PROPOSTAS PARA O PERÍODO DE
13 À 15 DE OUTUBRO
INFANTIL IV - A e B
PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM
QUARTA - FEIRA
HOJE É DIA DE EXPERIMENTO!
OUVIMOS E CANTAMOS A MÚSICA PARA GERMINAR E POMAR COM O GRUPO PALAVRA CANTADA… E AGORA QUE TAL FAZER A EXPERIÊNCIA DE GERMINAR SEMENTES DE LARANJA.
VAMOS LÁ..?! SIGA AS DICAS DO VÍDEO ABAIXO E FAÇA SUA EXPERIÊNCIA COM AJUDA DE UM ADULTO.
https://www.youtube.com/watch?v=0LpyBrZWXU4
QUINTA - FEIRA
BRINCADEIRA - ESCONDE ESCONDE
VAMOS RELEMBRAR DE ALGUNS COMBINADOS PARA ESTA BRINCADEIRA:
O PEGADOR CONTA ATÉ UM CERTO NÚMERO COM OS OLHOS FECHADOS E AS OUTRAS PESSOAS SE ESCONDEM. AS PESSOAS QUE SE ESCONDERAM TÊM QUE VOLTAR AO LUGAR ONDE A PRIMEIRA PESSOA CONTOU E BATER NO PONTO DE PARTIDA, FALANDO UMA FRASE, COMO: "1, 2, 3! (NOME DE QUEM BATEU)" PARA SE SALVAR.
SEXTA - FEIRA
JOGO
VAMOS BRINCAR COM O JOGO DE PERCURSO.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
1 DADO
MARCADORES (PINOS, MINIATURAS)
1 TABULEIRO CONFECCIONADO PELA CRIANÇA E SUA FAMÍLIA.
PARA CONFECCIONAR O TABULEIRO SERÃO NECESSÁRIAS DUAS FOLHAS DO CADERNO, OU OUTRO TIPO DE PAPEL A ESCOLHA. COM GIZ DE CERA, CANETA, ETC, FAÇA O TRAÇADO DO CAMINHO E OS ESPAÇOS PARA OS NÚMEROS ( 1 A 12 - SE DESEJAR MAIOR DESAFIO AUMENTE A QUANTIDADE DE NÚMEROS) E PARA AS PALAVRAS SAÍDA (INÍCIO) E CHEGADA. O TEMA E A DECORAÇÃO DO JOGO FICA POR CONTA DA CRIATIVIDADE DE VOCÊS!!!
REGRAS
CADA JOGADOR LANÇA O DADO E AVANÇA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTE A QUANTIDADE SORTEADA NO DADO. GANHA QUEM PRIMEIRO ATINGIR A MARCAÇÃO DA PALAVRA CHEGADA.
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.
INFANTIL IV - C
PROFESSORA PRISCILA
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 04 A 08 DE OUTUBRO/2021
INFANTIL IV- A e B
PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM
SEGUNDA - FEIRA
DIA DE MÚSICA COM O GRUPO PALAVRA CANTADA…
QUE TAL APRENDER O NOME DE VÁRIAS ÁRVORES FRUTÍFERAS?
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SE DIVIRTA...
https://www.youtube.com/watch?v=kfinwr3A9fg
TERÇA - FEIRA
HORA DA HISTÓRIA !
DIA 12 DE OUTUBRO É COMEMORADO O DIA DAS CRIANÇAS…
ENTÃO VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO QUE MOSTRA A LEI DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS..
https://www.youtube.com/watch?v=l1gR1YxsbUs
QUARTA - FEIRA
HOJE É DIA DE EXPERIMENTO!
QUE TAL EXPERIMENTAR ALGUMAS FRUTAS EM FORMA DE ESPETINHOS?
ESPETINHO DE FRUTAS
PARA FAZER UM ESPETINHO DE FRUTAS BEM COLORIDO VOCÊS PRECISAM DAS VÁRIAS FRUTAS DISPONÍVEIS EM CASA E PALITOS DE CHURRASCO
MODO DE FAZER
• LAVE BEM AS FRUTAS (NESSE MOMENTO, AS CRIANÇAS PODEM AJUDAR). • DESCASQUE-AS E CORTE-AS EM FORMATOS ADEQUADOS.
• MONTE OS ESPETOS INTERCALANDO AS FRUTAS DE MANEIRA QUE O VISUAL FIQUE BEM COLORIDO.
• LEVE À GELADEIRA POR UMA HORA. SE PREFERIR, POLVILHE UM POUCO DE CEREAL OU GRANOLA.
QUINTA - FEIRA
DIA DE JOGO… A DICA É O JOGO DA MEMÓRIA COM FRUTAS E O MAIS LEGAL É CRIAR COM AS CRIANÇAS AS CARTAS DO JOGO.
É IMPORTANTE USAR A CRIATIVIDADE E OS MATERIAIS DISPONÍVEIS EM CASA E NO VÍDEO ABAIXO TEM ALGUMAS DICAS PARA ESTE MOMENTO.
https://www.youtube.com/watch?v=7-dsWHGpswI
SEXTA - FEIRA
DIA DA FANTASIA
HOJE É DIA DA FANTASIA NA ESCOLA, ENTÃO BORA LÁ, VOCÊ E SUA FAMÍLIA ENTREM NA FARRA E CRIEM SUAS FANTASIAS E BRINQUEM EM CASA
ALGUMAS IDEIAS SIMPLES E CRIATIVAS..
https://www.tempojunto.com/2016/01/29/20-ideias-de-fantasias-simples-e-baratas-para-o-carnaval/
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.
INFANTIL IV - C
PROFESSORA PRISCILA
PROPOSTA PARA ENSINO REMOTO
DO PERÍODO DE 27/09 À 01/10/2021
INFANTIL: IV - A e B
PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM
SEGUNDA - FEIRA
DIA DE MÚSICA COM O GRUPO PALAVRA CANTADA…
“BASTA UMA SEMENTE PARA COMEÇAR
A VIDA BROTANDO PARA TRANSFORMAR
UM POUCO DE ÁGUA JÁ DEVE BASTAR
MUITA LUZ DO SOL PARA GERMINAR
A VIDA QUE BROTA OUTRA VAI GERAR
TUDO ESTÁ LIGADO VOCÊ TEM QUE SE LIGAR..”
https://www.youtube.com/watch?v=Dql6t8sozsk
TERÇA - FEIRA
HORA DA HISTÓRIA !
“ JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”
CLIQUE NO LINK ABAIXO E DIVIRTA-SE.
https://www.youtube.com/watch?v=v6r9UEDHsPU
QUARTA - FEIRA
HOJE É DIA DE EXPERIMENTO!
QUE TAL VER VÁRIAS SEMENTES DANÇANDO?
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
ÁGUA
VINAGRE
GRÃOS DE LENTILHA OU MILHO DE PIPOCA
BICARBONATO DE SÓDIO
ASSISTA AO VÍDEO E VEJA COMO FAZER MAIS ESTA EXPERIÊNCIA.
https://www.youtube.com/watch?v=DOoECDF5ZdU
QUINTA - FEIRA
BRINCADEIRA: COMIDINHA DA FLORESTA
BRINCAR DE COMIDINHA É UMA DAS BRINCADEIRAS MAIS BRINCADAS NO MUNDO POR CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES. ESTE VÍDEO É UM CONVITE A MAIS UMA BRINCADEIRA...
https://www.youtube.com/watch?v=GH3kPgOO1RA
SEXTA - FEIRA
VAMOS JOGAR..
ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA COMO JOGAR “O JOGO CABO DE GUERRA”.
https://www.youtube.com/watch?v=EwDwMY9bc84
PARA TER UM DADO VOCÊ PODE FAZÊ-LO USANDO ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, COMO MOSTRA O VÍDEO A ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=qK5VBzsSMac
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.
