR
OS MATERIAIS PARA CONFECCIONAR E, DEPOIS DE PRONTA, É SÓ
DESCOBRIR QUEM VAI GANHAR.
AQUI, IREMOS ENSINAR A AMARELINHA TRADICIONAL, RISCADA NO CHÃO.
PARA FAZER A NOSSA BRINCADEIRA SALTITANTE IREMOS PRECISAR DE:
GIZ DE LOUSA COLORIDO OU CANETINHAS PARA RISCAR AS CASINHAS;
1 PEDRINHA OU TAMPINHA DE GARRAFA PET PARA CADA PARTICIPANTE.
MODO DE FAZER: ESCOLHA UM ESPAÇO QUE DÊ PARA DESENHAR AS
CASINHAS, RISQUE OS QUADRADOS NUMERANDO-OS E FAZENDO
ALTERNÂNCIAS ENTRE ELES. VOCÊS TAMBÉM PODEM DESENHAR COM
FITAS ADESIVAS OU FAZER COM PLACAS DE EVA.
AGORA, VAMOS ÀS REGRAS: CADA PARTICIPANTE DEVE JOGAR SUA
PEDRINHA OU TAMPINHA NA CASINHA MARCADA COM O NÚMERO 1 E
VAI PULANDO DE CASA EM CASA, PARTINDO DA CASA 2 ATÉ O ESPAÇO
NO FINAL DO DESENHO. SEGUEM ABAIXO ALGUNS MODELOS DE
AMARELINHA... É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO!
PARA SABER MAIS SOBRE ESSA BRINCADEIRA MUITO LEGAL ACESSE O
VÍDEO ABAIXO:
LEMBRE-SE DE ENVIAR SEUS VÍDEOS E FOTOS DE SEUS BRINQUEDOS
E BRINCADEIRAS PELO WHATSAPP DA SUA PROFESSORA! ESTAMOS
ANSIOSOS EM VER TODOS EM AÇÃO!
11 DE JUNHO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: BRINCANDO COM IVAN CRUZ
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ENVOLVIDOS:
* EXPLORAR O ESPAÇO COM O CORPO E DIFERENTES FORMAS DE MOVIMENTO
* EXPRESSAR SUA FALA OUVINDO O OUTRO
* CONSTRUIR BRINQUEDOS COM MATERIAIS DIVERSOS
BRINCANDO COM IVAN CRUZ
OLÁ TURMINHA, COMO VOCÊS ESTÃO?
VIMOS PELAS FOTOS E VÍDEOS ENVIADOS QUE VOCÊS SE DIVERTIRAM MUITO NA
SEMANA PASSADA, ENTÃO VAMOS CONTINUAR COM O TEMA “BRINQUEDOS E
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS”. PRONTOS?
PROPOSTA 1 – TELEFONE DE LATA
MATERIAIS NECESSÁRIOS: LATAS USADAS (CASO QUEIRA, PODE SER SUBSTITUÍDO
POR POTES DE IOGURTE, POR EXEMPLO), BARBANTE (SE FOR DECORAR, PAPÉIS
COLORIDOS, TESOURA E COLA SERÃO NECESSÁRIOS).
AGORA IREMOS APRENDER A FAZER UM TELEFONE DE LATA... VOCÊS JÁ
OUVIRAM FALAR DESSA BRINCADEIRA? ELA É MUITO CONHECIDA POR AQUI E
HÁ MUITAS GERAÇÕES FAZ PARTE DAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE VÁRIAS
REGIÕES BRASILEIRAS. É TÃO CONHECIDA QUE APARECE RETRATADA
ATÉ NAS OBRAS DO ARTISTA PLÁSTICO IVAN CRUZ QUE, COM CERTEZA, DEVE
TER BRINCADO MUITO PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO AINDA QUANDO
CRIANÇA. AGORA QUE VOCÊS JÁ SABEM QUE IREMOS FAZER UM BRINQUEDO
BEM LEGAL, VAMOS APRESENTAR OS MATERIAIS PARA CONFECCIONAR O
TELEFONE E, DEPOIS DE PRONTO, É SÓ BATER UM PAPO PARA SABER SE ELE
FUNCIONA DE VERDADE!
PARA FAZER O NOSSO BRINQUEDO QUE FALA IREMOS PRECISAR DE:
*2 LATINHAS QUE PODEM SER DE: MOLHO DE TOMATE, LEITE CONDENSADO,
MILHO, ETC;
*PAPÉIS COLORIDOS PARA FAZER UMA DECORAÇÃO BEM BONITA;
*COLA BRANCA E TESOURA;
*CORDÃO OU BARBANTE PARA FAZER O FIO DO TELEFONE (2M).
MODO DE FAZER: PRIMEIRO VOCÊS DEVEM MEDIR O TAMANHO DO PAPEL DE
ACORDO COM A LATINHA; DEPOIS CORTE O PAPEL, PASSE COLA EM TODA A LATA E
COLE O PAPEL COM BASTANTE CUIDADO, PRESTE ATENÇÃO PARA QUE NÃO FIQUEM
SOBRAS NAS PARTES DE CIMA OU DE BAIXO DA LATA. EM SEGUIDA, COM O APOIO
DE ALGUM OBJETO QUE FAÇA FUROS (PREGO OU FURADEIRA), FAÇA UM BURACO
PEQUENO NO FUNDO DA LATA, PASSE O BARBANTE, AMARRE BEM FIRME COM UM
NÓ NAS PONTAS E PRONTO!! JÁ PODEM BRINCAR!
PARA SABER MAIS SOBRE A CONFECÇÃO DO TELEFONE DE LATA, ACESSE O VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=7UP99A17Ggg
PROPOSTA 2 – BARQUINHO DE PAPEL
MATERIAIS NECESSÁRIOS: FOLHA (REVISTA, JORNAL OU SULFITE).
CONTINUANDO A APRECIAÇÃO DAS OBRAS DO NOSSO ARTISTA IVAN CRUZ, AGORA
VAMOS VER A BRINCADEIRA COM BARQUINHO DE PAPEL. NESTA OBRA, TEMOS AS
CRIANÇAS BRINCANDO COM BARQUINHO DE PAPEL EM UM RIO... NÃO É
INTERESSANTE? E AGORA, É NOSSA VEZ DE BRINCAR! PARA ISSO, VAMOS
APRENDER A FAZER ESSA DOBRADURA COM UMA LINDA HISTÓRIA. VEM VER!
AGORA A PROPOSTA É QUE VOCÊ BRINQUE COM O SEU BARQUINHO DE PAPEL
NUMA BACIA COM ÁGUA SE ESTIVER CALOR OU EM UM LENÇOL, MOVIMENTANDO
SEU BARQUINHO COMO SE ELES ESTIVESSEM EM UM OCEANO... ESPERAMOS
FOTOS E VÍDEOS DA SUA BRINCADEIRA! E QUE TAL DEIXÁ-LA MAIS DIVERTIDA COM
ESSA MÚSICA?
https://youtu.be/2R7dr5l8XEk
PROPOSTA 3 – CABRA-CEGA
MATERIAIS NECESSÁRIOS: LENÇOL OU PEDAÇO DE TECIDO.
NESSA PINTURA IVAN CRUZ RETRATA UMA BRINCADEIRA TRADICIONAL CHAMADA
“CABRA CEGA” OBSERVE:
VAMOS FAZER ESSA BRINCADEIRA? VOCÊ VAI PRECISAR DE UM LENÇO OU PEDAÇO
DE TECIDO.
PARA BRINCAR É NECESSÁRIO NO MÍNIMO TRÊS PARTICIPANTES, ENTÃO CHAME
SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ. AGORA, VAMOS ESCOLHER ALGUÉM QUE
SERÁ A CABRA-CEGA: ESSA PESSOA DEVE TER OS OLHOS VENDADOS COM O
TECIDO, DEVERÁ PEGAR UM DOS PARTICIPANTES E ADIVINHAR QUEM ELE PEGOU.
MANDE FOTOS OU VÍDEO DA SUA BRINCADEIRA PARA A PROFESSORA!
BOA DIVERSÃO!
ATÉ SEMANA QUE VEM...
04 DE JUNHO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: BRINCANDO COM IVAN CRUZ
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* PERCEBER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DE SEU CORPO NAS BRINCADEIRAS
E INTERAÇÕES DAS QUAIS PARTICIPA
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO
CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM,
DOBRADURA E ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E
TRIDIMENSIONAIS.
* MANIPULAR, EXPERIMENTAR, ARRUMAR E EXPLORAR O ESPAÇO POR MEIO DE
EXPERIÊNCIAS DE DESLOCAMENTOS DE SI E DOS OBJETOS.
BRINCANDO COM IVAN CRUZ
TURMINHA, A PARTIR DESSA SEMANA, O NOSSO TEMA SERÁ “BRINQUEDOS E
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS”. E PARA COMEÇAR, VAMOS CONHECER UM
ARTISTA QUE, EM SUAS OBRAS, RETRATA ALGUMAS BRINCADEIRAS INFANTIS.
ELE SE CHAMA IVAN CRUZ. CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA SABER MAIS
SOBRE ELE:
NOSSA! VIRAM QUAIS AS BRINCADEIRAS QUE IVAN CRUZ BRINCAVA?
SÃO BRINCADEIRAS ANTIGAS, MAS QUE PODEMOS BRINCAR AINDA NOS
DIAS DE HOJE. VAMOS LÁ?
PROPOSTA 1 – PETECA
MATERIAIS NECESSÁRIOS: SACOLA PLÁSTICA (DE MERCADO) E PAPEL VELHO
(REVISTA, JORNAL OU SULFITE).
VAMOS BRINCAR DE PETECA? OBSERVEM A OBRA .
ESSA BRINCADEIRA É MUITO ANTIGA, OS ÍNDIOS DO BRASIL, ANTES DA
CHEGADA DOS PORTUGUESES, JÁ BRINCAVAM COM PETECAS!
ALÉM DISSO, TEM UM ESPORTE QUE UTILIZA PETECA E RAQUETES, ELE SE
CHAMA BADMINTON.
