Educação Infantil

Educação Infantil
Rua Mateos Demarchi, 229 Bairro Demarchi- São Bernardo do Campo - SP telefone : 4396-4077 email: heitor.villalobos@saobernardo.sp.gov.br

INFANTIL IV - 2021

PROPOSTAS PARA O PERÍODO DE 

13 À 15 DE OUTUBRO


INFANTIL IV - A e B

PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM 



QUARTA - FEIRA 

HOJE É DIA DE EXPERIMENTO!


OUVIMOS E CANTAMOS A MÚSICA PARA GERMINAR E POMAR COM O GRUPO PALAVRA CANTADA… E AGORA QUE TAL FAZER A EXPERIÊNCIA  DE GERMINAR SEMENTES DE LARANJA.



VAMOS LÁ..?!   SIGA  AS DICAS DO VÍDEO ABAIXO E FAÇA SUA EXPERIÊNCIA COM AJUDA DE UM ADULTO.


https://www.youtube.com/watch?v=0LpyBrZWXU4



QUINTA - FEIRA

BRINCADEIRA - ESCONDE ESCONDE



VAMOS RELEMBRAR  DE ALGUNS COMBINADOS PARA ESTA BRINCADEIRA:


O PEGADOR CONTA ATÉ UM CERTO NÚMERO COM OS OLHOS FECHADOS E AS OUTRAS PESSOAS SE ESCONDEM. AS PESSOAS QUE SE ESCONDERAM TÊM QUE VOLTAR AO LUGAR ONDE A PRIMEIRA PESSOA CONTOU E BATER NO PONTO DE PARTIDA, FALANDO UMA FRASE, COMO: "1, 2, 3! (NOME DE QUEM BATEU)" PARA SE SALVAR.



SEXTA - FEIRA

JOGO


VAMOS BRINCAR COM O JOGO DE PERCURSO.


MATERIAIS NECESSÁRIOS:


 1 DADO

 MARCADORES (PINOS, MINIATURAS)

 1 TABULEIRO CONFECCIONADO PELA CRIANÇA E SUA FAMÍLIA.


PARA CONFECCIONAR O TABULEIRO SERÃO NECESSÁRIAS DUAS FOLHAS DO CADERNO, OU  OUTRO TIPO DE PAPEL  A ESCOLHA. COM GIZ DE CERA, CANETA, ETC,  FAÇA O TRAÇADO DO CAMINHO E OS ESPAÇOS PARA OS  NÚMEROS ( 1 A 12  - SE DESEJAR MAIOR DESAFIO AUMENTE A QUANTIDADE DE NÚMEROS)  E PARA AS PALAVRAS SAÍDA (INÍCIO) E CHEGADA.  O TEMA E A  DECORAÇÃO DO JOGO FICA POR CONTA DA CRIATIVIDADE DE VOCÊS!!!


REGRAS


CADA JOGADOR LANÇA O DADO E AVANÇA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTE A QUANTIDADE SORTEADA NO DADO. GANHA QUEM PRIMEIRO ATINGIR A MARCAÇÃO DA PALAVRA CHEGADA.



NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.



INFANTIL  IV - C

PROFESSORA PRISCILA






PROPOSTAS PARA O PERÍODO 

DE 04 A 08 DE OUTUBRO/2021


INFANTIL IV- A e B 

PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM 


SEGUNDA - FEIRA


DIA DE MÚSICA COM O GRUPO PALAVRA CANTADA…


QUE TAL APRENDER O NOME DE VÁRIAS ÁRVORES FRUTÍFERAS?

 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SE DIVIRTA...

https://www.youtube.com/watch?v=kfinwr3A9fg



TERÇA - FEIRA


HORA DA HISTÓRIA !

DIA 12 DE OUTUBRO É COMEMORADO O DIA DAS CRIANÇAS…

ENTÃO VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO QUE MOSTRA A LEI  DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS..


https://www.youtube.com/watch?v=l1gR1YxsbUs 



QUARTA - FEIRA 

HOJE É DIA DE EXPERIMENTO!

QUE TAL EXPERIMENTAR ALGUMAS FRUTAS EM FORMA DE ESPETINHOS?


ESPETINHO DE FRUTAS 


PARA FAZER UM ESPETINHO DE FRUTAS BEM COLORIDO VOCÊS  PRECISAM DAS VÁRIAS  FRUTAS  DISPONÍVEIS EM CASA  E PALITOS DE CHURRASCO 


MODO DE FAZER

• LAVE BEM AS FRUTAS (NESSE MOMENTO, AS CRIANÇAS PODEM AJUDAR). • DESCASQUE-AS E CORTE-AS EM FORMATOS ADEQUADOS. 

• MONTE OS ESPETOS INTERCALANDO AS FRUTAS DE MANEIRA QUE O VISUAL FIQUE BEM COLORIDO. 

• LEVE À GELADEIRA POR UMA HORA. SE PREFERIR, POLVILHE UM POUCO DE CEREAL OU GRANOLA.


QUINTA - FEIRA

DIA DE JOGO… A DICA É O JOGO DA MEMÓRIA COM FRUTAS E O MAIS LEGAL É CRIAR COM AS CRIANÇAS AS CARTAS DO JOGO. 


É IMPORTANTE USAR A CRIATIVIDADE E OS MATERIAIS DISPONÍVEIS EM CASA E NO VÍDEO ABAIXO TEM ALGUMAS DICAS PARA ESTE MOMENTO.


https://www.youtube.com/watch?v=7-dsWHGpswI 


SEXTA - FEIRA

DIA DA FANTASIA


HOJE  É DIA DA FANTASIA NA ESCOLA, ENTÃO BORA LÁ, VOCÊ E SUA FAMÍLIA ENTREM NA FARRA E CRIEM SUAS FANTASIAS E BRINQUEM EM CASA


ALGUMAS IDEIAS SIMPLES E CRIATIVAS..

https://www.tempojunto.com/2016/01/29/20-ideias-de-fantasias-simples-e-baratas-para-o-carnaval/




NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.



INFANTIL  IV - C

PROFESSORA PRISCILA






PROPOSTA PARA ENSINO REMOTO 

DO PERÍODO DE 27/09 À 01/10/2021


INFANTIL: IV - A e B

PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM 


SEGUNDA - FEIRA

DIA DE MÚSICA COM O GRUPO PALAVRA CANTADA…


“BASTA UMA SEMENTE PARA COMEÇAR

A VIDA BROTANDO PARA TRANSFORMAR

UM POUCO DE ÁGUA JÁ DEVE BASTAR

MUITA LUZ DO SOL PARA GERMINAR

A VIDA QUE BROTA OUTRA VAI GERAR

TUDO ESTÁ LIGADO VOCÊ TEM QUE SE LIGAR..”

https://www.youtube.com/watch?v=Dql6t8sozsk



TERÇA - FEIRA

HORA DA HISTÓRIA !

“ JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”


CLIQUE NO LINK ABAIXO E DIVIRTA-SE.

https://www.youtube.com/watch?v=v6r9UEDHsPU





QUARTA - FEIRA 

HOJE É DIA DE EXPERIMENTO!



QUE TAL VER VÁRIAS SEMENTES DANÇANDO?


MATERIAIS NECESSÁRIOS:

ÁGUA

VINAGRE

GRÃOS DE LENTILHA OU MILHO DE PIPOCA

BICARBONATO DE SÓDIO


ASSISTA  AO VÍDEO E VEJA COMO FAZER MAIS ESTA EXPERIÊNCIA.

https://www.youtube.com/watch?v=DOoECDF5ZdU 



QUINTA - FEIRA

BRINCADEIRA: COMIDINHA DA FLORESTA


BRINCAR DE COMIDINHA É UMA DAS BRINCADEIRAS MAIS BRINCADAS NO MUNDO POR CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES. ESTE VÍDEO É UM CONVITE A  MAIS UMA BRINCADEIRA...


https://www.youtube.com/watch?v=GH3kPgOO1RA



SEXTA - FEIRA

VAMOS JOGAR..


ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA COMO JOGAR “O JOGO CABO DE GUERRA”.

https://www.youtube.com/watch?v=EwDwMY9bc84 



PARA TER UM DADO VOCÊ PODE FAZÊ-LO USANDO ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, COMO MOSTRA O VÍDEO A ABAIXO:


https://www.youtube.com/watch?v=qK5VBzsSMac



NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.


INFANTIL  IV - C

PROFESSORA PRISCILA






PROPOSTAS PARA O PERÍODO 

DE 20 A 24/09/2021


INFANTIL IV A e B

PROFESSORAS ALINE E MIRIAM 


SEGUNDA - FEIRA

DIA DE MÚSICA!

É MUITO IMPORTANTE COMEÇARMOS A PRESERVAR A NATUREZA.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E APRENDA A LINDA MÚSICA "NATUREZA''.

https://www.youtube.com/watch?v=oM3TMXIJKb8



TERÇA - FEIRA

HORA DA HISTÓRIA!

“ A ÁRVORE SEM FOLHAS”


CLIQUE NO LINK ABAIXO E DIVIRTA-SE.

https://www.youtube.com/watch?v=u9LvPACZQCw



QUARTA - FEIRA 

HOJE É DIA DE EXPERIMENTO!


VAMOS COLORIR FLORES E FOLHAS DE VERDADE?

ASSISTA AO VÍDEO E DESCUBRA COMO FAZER ESTA BRINCADEIRA.

https://www.youtube.com/watch?v=Xk5_DTDjGBU



QUINTA - FEIRA

BRINCADEIRA


E PARA DESCONTRAIR QUE TAL UMA BRINCADEIRA DE MÍMICA?

https://www.youtube.com/watch?v=3MGB4oLyi0E



SEXTA - FEIRA

VAMOS JOGAR


ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA COMO JOGAR “O JOGO DA ÁRVORE”.

https://www.youtube.com/watch?v=UpEdz1nguTo


NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.


INFANTIL  IV - C

PROFESSORA PRISCILA




PROPOSTAS PARA O PERÍODO 

DE 13 A 17/09/2021



INFANTIL IV - A e B

PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM 


SEGUNDA - FEIRA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM FROTAGEM?

FROTAGEM É UMA TÉCNICA QUE PERMITE CAPTURAR NO PAPEL A TEXTURA DE UMA SUPERFÍCIE.

VAMOS FAZER A FROTAGEM EM UM TRONCO DE ÁRVORE. E PARA ISSO SERÁ PRECISO UMA FOLHA E GIZ DE CERA PARA DECALCAR A TEXTURA.


TERÇA - FEIRA

UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA.

ASSISTA O FILME E DESCUBRA COMO PODEMOS SALVAR NOSSO PLANETA. 

https://www.youtube.com/watch?v=-VP5NEnnkyI


QUARTA - FEIRA

HORA DO EXPERIMENTO!

VAMOS APRENDER A FAZER TINTA USANDO ELEMENTOS NATURAIS.

VOCÊ SABIA QUE CONSEGUIMOS FAZER TINTA USANDO CAFÉ? ISSO MESMO!

COM CAFÉ, CONSEGUIMOS FAZER A TINTA MARROM! PARA FAZER A TINTA AMARELA, VOCÊS PODEM USAR O AÇAFRÃO; E O URUCUM PARA FAZER A COR ALARANJADA. 

 

PARA FAZER ESSA TINTA VOCÊ VAI PRECISAR DE:

 

2 COLHERES DE SOPA DE COLA BRANCA

3 COLHERES DE ÁGUA

1 COLHER DE SOPA DO CORANTE ESCOLHIDO (CAFÉ OU AÇAFRÃO OU URUCUM)


QUINTA - FEIRA

VOCÊ É O ARTISTA!

AGORA COM ESTA TINTA DIFERENTE E SEU PINCEL, FAÇA UM LINDO DESENHO EM SEU CADERNO!

 

SEXTA - FEIRA

HORA DA HISTÓRIA!


ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO COM A HISTÓRIA O PLANETA DAS ÁRVORES.

https://www.youtube.com/watch?v=j6PTs2F7vQI



NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.



INFANTIL  IV - C

PROFESSORA PRISCILA





PROPOSTAS PARA O PERÍODO 

DE 08 A 10/09/2021


INFANTIL  IV - A E B

PROFESSORAS ALINE E MIRIAM 

 

QUARTA - FEIRA

HORA DA HISTÓRIA



IMAGINAR UMA ÚNICA ÁRVORE NO MUNDO COMO SERIA?

ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO COM A HISTÓRIA A ÚLTIMA ÁRVORE DO MUNDO

https://www.youtube.com/watch?v=lu1jLHx8yMA


QUINTA-FEIRA

DETETIVE EM AÇÃO


A  MISSÃO SERÁ DESCOBRIR SE TEM ALGUMA ÁRVORE PERTO DA SUA CASA.

AO ENCONTRÁ-LA , A SEGUNDA  MISSÃO SERÁ FOTOGRAFÁ-LA OU DESENHÁ-LA NO CADERNO.



SEXTA- FEIRA


AGORA DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO, OBSERVAR AS ÁRVORES QUE EXISTEM PRÓXIMA A SUA CASA,  QUE TAL RECOLHER ALGUMAS FLORES, FOLHAS E GRAVETOS E  TRANSFORMAR EM LINDA  OBRA DE ARTE? UTILIZAR O CADERNO.