INFANTIL IV - C
PROFESSORA PRISCILA
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 20 A 24/09/2021
INFANTIL IV A e B
PROFESSORAS ALINE E MIRIAM
SEGUNDA - FEIRA
DIA DE MÚSICA!
É MUITO IMPORTANTE COMEÇARMOS A PRESERVAR A NATUREZA.
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E APRENDA A LINDA MÚSICA "NATUREZA''.
https://www.youtube.com/watch?v=oM3TMXIJKb8
TERÇA - FEIRA
HORA DA HISTÓRIA!
“ A ÁRVORE SEM FOLHAS”
CLIQUE NO LINK ABAIXO E DIVIRTA-SE.
https://www.youtube.com/watch?v=u9LvPACZQCw
QUARTA - FEIRA
HOJE É DIA DE EXPERIMENTO!
VAMOS COLORIR FLORES E FOLHAS DE VERDADE?
ASSISTA AO VÍDEO E DESCUBRA COMO FAZER ESTA BRINCADEIRA.
https://www.youtube.com/watch?v=Xk5_DTDjGBU
QUINTA - FEIRA
BRINCADEIRA
E PARA DESCONTRAIR QUE TAL UMA BRINCADEIRA DE MÍMICA?
https://www.youtube.com/watch?v=3MGB4oLyi0E
SEXTA - FEIRA
VAMOS JOGAR
ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA COMO JOGAR “O JOGO DA ÁRVORE”.
https://www.youtube.com/watch?v=UpEdz1nguTo
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.
INFANTIL IV - C
PROFESSORA PRISCILA
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 13 A 17/09/2021
INFANTIL IV - A e B
PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM
SEGUNDA - FEIRA
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM FROTAGEM?
FROTAGEM É UMA TÉCNICA QUE PERMITE CAPTURAR NO PAPEL A TEXTURA DE UMA SUPERFÍCIE.
VAMOS FAZER A FROTAGEM EM UM TRONCO DE ÁRVORE. E PARA ISSO SERÁ PRECISO UMA FOLHA E GIZ DE CERA PARA DECALCAR A TEXTURA.
TERÇA - FEIRA
UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA.
ASSISTA O FILME E DESCUBRA COMO PODEMOS SALVAR NOSSO PLANETA.
https://www.youtube.com/watch?v=-VP5NEnnkyI
QUARTA - FEIRA
HORA DO EXPERIMENTO!
VAMOS APRENDER A FAZER TINTA USANDO ELEMENTOS NATURAIS.
VOCÊ SABIA QUE CONSEGUIMOS FAZER TINTA USANDO CAFÉ? ISSO MESMO!
COM CAFÉ, CONSEGUIMOS FAZER A TINTA MARROM! PARA FAZER A TINTA AMARELA, VOCÊS PODEM USAR O AÇAFRÃO; E O URUCUM PARA FAZER A COR ALARANJADA.
PARA FAZER ESSA TINTA VOCÊ VAI PRECISAR DE:
2 COLHERES DE SOPA DE COLA BRANCA
3 COLHERES DE ÁGUA
1 COLHER DE SOPA DO CORANTE ESCOLHIDO (CAFÉ OU AÇAFRÃO OU URUCUM)
QUINTA - FEIRA
VOCÊ É O ARTISTA!
AGORA COM ESTA TINTA DIFERENTE E SEU PINCEL, FAÇA UM LINDO DESENHO EM SEU CADERNO!
SEXTA - FEIRA
HORA DA HISTÓRIA!
ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO COM A HISTÓRIA O PLANETA DAS ÁRVORES.
https://www.youtube.com/watch?v=j6PTs2F7vQI
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.
INFANTIL IV - C
PROFESSORA PRISCILA
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 08 A 10/09/2021
INFANTIL IV - A E B
PROFESSORAS ALINE E MIRIAM
QUARTA - FEIRA
HORA DA HISTÓRIA
IMAGINAR UMA ÚNICA ÁRVORE NO MUNDO COMO SERIA?
ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO COM A HISTÓRIA A ÚLTIMA ÁRVORE DO MUNDO
https://www.youtube.com/watch?v=lu1jLHx8yMA
QUINTA-FEIRA
DETETIVE EM AÇÃO
A MISSÃO SERÁ DESCOBRIR SE TEM ALGUMA ÁRVORE PERTO DA SUA CASA.
AO ENCONTRÁ-LA , A SEGUNDA MISSÃO SERÁ FOTOGRAFÁ-LA OU DESENHÁ-LA NO CADERNO.
SEXTA- FEIRA
AGORA DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO, OBSERVAR AS ÁRVORES QUE EXISTEM PRÓXIMA A SUA CASA, QUE TAL RECOLHER ALGUMAS FLORES, FOLHAS E GRAVETOS E TRANSFORMAR EM LINDA OBRA DE ARTE? UTILIZAR O CADERNO.
AQUI ESTÃO ALGUMAS IDEIAS COMO INSPIRAÇÃO PARA A CRIAÇÃO.
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.
INFANTIL IV - C
PROFESSORA PRISCILA
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 30/08 À 03/09/2021
INFANTIL IV - A e B
PROFESSORAS: ALINE E MIRIAM
SEGUNDA-FEIRA
VAMOS TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA DE UMA FORMA DIFERENTE!
https://www.youtube.com/watch?v=7ulFoOX9jwM
TERÇA-FEIRA
HOJE É DIA DE HISTÓRIA, ADIVINHA QUEM VEM PARA MOSTRAR O SEU TALENTO!
https://www.youtube.com/watch?v=qombBS0p8dE
AGORA VAMOS FAZER A ARANHA E SUA TEIA, UTILIZANDO BARBANTE, TINTA, PAPELÃO OU CAIXA DE LEITE.
QUARTA-FEIRA
PARA ESSA ATIVIDADE VAMOS USAR O CADERNO, ALGUNS PEDAÇOS DE BARBANTE, COLA E TINTA.
COLOQUE UM POUCO DE COLA MISTURADA COM A TINTA EM UM RECIPIENTE, MERGULHE O BARBANTE NESSA MISTURA E DEPOIS DESENHE SOBRE A FOLHA DO CADERNO, DEIXANDO O BARBANTE COMO PARTE DA SUA OBRA.
QUINTA-FEIRA
QUE TAL FAZER UMA EXPERIÊNCIA USANDO O BARBANTE E UM GELO, O QUE SERÁ QUE VAI ACONTECER?
https://www.youtube.com/watch?v=rUc-JOpmkwI
SEXTA-FEIRA
NA BRINCADEIRA DE HOJE, VAMOS VER QUEM TEM MAIS FÔLEGO E CHEGA PRIMEIRO.
https://www.youtube.com/watch?v=ZkcfgV5fgYw
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.
INFANTIL IV - C
PROFESSORA PRISCILA
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 23 À 27/08/2021
INFANTIL IV - A, B e C
PROFESSORAS ALINE, MIRIAM (LUCIENE) e PRISCILA
PROPOSTA DE ATIVIDADES
SEGUNDA-FEIRA
INSTRUMENTO MUSICAL
HOJE TRAGO PARA VOCÊS COMO CONSTRUIR ESSE INSTRUMENTO CHAMADO ASALATO, UM BRINQUEDO MUSICAL ORIGINÁRIO DA ÁFRICA. AQUI VAMOS CONSTRUIR ELE COM TAMPAS DE GARRAFA. VAMOS APRENDER? ASSISTA O VÍDEO.
https://www.youtube.com/watch?v=p5xfk9kP-AI
TERÇA-FEIRA
HORA DA HISTÓRIA!
https://www.youtube.com/watch?v=sqax6Q-1gbk
DEPOIS DE ASSISTIR A HISTÓRIA, VAMOS AGORA DESENHAR O SEU SAPATO NO CADERNO.
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O NÚMERO QUE VOCÊ CALÇA, É SÓ OLHAR EMBAIXO DO SEU SAPATO E COPIAR.
QUARTA-FEIRA
VAMOS BRINCAR!