PARA BRINCAR DE PETECA, A REGRA É SIMPLES: VOCÊ DEVE JOGAR A
PETECA, PARA OUTRA PESSOA, BATENDO POR BAIXO DELA, SEM DEIXÁ-LA
CAIR!
AGORA VAMOS APRENDER A FAZER UMA PETECA? DEPOIS,
ENVIE UMA FOTO COM A SUA PETECA PARA A PROFESSORA!
PROPOSTA 2 – AVIÃO DE PAPEL
MATERIAL NECESSÁRIO: FOLHA DE SULFITE (OU DO CADERNO DE DESENHO),
INSTRUMENTOS RISCANTES (CANETINHA, GIZ DE CERA, LÁPIS DE COR, ETC)
AGORA IREMOS BRINCAR DE AVIÃOZINHO DE PAPEL.
FAZER AVIÃOZINHO DE PAPEL É UMA ÓTIMA BRINCADEIRA!
TEMOS CERTEZA DE QUE AS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA JÁ BRINCARAM
MUITO COM AVIÃOZINHOS E AGORA É A VEZ DE VOCÊS!
EXISTEM MUITAS MANEIRAS DE CONSTRUIR UM AVIÃO DE PAPEL.
AQUI EMBAIXO TEMOS DOIS MODELOS COMO SUGESTÃO, MAS VOCÊ PODE
CRIAR SEU PRÓPRIO MODELO DE AVIÃO E SE DIVERTIR DE MONTÃO!
É SÓ USAR A CRIATIVIDADE!
APÓS CONFECCIONAR SEU AVIÃO, QUE TAL DECORÁ-LO?
PODE PINTAR UTILIZANDO LÁPIS DE COR, OU GIZ DE CERA, TINTA OU
COLAGEM. PERSONALIZE SEU AVIÃO. DEPOIS QUERO VER COMO FICOU.
TEMOS CERTEZA QUE FICARÁ LINDO! LEMBRE-SE DE ENVIAR UMA FOTO.
PROPOSTA 3 – JOGAR BOLA
MATERIAIS NECESSÁRIOS: BOLA DE BRINQUEDO (SE OPTAR POR FAZER A BOLA
SERÁ NECESSÁRIO MEIA, JORNAL E FITA ADESIVA OU FITA CREPE)
OBA... NEM PRECISAMOS PERGUNTAR QUEM CONHECE ESSA BRINCADEIRA
NÉ? QUEM NUNCA BRINCOU, JÁ DEVE TER VISTO ALGUÉM BRINCANDO OU
ATÉ MESMO NA TELEVISÃO.
A BOLA É UM OBJETO ESFÉRICO QUE PODE SER CHUTADO OU LANÇADO.
DIZEM QUE ELA SURGIU APÓS ALGUÉM TER CHUTADO UMA PEDRA OU ALGO
NÃO MUITO PESADO QUE TENHA ROLADO, DAÍ SE PERCEBEU QUE ESSE
OBJETO PODERIA SER ÚTIL OU DIVERTIDO. ESSA É A HIPÓTESE MAIS
ACEITÁVEL, JÁ QUE NINGUÉM SABE AO CERTO COMO SURGIRAM AS
PRIMEIRAS BOLAS. SEUS DESENHOS FORAM DESCOBERTOS NAS CAVERNAS,
COM HOMENS SEGURANDO ESFÉRICOS FEITOS COM PEDRAS. COM ISSO,
ACREDITA-SE QUE AS PRIMEIRAS BOLAS TENHAM SIDO USADAS COMO
FERRAMENTAS PARA A CAÇA DO HOMEM PRÉ-HISTÓRICO.
AS BOLAS PASSARAM POR VÁRIOS PROCESSOS DE EVOLUÇÕES SENDO
CRIADA ATÉ DE CRINAS DE ANIMAIS, FIBRAS DE BAMBU, FRUTAS SECAS,
MEIAS VELHAS E MUITOS OUTROS MATERIAIS. E AGORA VAMOS ASSISTIR A
UM VÍDEO BEM LEGAL E APRENDER A FAZER UMA BOLA MUITO FÁCIL PARA
BRINCAR EM CASA!! É SÓ CLICAR ABAIXO.
AGORA QUEREMOS VER VOCÊ BRINCANDO DE BOLA (COM A SUA BOLA OU
COM A QUE VOCÊ FEZ) E SE DIVERTINDO MUITO! ENVIE UMA FOTO DESSE
MOMENTO PARA SUA PROFESSORA!
28 DE MAIO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: CONSTRUINDO JOGO MATEMÁTICO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO.
* CONTAR ORALMENTE OBJETOS, PESSOAS, LIVROS ETC., EM CONTEXTOS DIVERSOS.
CONSTRUINDO JOGO MATEMÁTICO
OLÁ TURMINHA, COMO ESTÃO?
SEMANA PASSADA, COMEÇAMOS A UTILIZAR ALGUNS MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA
A NOSSA DIVERSÃO. VAMOS CONTINUAR?
JOGO DAS CORES
HOJE VAMOS APRENDER A CONFECCIONAR UM JOGO MUITO DIVERTIDO! PARA ISSO,
DIVIDIMOS NOSSA PROPOSTA EM TRÊS ETAPAS. COM ESSE JOGO, IREMOS
TRABALHAR A ASSOCIAÇÃO DAS CORES AOS SEUS NOMES, QUANTIFICAR E
SELECIONAR AS PEÇAS DE ACORDO COM AS CORES, REALIZAR A CONTAGEM ORAL
TERMO A TERMO, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. VAMOS LÁ?
PROPOSTA 1: CONSTRUINDO OS DADOS
A PRIMEIRA ETAPA SERÁ A CONSTRUÇÃO DOS DADOS. PARA NOSSO JOGO SERÁ
PRECISO DOIS DADOS E ESTES SÃO OS MATERIAIS NECESSÁRIOS:
TESOURA
RÉGUA
CANETINHA
FITA ADESIVA
2 CAIXAS DE LEITE (VAZIAS, LIMPAS E SECAS)
ACOMPANHE O VÍDEO TUTORIAL ABAIXO PARA REALIZAR A MONTAGEM, É SIMPLES
E RÁPIDA!
AGORA, VOCÊ DEVERÁ ESCOLHER 3 CORES (INDICAMOS AS CORES AMARELA, AZUL
E VERMELHA).
EM UM DOS DADOS, USANDO TINTA GUACHE, VOCÊ PINTARÁ 2 FACES DO DADO DA
COR ESCOLHIDA (POR EXEMPLO: SE ESCOLHER AZUL, AMARELO E VERMELHO
DEVERÁ PINTAR DUAS FACES AZUIS, DUAS FACES VERMELHAS E DUAS FACES
AMARELAS). NO OUTRO DADO, UTILIZANDO A TINTA PRETA, FAREMOS A QUANTIDADE
(DO NÚMERO 1 AO 3, FAZENDO BOLINHAS, DUAS VEZES CADA NÚMERO).
O VÍDEO MOSTRANDO COMO FICAM OS DADOS ESTÁ NO FINAL DA PRÓXIMA
PROPOSTA.
PROPOSTA 2: CONSTRUINDO O TABULEIRO E AS PEÇAS
NESTA PARTE, QUEM DETERMINA A QUANTIDADE DE TABULEIROS É VOCÊ!
É POSSÍVEL JOGAR SOZINHO, MAS SERIA BEM LEGAL FAZER NO MÍNIMO 2
TABULEIROS, PARA VOCÊ JOGAR COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA. ESTES SÃO OS
MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA CADA TABULEIRO:
1 FOLHA DE SULFITE
CANETINHA
GIZ DE CERA (AS MESMAS 3 CORES UTILIZADAS NO DADO)
9 TAMPINHAS DE GARRAFA
NO VIDEO A SEGUIR VOCÊ PODERÁ VER AS MONTAGENS DO TABULEIRO, DAS PEÇAS,
DOS DADOS E A REGRA DESTE JOGO DIVERTIDO!
PROPOSTA 3: HORA DE JOGAR!
O JOGADOR LANÇA OS DOIS DADOS, FAZENDO A ASSOCIAÇÃO DA QUANTIDADE COM
A COR (POR EXEMPLO: SE CAIR O NÚMERO 2 E A COR AZUL, VOCÊ DEVERÁ PEGAR
DUAS TAMPINHAS AZUIS E COLOCAR NO SEU TABULEIRO). O PRÓXIMO JOGADOR
LANÇA OS DADOS E COLOCA SUAS TAMPINHAS NO SEU TABULEIRO. SE, QUANDO
LANÇAR, CAIR UMA COR QUE JÁ ESTÁ COMPLETA, NÃO É PERMITIDO TROCAR A COR,
DEVENDO PASSAR A VEZ. GANHA QUEM COMPLETAR O TABULEIRO PRIMEIRO!
QUEREMOS VER VOCÊS EM AÇÃO! ENVIEM FOTOS JOGANDO COM A SUA FAMÍLIA E
BOA DIVERSÃO!!!
BEIJINHOS E ATÉ SEMANA QUE VEM!
21 DE MAIO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* DESPERTAR O PRAZER PELA BRINCADEIRA E POR PRODUÇÕES ARTÍSTICAS.
* INCENTIVAR AÇÕES PARA RESPONDER A QUESTÕES SOBRE A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.
CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
OLÁ TURMINHA, COMO ESTÃO?
SEMANA PASSADA, COMEÇAMOS O NOSSO PLANO PARA SALVAR O PLANETA!
INICIAMOS A CONVERSA SOBRE O REUSO E A RECICLAGEM, POIS, ASSIM, EVITAMOS
O CONSUMO EXCESSIVO E O ACÚMULO DO LIXO QUE PODERIAM TER DESTINOS
MELHORES (CENTROS DE RECICLAGEM AO INVÉS DE ATERROS SANITÁRIOS).
PEDIMOS QUE VOCÊS SEPARASSEM ALGUNS MATERIAIS E AGORA VAMOS NOS
DIVERTIR! QUE TAL BRINCAR COM BRINQUEDOS QUE VOCÊS PRÓPRIOS IRÃO
CONSTRUIR? VAMOS LÁ!!!