AQUI ESTÃO ALGUMAS IDEIAS COMO INSPIRAÇÃO PARA A CRIAÇÃO.





NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.


INFANTIL  IV - C

PROFESSORA PRISCILA



PROPOSTAS PARA O PERÍODO 

DE 30/08 À 03/09/2021


INFANTIL IV - A e B

PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM



SEGUNDA-FEIRA











VAMOS TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA  DE UMA FORMA DIFERENTE! 


https://www.youtube.com/watch?v=7ulFoOX9jwM 



TERÇA-FEIRA


HOJE É DIA DE HISTÓRIA, ADIVINHA QUEM VEM PARA MOSTRAR O SEU TALENTO!

https://www.youtube.com/watch?v=qombBS0p8dE 

AGORA VAMOS FAZER A ARANHA E SUA TEIA, UTILIZANDO BARBANTE, TINTA, PAPELÃO OU CAIXA DE LEITE.




QUARTA-FEIRA










PARA ESSA ATIVIDADE VAMOS USAR O CADERNO, ALGUNS PEDAÇOS DE BARBANTE, COLA E TINTA.

COLOQUE UM POUCO DE COLA MISTURADA COM A TINTA EM UM RECIPIENTE, MERGULHE O BARBANTE NESSA MISTURA E DEPOIS DESENHE SOBRE A FOLHA DO CADERNO, DEIXANDO O BARBANTE COMO PARTE DA SUA OBRA. 



QUINTA-FEIRA


QUE TAL FAZER UMA EXPERIÊNCIA USANDO O BARBANTE E UM GELO, O QUE SERÁ QUE VAI ACONTECER?


https://www.youtube.com/watch?v=rUc-JOpmkwI 



SEXTA-FEIRA



NA BRINCADEIRA DE HOJE, VAMOS VER QUEM TEM MAIS FÔLEGO E CHEGA PRIMEIRO.


https://www.youtube.com/watch?v=ZkcfgV5fgYw

 


NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.



INFANTIL IV - C

PROFESSORA PRISCILA




PROPOSTAS PARA O PERÍODO 

DE 23 À 27/08/2021



INFANTIL IV - A, B e C

PROFESSORAS ALINE, MIRIAM (LUCIENE) e PRISCILA


PROPOSTA DE ATIVIDADES


SEGUNDA-FEIRA

INSTRUMENTO MUSICAL



HOJE TRAGO PARA VOCÊS COMO CONSTRUIR ESSE INSTRUMENTO CHAMADO ASALATO, UM BRINQUEDO MUSICAL ORIGINÁRIO DA ÁFRICA. AQUI VAMOS CONSTRUIR ELE COM TAMPAS DE GARRAFA. VAMOS APRENDER? ASSISTA O VÍDEO.


https://www.youtube.com/watch?v=p5xfk9kP-AI




TERÇA-FEIRA

HORA DA HISTÓRIA!



https://www.youtube.com/watch?v=sqax6Q-1gbk


  • DEPOIS DE ASSISTIR A HISTÓRIA, VAMOS AGORA DESENHAR O SEU SAPATO NO CADERNO.

  • NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O NÚMERO QUE VOCÊ CALÇA, É SÓ OLHAR EMBAIXO DO SEU SAPATO E COPIAR.






QUARTA-FEIRA

VAMOS BRINCAR!





O VÍDEO VAI TE ENSINAR ALGUMAS BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA, VAMOS BRINCAR  DE “TERRA MAR”.

ASSISTA AO VÍDEO ATÉ 2:55


https://www.youtube.com/watch?v=C6hJaF9B23w



QUINTA-FEIRA

HORA DA DESCOBERTA!


VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA GELADA


https://www.youtube.com/watch?v=Qm5EOW9ynbY


CASO VOCÊ NÃO TENHA ANILINA, SUBSTITUA  POR GUACHE.




SEXTA FEIRA

AGORA VOCÊ É O ARTISTA



AGORA QUE SUA EXPERIÊNCIA JÁ FICOU PRONTA, VAMOS USÁ-LA PARA UMA PINTURA DIFERENTE E GELADA!

  • TIRE UMA FOLHA DO SEU CADERNO E FAÇA A SUA PRODUÇÃO.




NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.



PROPOSTAS PARA O PERÍODO 

DE 16 A 20/08/2021


INFANTIL IV - A E B

PROFESSORAS ALINE E MIRIAM (LUCIENE)


PROPOSTAS



SEGUNDA-FEIRA


EXPERIÊNCIA: ÁGUA QUE NÃO CAI DO COPO







https://www.youtube.com/watch?v=xcZIAspxg38


  • ASSISTA O VÍDEO E REALIZE A EXPERIÊNCIA.

  • CONVERSE SOBRE A EXPERIÊNCIA





TERÇA-FEIRA


VAMOS JOGAR: JOGO DO DADO




https://www.youtube.com/watch?v=8s6CmfSmU90






QUARTA-FEIRA


HORA DA HISTÓRIA





https://www.youtube.com/watch?v=ux0dBBfMkXA 


  • ASSISTA O VÍDEO E BOA DIVERSÃO.





QUINTA-FEIRA


PINTURA LIVRE COM GUACHE






SEXTA-FEIRA



VAMOS BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE



INFANTIL IV - C

PROFESSORA PRISCILA




PROPOSTAS PARA O PERÍODO

DE 02 À 12/08/2021


TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM (LUCIENE)

Olá turminha!

Vocês conhecem o Caso do Bolinho?

Esse bolinho é muito esperto, vocês vão adorar. Clique no link abaixo e divirta-se.

Depois faça um desenho bem bonito da história e mande para o grupo de WhatsApp da sala.

Até a próxima 

https://www.youtube.com/watch?v=iV1NGw3pAj0



TURMA: C – PROFª PRISCILA


PROPOSTAS PARA O PERÍODO

DE 26 À 30/07/2021

PROFESSORAS ALINE E MIRIAM (LUCIENE)


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS

TUDO BEM? 

ESTAMOS DE VOLTA DEPOIS DE ALGUNS DIAS DE DESCANSO.

E  AGORA, VAMOS RETOMAR NOSSA ROTINA DE DESCOBERTAS, DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E MUITA BRINCADEIRA.

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS...

DESCANSARAM BASTANTE NO RECESSO!

 

ATIVIDADE 1:  O MONSTRO DO NOME

PARA ESTA SEMANA VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE DIVERTIDA 

COM O NOSSO NOME QUE SE CHAMA “O MONSTRO DO NOME”.

PARA CONFECCIONAR E DESCOBRIR COMO É O SEU “MONSTRO DO NOME” 

 

VOCÊS VÃO PRECISAR DE:

 

PAPEL

LÁPIS GRAFITE

LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA

CANETÃO OU CANETINHA

TESOURA

 

DICA: USEM A SUA CRIATIVIDADE PARA DESENHAR E PINTEM SEU “MONSTRO DO NOME” DA MANEIRA QUE ACHAR MELHOR. 

QUEM PRECISAR PODE UTILIZAR A PLAQUINHA DO NOME PARA AJUDAR NA ESCRITA DO NOME.

 

ASSISTAM AO VÍDEO DE COMO FAZER O SEU “MONSTRO DO NOME”.

https://youtu.be/Ppr4udxV62M

 

POSTEM UMA FOTO DO SEU MONSTRO NO WHATSAPP.


ATIVIDADE 2: RECEITA - BISCOITOS AMANTEIGADOS

AGORA, IREMOS FAZER UMA RECEITA  BEM GOSTOSA DE BISCOITOS AMANTEIGADOS.

E VAMOS PRECISAR DOS SEGUINTES INGREDIENTES:

 

1 XÍCARA (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO

¼ DE XÍCARA (CHÁ) DE AÇÚCAR

75 G DE MANTEIGA

 

AGORA É COM VOCÊS, MÃO NA MASSA!

ACOMPANHEM NO VÍDEO ABAIXO O MODO DE PREPARO DA RECEITA.

AH, A QUANTIDADE DOS INGREDIENTES CITADA ACIMA É DE MEIA RECEITA, SE QUISEREM FAZER UMA RECEITA INTEIRA COMO NO VÍDEO FIQUEM À VONTADE. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=Jvw0FfodhJE&t=3s 

 

QUANDO A RECEITA ESTIVER PRONTA, TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PELO WHATSAPP ACOMPANHADO POR UM  ÁUDIO DIZENDO A QUANTIDADE DE BISCOITOS QUE FOI POSSÍVEL FAZER.  

 

 

ATIVIDADE 3: BRINQUEDO - CATAPULTA DE PRENDEDOR

 

 

VOCÊS SABEM O QUE É UMA CATAPULTA?

AS CATAPULTAS ERAM IMPORTANTES ARMAS DE GUERRA. UMA CATAPULTA ERA UMA MÁQUINA SIMPLES, USADA PARA LANÇAR PROJÉTEIS, OU OBJETOS PESADOS, CONTRA UM INIMIGO, COM GRANDE FORÇA E A GRANDES DISTÂNCIAS.


E AGORA, QUE TAL BRINCAR DE LANÇAR PRENDEDORES DE  ROUPA DENTRO DE UM POTE ?


É SÓ SEGUIR OS PASSOS APRESENTADOS NO VÍDEO ABAIXO. 


ESTA BRINCADEIRA DESENVOLVE COORDENAÇÃO MOTORA, LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL E PRECISÃO. 


ENTÃO, UMA ÓTIMA BRINCADEIRA PARA VOCÊS.


COMPARTILHE UM VÍDEO DO  SEU JOGO….


https://www.youtube.com/watch?v=yZdCtbfmVsc 



BEIJINHOS VIRTUAIS RECHEADOS DE SAUDADES!!!

___________________________________________

1° SEMESTRE 2021





2 DE JULHO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM (LUCIENE)


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


CHEGAMOS A NOSSA ÚLTIMA SEMANA ANTES DO

RECESSO…. 

UMA PAUSA DE ALGUNS DIAS E NO DIA  21  DE JULHO

RETORNAREMOS FIRMES E FORTES PARA MAIS UM SEMESTRE

DE MUITAS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS...


ENTÃO, VAMOS ÀS PROPOSTAS PARA A PRÓXIMA SEMANA:


ATIVIDADE 1 - CONVERSA SOBRE O MEDO

  

NA SEMANA PASSADA VÁRIAS CRIANÇAS SENTIRAM MEDO AO

OUVIR A MÚSICA ORQUESTRADA.

TUDO BEM SENTIR MEDO…. FAZ PARTE DA NOSSA VIDA. O

MEDO SÓ NÃO PODE  IMPEDIR DE FAZER AS COISAS QUE

QUEREMOS OU GOSTAMOS DE FAZER.

O GRUPO TIQUEQUÊ  TEM UM MÚSICA BEM BACANA QUE

FALA SOBRE O MEDO E QUE ÀS VEZES O MOTIVO NÃO É TÃO

VERDADEIRO ASSIM…

 

 

ASSISTAM  AO VÍDEO ABAIXO DA APRESENTAÇÃO DA MÚSICA 

“TÔ COM MEDO” DO GRUPO TIQUEQUÊ  E VEJAM  A CONVERSA DE

UM MENINA COM O SEU PAI... 

 

https://www.youtube.com/watch?v=htUCXyl3-4w


CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA SOBRE O QUE TE CAUSA MEDO.
CONVERSAR É SEMPRE A MELHOR SAÍDA.

 

COMPARTILHE UM ÁUDIO DIZENDO DO QUE VOCÊ TEM MEDO E

COMO FAZ PARA VENCÊ-LO.


ATIVIDADE 2 - MÚSICA E SENTIMENTOS 3


TAMBÉM TEMOS CONVERSADO SOBRE COMO A MÚSICA ESTÁ

CONECTADA COM NOSSOS SENTIMENTOS.

NA PRIMEIRA ATIVIDADE A MÚSICA “AS QUATRO ESTAÇÕES”  - VIVALDI

NOS TROUXE ALEGRIA E NA SEMANA PASSADA, AO OUVIR A MÚSICA,

VÁRIAS CRIANÇAS SENTIRAM MEDOOOO…..

TEMOS  OUTRA MÚSICA ORQUESTRADA PARA SER OUVIDA  E DIGA LÁ,

QUAL É O SENTIMENTO QUE ELA TROUXE PRA VOCÊ?


CLIQUE AQUI PARA OUVIR  



DEPOIS DE OUVIR A  MÚSICA,  DESENHE NO CADERNO QUAL FOI O

SENTIMENTO QUE ELA CAUSOU EM VOCÊ E, COM AJUDA DE UM ADULTO,

ESCREVA O NOME DESTE SENTIMENTO.



 TIRE UMA FOTO DA SUA PRODUÇÃO E COMPARTILHE PELO WHATSAPP. 