O VÍDEO VAI TE ENSINAR ALGUMAS BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA, VAMOS BRINCAR DE “TERRA MAR”.
ASSISTA AO VÍDEO ATÉ 2:55
https://www.youtube.com/watch?v=C6hJaF9B23w
QUINTA-FEIRA
HORA DA DESCOBERTA!
VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA GELADA
https://www.youtube.com/watch?v=Qm5EOW9ynbY
CASO VOCÊ NÃO TENHA ANILINA, SUBSTITUA POR GUACHE.
SEXTA FEIRA
AGORA VOCÊ É O ARTISTA
AGORA QUE SUA EXPERIÊNCIA JÁ FICOU PRONTA, VAMOS USÁ-LA PARA UMA PINTURA DIFERENTE E GELADA!
TIRE UMA FOLHA DO SEU CADERNO E FAÇA A SUA PRODUÇÃO.
NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR TUDO QUE FOI FEITO E POSTAR NO GRUPO. LEMBRANDO QUE O ENVIO DAS ATIVIDADES, GARANTE SUA PRESENÇA.
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 16 A 20/08/2021
INFANTIL IV - A E B
PROFESSORAS ALINE E MIRIAM (LUCIENE)
PROPOSTAS
SEGUNDA-FEIRA
EXPERIÊNCIA: ÁGUA QUE NÃO CAI DO COPO
https://www.youtube.com/watch?v=xcZIAspxg38
ASSISTA O VÍDEO E REALIZE A EXPERIÊNCIA.
CONVERSE SOBRE A EXPERIÊNCIA
TERÇA-FEIRA
VAMOS JOGAR: JOGO DO DADO
https://www.youtube.com/watch?v=8s6CmfSmU90
ASSISTA O VÍDEO, SEPARE OS MATERIAIS E VAMOS AO JOGO.
PARA FAZER UM DADO É SÓ ACESSAR O LINK. https://www.youtube.com/watch?v=KZkbEqGcdUQ
QUARTA-FEIRA
HORA DA HISTÓRIA
https://www.youtube.com/watch?v=ux0dBBfMkXA
ASSISTA O VÍDEO E BOA DIVERSÃO.
QUINTA-FEIRA
PINTURA LIVRE COM GUACHE
SEXTA-FEIRA
VAMOS BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE
INFANTIL IV - C
PROFESSORA PRISCILA
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 02 À 12/08/2021
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM (LUCIENE)
Olá turminha!
Vocês conhecem o Caso do
Bolinho?
Esse bolinho é muito
esperto, vocês vão adorar. Clique no link abaixo e divirta-se.
Depois faça um desenho
bem bonito da história e mande para o grupo de WhatsApp da sala.
Até a próxima
https://www.youtube.com/watch?v=iV1NGw3pAj0
PROPOSTAS PARA O PERÍODO
DE 26 À 30/07/2021
PROFESSORAS ALINE E MIRIAM (LUCIENE)
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
TUDO BEM?
ESTAMOS DE VOLTA DEPOIS DE ALGUNS DIAS DE DESCANSO.
E AGORA, VAMOS RETOMAR NOSSA ROTINA DE DESCOBERTAS, DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E MUITA BRINCADEIRA.
CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS...
DESCANSARAM BASTANTE NO RECESSO!
ATIVIDADE 1: O MONSTRO DO NOME
PARA ESTA SEMANA VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE DIVERTIDA
COM O NOSSO NOME QUE SE CHAMA “O MONSTRO DO NOME”.
PARA CONFECCIONAR E DESCOBRIR COMO É O SEU “MONSTRO DO NOME”
VOCÊS VÃO PRECISAR DE:
PAPEL
LÁPIS GRAFITE
LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA
CANETÃO OU CANETINHA
TESOURA
DICA: USEM A SUA CRIATIVIDADE PARA DESENHAR E PINTEM SEU “MONSTRO DO NOME” DA MANEIRA QUE ACHAR MELHOR.
QUEM PRECISAR PODE UTILIZAR A PLAQUINHA DO NOME PARA AJUDAR NA ESCRITA DO NOME.
ASSISTAM AO VÍDEO DE COMO FAZER O SEU “MONSTRO DO NOME”.
POSTEM UMA FOTO DO SEU MONSTRO NO WHATSAPP.
ATIVIDADE 2: RECEITA - BISCOITOS AMANTEIGADOS
AGORA, IREMOS FAZER UMA RECEITA BEM GOSTOSA DE BISCOITOS AMANTEIGADOS.
E VAMOS PRECISAR DOS SEGUINTES INGREDIENTES:
1 XÍCARA (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO
¼ DE XÍCARA (CHÁ) DE AÇÚCAR
75 G DE MANTEIGA
AGORA É COM VOCÊS, MÃO NA MASSA!
ACOMPANHEM NO VÍDEO ABAIXO O MODO DE PREPARO DA RECEITA.
AH, A QUANTIDADE DOS INGREDIENTES CITADA ACIMA É DE MEIA RECEITA, SE QUISEREM FAZER UMA RECEITA INTEIRA COMO NO VÍDEO FIQUEM À VONTADE.
https://www.youtube.com/watch?v=Jvw0FfodhJE&t=3s
QUANDO A RECEITA ESTIVER PRONTA, TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PELO WHATSAPP ACOMPANHADO POR UM ÁUDIO DIZENDO A QUANTIDADE DE BISCOITOS QUE FOI POSSÍVEL FAZER.
ATIVIDADE 3: BRINQUEDO - CATAPULTA DE PRENDEDOR
VOCÊS SABEM O QUE É UMA CATAPULTA?
AS CATAPULTAS ERAM IMPORTANTES ARMAS DE GUERRA. UMA CATAPULTA ERA UMA MÁQUINA SIMPLES, USADA PARA LANÇAR PROJÉTEIS, OU OBJETOS PESADOS, CONTRA UM INIMIGO, COM GRANDE FORÇA E A GRANDES DISTÂNCIAS.
E AGORA, QUE TAL BRINCAR DE LANÇAR PRENDEDORES DE ROUPA DENTRO DE UM POTE ?
É SÓ SEGUIR OS PASSOS APRESENTADOS NO VÍDEO ABAIXO.
ESTA BRINCADEIRA DESENVOLVE COORDENAÇÃO MOTORA, LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL E PRECISÃO.
ENTÃO, UMA ÓTIMA BRINCADEIRA PARA VOCÊS.
COMPARTILHE UM VÍDEO DO SEU JOGO….
https://www.youtube.com/watch?v=yZdCtbfmVsc
BEIJINHOS VIRTUAIS RECHEADOS DE SAUDADES!!!
___________________________________________
1° SEMESTRE 2021
2 DE JULHO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM (LUCIENE)
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
CHEGAMOS A NOSSA ÚLTIMA SEMANA ANTES DO
RECESSO….
UMA PAUSA DE ALGUNS DIAS E NO DIA 21 DE JULHO
RETORNAREMOS FIRMES E FORTES PARA MAIS UM SEMESTRE
DE MUITAS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS...
ENTÃO, VAMOS ÀS PROPOSTAS PARA A PRÓXIMA SEMANA:
ATIVIDADE 1 - CONVERSA SOBRE O MEDO
NA SEMANA PASSADA VÁRIAS CRIANÇAS SENTIRAM MEDO AO
OUVIR A MÚSICA ORQUESTRADA.
TUDO BEM SENTIR MEDO…. FAZ PARTE DA NOSSA VIDA. O
MEDO SÓ NÃO PODE IMPEDIR DE FAZER AS COISAS QUE
QUEREMOS OU GOSTAMOS DE FAZER.
O GRUPO TIQUEQUÊ TEM UM MÚSICA BEM BACANA QUE
FALA SOBRE O MEDO E QUE ÀS VEZES O MOTIVO NÃO É TÃO
VERDADEIRO ASSIM…
ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO DA APRESENTAÇÃO DA MÚSICA
“TÔ COM MEDO” DO GRUPO TIQUEQUÊ E VEJAM A CONVERSA DE
UM MENINA COM O SEU PAI...
https://www.youtube.com/watch?v=htUCXyl3-4w
COMPARTILHE UM ÁUDIO DIZENDO DO QUE VOCÊ TEM MEDO E
COMO FAZ PARA VENCÊ-LO.