BILBOQUÊ
ESTE É UM BRINQUEDO BEM ANTIGO E ERA CONSTRUÍDO USANDO MADEIRA.
UMA CURIOSIDADE É QUE ESTE BRINQUEDO ERA USADO PELOS REIS DA EUROPA,
ACREDITAM? A FINALIDADE DA BRINCADEIRA DO BILBOQUÊ É O DESENVOLVIMENTO
DA CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA.
QUE TAL FAZER SEU PRÓPRIO BILBOQUÊ USANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS?
MÃOS À OBRA!
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
*1 GARRAFA PET COM A TAMPA
*BARBANTE (PODE SER FITA, LÃ, ETC.)
*TESOURA
*ITENS PARA DECORAÇÃO (FITA ADESIVA, PAPÉIS, TINTAS, ETC)
OLHA SÓ ESSE VÍDEO ENSINANDO A CONSTRUIR SEU PRÓPRIO BILBOQUÊ:
PARA DECORAR SEU BILBOQUÊ, USE SUA CRIATIVIDADE! OLHA SÓ ESSES EXEMPLOS:
FAÇA SEU BILBOQUÊ E MANDE UMA FOTO PARA A SUA PROFESSORA BRINCANDO
COM SEU NOVO BRINQUEDO!
BOLHAS DE SABÃO
QUE TAL CONSTRUIR AÍ NA SUA CASA ESSE BRINQUEDO DE FAZER BOLINHAS DE
SABÃO?
E, PARA ESSA BRINCADEIRA, TEMOS UM VÍDEO ENSINANDO A CONSTRUIR UM COM
GARRAFA PET, VEJA COMO É SIMPLES DE FAZER:
DICAS:
*A ÁGUA DE SABÃO AMANHECIDA, AQUELA QUE FICA DE UM DIA PARA O OUTRO,
É MELHOR PARA FAZER BOLHAS.
*ACRESCENTE AÇÚCAR NA MISTURA OU GLICERINA (QUE É VENDIDA EM FARMÁCIA)
PARA A BOLHA DURAR MAIS.
*VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER BOLHAS GIGANTES UTILIZANDO PALITOS DE
CHURRASCO E BARBANTE.
AGORA QUE JÁ APRENDERAM COMO FAZER BOLINHAS DE SABÃO, ENVIE UMA FOTO
OU VÍDEO DA SUA BRINCADEIRA PARA A PROFESSORA!
DESENHANDO BOLHAS DE SABÃO
GOSTARAM DE BRINCAR COM BOLINHAS DE SABÃO? MUITO DIVERTIDO NÉ?
AGORA, VAMOS ASSISTIR UMA HISTÓRIA COM ESSA BRINCADEIRA! CLIQUE NO LINK ABAIXO E SE DIVIRTA...
BRINCAR DE BOLINHA DE SABÃO É MUITO GOSTOSO, NÃO É?
E QUE TAL UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DESSA BRINCADEIRA?
FAÇA UM DESENHO BRINCANDO DE BOLINHA DE SABÃO NO SEU CADERNO!VOCÊS PODEM USAR LÁPIS DE COR, CANETINHA OU GIZ DE CERA. QUEREMOS VER
AS BOLINHAS NAS PRODUÇÕES! OLHA SÓ:
QUANDO TERMINAR, MANDE UMA FOTO PARA A PROFESSORA.
ESTAMOS ANSIOSAS PARA VER SUA OBRA DE ARTE!
BEIJINHOS E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!
14 DE MAIO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: A IMPORTÂNCIA DE SEPARAR O LIXO
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM, DOBRADURA E ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS.
* EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL, DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
* EXPLORAR O AMBIENTE PELA AÇÃO E OBSERVAÇÃO, MANIPULANDO, EXPERIMENTANDO E FAZENDO DESCOBERTAS.
UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA!
VAMOS SALVAR NOSSO PLANETA? PARA ISSO É IMPORTANTE QUE VOCÊS AJUDEM SEPARANDO AS EMBALAGENS JUNTO COM SUA FAMÍLIA.
DESCARTAR O LIXO ADEQUADAMENTE EVITA A PROPAGAÇÃO DE DOENÇAS. RECICLANDO LIXO EVITAMOS O GASTO DESNECESSÁRIO DOS RECURSOS NATURAIS E AINDA AJUDAMOS A DIMINUIR A CONCENTRAÇÃO DE LIXO NO AMBIENTE.
DESSA FORMA, PODEREMOS PRESERVAR O NOSSO MEIO AMBIENTE - JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
VAMOS FALAR SOBRE A SEPARAÇÃO DO LIXO?
AFINAL... POR QUE DEVEMOS SEPARAR O LIXO?
OS COLETORES, LEVAM NOSSO LIXO PARA OS ATERROS, LÁ É FEITA UMA TRIAGEM, CASO VOCÊ NÃO SEPARE SEU LIXO ORGÂNICO (O QUE PODE VIRAR ADUBO), DOS REJEITOS (AQUILO QUE NÃO PODE SER APROVEITADO) DOS RECICLÁVEIS (O QUE PODE VIRAR OUTRAS COISAS), OS ATERROS VÃO PASSANDO POR UM ACÚMULO DE LIXO E MAIOR PRODUÇÃO DE GÁS CARBÔNICO QUE AUMENTA O EFEITO ESTUFA E POR CONSEQUÊNCIA, TEMOS MUITOS DANOS NATURAIS COMO PERÍODOS DE SECAS, TEMPESTADES, AUMENTO OU QUEDA BRUSCA DA TEMPERATURA.
MAS, AFINAL, O QUE É ORGÂNICO, RECICLÁVEL E REJEITO?
RESÍDUOS ORGÂNICOS
– APARAS DE MADEIRA, PALHA E FOLHAS;
– RESTOS DE FRUTAS, RAÍZES, LEGUMES E VERDURAS;
– ESTERCO DE ANIMAIS E OUTROS RESÍDUOS;
– RESTO DE COMIDA, INCLUINDO PÃO, OSSOS E CASCAS DE OVOS.
RESÍDUO RECICLÁVEL
– PAPEL, REVISTA, JORNAL, PAPELÃO E CAIXAS DE PAPEL;
– BRINQUEDOS E EMBALAGENS TETRAPAC;
– GARRAFAS PET, EMBALAGENS E OBJETOS PLÁSTICOS;
– FERRO, ALUMÍNIO, COBRE E OUTRO METAIS;
– VIDROS;
– LATAS E OUTRAS EMBALAGENS DE METAIS.
REJEITO
– ESPUMA;
– FOTOGRAFIA, PAPEL CARBONO;
– PAPÉIS ENGORDURADOS, FRALDAS E BITUCAS DE CIGARRO;
– ESPELHO, LOUÇAS E EMBALAGENS METALIZADAS.
DEIXANDO ESSES MATERIAIS SEPARADOS, VOCÊ CONTRIBUI COM A TRIAGEM DESSES ELEMENTOS E ESTARÁ AJUDANDO NOSSO PLANETA.
VAMOS SEPARAR? VEJA O VÍDEO DAS PROFESSORAS....
AGORA É COM VOCÊS! SEPARE O LIXO ORGÂNICO DO LIXO RECICLÁVEL E TIRE FOTOS DA SUA SEPARAÇÃO! DESTA FORMA, VOCÊS ESTARÃO CONTRIBUINDO PARA SALVAR O PLANETA.
DICAS E CURIOSIDADE SOBRE A COLETA SELETIVA
O REMÉDIO QUE SEU FILHO OU ALGUÉM DA FAMÍLIA NÃO USOU E VENCEU; A BUCHA DA PIA NÃO ESTÁ MAIS EM CONDIÇÕES DE USO; O ÓLEO DE COZINHA USADO; A PILHA ACABOU... E AGORA? O QUE FAZER COM TUDO ISSO? ONDE JOGAR?
ESSAS SÃO ALGUMAS PERGUNTAS, QUE VOCÊS PODEM ESTAR SE FAZENDO AO RECOLHER O LIXO DE CASA. NEM TUDO QUE NÃO TEM MAIS UTILIDADE PODE IR PARA O LIXO COMUM OU RECICLADO. ELES TÊM DESTINOS DIFERENTES: APESAR DE ALGUNS DELES PODEREM SER TRANSFORMADOS EM OUTROS PRODUTOS E SEREM RECICLADOS, OUTROS NÃO PODEM E DEVEM TER O DESTINO CORRETO, PARA NÃO PREJUDICAR A NOSSA SAÚDE E O NOSSO PLANETA.
ENTÃO, VAMOS APRENDER O QUE FAZER E ONDE DESCARTAR DE FORMA CORRETA. ESSE É UM APRENDIZADO PARA A VIDA! E SE, DESDE PEQUENAS, AS CRIANÇAS TIVEREM ESSA VIVÊNCIA, ELAS COM CERTEZA VIVERÃO EM UM PLANETA MELHOR. CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS.
OS TRÊS R´S
OLHA ESSE RECADINHO DA TURMA DA MÔNICA:
AS POSSIBILIDADES DE REUSO SÃO MUITO GRANDES! NOSSO DESAFIO DE HOJE É O SEGUINTE: QUE TAL FAZER UMA CRIAÇÃO COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS? VOCÊ PODE FAZER UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA, UM ITEM DE DECORAÇÃO OU ATÉ MESMO UM BRINQUEDO... OLHA SÓ ALGUMAS INSPIRAÇÕES...
UTILIZE OS MATERIAIS QUE VOCÊ SEPAROU E PRODUZA SUA CRIAÇÃO ARTÍSTICA! TIRE UMA FOTO E ENVIE PARA A PROFESSORA... SE QUISER, LEVE PARA A ESCOLA OS MATERIAS RECICLÁVEIS QUE VOCÊ SEPAROU, POIS LÁ TEMOS UM ECOPONTO!
AH, JÁ DEIXA OS SEGUINTES MATERIAIS SEPARADOS PARA AS DUAS PRÓXIMAS SEMANAS:
* 2 GARRAFAS PET
* TAMPINHAS DE GARRAFAS PLÁSTICAS (APROXIMADAMENTE 10)
* 2 CAIXAS DE LEITE
* 8 POTES IGUAIS DE DANONE OU LEITE FERMENTADO
BEIJINHOS, ATÉ SEMANA QUE VEM!!!!