ATIVIDADE 3 - MINHA ARTE COM KANDINSKY


HÁ ALGUMAS SEMANAS TEMOS CONVERSADO E APRECIADO OBRAS DO

PINTOR RUSSO KANDINSKY  COM AS CORES, FORMAS, LINHAS E A

MÚSICA PRESENTES EM SUAS CRIAÇÕES….


AGORA É A SUA VEZ…. UTILIZANDO DIFERENTES CORES, FORMAS E

LINHAS FAÇA A SUA CRIAÇÃO.


COMO MAIS UMA INSPIRAÇÃO , VEJAM O VÍDEO ABAIXO…


https://www.youtube.com/watch?v=5ncQDRvkpP8


NO CADERNO, COLOQUE UMA PROTEÇÃO EMBAIXO DA FOLHA (UMA
CAPA DE CADERNO OU  SAQUINHO PLÁSTICO). 

UTILIZE DIFERENTES JEITOS DE FAZER AS FORMAS GEOMÉTRICAS

COM RECORTE E COLAGEM, CARIMBO E/OU CONTORNO DE OBJETOS. 

TIRAS DE PAPEL COLORIDAS..

USE, TINTA, CANETINHAS, GIZ DE CERA E O QUE MAIS A SUA IMAGINAÇÃO

MANDAR….




DEPOIS DE FINALIZAR SUA CRIAÇÃO, TIRE UMA FOTO E COMPARTILHE 

PELO WHATSAPP….


ESTAMOS NA EXPECTATIVA PARA APRECIAR AS CRIAÇÕES DE VOCÊS...


ATIVIDADE 4 -  JOGO DA VELHA


FIZEMOS O JOGO DA ÁRVORE, DESTA VEZ A PROPOSTA É  COM OUTRO 

JOGO DE TABULEIRO, COM REGRAS SIMPLES, BEM POPULAR E MUITO 

ANTIGO.

SEU NOME TERIA SE ORIGINADO NA INGLATERRA, QUANDO NOS FINAIS

DA TARDE, MULHERES SE REUNIAM PARA CONVERSAR E BORDAR. 

AS MULHERES IDOSAS, POR NÃO TEREM MAIS CONDIÇÕES DE BORDAR

EM RAZÃO DA FRAQUEZA DE SUAS VISTAS, JOGAVAM ESTE JOGO SIMPLES,

QUE PASSOU A SER CONHECIDO COMO O DA “VELHA”. PORÉM, SUA ORIGEM

TERIA SIDO AINDA MAIS ANTIGA. FALA-SE EM TABULEIROS ESCAVADOS NA

ROCHA DE TEMPLOS DO ANTIGO  EGITO, QUE TERIAM SIDO FEITOS POR

ESCRAVOS HÁ 3.500 ANOS.

JÁ SABEM QUAL É ? ACERTOU QUEM PENSOU NO JOGO DA VELHA.



ESTE JOGO ACONTECE EM DUPLA. CADA JOGADOR TERÁ UMA CHANCE 

E O OBJETIVO DO JOGO E FORMAR UM TRIO NA DIAGONAL, OU

HORIZONTAL, OU  NA VERTICAL. 

AO MESMO TEMPO QUE UM JOGADOR DEVE CRIAR O SEU JOGO PARA

FORMAR O TRIO, TAMBÉM DEVE IMPEDIR O OUTRO JOGADOR DE

FORMAR O TRIO DELE.


PARA CONFECCIONAR O JOGO VOCÊS PRECISAM DE  8 TAMPINHAS, UM

PEDAÇO DE PAPELÃO , OU PAPEL COLORIDO COM O SEGUINTE TRAÇADO:



FAÇAM OS COMBINADOS E BRINQUEM !!! É MUITO LEGAL.


COMPARTILHE UM VÍDEO DO  SEU JOGO….


BEIJINHOS VIRTUAIS !!



TURMA: C – PROFª PRISCILA



25 DE JUNHO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM (LUCIENE)


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


FICAMOS MUITO FELIZES AO APRECIARMOS AS  FOTOS,  OS VÍDEOS  E OS 

ÁUDIOS  COM TANTAS DESCOBERTAS  QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO , BEM

COMO A PRESENÇA NOS ENCONTROS ONLINE E AINDA, COM  AQUELES

QUE ESTÃO TAMBÉM NO PRESENCIAL.


GRATIDÃO, GRATIDÃO...


PREPARADOS  PARA MAIS UMA SEMANA DE MUITOS DESAFIOS E

DESCOBERTAS?


ATIVIDADE 1 - MÚSICA E CINEMA

  

NA SEMANA OUVIMOS UM POUQUINHO DA APRESENTAÇÃO DE UMA ORQUESTRA

PEQUENA DE FLORIANÓPOLIS COM A HISTÓRIA “ “PEDRO E  LOBO”

AGORA TRAZEMOS PARA VOCÊS O CONCERTO DIDÁTICO DA ORQUESTRA DE

SOPRO DE NOVO HAMBURGO COM POUT-POURRI DE TEMAS DE ABERTURAS

DE DESENHOS ANIMADOS E DE ALGUNS FILMES.

 


COMO ESSES QUE VOCÊS VÃO VER ABAIXO...



DESAFIO: 

DESCUBRA QUAIS OUTRAS TRILHAS DE DESENHOS ANIMADOS  E/OU FILMES 

FORAM APRESENTADOS  PELA ORQUESTRA  DE SOPRO DE NOVO HAMBURGO.


COMPARTILHEM UM  ÁUDIO COM AS SUAS DESCOBERTAS.


ATIVIDADE 2 - MÚSICA E SENTIMENTOS 2


AO  OUVIRMOS UMA  MÚSICA, ELA  PODE CAUSAR EM NÓS DIFERENTES

SENSAÇÕES  E SENTIMENTOS.

NA SEMANA PASSADA COM  UM PEDACINHO DA MÚSICA “AS QUATRO

ESTAÇÕES - VIVALDI”, A MAIORIA DAS CRIANÇAS SENTIRAM ALEGRIA,

FELICIDADE, TRANQUILIDADE...


DESTA TRAZEMOS OUTRA MÚSICA ORQUESTRA.


CLIQUE AQUI PARA OUVIR.


DEPOIS DE OUVIR A  MÚSICA,  CHEGOU  O MOMENTO DE DESENHAR NO

CADERNO QUAL FOI O SENTIMENTO QUE ELA CAUSOU EM VOCÊ E, COM

AJUDA DE UM ADULTO, ESCREVER O NOME DESTE SENTIMENTO.

JÁ FIZEMOS A EXPLOSÃO DAS CORES, A DANÇA DAS CORES,  E A

PROPOSTA DESTA VEZ É PRODUZIR E OBSERVAR BOLHAS

COLORIDAS-FLUTUANTES.


PARA ISSO SERÁ PRECISO 


1 COPO DE VIDRO TRANSPARENTE

COPO PARA MISTURAR AS CORES

COLHER

ÁGUA 

ÁLCOOL

ÓLEO

CORANTE OU GUACHE


NO VÍDEO ABAIXO É POSSÍVEL CONHECER O PASSO A PASSO.

ENTÃO, SEPAREM OS MATERIAIS, ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM O

EXPERIMENTO.




MANDEM PARA PROFESSORA O QUE ACHARAM DO
EXPERIMENTO
POR ÁUDIO OU VÍDEO.


ATIVIDADE 4 - CIRCUITO MOTOR EM CASA


NA ATIVIDADE DE CIRCUITO MOTOR AS CRIANÇAS EXPLORAM UM ESPAÇO

PREPARADO COM MATERIAIS DIVERSIFICADOS, TAIS COMO: CORDA,

CADEIRAS, ALMOFADAS, CABO DE VASSOURA, ENTRE OUTROS. 

O OBJETIVO É SUGERIR MOVIMENTOS CORPORAIS COMO SUBIR,

DESCER, ROLAR, RASTEJAR, SALTAR, ETC. 


MÃOS NA MASSA: ESCOLHAM OS OBJETOS,COM CRIATIVIDADE, MONTEM O

CIRCUITO E ÓTIMA BRINCADEIRA PRA VOCÊS!!!



POR GENTILEZA, MANDEM FOTO DA BRINCADEIRA.

QUEREMOS VER AS IDEIAS DE CADA FAMÍLIA NA MONTAGEM DO CIRCUITO

DENTRO OU FORA DE CASA.


BEIJINHOS RECHEADOS DE SAUDADES...


TURMAS: C – PROFª PRISCILA





18 DE JUNHO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM (LUCIENE)


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


VOCÊS ESTÃO BEM?

DE FATO, O NOSSO CORAÇÃO  DESEJA MUITO QUE SIM...


VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE MUITOS DESAFIOS E DESCOBERTAS...


ATIVIDADE 1 - KANDINSKY  E DESENHO DIGITAL


VAMOS RETOMAR NOSSA CONVERSA  SOBRE O PINTOR KANDINSKY…



PARA ESTE ARTISTA CORES E FORMAS TEM TUDO HAVER COM MÚSICA.

BOA PARTE DE SUA OBRA FOI INSPIRADA PELA MÚSICA, E ELE PRÓPRIO ACREDITAVA

QUE AS CORES COMBINADAS FORMAVAM “ACORDES VISUAIS” OU SEJA,  MÚSICA

MISTURA COM CORES E FORMAS.


E AGORA, QUE TAL DESENHAR PRODUZINDO SONS?

GOSTOU DA IDEIA?

É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO 


https://musiclab.chromeexperiments.com/kandinsky/


DICAS:


SE FOR PELO NOTEBOOK É COM O CURSOR (SETINHA) QUE SE DESENHA E

ESCOLHE AS CORES E PARA OUVIR A MÚSICA DO DESENHO É SÓ CLICAR  NA

SETINHA DENTRO DO CÍRCULO

NO CELULAR, FAZ-SE OS DESENHOS E A ESCOLHA DE CORES COM A PONTA DO

DEDO INDICADOR.


GENTE É FANTÁSTICO !!!!!

TENHO CERTEZA QUE SERÁ MUITO DIVERTIDO E VÃO QUERER FAZER E

OUVIR VÁRIAS VEZES.


AÍ ENTÃO, FAÇAM UM PRINT DA SUA OBRA E O MAIS LEGAL SERIA CONSEGUIR

GRAVAR A PRODUÇÃO COM A MÚSICA  ( PARA ISSO SERIA NECESSÁRIO USAR DOIS CELULARES OU UM CELULAR E UM NOTEBOOK  EM UM  ACESSA O LINK E COM O

OUTRO FAZ-SE A GRAVAÇÃO OU USAR UM GRAVADOR DE TELA).

COMPARTILHE O PRINT E/OU O VÍDEO PELO WHATSAPP.


ATIVIDADE 2 - HISTÓRIA COM PALAVRA E  MÚSICA


A PROPOSTA AGORA É OUVIR E APRECIAR UM CONTO CLÁSSICO DA WALT 

DISNEY  CONTADO COM PALAVRAS E COM MÚSICA  - INSTRUMENTOS MUSICAIS

PRESENTES NUMA ORQUESTRA. 

DURANTE A HISTÓRIA OBSERVE OS INSTRUMENTOS QUE IRÃO APARECER.

UMA DICA: CADA PERSONAGEM É REPRESENTADO POR UM  TIPO DE INSTRUMENTO.


CLICAR NO VÍDEO ABAIXO 


DESAFIO: 

DESCUBRAM , NESTA HISTÓRIA, QUAL INSTRUMENTO REPRESENTA O PASSARINHO

E QUAIS REPRESENTAM OS CAÇADORES.

COMPARTILHEM UM  ÁUDIO COM AS SUAS DESCOBERTAS.


ATIVIDADE 3 - MÚSICA E SENTIMENTOS


AO  OUVIRMOS UMA  MÚSICA, ELA  PODE CAUSAR EM NÓS DIFERENTES SENSAÇÕES 

E SENTIMENTOS.

ÀS VEZES, PODE SER DE MEDO, SAUDADE, RAIVA....NÃO É VERDADE?!


QUE TAL OUVIR UMA MÚSICA INSTRUMENTAL?

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA OUVIR UM PEDACINHO DA MÚSICA “AS QUATRO

ESTAÇÕES - VIVALDI”


AS QUATRO ESTAÇÕES - VIVALDI


DEPOIS DE APRECIAR UM POUQUINHO DESTA MÚSICA,  DESENHAR NO CADERNO

QUAL FOI O SENTIMENTO QUE ELA CAUSOU EM VOCÊ E, COM AJUDA DE UM ADULTO, ESCREVER O NOME DESTE SENTIMENTO.



ENTÃO TIRAR UMA FOTO DA SUA PRODUÇÃO E COMPARTILHAR PELO WHATSAPP. 


E SE QUISEREM OUVIR TODA A MÚSICA “AS QUATRO ESTAÇÕES”  - VIVALDI, É SÓ

CLICAR NO LINK ABAIXO:


https://www.youtube.com/watch?v=DTTA-EpRWt0


ATIVIDADE 4 - CONSTRUINDO TORRES DE BRINQUEDOS



ESSA BRINCADEIRA É BEM DIVERTIDA E TEM HAVER COM QUANTIDADE E EQUILÍBRIO.