ATIVIDADE 2 - MÚSICA E SENTIMENTOS 3
TAMBÉM TEMOS CONVERSADO SOBRE COMO A MÚSICA ESTÁ
CONECTADA COM NOSSOS SENTIMENTOS.
NA PRIMEIRA ATIVIDADE A MÚSICA “AS QUATRO ESTAÇÕES” - VIVALDI
NOS TROUXE ALEGRIA E NA SEMANA PASSADA, AO OUVIR A MÚSICA,
VÁRIAS CRIANÇAS SENTIRAM MEDOOOO…..
TEMOS OUTRA MÚSICA ORQUESTRADA PARA SER OUVIDA E DIGA LÁ,
QUAL É O SENTIMENTO QUE ELA TROUXE PRA VOCÊ?
DEPOIS DE OUVIR A MÚSICA, DESENHE NO CADERNO QUAL FOI O
SENTIMENTO QUE ELA CAUSOU EM VOCÊ E, COM AJUDA DE UM ADULTO,
ESCREVA O NOME DESTE SENTIMENTO.
TIRE UMA FOTO DA SUA PRODUÇÃO E COMPARTILHE PELO WHATSAPP.
ATIVIDADE 3 - MINHA ARTE COM KANDINSKY
HÁ ALGUMAS SEMANAS TEMOS CONVERSADO E APRECIADO OBRAS DO
PINTOR RUSSO KANDINSKY COM AS CORES, FORMAS, LINHAS E A
MÚSICA PRESENTES EM SUAS CRIAÇÕES….
AGORA É A SUA VEZ…. UTILIZANDO DIFERENTES CORES, FORMAS E
LINHAS FAÇA A SUA CRIAÇÃO.
COMO MAIS UMA INSPIRAÇÃO , VEJAM O VÍDEO ABAIXO…
https://www.youtube.com/watch?v=5ncQDRvkpP8
UTILIZE DIFERENTES JEITOS DE FAZER AS FORMAS GEOMÉTRICAS
COM RECORTE E COLAGEM, CARIMBO E/OU CONTORNO DE OBJETOS.
TIRAS DE PAPEL COLORIDAS..
USE, TINTA, CANETINHAS, GIZ DE CERA E O QUE MAIS A SUA IMAGINAÇÃO
MANDAR….
DEPOIS DE FINALIZAR SUA CRIAÇÃO, TIRE UMA FOTO E COMPARTILHE
PELO WHATSAPP….
ESTAMOS NA EXPECTATIVA PARA APRECIAR AS CRIAÇÕES DE VOCÊS...
ATIVIDADE 4 - JOGO DA VELHA
FIZEMOS O JOGO DA ÁRVORE, DESTA VEZ A PROPOSTA É COM OUTRO
JOGO DE TABULEIRO, COM REGRAS SIMPLES, BEM POPULAR E MUITO
ANTIGO.
SEU NOME TERIA SE ORIGINADO NA INGLATERRA, QUANDO NOS FINAIS
DA TARDE, MULHERES SE REUNIAM PARA CONVERSAR E BORDAR.
AS MULHERES IDOSAS, POR NÃO TEREM MAIS CONDIÇÕES DE BORDAR
EM RAZÃO DA FRAQUEZA DE SUAS VISTAS, JOGAVAM ESTE JOGO SIMPLES,
QUE PASSOU A SER CONHECIDO COMO O DA “VELHA”. PORÉM, SUA ORIGEM
TERIA SIDO AINDA MAIS ANTIGA. FALA-SE EM TABULEIROS ESCAVADOS NA
ROCHA DE TEMPLOS DO ANTIGO EGITO, QUE TERIAM SIDO FEITOS POR
ESCRAVOS HÁ 3.500 ANOS.
JÁ SABEM QUAL É ? ACERTOU QUEM PENSOU NO JOGO DA VELHA.
ESTE JOGO ACONTECE EM DUPLA. CADA JOGADOR TERÁ UMA CHANCE
E O OBJETIVO DO JOGO E FORMAR UM TRIO NA DIAGONAL, OU
HORIZONTAL, OU NA VERTICAL.
AO MESMO TEMPO QUE UM JOGADOR DEVE CRIAR O SEU JOGO PARA
FORMAR O TRIO, TAMBÉM DEVE IMPEDIR O OUTRO JOGADOR DE
FORMAR O TRIO DELE.
PARA CONFECCIONAR O JOGO VOCÊS PRECISAM DE 8 TAMPINHAS, UM
PEDAÇO DE PAPELÃO , OU PAPEL COLORIDO COM O SEGUINTE TRAÇADO:
FAÇAM OS COMBINADOS E BRINQUEM !!! É MUITO LEGAL.
COMPARTILHE UM VÍDEO DO SEU JOGO….
BEIJINHOS VIRTUAIS !!
25 DE JUNHO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM (LUCIENE)
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
FICAMOS MUITO FELIZES AO APRECIARMOS AS FOTOS, OS VÍDEOS E OS
ÁUDIOS COM TANTAS DESCOBERTAS QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO , BEM
COMO A PRESENÇA NOS ENCONTROS ONLINE E AINDA, COM AQUELES
QUE ESTÃO TAMBÉM NO PRESENCIAL.
GRATIDÃO, GRATIDÃO...
PREPARADOS PARA MAIS UMA SEMANA DE MUITOS DESAFIOS E
DESCOBERTAS?
ATIVIDADE 1 - MÚSICA E CINEMA
NA SEMANA OUVIMOS UM POUQUINHO DA APRESENTAÇÃO DE UMA ORQUESTRA
PEQUENA DE FLORIANÓPOLIS COM A HISTÓRIA “ “PEDRO E LOBO”
AGORA TRAZEMOS PARA VOCÊS O CONCERTO DIDÁTICO DA ORQUESTRA DE
SOPRO DE NOVO HAMBURGO COM POUT-POURRI DE TEMAS DE ABERTURAS
DE DESENHOS ANIMADOS E DE ALGUNS FILMES.
COMO ESSES QUE VOCÊS VÃO VER ABAIXO...
DESAFIO:
DESCUBRA QUAIS OUTRAS TRILHAS DE DESENHOS ANIMADOS E/OU FILMES
FORAM APRESENTADOS PELA ORQUESTRA DE SOPRO DE NOVO HAMBURGO.
COMPARTILHEM UM ÁUDIO COM AS SUAS DESCOBERTAS.
ATIVIDADE 2 - MÚSICA E SENTIMENTOS 2
AO OUVIRMOS UMA MÚSICA, ELA PODE CAUSAR EM NÓS DIFERENTES
SENSAÇÕES E SENTIMENTOS.
NA SEMANA PASSADA COM UM PEDACINHO DA MÚSICA “AS QUATRO
ESTAÇÕES - VIVALDI”, A MAIORIA DAS CRIANÇAS SENTIRAM ALEGRIA,
FELICIDADE, TRANQUILIDADE...
DESTA TRAZEMOS OUTRA MÚSICA ORQUESTRA.
CLIQUE AQUI PARA OUVIR.
DEPOIS DE OUVIR A MÚSICA, CHEGOU O MOMENTO DE DESENHAR NO
CADERNO QUAL FOI O SENTIMENTO QUE ELA CAUSOU EM VOCÊ E, COM
AJUDA DE UM ADULTO, ESCREVER O NOME DESTE SENTIMENTO.
JÁ FIZEMOS A EXPLOSÃO DAS CORES, A DANÇA DAS CORES, E A
PROPOSTA DESTA VEZ É PRODUZIR E OBSERVAR BOLHAS
COLORIDAS-FLUTUANTES.