07 DE MAIO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO
CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM,
DOBRADURA E ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS.
* EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO
DA LINGUAGEM ORAL, DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
* EXPLORAR O AMBIENTE PELA AÇÃO E OBSERVAÇÃO, MANIPULANDO,
EXPERIMENTANDO E FAZENDO DESCOBERTAS.
A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!!!
NA SEMANA PASSADA VOCÊS PLANTARAM UM GRÃO, FEIJÃO OU MILHO.
É MUITO IMPORTANTE RESPEITAR A NATUREZA. O CUIDADO COM AS PLANTAS FAZ
PARTE DA NOSSA RESPONSABILIDADE COM O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS.
SE VOCÊS CRESCEREM ASSIM, CUIDANDO DAS PLANTAS E OBSERVANDO AS
MUDANÇAS NELAS, COM CERTEZA TEREMOS UM PAÍS COM MAIS VERDE NO
FUTURO!
VOCÊ SABIA QUE AS PLANTAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A LIMPEZA DO AR?
SABE QUANDO PASSA UM CAMINHÃO E SOLTA AQUELA FUMAÇA COM CHEIRO BEM
RUIM?
ENTÃO, ESSA FUMAÇA FICA PARADA NO AR E AS ÁRVORES SÃO RESPONSÁVEIS
POR PURIFICAR O AR. COM A AJUDA DO SOL, ELAS FAZEM A FOTOSSÍNTESE E ASSIM
SUA FOLHA VERDINHA DEVOLVE UM AR BEM LIMPINHO PARA NÓS RESPIRARMOS,
POR ISSO É IMPORTANTE A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
VEJA SÓ CADA PARTE DA PLANTA E A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DA LUZ SOLAR PARA
SEU CRESCIMENTO.
VOCÊS TÊM PLANTAS EM CASA? TIRE UMA FOTO DELAS E MANDE PARA A SUA
PROFESSORA.
VOCÊ VÊ PLANTAS PELA SUA JANELA? TIRE UMA FOTO E COMENTE COMO SÃO AS
PLANTAS QUE VOCÊ VÊ PELA SUA JANELA.
RECADINHO ÀS FAMILIAS: LEVE A CRIANÇA NO LOCAL DA CASA COM AS PLANTAS
E DEIXE QUE ELA TIRE A FOTO, DEIXE QUE ELA OBSERVE E SE PUDEREM
ESCREVAM ALGUMA FRASE QUE ELAS DIZEM SOBRE AS PLANTAS DE FORMA
ESPONTÂNEA. CASO NÃO TENHAM PLANTAS, FAÇAM A OBSERVAÇÃO PELA
JANELA.
VAMOS ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DO NOSSO GRÃO, OBSERVAR E COMENTAR
DURANTE NOSSOS ENCONTROS SÍNCRONOS!
O OUTONO
VAMOS FALAR UM POUQUINHO DO OUTONO? O OUTONO É MARCADO PELA
FOLHAGEM COLORIDA QUE LENTAMENTE CAI DAS ÁRVORES COBRINDO O CHÃO.
MAS VOCÊ SABE POR QUE ISSO ACONTECE? COM A CHEGADA DE TEMPERATURAS
MAIS FRIAS E DIAS COM MENOS LUZ SOLAR, AS PLANTAS REDUZEM AO MÁXIMO
SEU GASTO DE ENERGIA PARA PROTEGER-SE. COM MENOS LUZ, A PLANTA PARA
DE PRODUZIR A CLOROFILA QUE É RESPONSÁVEL PELA SAÚDE DA PLANTA. ENTÃO,
AS FOLHAS DAS ÁRVORES E PLANTAS SE TORNAM AVERMELHADAS OU AMARELADAS
E CAEM.
VEJAM ESSE VÍDEO QUE EXPLICA O PORQUÊ ISSO ACONTECE:
ARTE COM A NATUREZA
MUITOS ARTISTAS USAM A NATUREZA E SEUS ELEMENTOS PARA COMPOR SUAS
OBRAS. ALGUNS USAM PEDRAS, OUTROS AS FOLHAS, A AREIA, OS GRAVETOS...
TUDO PODE SER UM OBRA, BASTA COLOCAR SEU SENTIMENTO E UM OLHAR
INOVADOR, QUESTIONADOR E ACOLHEDOR E O QUE PARECIA APENAS UM GRAVETO
SE TRANSFORMA EM UM PORTAL OU O QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR!
VAMOS CONHECER AS OBRAS DE ALGUNS ARTISTAS E DEPOIS É COM VOCÊS!
AGORA, É A SUA VEZ! PROCURE NO QUINTAL DE CASA, NA PRACINHA, NO JARDIM,
ELEMENTOS COMO FOLHAS OU FLORES CAÍDAS, FOLHAS SECAS, PEDRINHAS,
GRAVETOS... NÃO ARRANQUE, APENAS USE O QUE A NATUREZA NÃO ESTÁ USANDO.
NO CADERNO (OU EM OUTRO SUPORTE COMO PAPELÃO, POR EXEMPLO) FAÇA UMA
COLAGEM COM OS ELEMENTOS QUE PEGOU, OU FAÇA UMA ESCULTURA...
O QUE VALE É A SUA CRIATIVIDADE.
RECADINHO ÀS FAMÍLIAS: DÊ ÀS CRIANÇAS UMA OBRA CHAMADA NATUREZA.
OFEREÇA À ELAS OPORTUNIDADES QUE PROPICIEM O EXERCÍCIO DA
IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE; OPORTUNIDADES DE CRIAR SUAS PRÓPRIAS
OBRAS COM MATERIAIS NATURAIS QUE POSSAM SER EXPLORADOS DE DIVERSAS
FORMAS, QUE POSSAM SER TRANSFORMADOS NAQUILO QUE A OBRA DAS
CRIANÇAS QUISER.
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR E NOS MANDAR NO WHATSAPP.
BEIJINHOS COM SAUDADES!
30 DE ABRIL
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: FAZENDO ARTE / PLANTANDO
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO
CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM,
DOBRADURA E ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS.
* EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR
MEIO DA LINGUAGEM ORAL, DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE
EXPRESSÃO.
* COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS.
FAZENDO ARTE
OI, TURMINHA! COMO VOCÊS ESTÃO?
SERÁ QUE VOCÊS CONHECEM ESSA PERSONAGEM QUE VAMOS APRESENTAR HOJE?
O NOME DELA É MARINA! ELA É ADMIRADA PELA TURMA POR SEU TALENTO COM
DESENHO E PINTURA. É A DESENHISTA DA TURMA!
CLIQUEM NO LINK PARA ASSISTIR UMA HISTÓRIA BEM LEGAL ONDE APARECE A
NOSSA PERSONAGEM:
A MARINA USA SEU LÁPIS MÁGICO PARA BRINCAR COM A MÔNICA DE PRINCESAS.
VOCÊ TEM UM LÁPIS OU UM PINCEL MÁGICO AÍ NA SUA CASA? APOSTO QUE SIM!
AGORA, VAMOS SUGERIR ALGUMAS TÉCNICAS DE PINTURA: VOCÊ PODE ESCOLHER
UMA OU REALIZAR AS TRÊS SE QUISER, SEMPRE NO CADERNO DE DESENHO,
COMBINADO? VAMOS LÁ!
CARIMBOS COM ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO E PAPELÃO
ESSA É UMA ATIVIDADE FÁCIL DE FAZER E COM MATERIAIS QUE TODOS TEMOS EM
CASA. ESSES ROLINHOS PODEM SER DE PAPEL HIGIÊNICO OU DE PAPEL TOALHA
OU PAPEL ALUMÍNIO. USE UMA BANDEJA PARA COLOCAR A TINTA. PODEMOS
AMASSAR OS ROLINHOS COM FORMATOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS:
TRIÂNGULOS, QUADRADO, CORAÇÃO E CÍRCULOS. PODEMOS TAMBÉM ENROLAR
O PAPELÃO E PRENDER COM ELÁSTICOS. OLHEM OS EXEMPLOS ABAIXO:
FLORES COM GARRAFA PET
ESSA PINTURA FICA LINDA! PINTE OU DESENHE O TRONCO E OS GALHOS DA
ÁRVORE. AGUARDE A SECAGEM. DEPOIS DE SECO, PASSE O FUNDO DA GARRAFA
PET EM UM RECIPIENTE (QUE PODE SER UM PRATINHO DESCARTÁVEL),
MOLHANDO-O NA TINTA. DEPOIS DISSO FEITO, ENCOSTE CUIDADOSAMENTE O
FUNDO DA GARRAFA PET ONDE SERÃO AS FLORES. FAÇA ISSO GALHO A GALHO.
CARIMBO DE PRENDEDOR DE ROUPA E ALGODÃO
PARA A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE, PEGUE UMA FOLHA BRANCA, SEPARE
PEQUENAS QUANTIDADES DE TINTA EM UMA FORMA DE GELO E COLOQUE O
ALGODÃO NOS PRENDEDORES. A CRIANÇA DEVERÁ SEGURAR O PRENDEDOR DE
ROUPAS COM CUIDADO, PARA QUE ELE NÃO ABRA, MOLHAR O ALGODÃO NA TINTA
QUE ESTÁ DENTRO DA FORMA DE GELO PARA DEPOIS PINTAR OU CARIMBAR NA
FOLHA.
FAZENDO ESSA ATIVIDADE, TIVEMOS A IDEIA DE USAR O ALGODÃO PARA OUTRA
COISA TAMBÉM, OLHA SÓ...
PLANTANDO
OBA! MAIS UM PERSONAGEM DA TURMA DA MÔNICA... ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E
CONHEÇA O CHICO BENTO AO SOM DE UMA MÚSICA BEM LEGAL!
ESSE CHICO BENTO, HEIN? VIU QUE ELE GOSTA DA VIDA TRANQUILA DA ROÇA?