PARA COMEÇAR, ESCOLHAM UMA QUANTIDADE  DOS  BRINQUEDOS QUE

TENHAM EM CASA .

O DESAFIO É COLOCAR UM POR CIMA DO OUTRO EMPILHANDO DE FORMA

QUE FIQUEM EQUILIBRADOS.


QUANDO A TORRE ESTIVER PRONTA, COM A MAIOR QUANTIDADE DE

BRINQUEDOS QUE FOR POSSÍVEL, TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PELO

WHATSAPP ACOMPANHADO POR UM  ÁUDIO DIZENDO A QUANTIDADE DE BRINQUEDOS QUE FOI COLOCADA NA TORRE. 


BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS RECHEADOS COM MUITA SAUDADE !!


TURMAS: C – PROFª PRISCILA



11 DE JUNHO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


TUDO BEM COM VOCÊS? 


DESEJAMOS QUE SIM...


GRATIDÃO PELAS DEVOLUTIVAS. 

VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS E ARRASANDO NAS PRODUÇÕES COM CAPRICHO E

CRIATIVIDADE !


PARA A PRÓXIMA SEMANA, TEREMOS AS SEGUINTES PROPOSTAS DE  ATIVIDADES PARA

NOVAS APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS:



ATIVIDADE 1 - INSTRUMENTO MUSICAL ALTERNATIVO


NA SEMANA PASSADA, USAMOS O NOSSO CORPO PARA PRODUZIR SONS COM A AJUDA DA

MÚSICA YAPO DO GRUPO PALAVRA CANTADA, VOCÊS SE LEMBRAM?

GOSTARAM DA BRINCADEIRA?

PENSANDO AINDA EM SOM, NESSA SEMANA VAMOS CONSTRUIR UM VIOLÃO!!

VOCÊS SABEM QUE O VIOLÃO É UM INSTRUMENTO DE CORDAS? 


ASSISTAM O VÍDEO PARA DESCOBRIR OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA E

CONHECER O SOM QUE CADA UM FAZ. 




VOCÊS VÃO PRECISAR DOS SEGUINTES MATERIAIS PARA CONSTRUIR UM VIOLÃO:


  • CAIXA DE SAPATO OU QUALQUER OUTRA CAIXA

  • ELÁSTICO (UM PEDAÇO OU 4 ELASTIQUINHOS DE DINHEIRO)

  • ROLINHO DE PAPEL TOALHA

  • 2 ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO (OPCIONAL)

  • TESOURA

  • COLA 

  • CANETA


NO VÍDEO  ABAIXO APARECEM MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE COMO FAZER O VIOLÃO.

 



MANDEM PELO WHATSAPP UMA FOTO OU VÍDEO DA  CRIANÇA UTILIZANDO O VIOLÃO.



ATIVIDADE 2 -  RECORTE E COLAGEM COM TRIÂNGULOS 


OBSERVE A  IMAGEM ABAIXO, ESTA PINTURA SE CHAMA “QUADRADOS COM CÍRCULOS

CONCÊNTRICOS” E É UM DOS TRABALHOS MAIS FAMOSOS DE KANDINSKY. ELE UTILIZOU

EM SUA OBRA ABSTRATA, DIFERENTES COMBINAÇÕES DE CORES FAZENDO RELAÇÕES

COM AS FORMAS QUADRADA E CIRCULAR.

AGORA VOCÊS VÃO REALIZAR UMA PRODUÇÃO DO JEITINHO DE VOCÊS UTILIZANDO O

TRIÂNGULO E TOMANDO COMO INSPIRAÇÃO A OBRA DE WASSILY KANDINSKY




PARA REALIZAR A ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE:


  • PAPÉIS DE DIFERENTES CORES (SULFITE, JORNAL, PAPELÃO, REVISTA, SAQUINHO DE PÃO, SACOLA DE PAPEL… O QUE TIVER EM CASA)

  • COLA 

  • TESOURA

  • LÁPIS OU CANETA PARA RISCAR A FORMA


DEPOIS DE SELECIONAR DIFERENTES CORES DE PAPÉIS COM A CRIANÇA, O ADULTO

PRECISA RISCAR TRIÂNGULOS DE DIFERENTES TAMANHOS NESSES PAPÉIS E RECORTÁ-

LOS. A QUANTIDADE DE TRIÂNGULOS A SEREM UTILIZADOS NA ATIVIDADE FICA A CRITÉRIO

DA CRIANÇA.

NO CADERNO A CRIANÇA REALIZARÁ A COLAGEM DESSES TRIÂNGULOS DO MAIOR PARA A

MENOR, FAZENDO UMA SOBREPOSIÇÃO DE TRIÂNGULOS. DEIXANDO SUA PRODUÇÃO BEM

COLORIDA!!


GOSTARIA MUITO DE VER COMO FICOU SUA ATIVIDADE, POR GENTILEZA, MANDE UMA FOTO

BEM BACANA  MOSTRANDO A SUA ATIVIDADE.


ATIVIDADE 3 - BINGO INSTRUMENTOS MUSICAIS


UM INSTRUMENTO MUSICAL É UM OBJETO, CONSTRUÍDO COM O PROPÓSITO DE PRODUZIR

MÚSICA.


VOCÊ SABIA QUE EXISTEM MUITAS FORMAS DE CLASSIFICAR OS INSTRUMENTOS

MUSICAIS? CADA UMA DELAS TEM A SUA FINALIDADE. EXISTEM CLASSIFICAÇÕES QUE

LEVAM EM CONTA OS CONJUNTOS INSTRUMENTAIS. 


OS INSTRUMENTOS DE CORDAS

NOS INSTRUMENTOS DE CORDAS, O SOM É PRODUZIDO PELA VIBRAÇÃO DE UMA CORDA, QUANDO ESTA É FRICCIONADA OU PERCUTIDA. ESTA VIBRAÇÃO É GERALMENTE AMPLIFICADA POIS A MAIORIA DESTES INSTRUMENTOS APRESENTA UMA CAIXA DE RESSONÂNCIA.

 

OS INSTRUMENTOS DE SOPRO

OS INSTRUMENTOS DE SOPRO SÃO USUALMENTE CONSTITUÍDOS POR TUBOS E O SOM É PRODUZIDO PELO MOVIMENTO DO AR QUE SE ENCONTRA NO SEU INTERIOR.

  

OS INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO

NESTES TIPOS DE INSTRUMENTOS, O SOM É PRODUZIDO PELA VIBRAÇÃO DE UMA MEMBRANA OU DE UMA SUPERFÍCIE. ESTA OSCILAÇÃO PODE SER PROVOCADA PELA MÃO OU COM A AJUDA DE BAQUETAS

 

OS INSTRUMENTOS DE TECLAS

OS INSTRUMENTOS DE TECLADO POSSUEM CARACTERÍSTICAS MUITO DIFERENTES ENTRE SI MAS TÊM EM COMUM A UTILIZAÇÃO DAS TECLAS COMO PARTE DO MECANISMO.

 

PARA AMPLIAR AS EXPERIÊNCIAS EM MÚSICA, VAMOS BRINCAR COM O JOGO BINGO DOS

INSTRUMENTOS MUSICAIS.


PARA REALIZAR A ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE:


  • SULFITE (PODE RETIRAR 2 FOLHA DO CADERNO)

  • PAPELÃO (PARA DEIXAR AS PLACAS E AS PEÇAS MAIS RESISTENTES)

  • LÁPIS OU CANETA

  • LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA

  • TESOURA

  • COLA


COM ESSES MATERIAIS VOCÊ VAI CONFECCIONAR 4 PLACAS 20 X 4 CM QUE IDENTIFICAM

AS CATEGORIAS DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS (CORDA, PERCUSSÃO, SOPRO E TECLAS)

E 16 PEÇAS 4 X 4 CM COM AS IMAGENS DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS.


PARA JOGAR CADA JOGADOR ESCOLHERÁ UMA PLACA COM UMA CATEGORIA DE

INSTRUMENTOS: CORDAS, PERCUSSÃO, SOPRO E TECLAS. O PARTICIPANTE QUE SORTEAR

AS PEÇAS, DEVERÁ DEIXÁ-LAS VIRADAS PARA BAIXO E DE FORMA ALEATÓRIA ESCOLHER

UMA PEÇA. OS JOGADORES DEVERÃO IDENTIFICAR A QUAL CATEGORIA O INSTRUMENTO

MUSICAL PERTENCE E O PARTICIPANTE QUE POSSUIR A PLACA CORRESPONDENTE À

CATEGORIA DEVERÁ FICAR COM A PEÇA. O PRIMEIRO JOGADOR A COMPLETAR A SUA

PLACA SERÁ O VENCEDOR, O JOGO TERMINA QUANDO TODAS AS PLACAS FOREM

COMPLETADAS.


MANDEM PELO WHATSAPP UMA FOTO DA  ATIVIDADE.


BEIJINHOS PARA TODOS…


TURMA: C – PROFª PRISCILA




04 DE JUNHO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


COMO VOCÊS ESTÃO?

ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM E SE CUIDANDO….


PARA A PRÓXIMA SEMANA, TEREMOS AS SEGUINTES PROPOSTAS DE  ATIVIDADES PARA

NOVAS APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS:



ATIVIDADE 1 - NOME COM MASSINHA


DANDO CONTINUIDADE ÀS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS COM O NOME, AGORA, A 

BRINCADEIRA É MODELAR O SEU NOME COM A MASSINHA QUE  VOCÊ

RECEBEU NO MATERIAL DA ESCOLA.

DESTA VEZ, VAMOS MODELAR EM CIMA DA PLAQUINHA DO NOME QUE FOI ENTREGUE

JUNTO COM O MATERIAL.

DICA: FAÇA UMA "COBRINHA" COM A MASSINHA E RETIRE A QUANTIDADE NECESSÁRIA

PARA COBRIR CADA LETRA.

 

ABAIXO VOCÊ PODE OBSERVAR ESTA ATIVIDADE REALIZADA POR OUTRAS CRIANÇAS



MANDEM PELO WHATSAPP UMA FOTO DA  ATIVIDADE.



ATIVIDADE 2 -  SONS COM CORPO


NA SEMANA PASSADA, CONSTRUÍMOS UM XILOFONE, VOCÊS SE LEMBRAM?

GOSTARAM DE BRINCAR?

AINDA PENSANDO EM SOM, NESSA SEMANA VAMOS FAZER SONS COM O NOSSO CORPO. VOCÊS SABIAM QUE NOSSO CORPO É CAPAZ DE PRODUZIR SONS? POIS É!

ENTÃO, VAMOS ASSISTIR E BRINCAR COM O VÍDEO YAPO DO GRUPO PALAVRA CANTADA E

FAZER MUITO SONS...

GRAVEM UM VÍDEO DO MOMENTO DA BRINCADEIRA YAPO E MANDEM  PARA A

PROFESSORA.


https://www.youtube.com/watch?v=rcBvsH7jqnc







3 - VAMOS ENCONTRAR OS NÚMEROS ESCONDIDOS.


NESTA ATIVIDADE A PROPOSTA  É ENCONTRAR OS NÚMEROS ESCONDIDOS DE ACORDO

COM A QUANTIDADE SORTEADA NO DADO. 


PARA A ATIVIDADE VAMOS PRECISAR DE:

1 FOLHA DE SULFITE DO TAMANHO DO FUNDO DA TIGELA (PODE RETIRAR UMA FOLHA

DO CADERNO DE DESENHO)

CANETA OU LÁPIS

1 TIGELA FUNDA E TRANSPARENTE

ÁGUA

TINTA GUACHE OU CORANTE

1 COPO DE VIDRO TRANSPARENTE

1 DADO (HÁ DUAS SEMANAS CONFECCIONAMOS UM DADO DE ROLINHO DE PAPEL

HIGIÊNICO PARA JOGAR O JOGO DA ÁRVORE)


O ADULTO PRECISA ESCREVER OS NÚMEROS DE 1 ATÉ 6 NO SULFITE DE MANEIRA

ESPAÇADA E COM O TRAÇADO BEM NÍTIDO, DEPOIS SERÁ NECESSÁRIO COLOCAR A

TIGELA SOBRE O PAPEL E EM SEGUIDA ACRESCENTAR A ÁGUA JÁ TINGIDA NA TIGELA.


ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO  E SIGAM AS ORIENTAÇÕES… E BOA BRINCADEIRA!


https://www.youtube.com/watch?v=gwD1j7RAMLE&t=9s




DEPOIS DE EXPERIMENTAR VÁRIAS VEZES ESTA ATIVIDADE,  GRAVE UM VÍDEO E MANDE PRA PRÔ.


BEIJINHOS PARA TODOS…


TURMA: C – PROFª PRISCILA


28 DE MAIO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


GRATIDÃO PELA PARCERIA NESTE  NOVO JEITO DE APRENDER E ENSINAR...


PARA A PRÓXIMA SEMANA, TEREMOS AS SEGUINTES PROPOSTAS DE 

ATIVIDADES REMOTAS PARA NOVAS APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS:


1 - MEXE MEXE DO NOME


DANDO CONTINUIDADE ÀS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS COM O NOME,

A PROPOSTA AGORA É O MEXE-MEXE COM AS LETRAS DO NOME.