PARA ISSO SERÁ PRECISO
1 COPO DE VIDRO TRANSPARENTE
COPO PARA MISTURAR AS CORES
COLHER
ÁGUA
ÁLCOOL
ÓLEO
CORANTE OU GUACHE
NO VÍDEO ABAIXO É POSSÍVEL CONHECER O PASSO A PASSO.
ENTÃO, SEPAREM OS MATERIAIS, ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM O
EXPERIMENTO.
ATIVIDADE 4 - CIRCUITO MOTOR EM CASA
NA ATIVIDADE DE CIRCUITO MOTOR AS CRIANÇAS EXPLORAM UM ESPAÇO
PREPARADO COM MATERIAIS DIVERSIFICADOS, TAIS COMO: CORDA,
CADEIRAS, ALMOFADAS, CABO DE VASSOURA, ENTRE OUTROS.
O OBJETIVO É SUGERIR MOVIMENTOS CORPORAIS COMO SUBIR,
DESCER, ROLAR, RASTEJAR, SALTAR, ETC.
MÃOS NA MASSA: ESCOLHAM OS OBJETOS,COM CRIATIVIDADE, MONTEM O
CIRCUITO E ÓTIMA BRINCADEIRA PRA VOCÊS!!!
POR GENTILEZA, MANDEM FOTO DA BRINCADEIRA.
QUEREMOS VER AS IDEIAS DE CADA FAMÍLIA NA MONTAGEM DO CIRCUITO
DENTRO OU FORA DE CASA.
BEIJINHOS RECHEADOS DE SAUDADES...
TURMAS: C – PROFª PRISCILA
18 DE JUNHO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM (LUCIENE)
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
VOCÊS ESTÃO BEM?
DE FATO, O NOSSO CORAÇÃO DESEJA MUITO QUE SIM...
VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE MUITOS DESAFIOS E DESCOBERTAS...
ATIVIDADE 1 - KANDINSKY E DESENHO DIGITAL
VAMOS RETOMAR NOSSA CONVERSA SOBRE O PINTOR KANDINSKY…
PARA ESTE ARTISTA CORES E FORMAS TEM TUDO HAVER COM MÚSICA.
BOA PARTE DE SUA OBRA FOI INSPIRADA PELA MÚSICA, E ELE PRÓPRIO ACREDITAVA
QUE AS CORES COMBINADAS FORMAVAM “ACORDES VISUAIS” OU SEJA, MÚSICA
MISTURA COM CORES E FORMAS.
E AGORA, QUE TAL DESENHAR PRODUZINDO SONS?
GOSTOU DA IDEIA?
É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO
https://musiclab.chromeexperiments.com/kandinsky/
DICAS:
SE FOR PELO NOTEBOOK É COM O CURSOR (SETINHA) QUE SE DESENHA E
ESCOLHE AS CORES E PARA OUVIR A MÚSICA DO DESENHO É SÓ CLICAR NA
SETINHA DENTRO DO CÍRCULO
NO CELULAR, FAZ-SE OS DESENHOS E A ESCOLHA DE CORES COM A PONTA DO
DEDO INDICADOR.
GENTE É FANTÁSTICO !!!!!
TENHO CERTEZA QUE SERÁ MUITO DIVERTIDO E VÃO QUERER FAZER E
OUVIR VÁRIAS VEZES.
AÍ ENTÃO, FAÇAM UM PRINT DA SUA OBRA E O MAIS LEGAL SERIA CONSEGUIR
GRAVAR A PRODUÇÃO COM A MÚSICA ( PARA ISSO SERIA NECESSÁRIO USAR DOIS CELULARES OU UM CELULAR E UM NOTEBOOK EM UM ACESSA O LINK E COM O
OUTRO FAZ-SE A GRAVAÇÃO OU USAR UM GRAVADOR DE TELA).
COMPARTILHE O PRINT E/OU O VÍDEO PELO WHATSAPP.
ATIVIDADE 2 - HISTÓRIA COM PALAVRA E MÚSICA
A PROPOSTA AGORA É OUVIR E APRECIAR UM CONTO CLÁSSICO DA WALT
DISNEY CONTADO COM PALAVRAS E COM MÚSICA - INSTRUMENTOS MUSICAIS
PRESENTES NUMA ORQUESTRA.
DURANTE A HISTÓRIA OBSERVE OS INSTRUMENTOS QUE IRÃO APARECER.
UMA DICA: CADA PERSONAGEM É REPRESENTADO POR UM TIPO DE INSTRUMENTO.
CLICAR NO VÍDEO ABAIXO
DESAFIO:
DESCUBRAM , NESTA HISTÓRIA, QUAL INSTRUMENTO REPRESENTA O PASSARINHO
E QUAIS REPRESENTAM OS CAÇADORES.
COMPARTILHEM UM ÁUDIO COM AS SUAS DESCOBERTAS.
ATIVIDADE 3 - MÚSICA E SENTIMENTOS
AO OUVIRMOS UMA MÚSICA, ELA PODE CAUSAR EM NÓS DIFERENTES SENSAÇÕES
E SENTIMENTOS.
ÀS VEZES, PODE SER DE MEDO, SAUDADE, RAIVA....NÃO É VERDADE?!
QUE TAL OUVIR UMA MÚSICA INSTRUMENTAL?
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA OUVIR UM PEDACINHO DA MÚSICA “AS QUATRO
ESTAÇÕES - VIVALDI”
DEPOIS DE APRECIAR UM POUQUINHO DESTA MÚSICA, DESENHAR NO CADERNO
QUAL FOI O SENTIMENTO QUE ELA CAUSOU EM VOCÊ E, COM AJUDA DE UM ADULTO, ESCREVER O NOME DESTE SENTIMENTO.
ENTÃO TIRAR UMA FOTO DA SUA PRODUÇÃO E COMPARTILHAR PELO WHATSAPP.
E SE QUISEREM OUVIR TODA A MÚSICA “AS QUATRO ESTAÇÕES” - VIVALDI, É SÓ
CLICAR NO LINK ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=DTTA-EpRWt0
ATIVIDADE 4 - CONSTRUINDO TORRES DE BRINQUEDOS
ESSA BRINCADEIRA É BEM DIVERTIDA E TEM HAVER COM QUANTIDADE E EQUILÍBRIO.
PARA COMEÇAR, ESCOLHAM UMA QUANTIDADE DOS BRINQUEDOS QUE
TENHAM EM CASA .
O DESAFIO É COLOCAR UM POR CIMA DO OUTRO EMPILHANDO DE FORMA
QUE FIQUEM EQUILIBRADOS.
QUANDO A TORRE ESTIVER PRONTA, COM A MAIOR QUANTIDADE DE
BRINQUEDOS QUE FOR POSSÍVEL, TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PELO
WHATSAPP ACOMPANHADO POR UM ÁUDIO DIZENDO A QUANTIDADE DE BRINQUEDOS QUE FOI COLOCADA NA TORRE.
BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS RECHEADOS COM MUITA SAUDADE !!
TURMAS: C – PROFª PRISCILA
11 DE JUNHO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
TUDO BEM COM VOCÊS?
DESEJAMOS QUE SIM...
GRATIDÃO PELAS DEVOLUTIVAS.
VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS E ARRASANDO NAS PRODUÇÕES COM CAPRICHO E
CRIATIVIDADE !
PARA A PRÓXIMA SEMANA, TEREMOS AS SEGUINTES PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA
NOVAS APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS:
ATIVIDADE 1 - INSTRUMENTO MUSICAL ALTERNATIVO
NA SEMANA PASSADA, USAMOS O NOSSO CORPO PARA PRODUZIR SONS COM A AJUDA DA
MÚSICA YAPO DO GRUPO PALAVRA CANTADA, VOCÊS SE LEMBRAM?
GOSTARAM DA BRINCADEIRA?
PENSANDO AINDA EM SOM, NESSA SEMANA VAMOS CONSTRUIR UM VIOLÃO!!