NA ROÇA ELE FAZ UM MONTE DE COISAS E AINDA TEM TEMPO PARA DESCANSAR!
ELE PESCA, CAÇA, PLANTA...
VOCÊ JÁ FEZ ALGUM TIPO DE PLANTAÇÃO? QUE TAL HOJE FAZERMOS IGUAL AO
CHICO BENTO E PLANTAR MILHO? VOCÊ VAI PRECISAR DE UM POTE OU COPO,
MILHO DE PIPOCA E ALGODÃO. CASO NÃO TENHA MILHO, PODE SUBSTITUIR POR
FEIJÃO, SEMENTE DE GIRASSOL OU QUALQUER OUTRA SEMENTE. VOCÊ PODE
ESCOLHER UMA PARA PLANTAR OU ATÉ PLANTAR TODAS!!!
AGUARDAMOS SUA FOTO PLANTANDO.
BEIJINHOS...
23 DE ABRIL
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: DO QUE VOCÊ TEM MEDO / FAZENDO EXPERIÊNCIA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS;
* EXPLORAR O AMBIENTE PELA AÇÃO E OBSERVAÇÃO, MANIPULANDO,
EXPERIMENTANDO E FAZENDO DESCOBERTAS;
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO
CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RECORTAR, ENTRE OUTROS;
* RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS;
* EXPLORAR RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO NA INTERAÇÃO COM O MUNDO FÍSICO.
CASCÃO E FRANJINHA
OS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA QUE ESTARÃO NA ATIVIDADE DE HOJE
SERÃO O CASCÃO E O FRANJINHA! CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA CONHECER MAIS
SOBRE ESSES PERSONAGENS:
DO QUE VOCÊ TEM MEDO?
O CASCÃO TEM MEDO DE CHUVA! MAS COMO ASSIM??? É BEM VERDADE QUE TODO
MUNDO TEM UM MEDINHO AQUI E OUTRO ALI, NÃO É?! SERÁ QUE VOCÊ TAMBÉM
TEM MEDO?
RECADINHO PARA AS FAMÍLIAS:
RECONHECER OS MEDOS MAIS COMUNS QUE EXPERIMENTAMOS, COMPARTILHAR
SENTIMENTOS, INCENTIVAR A FALA ESPONTÂNEA E NATURAL SOBRE NÓS MESMOS
E ASSUNTOS QUE NOS INCOMODAM, TROCAR EXPERIÊNCIAS SOBRE ESTE “SENTIR”,
TRAZER PROXIMIDADE E SENSIBILIDADE QUANTO AO OUTRO SÃO EXERCÍCIOS
NECESSÁRIOS PARA A VIDA TODA. PORTANTO, AUXILIAR A CRIANÇA DESDE
PEQUENA A PERCEBER SEUS SENTIMENTOS E A LIDAR COM AS EMOÇÕES
ENVOLVIDAS É MUITO IMPORTANTE. É PRECISO AJUDÁ-LA A MELHORAR SUA
RELAÇÃO COM SEUS MEDOS, A COMPREENDER QUE É NORMAL SENTIR MEDO,
MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE EXPLORAR O QUE LHE CAUSA TAL SENTIMENTO E
TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE EXPRESSAREM SUAS NECESSIDADES, DESEJOS E
SENTIMENTOS.
A PROPOSTA DE HOJE É A SEGUINTE: DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO, CONVERSE DE
FORMA O MAIS NATURAL POSSÍVEL COM SEU FILHO SOBRE O ASSUNTO.GRAVEM UM VÍDEO DA CRIANÇA FALANDO SOBRE SEU MEDO E ENVIE PARA SUA
PROFESSORA PELO WHATSAPP.
FAZENDO EXPERIÊNCIA!
O PERSONAGEM QUE VAMOS CONHECER AGORA É O FRANJINHA!
FRANJINHA É CONHECIDO COMO O CIENTISTA DA TURMINHA, POR SUA CURIOSIDADE E TALENTO NA ÁREA CIENTÍFICA, ONDE VIVE CRIANDO INVENTOS MALUCOS EM SEU PRÓPRIO LABORATÓRIO QUE, ÀS VEZES, ATÉ DÃO CERTO. COSTUMA INVENTAR MÁQUINAS (A MAIORIA DELAS, DE VIAGENS NO TEMPO) E FÓRMULAS, FAZENDO VÁRIAS PESQUISAS CIENTÍFICAS, GERALMENTE ENCOMENDADOS PELA TURMA E QUE QUASE SEMPRE DÃO ERRADO! O SEU CÃO É O BIDU, QUE FRANJINHA, DE VEZ EM QUANDO, SOFRE PARA DAR BANHO, POIS ELE VIVE FUGINDO.
ASSIM COMO O FRANJINHA GOSTA DE FAZER VÁRIAS EXPERIÊNCIAS E ATÉ CRIOU
UM GUARDA-CHUVA VOADOR PARA O CASCÃO, AGORA VOCÊS SERÃO OS
CIENTISTAS! VOCÊS FARÃO UM FOGUETE VOAR...
VAMOS DESCOBRIR O QUE ACONTECE COM ESSE FOGUETE?
RECADINHO PARA AS FAMÍLIAS!
ANTES DE MOSTRARMOS A SUGESTÃO DE EXPERIÊNCIA, DEIXAMOS UM ROTEIRO
ABAIXO QUE ACREDITAMOS QUE IRÁ AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA.
PREPARE O AMBIENTE JUNTO COM A CRIANÇA E PEÇA AJUDA PARA ELA AO
SEPARAR OS MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS NA EXPERIÊNCIA. ENVOLVER A
CRIANÇA NA PREPARAÇÃO É UMA ETAPA BEM LEGAL, POIS IRÁ INSTIGAR A
CURIOSIDADE DELA.
ANTES DE REALIZAR AS EXPERIÊNCIAS, PERGUNTE PARA A CRIANÇA O QUE ELA
ACHA QUE IRÁ ACONTECER, SEM DIZER SE SUA HIPÓTESE ESTÁ CERTA OU ERRADA,
POIS É POR MEIO DA EXPERIÊNCIA QUE ELA IRÁ CONFIRMAR OU NÃO A
VERACIDADE DA SUA HIPÓTESE INICIAL. CASO QUEIRA, PODE-SE FAZER UM
REGISTRO POR MEIO DE UM DESENHO ANTES DA EXPERIÊNCIA PARA NÃO
ESQUECER!
DURANTE A REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, DEIXE QUE A
CRIANÇA MANIPULE OS MATERIAIS DE FORMA AUTÔNOMA. SE QUISER, VOCÊ PODE
DUPLICAR OS ITENS DO EXPERIMENTOS E FAZEREM JUNTOS, AO MESMO TEMPO,
CRIANÇA E ADULTO!
AO FINAL DA EXPÊRIENCIA, PEÇA PARA QUE A CRIANÇA RELATE O QUE OBSERVOU
E, SE QUISER, PODE-SE FAZER UM REGISTRO DAQUILO QUE ACONTECEU POR MEIO
DE UM DESENHO.
SE PUDEREM, REGISTREM O MOMENTO POR FOTOS E PRINCIPALMENTE POR
VÍDEOS: AS CRIANÇAS COSTUMAM FAZER CARAS E BOCAS MARAVILHOSAS
DURANTE AS EXPÊRIENCIAS QUANDO SÃO SURPREENDIDAS!
EXPERIÊNCIA: FOGUETE NA ÁGUA
PARA ESSA EXPERIÊNCIA VAMOS PRECISAR APENAS DE UM RECIPIENTE (QUANTO
MAIS LARGO, MELHOR), ÁGUA, PAPEL SULFITE COLORIDO E DETERGENTE
(O CORANTE É OPCIONAL).
OBSERVE NO VÍDEO COMO PREPARAR ESSA EXPERIÊNCIA E FAZER SEU FOGUETE
DECOLAR!!!
ABAIXO TEM O MOLDE DO FOGUETE DESTE VÍDEO! MAS SE DESEJAREM, PODEM
FAZER OUTRAS FIGURAS VOAREM MODIFICANDO O DESENHO, PODE SER CASA,
TRIÂNGULOS OU ATÉ MESMO UM GUARDA-CHUVA, COMO O FRANJINHA FEZ!
E AGORA É COM VOCÊS!!! MANDEM FOTOS E VÍDEOS MOSTRANDO A SUA
EXPERIÊNCIA!!
BEIJINHOS COM SAUDADES...
16 DE ABRIL
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: MEU BRINQUEDO PREFERIDO / ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
*COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.
*TRAÇAR MARCAS GRÁFICAS, EM DIFERENTES SUPORTES, USANDO INSTRUMENTOS RISCANTES E TINTAS.
*EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL, DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
*IMITAR GESTOS E MOVIMENTOS DE OUTRAS CRIANÇAS, ADULTOS E ANIMAIS.
*COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE ANIMAIS.
MEU BRINQUEDO PREFERIDO
A IDENTIDADE É UM PROCESSO CONTÍNUO E QUANTO MAIS AUTOCONHECIMENTO POSSUÍMOS, MELHOR SE DÁ ESTE PROCESSO. TER CONSCIÊNCIA DE NÓS, DO NOSSO PAPEL, IMPORTÂNCIA, NOSSAS PREFERÊNCIAS É O QUE NOS PERMITE SER ATUANTES NO MEIO EM QUE VIVEMOS. PORTANTO, SE FAZ NECESSÁRIO ABORDAR ESTE TEMA DESDE CEDO COM AS CRIANÇAS.
SENDO ASSIM, DANDO CONTINUIDADE À PROPOSTA, EMBARCAREMOS EM NOVAS DESCOBERTAS COM A AJUDA DESSA TURMINHA PRA LÁ DE ESPECIAL... A TURMA DA MÔNICA.
PARA INICIAR, QUE TAL CLICAR NO LINK ABAIXO? SERÁ QUE CONHECEM ESSA PERSONAGEM?
LEGAL NÃO É? VIRAM QUE O SANSÃO É O BRINQUEDO PREFERIDO DA MÔNICA? CADA UM TEM SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS NÃO É MESMO? E VOCÊ GOSTA DE BRINCAR DE QUÊ?