ESTA ATIVIDADE  SERÁ REALIZADA EM VÁRIAS ETAPAS:


1 - PEGAR UMA FOLHA EM BRANCO.

DOBRAR A FOLHA ATÉ ATINGIR A QUANTIDADES DE LETRAS DO NOME DA

CRIANÇA.

2 -RECORTAR NA MARCAÇÃO DAS DOBRAS.

3 - ESCREVER CADA LETRA DO NOME EM UM QUADRADINHO (SE NECESSÁRIO, 

O ADULTO PODE ESCREVER AS LETRAS, MAS DEEM PREFERÊNCIA PARA A

ESCRITA DA CRIANÇA).

4 - MEXER MISTURANDO AS LETRAS PARA DEPOIS MONTAR O NOME E COLÁ-LO

NO CADERNO . 



MANDEM PELO WHATSAPP UMA FOTO DA  ATIVIDADE.


2-  CIÊNCIA E MÚSICA


NA SEMANA PASSADA, PESQUISAMOS SOM ALTO E SOM BAIXO, VOCÊS SE

LEMBRAM?

GOSTARAM DA PESQUISA?

PENSANDO EM SOM, NESSA SEMANA VAMOS CONSTRUIR UM XILOFONE!!

VOCÊS SABEM O QUE É UM XILOFONE??  NOME ESTRANHO NÉ?

XILOFONE É UM INSTRUMENTO MUSICAL.




MAS NÓS VAMOS FAZER UM BEM DIFERENTE DESSE!

PEÇA AJUDA DE UM ADULTO OK?


O NOSSO XILOFONE VAI PRECISAR DE:


* 7 COPOS DE VIDRO OU ACRÍLICO DO MESMO TAMANHO IGUAIS

* 1 COLHER DE METAL

* ÁGUA

* CORANTE ALIMENTÍCIO OU TINTA GUACHE (OPCIONAL)

* COPINHO MEDIDOR


VAMOS FAZER?


1. ALINHE OS COPOS

2. COLOQUE 25ML DE ÁGUA NO PRIMEIRO COPO

3. NO SEGUNDO COLOQUE 50 ML (25ML + 25ML); 

4. NO TERCEIRO COLOQUE 75ML (25ML+25ML+25ML) E ASSIM SUCESSIVAMENTE

ATÉ TODOS OS COPOS TEREM ÁGUA. ( DICA A QUANTIDADE DE ÁGUA EM CADA

COPO PRECISA FICAR  DECRESCENTE, COMO SE FOSSE  UMA ESCADINHA)

5. DEPOIS, COLOQUE GOTAS DE CORANTES NA ÁGUA – CADA COPO DE UMA

COR DIFERENTE, PARA FICAR BEM COLORIDO! 

6. AGORA, É SÓ TOCAR COM A COLHER DE METAL NOS COPOS E OUVIR COMO

ELES CORRESPONDEM AS SETE NOTAS MUSICAIS!!


DIVIRTAM-SE! TOQUEM MUITO E MANDEM PARA PROFESSORA O QUE

ACHARAM DO EXPERIMENTO POR ÁUDIO OU VÍDEO.


NO VÍDEO  MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE ESTE EXPERIMENTO.


QUEREMOS  MUITO SABER SE CONSEGUIRAM FAZER!


3 - VAMOS BRINCAR COM EQUILÍBRIO E AS FORMAS GEOMÉTRICAS


NESTA ATIVIDADE A PROPOSTA  É BRINCAR COM EQUILÍBRIO E AS FORMAS

GEOMÉTRICAS.


ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO ( ATÉ 1 MIN E 22 SEGUNDOS) 

E SEGUIAM AS ORIENTAÇÕES.


DICAS: PARA FAZER AS FORMAS GEOMÉTRICAS NO CHÃO , VOCÊS PODEM

DESENHAR COM GIZ DE LOUSA, OU FAZER EM PAPEL COLORIDO E COLAR

NO CHÃO.

 

ATIVIDADE 1 - PULAR NAS FORMAS GEOMÉTRICAS  E EQUILIBRAR-SE

ATIVIDADE 2 - PULAR NA FORMA GEOMÉTRICA SOLICITADA.

ATIVIDADE 3 - PASSEIO NO MUSEU.


IMPORTANTE: REALIZAR VÁRIAS VEZES CADA ATIVIDADE, CONSIDERANDO

AS POSSIBILIDADES DOS DESAFIOS E AS  ADEQUAÇÕES PARA CADA CRIANÇA. 


DEPOIS DE EXPERIMENTAR VÁRIAS VEZES ESTAS ATIVIDADES,  CHEGOU A

HORA DE GRAVAR E MANDAR PRA PRÔ ( PODE SER UMA DAS ATIVIDADES

OU TODAS).


BEIJOS PARA TODOS…



21 DE MAIO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


DEPOIS DE UM TEMPO NECESSÁRIO DE AFASTAMENTO, AGORA VOLTAMOS,

AINDA NÃO EXATAMENTE COMO GOSTARÍAMOS … TODOS JUNTOS...


MESMO DE FORMA GRADUAL E OPTATIVA  ESTÁ SENDO UMA ALEGRIA RECEBER

AS CRIANÇAS NO PRESENCIAL….


LEMBRAMOS QUE AS ATIVIDADES VIRTUAIS CONTINUAM  E ESPERAMOS VER

E CONVERSAR SOBRE AS PRODUÇÕES E DESCOBERTAS  DE TODOS!! 


EM CASA OU NA ESCOLA, CONTINUAMOS JUNTOS PARA  MAIS UMA SEMANA

DE DESCOBERTAS  E BRINCADEIRAS.



1 - SOM ALTO E SOM BAIXO


NOS VÍDEOS DA SEMANA PASSADA E NO ENCONTRO ON LINE DO DIA 14/5

ASSISTIMOS E CONVERSARMOS SOBRE O PINTOR KANDINSKY  QUE JUNTOU

NAS SUAS OBRAS AS FORMAS GEOMÉTRICAS, LINHAS E  PONTOS  COM

A MÚSICA.


ENCONTRAMOS UMA MÚSICA MUITO LEGAL DO GRUPO TIQUEQUÊ SOBRE SOM ALTO

E SOM BAIXO!! 


CLIQUEM NO VÍDEO ABAIXO. 

ASSISTAM, DANCEM E DEPOIS TIREM FOTO DE ALGUMA COISA QUE FAZ BARULHO

MUITO ALTO, E ALGO QUE FAÇA UM BARULHO MUITO BAIXO... 

MANDEM PARA PROFESSORA PELO WHATSAPP



2-  JOGO DA ÁRVORE


PARA AMPLIAR AS EXPERIÊNCIAS COM OS NÚMEROS E QUANTIDADES, VAMOS

BRINCAR COM O JOGO DE TABULEIRO CHAMADO  “O JOGO DA ÁRVORE”.



NO VÍDEO ABAIXO VOCÊS TEM DICAS DE COMO FAZER OS DOIS  TABULEIROS PARA

ESTE JOGO.


TABULEIROS PRONTOS, AGORA É A VEZ DE PRODUZIR  SEU DADO COM ROLINHO DE

PAPEL HIGIÊNICO. 

É  SÓ CLICAR NO VÍDEO ABAIXO E SEGUIR OS PASSOS.



COM TABULEIROS PRONTOS E O DADO VAMOS ÀS REGRAS:


1- DOIS JOGADORES, CADA UM COM O SEU TABULEIRO (ÁRVORE)

2- OBJETOS PARA MARCAÇÃO DAS QUANTIDADES COMO TAMPINHAS DE GARRAFA, BOLINHAS DE PAPEL, CÍRCULOS DE PAPEL  OU MINIATURAS.

3- PARA INICIAR O JOGO DA DUPLA, PODE-SE JOGAR JOQUEMPÔ OU USAR MÚSICA DO TIPO  “MINHA MÃE MANDOU” PARA ESCOLHER QUEM COMEÇA O JOGO.

4 - NA SUA VEZ, O JOGADOR LANÇA O DADO, E DE ACORDO COM A QUANTIDADE SORTEADA, MARCAR A QUANTIDADE NAS FRUTAS DA ÁRVORE CORRESPONDENTE, USANDO OS MARCADORES ESCOLHIDOS.

5 - VENCE O JOGO QUEM COBRIR PRIMEIRO TODAS AS FRUTAS DA ÁRVORE.



3 - OS CÍRCULOS


VOLTANDO AO NOSSO ARTISTA  KANDINSKY, VOCÊS SABIAM QUE ELE ERA

FASCINADO PELO CÍRCULO? ELE DIZIA QUE ERA UMA FORMA MODESTA E DE

UMA VARIEDADE INESGOTÁVEL, SENDO AO MESMO TEMPO CALMA E INTENSA.


VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE BASEADA NA OBRA AKZENT IN ROSA, 1926 DE

KANDINSKY



ASSISTAM AO VÍDEO, PRESTANDO ATENÇÃO NO MOVIMENTO DOS CÍRCULOS -

ISSO AJUDARÁ NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.



PARA A ATIVIDADE SERÁ PRECISO:


*UMA CAMISETA PRETA OU PANO PRETO

*POTES COM FORMATO DE CÍRCULO

*TAMPAS COM FORMATO DE CÍRCULO

*OBJETOS COM FORMATO DE CÍRCULO


ESTIQUE O TECIDO E ACOMODE OS OBJETOS CIRCULARES DA MANEIRA QUE

ACHAR MELHOR SOBRE ELE. 

REGISTRE SUA PRODUÇÃO POR MEIO DE FOTO E COMPARTILHE FOTO PELO

WHATSAPP.

ABAIXO,  UMA FOTO DA PRÔ ALINE QUE TAMBÉM REALIZOU ESTA ATIVIDADE 

COM CÍRCULOS…. FICOU MUITO LEGAL !!!


UM GRANDE BEIJO PARA TODOS! 



14 DE MAIO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


TUDO BEM COM VOCÊS? 


DESEJAMOS QUE SIM..

1- MEU NOME


VAMOS CONTINUAR COM NOSSAS ATIVIDADES DE ESCRITA COM O NOME.

PRIMEIRO DESAFIO DE HOJE: PERGUNTAR  A SEUS PAIS: QUEM ESCOLHEU

O SEU NOME E POR QUÊ E AINDA, SE SABE QUAL É O SIGNIFICADO DO

SEU NOME. UM DICA: SE NÃO SOUBER O SIGNIFICADO, PODE PESQUISAR

NO GOOGLE.


GRAVEM UM ÁUDIO CONTANDO TUDO ISSO PRA PRÔ.


SEGUNDO DESAFIO: PEGUE  VÁRIOS PEDAÇOS  DE PAPEL ESCREVA SEU

NOME  E VAMOS BRINCAR DE COLOCAR COM FITA CREPE OU DUREX SEU

NOME EM COISAS IMPORTANTES, COMO NA SUA CAMA, EM ALGUM

BRINQUEDO, ETC


NÃO ESQUEÇA DE MANDAR UMA FOTO PARA A SUA PROFESSORA

MOSTRANDO ONDE VOCÊ COLOU O SEU NOME!



TERCEIRO DESAFIO: VAMOS MONTAR SEU NOME?

(ESSA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NA ESCOLA COM AS CRIANÇAS NA AULA

PRESENCIAL. CASO A CRIANÇA NÃO COMPAREÇA A AULA, DEVERÁ REALIZÁ-LA

EM CASA).


JUNTE TAMPINHAS DE DANONE OU DE GARRAFA, NA QUANTIDADE DE LETRAS

DO SEU NOME. CIRCULE E CORTE CÍRCULOS DO TAMANHO DA TAMPINHA.

ESCREVA EM CADA CÍRCULO UMA LETRA DO SEU NOME. BRINQUE DE MONTAR E DESMONTAR O SEU NOME. 

Alfabeto móvel feito com tampinha pet | Pra Gente Miúda

 

 

MANDAR UMA FOTO PARA A SUA PROFESSORA MOSTRANDO COMO FICOU A

MONTAGEM DO SEU NOME.


2 - TELEFONE SEM FIO

ESTE É UM BRINQUEDO BEM DIVERTIDO E BEM ANTIGO


VOCÊ VAI PRECISAR DE POUCOS MATERIAIS, TODOS FACÍLIMOS DE 

ENCONTRAR. SÃO ELES: 


DOIS COPOS PLÁSTICOS (PODE SER TAMBÉM DE PAPEL OU LATA),

BARBANTE

FITA CREPE

E O QUE VOCÊ QUISER PARA DECORAR: COLA COLORIDA, ADESIVOS 

COLORIDOS E UM OBJETO PONTIAGUDO COMO UMA TESOURA OU 

FACA DE PONTA FINA OU AGULHA DE CROCHÊ (SERÁ USADO PARA FURAR

O FUNDO DO POTINHO E ISSO É PARA SER FEITO POR UM ADULTO.


 AH, E NÃO SE ESQUEÇAM DE USAR A IMAGINAÇÃO PARA DECORAR O SEU

TELEFONE


O PRIMEIRO PASSO É FURAR CADA POTE DE IOGURTE PARA PASSAR O

BARBANTE, USANDO A AGULHA.