VOCÊS SABEM QUE O VIOLÃO É UM INSTRUMENTO DE CORDAS?
ASSISTAM O VÍDEO PARA DESCOBRIR OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA E
CONHECER O SOM QUE CADA UM FAZ.
VOCÊS VÃO PRECISAR DOS SEGUINTES MATERIAIS PARA CONSTRUIR UM VIOLÃO:
CAIXA DE SAPATO OU QUALQUER OUTRA CAIXA
ELÁSTICO (UM PEDAÇO OU 4 ELASTIQUINHOS DE DINHEIRO)
ROLINHO DE PAPEL TOALHA
2 ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO (OPCIONAL)
TESOURA
COLA
CANETA
NO VÍDEO ABAIXO APARECEM MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE COMO FAZER O VIOLÃO.
MANDEM PELO WHATSAPP UMA FOTO OU VÍDEO DA CRIANÇA UTILIZANDO O VIOLÃO.
ATIVIDADE 2 - RECORTE E COLAGEM COM TRIÂNGULOS
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO, ESTA PINTURA SE CHAMA “QUADRADOS COM CÍRCULOS
CONCÊNTRICOS” E É UM DOS TRABALHOS MAIS FAMOSOS DE KANDINSKY. ELE UTILIZOU
EM SUA OBRA ABSTRATA, DIFERENTES COMBINAÇÕES DE CORES FAZENDO RELAÇÕES
COM AS FORMAS QUADRADA E CIRCULAR.
AGORA VOCÊS VÃO REALIZAR UMA PRODUÇÃO DO JEITINHO DE VOCÊS UTILIZANDO O
TRIÂNGULO E TOMANDO COMO INSPIRAÇÃO A OBRA DE WASSILY KANDINSKY.
PARA REALIZAR A ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE:
PAPÉIS DE DIFERENTES CORES (SULFITE, JORNAL, PAPELÃO, REVISTA, SAQUINHO DE PÃO, SACOLA DE PAPEL… O QUE TIVER EM CASA)
COLA
TESOURA
LÁPIS OU CANETA PARA RISCAR A FORMA
DEPOIS DE SELECIONAR DIFERENTES CORES DE PAPÉIS COM A CRIANÇA, O ADULTO
PRECISA RISCAR TRIÂNGULOS DE DIFERENTES TAMANHOS NESSES PAPÉIS E RECORTÁ-
LOS. A QUANTIDADE DE TRIÂNGULOS A SEREM UTILIZADOS NA ATIVIDADE FICA A CRITÉRIO
DA CRIANÇA.
NO CADERNO A CRIANÇA REALIZARÁ A COLAGEM DESSES TRIÂNGULOS DO MAIOR PARA A
MENOR, FAZENDO UMA SOBREPOSIÇÃO DE TRIÂNGULOS. DEIXANDO SUA PRODUÇÃO BEM
COLORIDA!!
GOSTARIA MUITO DE VER COMO FICOU SUA ATIVIDADE, POR GENTILEZA, MANDE UMA FOTO
BEM BACANA MOSTRANDO A SUA ATIVIDADE.
ATIVIDADE 3 - BINGO INSTRUMENTOS MUSICAIS
UM INSTRUMENTO MUSICAL É UM OBJETO, CONSTRUÍDO COM O PROPÓSITO DE PRODUZIR
MÚSICA.
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM MUITAS FORMAS DE CLASSIFICAR OS INSTRUMENTOS
MUSICAIS? CADA UMA DELAS TEM A SUA FINALIDADE. EXISTEM CLASSIFICAÇÕES QUE
LEVAM EM CONTA OS CONJUNTOS INSTRUMENTAIS.
OS INSTRUMENTOS DE CORDAS
NOS INSTRUMENTOS DE CORDAS, O SOM É PRODUZIDO PELA VIBRAÇÃO DE UMA CORDA, QUANDO ESTA É FRICCIONADA OU PERCUTIDA. ESTA VIBRAÇÃO É GERALMENTE AMPLIFICADA POIS A MAIORIA DESTES INSTRUMENTOS APRESENTA UMA CAIXA DE RESSONÂNCIA.
OS INSTRUMENTOS DE SOPRO
OS INSTRUMENTOS DE SOPRO SÃO USUALMENTE CONSTITUÍDOS POR TUBOS E O SOM É PRODUZIDO PELO MOVIMENTO DO AR QUE SE ENCONTRA NO SEU INTERIOR.
OS INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO
NESTES TIPOS DE INSTRUMENTOS, O SOM É PRODUZIDO PELA VIBRAÇÃO DE UMA MEMBRANA OU DE UMA SUPERFÍCIE. ESTA OSCILAÇÃO PODE SER PROVOCADA PELA MÃO OU COM A AJUDA DE BAQUETAS
OS INSTRUMENTOS DE TECLAS
OS INSTRUMENTOS DE TECLADO POSSUEM CARACTERÍSTICAS MUITO DIFERENTES ENTRE SI MAS TÊM EM COMUM A UTILIZAÇÃO DAS TECLAS COMO PARTE DO MECANISMO.
PARA AMPLIAR AS EXPERIÊNCIAS EM MÚSICA, VAMOS BRINCAR COM O JOGO BINGO DOS
INSTRUMENTOS MUSICAIS.
PARA REALIZAR A ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE:
SULFITE (PODE RETIRAR 2 FOLHA DO CADERNO)
PAPELÃO (PARA DEIXAR AS PLACAS E AS PEÇAS MAIS RESISTENTES)
LÁPIS OU CANETA
LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA
TESOURA
COLA
COM ESSES MATERIAIS VOCÊ VAI CONFECCIONAR 4 PLACAS 20 X 4 CM QUE IDENTIFICAM
AS CATEGORIAS DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS (CORDA, PERCUSSÃO, SOPRO E TECLAS)
E 16 PEÇAS 4 X 4 CM COM AS IMAGENS DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS.
PARA JOGAR CADA JOGADOR ESCOLHERÁ UMA PLACA COM UMA CATEGORIA DE
INSTRUMENTOS: CORDAS, PERCUSSÃO, SOPRO E TECLAS. O PARTICIPANTE QUE SORTEAR
AS PEÇAS, DEVERÁ DEIXÁ-LAS VIRADAS PARA BAIXO E DE FORMA ALEATÓRIA ESCOLHER
UMA PEÇA. OS JOGADORES DEVERÃO IDENTIFICAR A QUAL CATEGORIA O INSTRUMENTO
MUSICAL PERTENCE E O PARTICIPANTE QUE POSSUIR A PLACA CORRESPONDENTE À
CATEGORIA DEVERÁ FICAR COM A PEÇA. O PRIMEIRO JOGADOR A COMPLETAR A SUA
PLACA SERÁ O VENCEDOR, O JOGO TERMINA QUANDO TODAS AS PLACAS FOREM
COMPLETADAS.
MANDEM PELO WHATSAPP UMA FOTO DA ATIVIDADE.
BEIJINHOS PARA TODOS…
TURMA: C – PROFª PRISCILA
04 DE JUNHO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
COMO VOCÊS ESTÃO?
ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM E SE CUIDANDO….
PARA A PRÓXIMA SEMANA, TEREMOS AS SEGUINTES PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA
NOVAS APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS:
ATIVIDADE 1 - NOME COM MASSINHA
DANDO CONTINUIDADE ÀS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS COM O NOME, AGORA, A
BRINCADEIRA É MODELAR O SEU NOME COM A MASSINHA QUE VOCÊ
RECEBEU NO MATERIAL DA ESCOLA.
DESTA VEZ, VAMOS MODELAR EM CIMA DA PLAQUINHA DO NOME QUE FOI ENTREGUE
JUNTO COM O MATERIAL.
DICA: FAÇA UMA "COBRINHA" COM A MASSINHA E RETIRE A QUANTIDADE NECESSÁRIA
PARA COBRIR CADA LETRA.