ASSISTINDO AO VÍDEO DA MÔNICA, FICAMOS CURIOSAS PARA SABER QUAL É O SEU BRINQUEDO OU BRINCADEIRA PREFERIDA! GRAVE UM VÍDEO COM SEU BRINQUEDO PREFERIDO EXPLICANDO PORQUÊ VOCÊ GOSTA TANTO DELE E ENVIE PARA A PROFESSORA… QUEREMOS OUVIR VOCÊS!!!
AGORA TEMOS UMA BRINCADEIRA QUE TODO MUNDO ADORA, QUE É IMITAR O SOM E OS MOVIMENTOS DOS BICHOS, VAMOS APRENDER....
TODOS PRONTOS PARA CONHECER UM NOVO AMIGO QUE TAMBÉM ADORA ANIMAIS?
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
QUE TAL ASSISTIR A UM VÍDEO DA TURMA DA MÔNICA? VAMOS DESCOBRIR QUEM É ESSE PERSONAGEM E SABER UM POUCO MAIS SOBRE ELE!
VIRAM QUE O CEBOLINHA TEM UM CACHORRINHO DE ESTIMAÇÃO CHAMADO FLOQUINHO?
OS ANIMAIS TÊM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NO MUNDO COTIDIANO DAS CRIANÇAS, PELA SUA PRESENÇA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS, DESENHOS ANIMADOS E POR TODOS OS LUGARES DA VIDA POR ONDE ANDAM, EXERCEM GRANDE FASCÍNIO E LEVAM A CRIANÇA A POSSUIR UM CARÁTER DE IDENTIFICAÇÃO DE SUAS VIVÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS.
CLIQUEM NO LINK ABAIXO E DIVIRTAM-SE COM UM VÍDEO BEM LEGAL QUE APRESENTAM ALGUNS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO!
AGORA É COM VOCÊS! DESENHE NO CADERNO O SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO OU UM BICHINHO PREFERIDO QUE DESEJAM TER. MANDE UMA FOTO PARA A PROFESSORA.
OLHA SÓ QUE DEMAIS OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DAS PROFESSORAS...
PROFESSORA ALESSANDRA
CÁTIA
PROFESSORA LUCIENE
PROFESSORA DAIANE
PROFESSORA FABIANA
RECADINHO ÀS FAMÍLIAS:
NESTA FAIXA ETÁRIA, É COMUM E IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SE EXPRESSE À SUA MANEIRA; MESMO QUE PARA VOCÊS O DESENHO PAREÇA SEM FORMA, PARA ELAS É CARREGADO DE SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA. A MEDIDA EM QUE DESENVOLVE HABILIDADES CORPORAIS, A CRIANÇA INICIA O DESENVOLVIMENTO DA APREENSÃO DOS MATERIAIS PARA GRAFISMOS, E EM SEU RITMO, MEDIANTE À ESTÍMULOS, PASSA A AVANÇAR EM SEUS TRAÇADOS. PEDIMOS QUE PERMITA QUE A CRIANÇA FAÇA O DESENHO SEM SUA INTERFERÊNCIA, TRANSMITA CONFIANÇA E SEGURANÇA DE QUE É CAPAZ DE FAZER SOZINHA E VALORIZE OS TRAÇOS QUE ELA JÁ FAZ!
BEIJINHOS COM SAUDADES...
09 DE ABRIL
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: MINHA FRUTA PREFERIDA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS.
* DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO
CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS* ADOTAR HÁBITOS DE AUTOCUIDADO RELACIONADOS A HIGIENE E ALIMENTAÇÃO.
* TRAÇAR MARCAS GRÁFICAS, EM DIFERENTES SUPORTES, USANDO INSTRUMENTOS
RISCANTES E TINTAS.
* EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM,
DOBRADURA E ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E
TRIDIMENSIONAIS.
PROPOSTA: MINHA FRUTA PREFERIDA
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?
TEMOS UMA NOVIDADE... A TURMA DA MÔNICA IRÁ FAZER PARTE DAS NOSSAS
ATIVIDADES!
HÁ MAIS DE 60 ANOS ESSA TURMINHA EXISTE EM NOSSAS VIDAS.
TALVEZ VOCÊS ESTRANHEM EM SABER, MAS HOUVE UMA ÉPOCA QUE OS GIBIS
ERAM SUCESSO ENTRE AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES. AFINAL, EM MEIO A
COMPUTADORES, CELULARES E TABLETS, AS REVISTINHAS EM QUADRINHOS FICAM
CADA VEZ MAIS DISTANTES, MAS SE VOCÊS PUDEREM PEGUEM UMA PARA
CONHECEREM, SÃO MUITO DIVERTIDAS! PEÇA AJUDA PARA SUA FAMÍLIA, VOCÊS VÃO
ADORAR!!
ESSA SEMANA VAMOS FALAR SOBRE A PERSONAGEM MAGALI.
ELA GOSTA MUITO DE COMER! A SUA FRUTA PREFERIDA É A MELANCIA!
VOCÊ PODE CONHECER MAIS SOBRE ESSA PERSONAGEM NESSE VIDEO ABAIXO:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
AS FRUTAS ALÉM DE SEREM DELICIOSAS, TAMBÉM SÃO MUITO IMPORTANTES PARA
NOSSA SAÚDE, POIS TEM MUITAS VITAMINAS QUE NOS DÃO FORÇA E AJUDAM NO
NOSSO CRESCIMENTO.
E SUAS CORES CHAMAM NOSSA ATENÇÃO.
QUE TAL UMA VITAMINA E COMIDA DE HULK?
ISSO MESMO! E PARA ESSA VITAMINA VAMOS USAR UMA FRUTA QUE É VERDE, TEM
UM CAROÇO BEM GRANDE E SEMPRE ENCONTRAMOS ALGUNS CAIDOS LÁ NA NOSSA
ESCOLA.
ADIVINHOU QUAL É?
QUEM DISSE ABACATE, ACERTOU!!!!!
ENTÃO VAMOS LÁ, VAMOS ENSINAR COMO FAZER ESSA DELÍCIA.
VOCÊ PODE FAZER ESSA RECEITA OU CONTAR PARA A GENTE QUAL É A SUA RECEITA PREFERIDA COM FRUTAS, PODE SER UMA VITAMINA, UM SUCO OU ATÉ MESMO UMA SALADA DE FRUTAS! TIRE UMA FOTO E ENVIE NO WHATSAPP DA SUA PRÔ!
RECADINHO PARA AS FAMÍLIAS
O TRABALHO COM RECEITA ELEVA A AUTOESTIMA DA CRIANÇA, POIS ELA VAI SENTIR-SE ÚTIL AO PREPARAR UMA RECEITA QUE DEPOIS VÃO DEGUSTAR JUNTOS. COM A RECEITA PRONTA, PODE-SE TRABALHAR QUANTIDADES, VOLUME, TEXTURA, CORES, ARDOR, ALÉM DE OFERECER OUTRAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, PROPICIA OUTRAS EXPLORAÇÕES, COMO ENFATIZAR CUIDADOS DE HIGIENE NECESSÁRIOS PARA TER UMA VIDA SAUDÁVEL – COMO LAVAR AS MÃOS SEMPRE QUE CHEGAR DA RUA OU IR AO BANHEIRO, E NA HORA DA ALIMENTAÇÃO – E CUIDADOS NA HORA DE PREPARAR OS ALIMENTOS, CONSIDERANDO QUE SE DEVE LAVAR BEM OS ALIMENTOS ANTES DE PREPARAR, O QUE DEVE FAZER PARA QUE NÃO ACONTEÇA NENHUM ACIDENTE - COMO SEMPRE, DEVE PREPARÁ-LOS NA PRESENÇA DE UM ADULTO.
MINHA FRUTA PREFERIDA
TODAS AS FRUTAS SÃO DELICIOSAS, MAS SEMPRE TEM AQUELA FRUTA QUE GOSTAMOS MAIS! TEM GENTE QUE GOSTA DE BANANA, OUTROS GOSTAM DE MAÇÃ...
ASSIM COMO A MAGALI TEM A MELANCIA COMO SUA FRUTA PREFERIDA, QUEREMOS SABER QUAL É A FRUTA QUE VOCÊ MAIS GOSTA... TIRE UMA FOTO COM A SUA FRUTA OU ENVIE UM VÍDEO OU ÁUDIO PARA A SUA PROFESSORA PELO WHATSAPP DIZENDO DE QUAL FRUTA VOCÊ GOSTA MAIS! ESTAMOS CURIOSOS PARA DESCOBRIR...
AS CORES DAS FRUTAS
CADA FRUTA TEM SEU SABOR E, TAMBÉM, TEM SUA COR.
OLHA SÓ QUE VÍDEO LEGAL SOBRE AS CORES DAS FRUTAS...
AGORA NOSSO DESAFIO É O SEGUINTE: QUEREMOS VER UMA PRODUÇÃO
ARTÍSTICA COM A COR DA SUA FRUTA PREFERIDA!
NO SEU CADERNO, FAÇA UMA PINTURA COM A TINTA DA COR DA FRUTA QUE VOCÊ
MAIS GOSTA. POR EXEMPLO, SE VOCÊ GOSTA DE BANANA, FARÁ UMA PINTURA COM
A COR AMARELA! AH, SE VOCÊ NÃO TIVER A TINTA DA COR DA SUA FRUTA
PREFERIDA, MISTURE AS CORES: SE GOSTA DE LARANJA, PODE MISTURAR AS
TINTAS VERMELHA E AMARELA!
TEMOS CERTEZA DE QUE SAIRÃO PRODUÇÕES MARAVILHOSAS...
QUANDO TERMINAR, NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR UMA FOTO PARA A PRÔ PELO
WHATSAPP, COMBINADO?