DEPOIS DE PASSAR A PONTA DO BARBANTE PELO FUNDO DE CADA POTE,

AMARRE UM PEDACINHO DO PALITO DE DENTE PARA QUE O FIO FIQUE PRESO.PRONTÍSSIMO. 

VOCÊ AGORA TEM DOIS POTES DE IOGURTE, QUE, INTERLIGADOS PELO

FIO DE BARBANTE, VIRARAM SUPER TELEFONE SEM FIO!

 

COMO BRINCAR COM TELEFONE DE BARBANTE

 

A ÚNICA REGRA É: O BARBANTE SEMPRE DEVE ESTAR BEM ESTICADO.

ISSO GARANTE QUE AS VIBRAÇÕES VIAGEM A DISTÂNCIA DO BARBANTE E

CHEGUEM AO OUTRO LADO. 

 

ALGUMAS IDEIAS DE BRINCADEIRAS SÃO:

 

1- UMA PESSOA DIZ A FÊMEA DE UM ANIMAL  E A CRIANÇA RESPONDE

DIZENDO O NOME DO MACHO DAQUELE ANIMAL. POR EXEMPLO: UM FALA

GATA E A OUTRA GATO.

 

1- UMA PESSOA DIZ A FÊMEA DE UM ANIMAL  E A CRIANÇA RESPONDE DIZENDO

O NOME DO MACHO DAQUELE ANIMAL. POR EXEMPLO: UM FALA GATA E A

OUTRA GATO.

 

2 - TEMA: A PESSOA DIZ  UM TEMA, A OUTRA DEVE RESPONDER UMA PALAVRA

QUE SE ENCAIXA NAQUELE TEMA.


3 - UMA PESSOA DIZ UM NÚMERO E A OUTRA RESPONDE O NÚMERO SEGUINTE.

MAIS INFORMAÇÕES, ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO.

MANDEM UMA FOTO DA SUA BRINCADEIRA


3 - DANÇA DAS CORES


ESSA EXPERIÊNCIA COM CORES É MUITO SIMPLES DE SE FAZER E BEM

DIVERTIDA.


É PRECISO PINGAR ALGUMAS GOTAS DE CORANTE OU TINTA GUACHE BEM

DILUÍDA NUM PRATO DE LEITE (DICA: COM CORANTE FICA  MAIS LEGAL O EFEITO).

AGORA,  MOLHAR UMA PONTA DE COTONETE OU PALITO DE DENTE EM DETERGENTE

E ENCOSTAR NAS GOTAS DE TINTAS E AÍ TODAS AS CORES COMEÇAM A SE MISTURAR SOZINHAS. 

PARECE MÁGICA!

É SUPER DIVERTIDO VER AS CORES SE MISTURANDO NESSA DANÇA MÁGICA.



PINGUE ALGUMAS GOTAS DE CORANTE OU TINTA GUACHE DILUÍDA EM UM PRATO

COM LEITE

DEPOIS, MERGULHE UM COTONETE OU UM PALITO EM UM POUCO DE

DETERGENTE ENCOSTE NAS CORES


NO VÍDEO ABAIXO VOCÊS PODEM CONHECER MAIS DESTE EXPERIMENTO.



CUIDEM-SE E BEIJINHOS E ABRAÇOS VIRTUAIS PARA TODOS...


07 DE MAIO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!


VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE MUITAS APRENDIZAGENS…


ENQUANTO NÃO PODEMOS RETORNAR PARA A ESCOLA, A NOSSA CASA

ESTÁ SENDO NOSSO AMBIENTE DE DESCOBERTAS E EXPERIÊNCIAS.


MUITO OBRIGADA PELAS DEVOLUTIVAS!


ASSISTIR AOS VÍDEOS, OUVIR OS ÁUDIOS, VER AS FOTOS DAS CRIANÇAS

E DAS ATIVIDADES, E AINDA, TROCAR MENSAGENS COM AS FAMÍLIAS...

ISSO É TUDO DE BOM E ALEGRA O CORAÇÃO DAS PROFESSORAS!!


OLHEM SÓ AS COISAS QUE A PRÓ ALINE ENCONTROU NA CASA DELA QUE
TAMBÉM COMEÇAM COM A LETRA A:









AZEITE

ALHO

ALICATE

ALGODÃO

AGULHA

ARROZ

ALFINETE

APONTADOR

ANEL


E A PRÔ MIRIAM ENCONTROU  ESTAS COISAS QUE COMEÇAM COM A
LETRA M DO NOME DELA:


MAMÃO

MACARRÃO

MOCHILA

MEIA

MOLHO DE TOMATE

PARA REGISTRAR ESTA ATIVIDADE TIRE UMA FOTO DE TODOS OS OBJETOS ENCONTRADOS  QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA DO NOME DA CRIANÇA

GRAVE UM ÁUDIO DIZENDO O NOME DELES.


2 -  DETETIVE DOS CÍRCULOS


NESTA SEMANA, VAMOS BRINCAR NOVAMENTE DE DETETIVE.

A  MISSÃO É ENCONTRAR NA SUA CASA OBJETOS QUE TEM A FORMA

DO CÍRCULO. 

ESCOLHA DENTRE ESTES OS QUE PODEM SER CARIMBADOS NA FOLHA

DO CADERNO UTILIZANDO TINTA COMO MOSTRA NA IMAGEM ABAIXO. 

O INTERESSANTE É USAR OBJETOS QUE TEM A FORMA DO CÍRCULO E

DE TAMANHOS DIFERENTES.


NO CADERNO, O ADULTO  ESCREVE: DETETIVE… CÍRCULOS.



DICA IMPORTANTE: 

COLOCAR UMA PROTEÇÃO EMBAIXO DA FOLHA DO CADERNO ANTES DE

INICIAR O DESENHO, PARA NÃO COMPROMETER AS DEMAIS FOLHAS DO

CADERNO. PODE SER UMA SACOLA PLÁSTICA, UM PEDAÇO DE PAPELÃO

DO TAMANHO DA FOLHA DO CADERNO, UMA CHAPA DE RX, ETC.


COMPARTILHEM FOTOS DO PROCESSO  DE CRIAÇÃO E DA PRODUÇÃO

FINAL PELO WHATSAPP.


3: KANDINSKY : ARTE E MÚSICA


VAMOS COMEÇAR UMA NOVA SEQUÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS,

OBSERVANDO E CONVERSANDO SOBRE O ARTISTA  WASSILY KANDINSKY.

KANDINSKY ERA UM PINTOR QUE NASCEU NA RÚSSIA EM 16 DE DEZEMBRO

DE 1866.NO COMEÇO DE SUA CARREIRA, PREFERIA PINTAR PAISAGENS

AO AR LIVRE; DEPOIS INICIOU SEUS ESTUDOS NÃO FIGURATIVOS. FOI

CONSIDERADO O PRIMEIRO PINTOR DO OCIDENTE A PRODUZIR PINTURAS

ABSTRATAS. 

SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS ABSTRATOS TÊM UM TOQUE MUSICAL,

DIVERSIDADE DE CORES, LINHAS E UTILIZAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS.



VEJAM QUE BACANA O QUE ACONTECE NOS VÍDEOS ABAIXO QUANTO

JUNTAMOS OBRAS DE KANDINSKY COM A MÚSICA.







DEPOIS DE ASSISTIR VÁRIAS VEZES AOS VÍDEOS, CONVERSEM SOBRE

AS FORMAS GEOMÉTRICAS E AS CORES QUE APARECERAM NAS OBRAS.


GRAVEM UM ÁUDIO CONTANDO SUAS DESCOBERTAS E COMPARTILHEM

PELO WHATSAPP.



BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS...



30 DE ABRIL

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


TUDO BEM COM VOCÊS?

DESEJAMOS MUITO QUE SIM...

AGRADECIDAS ESTAMOS PELAS DEVOLUTIVAS!

 

POR ENQUANTO, VER FOTOS, OUVIR ÁUDIOS, ASSISTIR A VÍDEOS E 

PARTICIPAR DE ENCONTROS ONLINE SÃO AS MANEIRAS QUE TEMOS 

PARA GARANTIR QUE AS APRENDIZAGENS ACONTEÇAM COM A 

PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA.TODOS ESTÃO DE PARABÉNS!


 AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES SÃO:


1- QUEM SOU EU... FINALIZANDO A SEQUÊNCIA SOBRE NOSSAS

 PREFERÊNCIAS NO CADERNO

A ÚLTIMA PROPOSTA DESTA SEQUÊNCIA  É DESENHAR E ESCREVER O

 NOME  DO PROGRAMA DE TV FAVORITO.

DICAS:

1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE 

ESCREVER NA PARTE DE CIMA: PROGRAMA DE TV FAVORITO 

(LETRA BASTÃO MAIÚSCULA). 

2 - A CRIANÇA VAI FAZER O DESENHO DO PROGRAMA FAVORITO E, 

COM O LÁPIS GRAFITE,  ESCREVER O NOME DO PROGRAMA ESCOLHIDO.

3 - NA ESCRITA DO PROGRAMA, O ADULTO PODE ESCREVER NUMA 

FOLHA E A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO, OU O ADULTO ESCREVE 

PERTO DO DESENHO O NOME DO PROGRAMA (NESTE CASO, É 

IMPORTANTE A CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). OU 

AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.

4 - É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA A 

REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COM MAIS AUTONOMIA DO QUE COM 

INTERVENÇÕES DIRETAS E EXCESSIVAS DO ADULTO.


POR FAVOR, NÃO ESQUEÇAM DE MANDAR UMA FOTO.


2 -  AMARELINHA EM CASA

VAMOS  BRINCAR COM MOVIMENTOS DO CORPO E OS NÚMEROS 

DE 1 A 10?

VOCÊS JÁ BRINCARAM DE AMARELINHA?

VOCÊS SABIAM QUE A AMARELINHA É UMA BRINCADEIRA BEM

ANTIGA?

NO VÍDEO ABAIXO TEM MAIS HISTÓRIA SOBRE A AMARELINHA.


Olimpíadas de Rua - Amarelinha - EP 13 from Guilherme Argôlo on Vimeo.

AGORA, É HORA DE BRINCAR…

PRIMEIRO ENCONTREM UM LUGAR NA SUA CASA, QUINTAL, CORREDOR 

OU OUTRO ESPAÇO PARA DESENHAR SUA AMARELINHA.

ALGUMAS SUGESTÕES:



QUANDO DECIDIREM ONDE FAZER, TALVEZ PRECISEM DE GIZ DE LOUSA, 

OU FITA CREPE, GRAVETOS, ETC.


ATENÇÃO ÀS REGRAS…

O VÍDEO ABAIXO MOSTRA  POR MEIO DE UMA MÚSICA ALGUMAS

 REGRAS.


OUTRAS DICAS:


- CADA JOGADOR PRECISA DE UMA PEDRINHA OU TAMPINHA.

- QUEM COMEÇA JOGA A PEDRINHA NA CASA MARCADA COM O NÚMERO 

1 E VAI PULANDO DE CASA EM CASA, PARTINDO DA CASA 2 ATÉ O CÉU.

- SÓ É PERMITIDO PÔR UM PÉ EM CADA CASA. QUANDO HÁ UMA CASA DO 

LADO DA OUTRA, PODE PÔR OS DOIS PÉS NO CHÃO.

- QUANDO CHEGAR NO CÉU, O JOGADOR VIRA E VOLTA PULANDO 

NA MESMA MANEIRA, PEGANDO A PEDRINHA QUANDO ESTIVER NA CASA 2.

- A MESMA PESSOA COMEÇA DE NOVO, JOGANDO A PEDRINHA NA CASA 2.

- PERDE A VEZ QUEM:

 PISAR NAS LINHAS DO JOGO

 PISAR NA CASA ONDE ESTÁ A PEDRINHA

 NÃO ACERTAR A PEDRINHA NA CASA ONDE ELA DEVE CAIR

 NÃO CONSEGUIR (OU ESQUECER) DE PEGAR A PEDRINHA DE VOLTA.

- GANHA QUEM TERMINAR DE PULAR TODAS AS CASAS PRIMEIRO.


COMPARTILHEM UMA FOTO OU VÍDEO DA SUA AMARELINHA PELO WHATSAPP.


3:  EXPERIMENTO: EXPLOSÃO DE CORES


HOJE, VAMOS EXPERIMENTAR UMA MANEIRA DIVERTIDA DE MISTURAR 

CORES. 

PARA A REALIZAÇÃO DESTE EXPERIMENTO VAMOS  PRECISAR DE:


  • 2 COPOS PEQUENOS TRANSPARENTES DO MESMO TAMANHO

  • VINAGRE DE COR CLARA (MEIO COPO)

  • TINTAS NAS CORES AZUL, AMARELA E VERMELHA (ESCOLHA SOMENTE

 DUAS DESSAS CORES). UMA MEDIDA DE COLHER DE CAFÉ DE TINTA  

EM CADA COPO DAS DUAS CORES ESCOLHIDAS.