ABAIXO VOCÊ PODE OBSERVAR ESTA ATIVIDADE REALIZADA POR OUTRAS CRIANÇAS
MANDEM PELO WHATSAPP UMA FOTO DA ATIVIDADE.
ATIVIDADE 2 - SONS COM CORPO
NA SEMANA PASSADA, CONSTRUÍMOS UM XILOFONE, VOCÊS SE LEMBRAM?
GOSTARAM DE BRINCAR?
AINDA PENSANDO EM SOM, NESSA SEMANA VAMOS FAZER SONS COM O NOSSO CORPO. VOCÊS SABIAM QUE NOSSO CORPO É CAPAZ DE PRODUZIR SONS? POIS É!
ENTÃO, VAMOS ASSISTIR E BRINCAR COM O VÍDEO YAPO DO GRUPO PALAVRA CANTADA E
FAZER MUITO SONS...
GRAVEM UM VÍDEO DO MOMENTO DA BRINCADEIRA YAPO E MANDEM PARA A
PROFESSORA.
https://www.youtube.com/watch?v=rcBvsH7jqnc
3 - VAMOS ENCONTRAR OS NÚMEROS ESCONDIDOS.
NESTA ATIVIDADE A PROPOSTA É ENCONTRAR OS NÚMEROS ESCONDIDOS DE ACORDO
COM A QUANTIDADE SORTEADA NO DADO.
PARA A ATIVIDADE VAMOS PRECISAR DE:
1 FOLHA DE SULFITE DO TAMANHO DO FUNDO DA TIGELA (PODE RETIRAR UMA FOLHA
DO CADERNO DE DESENHO)
CANETA OU LÁPIS
1 TIGELA FUNDA E TRANSPARENTE
ÁGUA
TINTA GUACHE OU CORANTE
1 COPO DE VIDRO TRANSPARENTE
1 DADO (HÁ DUAS SEMANAS CONFECCIONAMOS UM DADO DE ROLINHO DE PAPEL
HIGIÊNICO PARA JOGAR O JOGO DA ÁRVORE)
O ADULTO PRECISA ESCREVER OS NÚMEROS DE 1 ATÉ 6 NO SULFITE DE MANEIRA
ESPAÇADA E COM O TRAÇADO BEM NÍTIDO, DEPOIS SERÁ NECESSÁRIO COLOCAR A
TIGELA SOBRE O PAPEL E EM SEGUIDA ACRESCENTAR A ÁGUA JÁ TINGIDA NA TIGELA.
ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO E SIGAM AS ORIENTAÇÕES… E BOA BRINCADEIRA!
https://www.youtube.com/watch?v=gwD1j7RAMLE&t=9s
DEPOIS DE EXPERIMENTAR VÁRIAS VEZES ESTA ATIVIDADE, GRAVE UM VÍDEO E MANDE PRA PRÔ.
BEIJINHOS PARA TODOS…
TURMA: C – PROFª PRISCILA
28 DE MAIO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
GRATIDÃO PELA PARCERIA NESTE NOVO JEITO DE APRENDER E ENSINAR...
PARA A PRÓXIMA SEMANA, TEREMOS AS SEGUINTES PROPOSTAS DE
ATIVIDADES REMOTAS PARA NOVAS APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS:
1 - MEXE MEXE DO NOME
DANDO CONTINUIDADE ÀS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS COM O NOME,
A PROPOSTA AGORA É O MEXE-MEXE COM AS LETRAS DO NOME.
ESTA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA EM VÁRIAS ETAPAS:
1 - PEGAR UMA FOLHA EM BRANCO.
DOBRAR A FOLHA ATÉ ATINGIR A QUANTIDADES DE LETRAS DO NOME DA
CRIANÇA.
2 -RECORTAR NA MARCAÇÃO DAS DOBRAS.
3 - ESCREVER CADA LETRA DO NOME EM UM QUADRADINHO (SE NECESSÁRIO,
O ADULTO PODE ESCREVER AS LETRAS, MAS DEEM PREFERÊNCIA PARA A
ESCRITA DA CRIANÇA).
4 - MEXER MISTURANDO AS LETRAS PARA DEPOIS MONTAR O NOME E COLÁ-LO
NO CADERNO .
MANDEM PELO WHATSAPP UMA FOTO DA ATIVIDADE.
2- CIÊNCIA E MÚSICA
NA SEMANA PASSADA, PESQUISAMOS SOM ALTO E SOM BAIXO, VOCÊS SE
LEMBRAM?
GOSTARAM DA PESQUISA?
PENSANDO EM SOM, NESSA SEMANA VAMOS CONSTRUIR UM XILOFONE!!
VOCÊS SABEM O QUE É UM XILOFONE?? NOME ESTRANHO NÉ?
XILOFONE É UM INSTRUMENTO MUSICAL.
MAS NÓS VAMOS FAZER UM BEM DIFERENTE DESSE!
PEÇA AJUDA DE UM ADULTO OK?
O NOSSO XILOFONE VAI PRECISAR DE:
* 7 COPOS DE VIDRO OU ACRÍLICO DO MESMO TAMANHO IGUAIS
* 1 COLHER DE METAL
* ÁGUA
* CORANTE ALIMENTÍCIO OU TINTA GUACHE (OPCIONAL)
* COPINHO MEDIDOR
VAMOS FAZER?
1. ALINHE OS COPOS
2. COLOQUE 25ML DE ÁGUA NO PRIMEIRO COPO
3. NO SEGUNDO COLOQUE 50 ML (25ML + 25ML);
4. NO TERCEIRO COLOQUE 75ML (25ML+25ML+25ML) E ASSIM SUCESSIVAMENTE
ATÉ TODOS OS COPOS TEREM ÁGUA. ( DICA A QUANTIDADE DE ÁGUA EM CADA
COPO PRECISA FICAR DECRESCENTE, COMO SE FOSSE UMA ESCADINHA)
5. DEPOIS, COLOQUE GOTAS DE CORANTES NA ÁGUA – CADA COPO DE UMA
COR DIFERENTE, PARA FICAR BEM COLORIDO!
6. AGORA, É SÓ TOCAR COM A COLHER DE METAL NOS COPOS E OUVIR COMO
ELES CORRESPONDEM AS SETE NOTAS MUSICAIS!!
DIVIRTAM-SE! TOQUEM MUITO E MANDEM PARA PROFESSORA O QUE
ACHARAM DO EXPERIMENTO POR ÁUDIO OU VÍDEO.
NO VÍDEO MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE ESTE EXPERIMENTO.
QUEREMOS MUITO SABER SE CONSEGUIRAM FAZER!
3 - VAMOS BRINCAR COM EQUILÍBRIO E AS FORMAS GEOMÉTRICAS
NESTA ATIVIDADE A PROPOSTA É BRINCAR COM EQUILÍBRIO E AS FORMAS
GEOMÉTRICAS.
ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO ( ATÉ 1 MIN E 22 SEGUNDOS)
E SEGUIAM AS ORIENTAÇÕES.
DICAS: PARA FAZER AS FORMAS GEOMÉTRICAS NO CHÃO , VOCÊS PODEM
DESENHAR COM GIZ DE LOUSA, OU FAZER EM PAPEL COLORIDO E COLAR
NO CHÃO.
ATIVIDADE 1 - PULAR NAS FORMAS GEOMÉTRICAS E EQUILIBRAR-SE
ATIVIDADE 2 - PULAR NA FORMA GEOMÉTRICA SOLICITADA.
ATIVIDADE 3 - PASSEIO NO MUSEU.
IMPORTANTE: REALIZAR VÁRIAS VEZES CADA ATIVIDADE, CONSIDERANDO
AS POSSIBILIDADES DOS DESAFIOS E AS ADEQUAÇÕES PARA CADA CRIANÇA.
DEPOIS DE EXPERIMENTAR VÁRIAS VEZES ESTAS ATIVIDADES, CHEGOU A
HORA DE GRAVAR E MANDAR PRA PRÔ ( PODE SER UMA DAS ATIVIDADES
OU TODAS).