RECADINHO PARA AS FAMÍLIAS
A PINTURA INFANTIL É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS
CRIANÇAS. ALÉM DE TRAZER TODOS OS BENEFÍCIOS DE UMA ATIVIDADE QUE
TRABALHA COM A COORDENAÇÃO MOTORA, AGILIDADE, RITMO E PERCEPÇÃO
ESPACIAL, A PINTURA É UMA ATIVIDADE SOCIAL QUE TRANSMITE UMA SENSAÇÃO
DE BEM-ESTAR. PORTANTO, É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA CRIE LIVREMENTE,
SEM INTERFERÊNCIAS E, AO FINAL, SEMPRE ELOGIE SUAS PRODUÇÕES,
REFORÇANDO, ASSIM, SUA AUTOESTIMA!
BEIJINHOS DAS PRÔS!!!
26 DE MARÇO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: EU SEMPRE FUI ASSIM?
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
*RELATAR FATOS IMPORTANTES SOBRE SEU NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO,
A HISTÓRIA DOS SEUS FAMILIARES E DA SUA COMUNIDADE;
*PERCEBER QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES;
*IMITAR GESTOS E MOVIMENTOS DE OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS;
*ESTABELECER RELAÇÕES DE COMPARAÇÃO ENTRE OBJETOS, OBSERVANDO SUAS
PROPRIEDADES;
*IDENTIFICAR RELAÇÕES TEMPORAIS (ANTES, DURANTE E DEPOIS);
*EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM,
DOBRADURA E ESCULTURA, CRIANDO PRODUÇÕES BIDIMENSIONAIS E
TRIDIMENSIONAIS.
EU SEMPRE FUI ASSIM?
OLÁ, CRIANÇAS E FAMÍLIAS!!! TUDO BEM COM VOCÊS?
CONOSCO ESTÁ TUDO BEM E HOJE TEMOS UMA NOVA PROPOSTA PARA VOCÊS!
QUANDO EU ERA BEBÊ!
ANTES DE LEVAR VOCÊS A PENSAREM CONOSCO, VAMOS VER UM VÍDEO MUITO
LEGAL DO GRUPO TIQUEQUÊ.
VOCÊS VIRAM QUE BACANA? QUANTOS ANIMAIS NASCERAM DE DENTRO DE UM OVO,
NÃO É?
E VOCÊS NASCERAM DO OVO TAMBÉM?
CLARO QUE NÃO! VOCÊS NASCERAM DA BARRIGA DE ALGUÉM!
COMO VOCÊS ERAM AO NASCER?
PERGUNTEM PARA A SUA FAMÍLIA SE VOCÊS TÊM UMA FOTO DE QUANDO VOCÊS
NASCERAM.
QUEREMOS MUITO VER COMO VOCÊS ERAM QUANDO BEBÊS. SE POSSÍVEL, NOS
ENVIEM UMA FOTO PELO WHATSAPP!
AH! ESSA CANÇÃO DO TIQUEQUÊ DÁ PARA FAZER GESTOS COM TODA A FAMÍLIA,
VAMOS TENTAR?
RECADINHO ÀS FAMÍLIAS: APROVEITEM ESSA PROPOSTA PARA VIVER UM MOMENTO
AGRADÁVEL EM FAMÍLIA. RESERVEM UM MOMENTO TRANQUILO, SEPAREM AS FOTOS,
SEJAM ELAS IMPRESSAS OU DIGITAIS, E REVIVAM OS MOMENTOS DE QUANDO A
CRIANÇA ERA BEBÊ. RELEMBREM FATOS IMPORTANTES COMO O DIA DE SEU
NASCIMENTO, A ESCOLHA DE SEU NOME, QUANDO COMEÇARAM A NASCER OS
DENTINHOS, QUANDO SENTOU, ENGATINHOU... ENFIM, MOSTREM À CRIANÇA SUA
LINHA DO TEMPO, SUA PRÓPRIA HISTÓRIA! TEMOS CERTEZA DE QUE SERÁ UM
MOMENTO MUITO PRAZEROSO PARA TODOS!!!
EU CRESCI!
AGORA CRIANÇAS, VAMOS VER O QUANTO VOCÊS CRESCERAM.
COM A AJUDA DE UM ADULTO, PEGUE UM BARBANTE OU LINHA E CORTE DO TAMANHO
DE QUANDO ERAM BEBÊS. DEPOIS É SÓ MEDIR O SEU TAMANHO AGORA. OBSERVE
OS TAMANHOS... O QUE ACHOU? VOCÊ CRESCEU MUITO?
COLEM NO CADERNO OS DOIS BARBANTES E DEPOIS ENVIEM UMA FOTO PARA A SUA
PROFESSORA. OLHA SÓ COMO VOCÊS PODEM FAZER:
RECADINHO ÀS FAMÍLIAS: VOCÊS PODEM UTILIZAR TAMBÉM UMA FITA MÉTRICA
COMO APOIO PARA ESSA ATIVIDADE, IDENTIFICANDO E RELACIONANDO O TAMANHO
À MEDIDA CONVENCIONAL EM CENTÍMETROS. ASSIM, AS CRIANÇAS JÁ INICIAM O
CONTATO COM INSTRUMENTOS DE MEDIDA QUE UTILIZAMOS NA ESCOLA, NAS AULAS
PRESENCIAIS.
COMPARANDO OS TAMANHOS!
TODO MUNDO DESCOBRIU AO OLHAR AS FOTOS DE QUANDO VOCÊS ERAM BEBÊS,
QUE JÁ CRESCERAM BASTANTE. AGORA VOCÊS SABEM FAZER MUITAS COISAS COMO
CORRER, SALTAR, FALAR E BRINCAR COM MUITAS COISAS.
O DESAFIO AGORA É PEGAR A MASSINHA QUE VOCÊS RECEBERAM NO MATERIAL E
CONSTRUIR UM BONECO COMO SE FOSSE VOCÊS BEBÊS (PEQUENOS) E, AO LADO,
FAÇAM VOCÊS JÁ CRESCIDOS. NÃO ESQUEÇAM DE FAZER A CABEÇA, O TRONCO,
AS PERNAS, OS BRAÇOS E O CABELO.
NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR A FOTO DO SEU BONECO QUE REPRESENTA VOCÊ!
RECADINHO ÀS FAMÍLIAS: O USO DA MASSINHA DE MODELAR POSSIBILITA QUE A
CRIANÇA EXPRESSE UMA AMPLA VARIEDADE DE EMOÇÕES. A MASSINHA É MOLDÁVEL
E, COMO RESULTADO, PODE SE TRANSFORMAR EM QUALQUER COISA QUE A
CRIANÇA QUISER. ASSIM, EXPRESSAM SUAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS MAIS
ÍNTIMOS. TAMBÉM PODE SER ÚTIL PARA ALIVIAR A TENSÃO, A FRUSTRAÇÃO E A
AGRESSIVIDADE. A MASSINHA DE MODELAR POSSIBILITA TAMBÉM QUE A CRIANÇA
EXPRESSE SEUS GOSTOS PESSOAIS AO IMAGINAR, CRIAR E MATERIALIZAR SEUS
PENSAMENTOS, MODELANDO SUAS FIGURAS FAVORITAS OU ESCOLHENDO AS
CORES DE QUE MAIS GOSTA.
BEIJINHOS DAS PRÔS!!!
19 DE MARÇO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: EU SOU ASSIM
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
*DESENVOLVER NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO SOCIAL;
*IDENTIFICAR ALGUMAS PARTES DO CORPO;
*AUTOCONHECIMENTO.
EU SOU ASSIM!
OLÁ CRIANÇAS, COMO ESTÃO? ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM E FELIZES!!!
TODOS NÓS SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS...
É IMPORTANTE RESSALTAR TANTO NOSSAS SEMELHANÇAS COMO NOSSAS
DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO OUTRO E OUTRAS ESPÉCIES, ASSIM, PERCEBEMOS
QUE CADA UM É ESPECIAL À SUA MANEIRA.
ESCOLHA UM LUGAR TRANQUILO E CONFORTÁVEL DA CASA PARA OUVIR UMA
HISTÓRIA DIVERTIDA E ENVOLVENTE.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR AO VÍDEO DA HISTÓRIA “EU SOU ASSIM E
VOU TE MOSTRAR”
HORA DA MÚSICA!
VAMOS ASSISTIR A UM VÍDEO QUE FALA SOBRE AMIGOS E DEPOIS CONVERSAMOS!
LEGAL ESSA MÚSICA NÃO É MESMO? ELA FALA SOBRE OS AMIGOS E QUE CADA UM
É DE UM JEITO E QUE AMIGO A GENTE ACOLHE SEM PENSAR.
SEMANA PASSADA CONHECEMOS AS FOTOS DOS NOSSOS NOVOS AMIGOS, O QUE
VOCÊS ACHARAM? SOMOS TODOS DIFERENTES, NÃO É!
FAMÍLIAS, SE POSSÍVEL, COLOQUEM A CRIANÇA À FRENTE DE UM ESPELHO PARA
QUE ELA SE VEJA E SE RECONHEÇA (AUXILIEM PARA QUE SE ATENTEM AOS
DETALHES, NOMEANDO AS PARTES DO CORPO, INCENTIVANDO A ORALIDADE).
CASO TENHA UMA FOTO DA PRÓPRIA CRIANÇA, PEÇA PARA QUE ELA OBSERVE E
CONTE O QUE ESTÁ VENDO. ESCOLHA UMA DAS DUAS PROPOSTAS (ESPELHO OU
FOTO) E GRAVE UM PEQUENO VÍDEO (A CRIANÇA NÃO PRECISA ESTAR OLHANDO
PARA A CÂMERA E SIM PARA O ESPELHO OU FOTO).
BEIJINHOS DA PRÔ!!!
12 DE MARÇO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: LAVANDO AS MÃOS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* PERCEBER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DE SEU CORPO NAS BRINCADEIRAS
E INTERAÇÕES DAS QUAIS PARTICIPA;
* EXPERIMENTAR AS POSSIBILIDADES CORPORAIS NAS BRINCADEIRAS;
* ADOTAR HÁBITOS DE AUTOCUIDADO RELACIONADOS À HIGIENE;
* IMITAR GESTOS E MOVIMENTOS DE OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS;
* EXPLORAR RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO NA INTERAÇÃO COM O MUNDO FÍSICO;
LAVANDO AS MÃOS
OLÁ CRIANÇAS, COMO ESTÃO? ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM! HOJE
VAMOS FALAR SOBRE UM HÁBITO DE HIGIENE QUE DEVEMOS REALIZAR TODOS
OS DIAS ANTES DAS REFEIÇÕES, DEPOIS DE PEGAR NOS OBJETOS...