  • 3 GOTINHAS DE  DETERGENTE EM CADA COPO

  • 2 COLHERES BICARBONATO DE SÓDIO EM CADA COPO

  • UM RECIPIENTE OU BANDEJA 

  • UMA COLHER 


ASSISTAM AO VÍDEO VEJAM O QUE ACONTECE QUANDO DUAS CORES SE 

MISTURAM.


ESCOLHAM UMA DUPLA  DE CORES, CONFORME OS EXEMPLOS ABAIXO 

E FAÇAM O EXPERIMENTO.


MANDEM UM VÍDEO PELO WHATSAPP COM AS SUAS DESCOBERTAS 

COM ESTE EXPERIMENTO E QUAL FOI A NOVA COR QUE SURGIU.


BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS...


23 DE ABRIL

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


COMO VOCÊS ESTÃO?

ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM E SE CUIDANDO….

OBRIGADA PELAS DEVOLUTIVAS. 

É MUITO BOM RECEBER AS ATIVIDADES, OUVIR OS ÁUDIOS E ASSISTIR

OS VÍDEOS

PARABÉNS A TODOS !


 AS PROPOSTAS  DE ATIVIDADES SÃO:


1- QUEM SOU EU .. .CONTINUANDO AS ATIVIDADES NO CADERNO


ESTA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE AS PREFERÊNCIAS , ALÉM DE 

UMA OPORTUNIDADE DE EXPRESSÃO, TRAÇOS E CORES, TEMOS 

CONHECIDOS UM POUQUINHO MAIS DE CADA CRIANÇA E AMPLIADO 

OS ASSUNTOS PARA NOSSAS CONVERSAS.

A PROPOSTA DESTA VEZ É DESENHAR E ESCREVER O NOME DO 

ANIMAL FAVORITO. 


DICAS:  

1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE

 ESCREVER NA PARTE DE CIMA: MEU ANIMAL FAVORITO ( LETRA 

BASTÃO MAIÚSCULA). 

2 - A CRIANÇA  VAI FAZER O DESENHO DO ANIMAL FAVORITO E COM 

O LÁPIS GRAFITE  ESCREVER  O NOME DO ANIMAL ESCOLHIDO.

3 - NA ESCRITA DO NOME DO ANIMAL,  O ADULTO  PODE ESCREVER 

NUMA FOLHA E A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO, OU O ADULTO 

ESCREVE PERTO DO DESENHO O NOME DO ANIMAL  ( NESTE CASO, 

É IMPORTANTE A CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). 

OU AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.

4 - É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA 

A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COM MAIS AUTONOMIA DO QUE 

COM INTERVENÇÕES DIRETAS E EXCESSIVAS  DO ADULTO.


2 -  DESCOBERTAS COM OS NÚMEROS NA MINHA CASA


VAMOS  CONTINUAR AS NOSSAS DESCOBERTAS EM CASA SOBRE

NÚMEROS E QUANTIDADES.  

O DESAFIO AGORA É COLOCAR EM ORDEM CRESCENTE DE TAMANHO

OBJETOS DE UM MESMO TEMA, POR EXEMPLO: CARRINHOS, BONECAS,

CANECAS, TAMPAS ETC. É IMPORTANTE SELECIONAR PELO MENOS

5 ITENS DO TEMA ESCOLHIDO. 

.


SOLICITAMOS, POR GENTILEZA, GRAVAR UM VÍDEO DO PROCESSO DE 

COMO A CRIANÇA REALIZOU O ARRANJO DOS OBJETOS SELECIONADOS..

E LEMBREM-SE , MAS DO QUE A FOTO DO ARRANJO FINAL, É MUITO

SIGNIFICATIVO TIRAR  FOTOS DE MOMENTOS QUE CONSIDERAR

INTERESSANTE DURANTE O PROCESSO.

E MAIS, CONVERSE E OUÇA A CRIANÇA NAS SUAS ESCOLHAS E  NA 

ORGANIZAÇÃO DOS OBJETOS,CERTAMENTE, ELA TEM MUITO O QUE DIZER 

SOBRE AS SUAS IDEIAS E SEUS CONHECIMENTOS. BOAS PERGUNTAS 

TAMBÉM AJUDAM NESSAS EXPERIÊNCIAS COMO: POR QUE VOCÊ

ESCOLHEU ESTES OBJETOS? POR QUE VOCÊ ESCOLHEU ESTE 

LUGAR PARA ESTE OBJETO? SERÁ QUE HÁ  OUTRO JEITO PARA 

ORGANIZAR ESSES OBJETOS? (CARRINHOS, BONECAS, TAMPAS, ETC)


3 - DESENHO COM CAFÉ 


QUE TAL DESENHAR E PINTAR COM ALGO BEM DIFERENTE?

PRIMEIRO VAMOS PREPARAR A TINTA…



A IDEIA É USAR CAFÉ COADO: PARA ISSO, ALGUM ADULTO PRECISA 

PREPARAR UM CAFÉ BEM FORTE E SEM AÇÚCAR. QUANDO ESTIVER

FRIO, COLOQUE NUM POTINHO, PEGUE UM PINCEL E SEU CADERNO.

ASSIM ESTÁ TUDO PRONTO PARA SEU MOMENTO ARTÍSTICO. 

DESENHEM E PINTEM SUAS IDEIAS. 


SE VOCÊS QUISEREM EXPERIMENTAR OUTRA TEXTURA, É SÓ COLOCAR

A BORRA DO CAFÉ QUE FOI COADO NUM POTINHO E QUANDO ESTIVER

FRIO ACRESCENTE DUAS COLHERES DE COLA BRANCA LÍQUIDA

(TAMBÉM PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO) E FAÇAM SEUS DESENHOS.


DICA IMPORTANTE: COLOCAR UMA PROTEÇÃO EMBAIXO DA FOLHA 

DO CADERNO ANTES DE INICIAR O DESENHO, PARA NÃO COMPROMETER 

AS DEMAIS FOLHAS DO CADERNO.. PODE SER UMA SACOLA PLÁSTICA, 

UM PEDAÇO DE PAPELÃO DO TAMANHO DA FOLHA DO CADERNO, UMA

CHAPA DE RX, ETC


OLHA QUE BACANA!


A ARTISTA  AMERICANA TAMMIE WALES FAZ PINTURA COM CAFÉ, 

PINCÉIS E ÁGUA. PARA ELA, A REAÇÃO DAS PESSOAS À IDEIA DE 

PINTAR COM CAFÉ É MARAVILHOSA. ELA ACREDITA QUE, AO VER 

SUA ARTE, ADULTOS E CRIANÇAS SE INSPIRAM A TAMBÉM TENTAR, 

O QUE AJUDA A TORNAR O MUNDO UM LUGAR MAIS CRIATIVO.


ABAIXO, APRECIEM ALGUMAS DAS SUAS OBRAS!!!

ESPERAMOS QUE TENHAM INSPIRADO VOCÊS TAMBÉM!!!


BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS...


16 DE ABRIL

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS


TUDO BEM COM VOCÊS? DESEJAMOS MUITO QUE SIM!


GRATIDÃO PELAS DEVOLUTIVAS!

VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS E ARRASANDO NAS PRODUÇÕES, COM CAPRICHO

E CRIATIVIDADE!


 AS NOVAS PROPOSTAS, AGORA, SÃO:


1- QUEM SOU EU - CONTINUANDO AS ATIVIDADES NO CADERNO.


VAMOS CONHECER MAIS UMA DAS PREFERÊNCIAS DAS CRIANÇAS DA NOSSA TURMA.

DESTA VEZ, A PROPOSTA É DESENHAR E ESCREVER O NOME DA COMIDA FAVORITA. 

DICAS:  

1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE ESCREVER NA PARTE

DE CIMA: MINHA COMIDA FAVORITA ( LETRA BASTÃO MAIÚSCULA). 

2 - A CRIANÇA  VAI FAZER SEU DESENHO DA COMIDA  FAVORITA E COM O LÁPIS GRAFITE  ESCREVER O NOME DA COMIDA ESCOLHIDA.

3 - NA ESCRITA DO NOME DA COMIDA, O ADULTO  PODE ESCREVER NUMA FOLHA E A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO, OU O ADULTO ESCREVE PERTO DO DESENHO O NOME

DA COMIDA FAVORITA  ( NESTE CASO, É IMPORTANTE A CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). OU AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.

4 - É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COM MAIS AUTONOMIA DO QUE COM INTERVENÇÕES DIRETAS E EXCESSIVAS  DO ADULTO.


2 -  DESCOBERTAS COM OS NÚMEROS NA MINHA CASA.


NA NOSSA CASA , JÁ  ENCONTRAMOS  NÚMEROS  UTILIZANDO O  BINÓCULO E FIZEMOS RECORTE  E COLAGEM DE  NÚMEROS ENCONTRADOS EM REVISTAS E PANFLETOS. AGORA, O DESAFIO É DESCOBRIR QUAL É O CHINELO MAIOR E O MENOR  QUE ESTÃO NA SUA CASA.

DEPOIS DE ENCONTRÁ-LOS, DESENHAR O CONTORNO DELES NO CADERNO E

ESCREVER OS NÚMEROS QUE APARECEM EM CADA UM DELES.

GOSTARÍAMOS  MUITO DE VER COMO FICOU SUA ATIVIDADE! POR GENTILEZA,

MANDE UMA FOTO BEM BACANA  PELO WHATSAPP  MOSTRANDO A SUA

ATIVIDADE.


3 - EXPERIMENTO - CIÊNCIA DIVERTIDA : AREIA MOVEDIÇA


ESTE É UM EXPERIMENTO MUITO SIMPLES, QUE INSTIGA A CURIOSIDADE DAS

CRIANÇAS E PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL DIFERENTE.


VOCÊ VAI PRECISAR DE:

– AMIDO DE MILHO

– ÁGUA

– CORANTE (OPCIONAL)

– UM RECIPIENTE, QUE PODE SER DESDE UM COPO ATÉ UMA BACIA.


MODO DE FAZER:

COLOQUE OS INGREDIENTES NA PROPORÇÃO DE 2 COPOS DE ÁGUA PARA 1 DE AMIDO

DE MILHO. SE PREFERIR, ADICIONE ALGUMAS GOTAS DE CORANTE PARA DEIXAR O LÍQUIDO COLORIDO, LÚDICO E DIVERTIDO!


DEPOIS QUE VOCÊS BRINCAREM BASTANTE COM A AREIA MOVEDIÇA, RESPONDAM

AS SEGUINTES PERGUNTAS:


 1 - O QUE ACONTECE SE BATERMOS OS DEDOS BEM RÁPIDO NA SUPERFÍCIE DA

AREIA MOVEDIÇA?


2- E O QUE ACONTECE QUANDO COLOCAMOS  DEVAGAR A MÃO COM OS DEDOS

ABERTOS  OU QUALQUER OUTRO OBJETO  NA AREIA MOVEDIÇA?


RESPONDAM ESTAS DUAS PERGUNTAS E COMPARTILHEM POR ÁUDIOS  AS SUAS DESCOBERTAS; E ENVIE UMA FOTO DA SUA EXPERIÊNCIA.


BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS...



09 DE ABRIL

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS,


TUDO BEM COM VOCÊS? 

DEPOIS DE UMA SEMANA DO RECESSO SANITÁRIO, ESTAMOS DE VOLTA…

VAMOS LÁ?

AS PROPOSTAS DESTA SEMANA SÃO:


1- QUEM SOU EU… CONTINUANDO AS ATIVIDADES NO CADERNO:


ANTES DE QUALQUER COISA, AGRADECEMOS PELO COMPROMETIMENTO

DAS FAMÍLIAS E DAS CRIANÇAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

COM ESTA SEQUÊNCIA, ALÉM DE OFERECER OPORTUNIDADE DAS CRIANÇAS

FAZEREM TRAÇOS E FORMAS, TEMOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER SUAS

PREFERÊNCIAS.


DESTA VEZ, A PROPOSTA  É DESENHAR E ESCREVER O NOME DA COR FAVORITA. 


DICAS:  

1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE ESCREVER

NA PARTE DE CIMA: MINHA COR FAVORITA ( LETRA BASTÃO MAIÚSCULA). 

2 - A CRIANÇA  VAI FAZER TODO O SEU DESENHO COM A COR FAVORITA E, COM

O LÁPIS GRAFITE, ESCREVER O NOME DA COR ESCOLHIDA.

3 - NA ESCRITA DO NOME DA COR,  O ADULTO  PODE ESCREVER NUMA FOLHA E

A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO, OU O ADULTO ESCREVE PERTO DO DESENHO

O NOME DA COR FAVORITA  ( NESTE CASO, É IMPORTANTE A CRIANÇA ACOMPANHAR

A ESCRITA DO ADULTO). OU AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA ESCREVER SOZINHA,

DO SEU JEITO.


2 -   OS NÚMEROS


DEPOIS DA PROCURA DOS NÚMEROS COM O  BINÓCULO, AGORA SERÁ A VEZ

DE REGISTRÁ-LOS NO CADERNO POR MEIO DE RECORTE E COLAGEM.


O DESAFIO  É ENCONTRAR COM O BINÓCULO NÚMEROS QUE PODEM SER RECORTADOS

E COLADOS NO CADERNO (EMBALAGENS, LIVROS, REVISTAS, PANFLETOS)



ATENÇÃO:


O USO DA TESOURA PELA CRIANÇA PRECISA SER SUPERVISIONADO POR UM ADULTO.

É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA EXPERIMENTE E REALIZE O RECORTE CADA UMA NO

SEU RITMO E DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES.


GOSTARIA MUITO DE VER COMO FICOU SUA ATIVIDADE COM RECORTE E

COLAGEM DOS NÚMEROS; PARA ISSO, POR GENTILEZA, MANDE UMA FOTO

BEM BACANA  MOSTRANDO VOCÊ E SUA ATIVIDADE.


3 - TIRO AO ALVO:  BRINCADEIRA 




QUE TAL BRINCAR EM FAMÍLIA ? 

 

PARA ISSO VOCÊS VÃO PRECISAR DE:

* MEIAS OU BOLAS DE PAPEL

* SACO DE LIXO OU SACOLA PLÁSTICA

* PEDAÇO DE BARBANTE

* CESTA, BALDE OU CAIXA

O OBJETIVO DO JOGO É ACERTAR MAIS BOLAS NO CESTO PARA SER O VENCEDOR.



COMPARTILHE UMA FOTO DA SUA BRINCADEIRA PELO WHATSAPP


BEIJINHOS A TODOS




26 DE MARÇO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS

TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM…

GRATIDÃO PELAS DEVOLUTIVAS. VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!!!


AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES SÃO:


1- QUEM SOU EU .. .CONTINUANDO AS ATIVIDADES NO CADERNO.

PRIMEIRO FOI O DESENHO DA CRIANÇA E O SEU NOME, DEPOIS SUA FRUTA FAVORITA ,

 E AGORA É A VEZ  DE DESENHAR E ESCREVER O NOME DO BRINQUEDO FAVORITO. 


DICAS:  

1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE ESCREVER NA 

PARTE DE CIMA: MEU BRINQUEDO FAVORITO ( LETRA BASTÃO MAIÚSCULA). 

 2 - A CRIANÇA DESENHA O SEU BRINQUEDO FAVORITO E ESCREVE O NOME DELE. 

NA ESCRITA DO NOME DO BRINQUEDO, O ADULTO  PODE ESCREVER NUMA FOLHA E 

A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO PERTO DO SEU DESENHO, OU O ADULTO ESCREVE 

PERTO DO DESENHO DO BRINQUEDO O NOME  ( NESTE CASO, É IMPORTANTE A 

CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). OU AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA

 ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.


2 - DETETIVE DE NÚMEROS



A NOSSA BRINCADEIRA SERÁ SE TORNAR UM DETETIVE À PROCURA DE 

NÚMEROS.

PARA INICIAR SUA PROCURA , QUE TAL CONSTRUIR UM BINÓCULO COM

ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO PARA CONSEGUIR VÊ-LOS MESMO DE LONGE?


ENTÃO VAMOS LÁ..




COM O BINÓCULO EM MÃOS. VAMOS À PROCURA DOS NÚMEROS EM NOSSA CASA. 

E RESPONDA: SERÁ QUE ELES SÃO IMPORTANTES? ONDE PODEMOS ENCONTRÁ-LOS

NA NOSSA CASA?


OLHE ATENTAMENTE EM TODA A SUA CASA  E PROCURE ONDE ESTÃO OS  NÚMEROS.

ENVIE UM ÁUDIO CONTANDO ONDE VOCÊ ENCONTROU OS  NÚMEROS.

ESCOLHA UMA DAS SUAS DESCOBERTAS E TIRE UMA FOTO BEM BACANA.

A PRÔ FARÁ UM BANNER COM TODAS AS FOTOS ENVIADAS PELOS DETETIVES DA 

NOSSA TURMA.


3 - ATIVIDADE:   AUTORRETRATO


OBSERVE AS  IMAGENS ABAIXO QUE REPRESENTAM UMA FOTOGRAFIA E UM 

AUTORRETRATO DE TRÊS ARTISTAS BEM FAMOSOS. AS  PINTURAS SÃO

CHAMADAS DE  AUTORRETRATO,  PORQUE  O ARTISTA PINTOU  UMA IMAGEM

DE SI MESMO.


O AUTORRETRATO DO ARTISTA VAN GOGH À DIREITA, É UMA PINTURA A ÓLEO E A

 FOTOGRAFIA ESTÁ À ESQUERDA.


 À ESQUERDA , FOTOGRAFIA DE TARSILA DO  AMARAL. À DIREITA  O  AUTORRETRATO 

DA ARTISTA.

À ESQUERDA UMA FOTOGRAFIA DO ARTISTA SALVADOR DALI, E À DIREITA SEU 

AUTORRETRATO. 


DEPOIS DE APRECIAR AS IMAGENS ACIMA, A PROPOSTA É  FAZER O SEU DESENHO DE

UM JEITO DIFERENTE.

PARA FAZER SEU  DESENHO VOCÊ VAI PRECISAR DE UM ESPELHO E UM BATOM QUE 

A MAMÃE NÃO USA MAIS.

OLHE COMO VOCÊ É , OBSERVE OS SEUS CABELOS, OLHOS, BOCA, NARIZ, 

SOBRANCELHAS...USE O BATOM E COMECE A DESENHAR NO ESPELHO. 





APÓS FAZER SEU DESENHO, NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER O SEU NOME 

QUANDO TERMINÁ-LO. USE A SUA PLAQUINHA PARA AJUDAR A LEMBRAR 

DA SEQUÊNCIA DAS LETRAS.


DICA: O BATOM SAI MUITO FÁCIL DO ESPELHO É SÓ PASSAR UM PANO OU 

UM PAPEL COM UM POUCO DE ÁLCOOL OU PASSAR LENÇO UMEDECIDO. 


TIRE FOTO DA SUA OBRA DE ARTE E MANDE PELO WHATSAPP. 


26 DE MARÇO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!


TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM…


AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES SÃO:


1- QUEM SOU EU - ATIVIDADE NO CADERNO


CADA CRIANÇA  JÁ  SE DESENHOU E ESCREVEU O NOME NO CADERNO. AGORA,

NA PRÓXIMA FOLHA, O DESAFIO É DESENHAR A FRUTA FAVORITA E ESCREVER O

NOME DELA.


DICAS: 

1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE ESCREVER NA

PARTE DE CIMA: MINHA FRUTA FAVORITA (LETRA BASTÃO MAIÚSCULA). 

 2 - A CRIANÇA DESENHA SUA FRUTA FAVORITA E ESCREVE O NOME DELA. NA

ESCRITA DO NOME DA FRUTA, O ADULTO  PODE ESCREVER NUMA FOLHA E A

CRIANÇA COPIAR NO CADERNO PERTO DO SEU DESENHO, OU O ADULTO ESCREVE

PERTO DO DESENHO DA FRUTA O NOME  ( NESTE CASO, É IMPORTANTE A

CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). OU AINDA, PODE DEIXAR A

CRIANÇA ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.


POR GENTILEZA, TIRE UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIE PELO WHATSAPP.

 

2 - O MEU CORPO



COM O LIVRO EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR, O GAROTINHO MOSTROU COMO

ERA O CORPO DELE.

AGORA, A  BRINCADEIRA É MODELAR O SEU CORPO COM A MASSINHA QUE  VOCÊ

RECEBEU NO MATERIAL DA ESCOLA.

DESTA VEZ, VAMOS MODELAR  DE FORMA  ACHATADA EM CIMA DE UM PAPEL OU

UM PEDAÇO DE PAPELÃO.


ABAIXO VOCÊ PODE OBSERVAR ESTA ATIVIDADE REALIZADA POR OUTRAS CRIANÇAS

POR GENTILEZA, TIRE UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIE PELO WHATSAPP.

 


VAMOS BRINCAR …

3 - BRINCADEIRA:  MÃO E PÉ  


PARA ESTA BRINCADEIRA  VAMOS PRECISAR DE 15 FOLHAS TIPO SULFITE

CORTADAS AO MEIO (DICA: USE FOLHAS QUE JÁ FORAM UTILIZADAS) E  LÁPIS PRETO. 

FAÇAM O CONTORNO  DOS PÉS E DAS MÃOS COMO MOSTRAM AS IMAGENS ABAIXO.

ALÉM DE CONTORNAR, VOCÊS PODEM COLORIR ( É IMPORTANTE QUE OS

CONTORNOS FIQUEM BEM VISÍVEIS).

AS FOLHAS PODEM SER  AFIXADAS NO CHÃO COM DUREX OU FITA CREPE.

O DESAFIO É A CRIANÇA PASSAR  FAZENDO A CORRESPONDÊNCIA COM OS

DESENHOS.


É UMA BINCADEIRA SUPER DIVERTIDA E ESTIMULA A COORDENAÇÃO MOTORA,

EQUILÍBRIO E RITMO.



NÃO ESQUEÇA DE REGISTRAR ESTA BRINCADEIRA POR FOTOS OU VÍDEO E

ENVIAR PELO WHATSAPP.


BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS

TURMA C – PROFª PRISCILA




12 DE MARÇO

TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


Campo de experiência :Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por linguagem oral e escrita,

de fotos, desenhos e outras formas de expressão.


1- VAMOS INICIAR O USO DO NOSSO CADERNO….


COM O TEMA  “QUEM SOU EU”, A BRINCADEIRA AGORA É  A CRIANÇA FAZER NA

PRIMEIRA FOLHA DO CADERNO O DESENHO DO SEU CORPO E ESCREVER O SEU

NOME  (DEIXE QUE A CRIANÇA FAÇA O DESENHO DE SI MESMA E ESCREVA O SEU

NOME DA MANEIRA COMO JÁ SABE FAZER SEM AJUDA) USANDO GIZ DE CERA.


DICA : COLOQUE O CADERNO NA POSIÇÃO VERTICAL.


 POR GENTILEZA, TIRE UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIE PELO WHATSAPP

 

Campo de experiência : O eu, o outro e o nós

Interagir com outras crianças em brincadeiras e atividades. Participar de jogos de regras e

aprender a construir estratégias de jogo. 

 

2- VAMOS BRINCAR DE BOLA NO LENÇOL?

 

MATERIAL:

* LENÇOL

* BOLA OU BEXIGA 

 

ESSA BRINCADEIRA É MUITO FÁCIL E DIVERTIDA, AJUDA A CRIANÇA A DESENVOLVER:

ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA E EQUILÍBRIO.

OS PARTICIPANTES FICAM EM VOLTA DE UM LENÇOL SEGURANDO-O COM AS DUAS MÃOS,

O LENÇOL DEVE FICAR ESTICADO, COLOCA-SE A BOLA NO CENTRO E MOVIMENTANDO O

LENÇOL NÃO PODE DEIXAR A BOLA CAIR.

DICA:USANDO UM PAR DE MEIA IMPROVISAMOS UMA BOLA, É SÓ ENROLAR A MEIA E

PRENDÊ-LA NELA MESMA.

 

NÃO ESQUEÇA DE REGISTRAR ESTA BRINCADEIRA EM FAMÍLIA POR FOTOS OU VÍDEO

E ENVIAR PELO WHATSAPP.


Campo de experiência :Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos

de leitura do adulto-leitor 


3- BOA LEITURA É UM HÁBITO  TOTALMENTE SAUDÁVEL E MUITO RECOMENDADO, TAMBÉM

PARA ESTE MOMENTO, PROPORCIONANDO BEM ESTAR EMOCIONAL E INTELECTUAL.

A PROPOSTA É A LEITURA  COM AS CRIANÇAS DO LIVRO ON LINE: CARTA ÀS MENINAS E

MENINOS EM TEMPOS DE COVID-19 .

 

VALE MUITO A PENA !!! O TEXTO FOI PENSADO PARA CRIANÇAS COM  ILUSTRAÇÕES DE FAMOSOS ARTISTAS DA LITERATURA INFANTIL . E MAIS, DEPOIS DA LEITURA , CONVERSEM SOBRE O MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO  A PARTIR DE PERGUNTAS COMO:VOCÊ SABE POR QUE  AS PESSOAS  ESTÃO EM CASA, OU PELO MENOS QUEM PODE? O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO? E PERMITAM QUE  FALEM SOBRE SEUS SENTIMENTOS.


ClIQUE NO LINK ABAIXO 

https://issuu.com/eduinfantilleituraescrita/docs/fmei_carta_final  

OU AQUI

TURMA C – PROFª PRISCILA


08 DE MARÇO

TURMAS A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM


PRÔ ALINE E AUXILIAR DENISE 

PRÔ MIRIAM E  AUXILIAR MAHAIANE




BNCC - CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: 

O EU, O OUTRO E O NÓS

É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.

 ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

É importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.



PARA LER A HISTÓRIA CLIQUE NESTA IMAGEM


BEIJINHOS VIRTUAIS E ATÉ A PRÓXIMA..

TURMA C – PROFª PRISCILA