JÁ DESCOBRIU QUAL É? ISSO MESMO, VAMOS LAVAR AS MÃOS!!!
RECADINHO PARA AS FAMÍLIAS
A HIGIENE DAS MÃOS SEMPRE FOI IMPORTANTE E NECESSÁRIA E, NESTE MOMENTO,
ESSE HÁBITO DEVE SER INTENSIFICADO. NA ESCOLA, ESSE PROCEDIMENTO SERÁ
REALIZADO COM MAIOR REGULARIDADE E DE FORMA EFETIVA, SEGUINDO OS
PROTOCOLOS SANITÁRIOS. POR CONTA DISSO, A PROPOSTA DE HOJE É TORNAR
ESSE MOMENTO PRAZEROSO PARA A CRIANÇA. CONVERSEM COM SEUS FILHOS
SOBRE A NECESSIDADE E O MODO CORRETO DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS.
TAMBÉM VAMOS PROPOR UMA EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA PARA AUXILIAR NA
COMPREENSÃO DA NECESSIDADE DESTE HÁBITO DE HIGIENE E, PARA AJUDAR,
DEIXAMOS UM ROTEIRO ABAIXO QUE ACREDITAMOS QUE IRÁ AJUDAR NO
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA:
* PREPARE O AMBIENTE JUNTO COM A CRIANÇA E PEÇA AJUDA PARA ELA AO
SEPARAR OS MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS NA EXPÊRIENCIA ESCOLHIDA
(VOCÊS PODEM FAZER UMA OU TODAS). ENVOLVER A CRIANÇA NA PREPARAÇÃO
É UMA ETAPA BEM LEGAL POIS IRÁ INSTIGAR A CURIOSIDADE DELA.
* ANTES DE REALIZAR AS EXPERIÊNCIAS, PERGUNTE PARA A CRIANÇA O QUE ELA
ACHA QUE IRÁ ACONTECER, SEM DIZER SE SUA HIPÓTESE ESTÁ CERTA OU ERRADA
POIS, É POR MEIO DA EXPERIÊNCIA QUE A PRÓPRIA CRIANÇA IRÁ CONFIRMAR OU
NÃO A VERACIDADE DA SUA HIPÓTESE INICIAL. CASO QUEIRA, COMO SUGESTÃO,
PODE-SE FAZER UM REGISTRO POR MEIO DE UM DESENHO ANTES DA EXPERIÊNCIA
PARA NÃO ESQUECER!
* DURANTE A REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, DEIXE QUE A
CRIANÇA MANIPULE OS MATERIAIS DE FORMA AUTÔNOMA. SE QUISER, VOCÊ PODE
DUPLICAR OS ITENS DO EXPERIMENTOS E FAZEREM JUNTOS, AO MESMO TEMPO,
CRIANÇA E ADULTO!
* AO FINAL DA EXPÊRIENCIA, PEÇA PARA QUE A CRIANÇA RELATE O QUE OBSERVOU
E, SE QUISER, PODE-SE FAZER UM REGISTRO DAQUILO QUE ACONTECEU POR MEIO
DE UM DESENHO POR EXEMPLO.
* SE PUDEREM, REGISTREM O MOMENTO POR FOTOS, AS CRIANÇAS COSTUMAM
FAZER CARAS E BOCAS MARAVILHOSAS DURANTE AS EXPÊRIENCIAS QUANDO SÃO
SURPREENDIDAS!
COM A MÃO NA MASSA!
HOJE VAMOS APRENDER PORQUE DEVEMOS LAVAR AS MÃOS ATRAVÉS DE UMA
EXPERIÊNCIA! PARA ISSO VOCÊS VÃO PRECISAR DE:
* ÁGUA;
* PRATO FUNDO OU TRAVESSA;
* ORÉGANO OU PIMENTA DO REINO;
* DETERGENTE
COLOQUE ÁGUA EM UM PRATO E DESPEJE UMA PEQUENA QUANTIDADE DE
ORÉGANO OU PIMENTA DO REINO. COLOQUE SEU DEDO E VEJA O QUE ACONTECE...
AGORA, LIMPE SEU DEDO E COLOQUE SABÃO NELE; DEPOIS COLOQUE NOVAMENTE
O SEU DEDO NA ÁGUA E... O QUE ACONTECEU?
ESSE VÍDEO AJUDA A VISUALIZAR A EXPERIÊNCIA E EXPLICA POR QUE DEVEMOS
SEMPRE LAVAR AS MÃOS!
GOSTARAM? AGORA QUE VOCÊS VIRARAM CIENTISTAS, OLHA A MÚSICA LEGAL
QUE A LUNA VAI CANTAR PARA VOCÊS...
LAVANDO AS MÃOS!
VOCÊS SABIAM QUE EXISTE O MODO CORRETO DE LAVAR AS MÃOS?
NÃO PODEMOS APENAS MOLHAR AS MÃOS, DEVEMOS ESFREGAR MUITO BEM
USANDO SABÃO! OLHA ESSE VÍDEO, ELE EXPLICA DIREITINHO COMO DEVEMOS
LAVAR AS MÃOS PARA MANDAR TODOS OS BICHINHOS, VÍRUS, GERMES E
BACTÉRIAS RALO ABAIXO!
AGORA, COLOQUEM EM PRÁTICA O QUE VOCÊS APRENDERAM!
LAVEM AS MÃOS, MAS DO JEITO CERTO, COMBINADO?
HORA DA MÚSICA!
É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS LAVEM AS MÃOS, SEJA EM CASA, NA ESCOLA OU
QUANDO IRMOS A UMA PRAÇA OU SUPERMERCADO. QUANDO CHEGAR NÃO
SE ESQUEÇA, LAVE AS MÃOS.
E ESSE MOMENTO PODE FICAR MUITO MAIS GOSTOSO SE CANTARMOS UMA
MÚSICA, EXISTEM VÁRIAS QUE VOCÊS PODEM CONHECER, MAS HOJE
VAMOS APRENDER UMA NOVA E, QUANDO VOLTARMOS PARA ESCOLA,
VAMOS CANTAR! COMBINADO?
ENVIE PARA A SUA PROFESSORA UMA FOTO FAZENDO A EXPERIÊNCIA E OUTRA
FOTO LAVANDO AS MÃOS, FICAREMOS FELIZES EM VER TODA NOSSA TURMINHA
EM AÇÃO!!!
ATÉ BREVE,
BEIJINHOS DAS PRÔS!!!
08 DE MARÇO
TURMA: INFANTIL II A – PROFª LUCIENE E AUXILIAR CATIA
PROPOSTA: USO DE MÁSCARAS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC ENVOLVIDOS:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC ENVOLVIDOS:
* RECONHECER SEU CORPO E EXPRESSAR SUAS SENSAÇÕES EM MOMENTOS DE HIGIENE.
* PARTICIPAR DO CUIDADO DO SEU CORPO E DA PROMOÇÃO DO SEU BEM-ESTAR.
* DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
* IMITAR GESTOS E MOVIMENTOS DE OUTROS ADULTOS.
USO DE MÁSCARAS
OLÁ CRIANÇAS, COMO ESTÃO? ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM!
HOJE COMEÇAMOS NOSSO ANO LETIVO DE FORMA DIFERENTE, MAS NÃO DEIXARÁ DE SER ESPECIAL! COM ESSE BICHINHO MALVADO LÁ FORA, CHAMADO CORONA VÍRUS, PRECISAMOS FICAR PROTEGIDOS! PARA ISSO, VAMOS CONVERSAR SOBRE OS NOVOS HÁBITOS QUE TEREMOS NA NOSSA ESCOLA E O PRIMEIRO DELES É O USO DE MÁSCARAS! ENTÃO, VAMOS LÁ!
RECADINHO PARA AS FAMÍLIAS
O USO DA MÁSCARA TORNOU-SE UM ITEM DE PROTEÇÃO, NÃO APENAS PARA NOS PROTEGER, MAS TAMBÉM DE PROTEÇÃO PARA O OUTRO. ESSE HÁBITO AINDA É NOVO PARA ALGUMAS CRIANÇAS, MAS EXTREMAMENTE IMPORTANTE E NECESSÁRIO DIARIAMENTE, PRINCIPALMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR. DESTA FORMA, A PROPOSTA DE HOJE É MOTIVAR AS CRIANÇAS PARA O USO DESTE NOVO ITEM, DE FORMA LÚDICA. CONVERSEM SOBRE O USO DA MÁSCARA E SUA IMPORTÂNCIA.
HORA DA HISTÓRIA!
VAMOS COMEÇAR ASSISTINDO ESSA HISTÓRIA, COM CERTEZA VOCÊS VÃO GOSTAR!
VOCÊS VIRAM COMO É IMPORTANTE O USO DAS MÁSCARAS? CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA, PENSE QUAIS SÃO OS MOMENTOS QUE DEVEMOS USAR A MÁSCARA E QUAL É A FORMA CORRETA DE USÁ-LAS.
VAMOS NOS DIVERTIR!
QUE TAL APRENDER A CANTAR UMA MÚSICA BEM LEGAL? OLHA SÓ QUE LINDA A BALEIA DESSE VÍDEO...
AGORA VAMOS REMEXER O ESQUELETO COM A TURMA DO PALAVRA CANTADA E O SENINHA - OLHA QUE DANÇA DIVERTIDA!
MUITO LEGAL, NÃO É? AGORA NÓS QUEREMOS QUE VOCÊS TIREM UMA FOTO COM A MÁSCARA E OUTRA SEM A MÁSCARA E ENVIEM PARA A SUA PROFESSORA VIA WHATSAPP - FAREMOS UMA SURPRESA BEM LEGAL PARA VOCÊS!!!
ATÉ BREVE!
BEIJINHOS DAS PRÔS!!!
aa