BEIJOS PARA TODOS…
21 DE MAIO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
DEPOIS DE UM TEMPO NECESSÁRIO DE AFASTAMENTO, AGORA VOLTAMOS,
AINDA NÃO EXATAMENTE COMO GOSTARÍAMOS … TODOS JUNTOS...
MESMO DE FORMA GRADUAL E OPTATIVA ESTÁ SENDO UMA ALEGRIA RECEBER
AS CRIANÇAS NO PRESENCIAL….
LEMBRAMOS QUE AS ATIVIDADES VIRTUAIS CONTINUAM E ESPERAMOS VER
E CONVERSAR SOBRE AS PRODUÇÕES E DESCOBERTAS DE TODOS!!
EM CASA OU NA ESCOLA, CONTINUAMOS JUNTOS PARA MAIS UMA SEMANA
DE DESCOBERTAS E BRINCADEIRAS.
1 - SOM ALTO E SOM BAIXO
NOS VÍDEOS DA SEMANA PASSADA E NO ENCONTRO ON LINE DO DIA 14/5
ASSISTIMOS E CONVERSARMOS SOBRE O PINTOR KANDINSKY QUE JUNTOU
NAS SUAS OBRAS AS FORMAS GEOMÉTRICAS, LINHAS E PONTOS COM
A MÚSICA.
ENCONTRAMOS UMA MÚSICA MUITO LEGAL DO GRUPO TIQUEQUÊ SOBRE SOM ALTO
E SOM BAIXO!!
CLIQUEM NO VÍDEO ABAIXO.
ASSISTAM, DANCEM E DEPOIS TIREM FOTO DE ALGUMA COISA QUE FAZ BARULHO
MUITO ALTO, E ALGO QUE FAÇA UM BARULHO MUITO BAIXO...
MANDEM PARA PROFESSORA PELO WHATSAPP
2- JOGO DA ÁRVORE
PARA AMPLIAR AS EXPERIÊNCIAS COM OS NÚMEROS E QUANTIDADES, VAMOS
BRINCAR COM O JOGO DE TABULEIRO CHAMADO “O JOGO DA ÁRVORE”.
NO VÍDEO ABAIXO VOCÊS TEM DICAS DE COMO FAZER OS DOIS TABULEIROS PARA
ESTE JOGO.
TABULEIROS PRONTOS, AGORA É A VEZ DE PRODUZIR SEU DADO COM ROLINHO DE
PAPEL HIGIÊNICO.
É SÓ CLICAR NO VÍDEO ABAIXO E SEGUIR OS PASSOS.
COM TABULEIROS PRONTOS E O DADO VAMOS ÀS REGRAS:
1- DOIS JOGADORES, CADA UM COM O SEU TABULEIRO (ÁRVORE)
2- OBJETOS PARA MARCAÇÃO DAS QUANTIDADES COMO TAMPINHAS DE GARRAFA, BOLINHAS DE PAPEL, CÍRCULOS DE PAPEL OU MINIATURAS.
3- PARA INICIAR O JOGO DA DUPLA, PODE-SE JOGAR JOQUEMPÔ OU USAR MÚSICA DO TIPO “MINHA MÃE MANDOU” PARA ESCOLHER QUEM COMEÇA O JOGO.
4 - NA SUA VEZ, O JOGADOR LANÇA O DADO, E DE ACORDO COM A QUANTIDADE SORTEADA, MARCAR A QUANTIDADE NAS FRUTAS DA ÁRVORE CORRESPONDENTE, USANDO OS MARCADORES ESCOLHIDOS.
5 - VENCE O JOGO QUEM COBRIR PRIMEIRO TODAS AS FRUTAS DA ÁRVORE.
3 - OS CÍRCULOS
VOLTANDO AO NOSSO ARTISTA KANDINSKY, VOCÊS SABIAM QUE ELE ERA
FASCINADO PELO CÍRCULO? ELE DIZIA QUE ERA UMA FORMA MODESTA E DE
UMA VARIEDADE INESGOTÁVEL, SENDO AO MESMO TEMPO CALMA E INTENSA.
VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE BASEADA NA OBRA AKZENT IN ROSA, 1926 DE
KANDINSKY
ASSISTAM AO VÍDEO, PRESTANDO ATENÇÃO NO MOVIMENTO DOS CÍRCULOS -
ISSO AJUDARÁ NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.
PARA A ATIVIDADE SERÁ PRECISO:
*UMA CAMISETA PRETA OU PANO PRETO
*POTES COM FORMATO DE CÍRCULO
*TAMPAS COM FORMATO DE CÍRCULO
*OBJETOS COM FORMATO DE CÍRCULO
ESTIQUE O TECIDO E ACOMODE OS OBJETOS CIRCULARES DA MANEIRA QUE
ACHAR MELHOR SOBRE ELE.
REGISTRE SUA PRODUÇÃO POR MEIO DE FOTO E COMPARTILHE FOTO PELO
WHATSAPP.
ABAIXO, UMA FOTO DA PRÔ ALINE QUE TAMBÉM REALIZOU ESTA ATIVIDADE
COM CÍRCULOS…. FICOU MUITO LEGAL !!!
UM GRANDE BEIJO PARA TODOS!
14 DE MAIO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
TUDO BEM COM VOCÊS?
DESEJAMOS QUE SIM..
1- MEU NOME
VAMOS CONTINUAR COM NOSSAS ATIVIDADES DE ESCRITA COM O NOME.
PRIMEIRO DESAFIO DE HOJE: PERGUNTAR A SEUS PAIS: QUEM ESCOLHEU
O SEU NOME E POR QUÊ E AINDA, SE SABE QUAL É O SIGNIFICADO DO
SEU NOME. UM DICA: SE NÃO SOUBER O SIGNIFICADO, PODE PESQUISAR
NO GOOGLE.
GRAVEM UM ÁUDIO CONTANDO TUDO ISSO PRA PRÔ.
SEGUNDO DESAFIO: PEGUE VÁRIOS PEDAÇOS DE PAPEL ESCREVA SEU
NOME E VAMOS BRINCAR DE COLOCAR COM FITA CREPE OU DUREX SEU
NOME EM COISAS IMPORTANTES, COMO NA SUA CAMA, EM ALGUM
BRINQUEDO, ETC
NÃO ESQUEÇA DE MANDAR UMA FOTO PARA A SUA PROFESSORA
MOSTRANDO ONDE VOCÊ COLOU O SEU NOME!
TERCEIRO DESAFIO: VAMOS MONTAR SEU NOME?
(ESSA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NA ESCOLA COM AS CRIANÇAS NA AULA
PRESENCIAL. CASO A CRIANÇA NÃO COMPAREÇA A AULA, DEVERÁ REALIZÁ-LA
EM CASA).
JUNTE TAMPINHAS DE DANONE OU DE GARRAFA, NA QUANTIDADE DE LETRAS
DO SEU NOME. CIRCULE E CORTE CÍRCULOS DO TAMANHO DA TAMPINHA.
ESCREVA EM CADA CÍRCULO UMA LETRA DO SEU NOME. BRINQUE DE MONTAR E DESMONTAR O SEU NOME.
MANDAR UMA FOTO PARA A SUA PROFESSORA MOSTRANDO COMO FICOU A
MONTAGEM DO SEU NOME.
2 - TELEFONE SEM FIO
ESTE É UM BRINQUEDO BEM DIVERTIDO E BEM ANTIGO
VOCÊ VAI PRECISAR DE POUCOS MATERIAIS, TODOS FACÍLIMOS DE
ENCONTRAR. SÃO ELES:
DOIS COPOS PLÁSTICOS (PODE SER TAMBÉM DE PAPEL OU LATA),
BARBANTE
FITA CREPE
E O QUE VOCÊ QUISER PARA DECORAR: COLA COLORIDA, ADESIVOS
COLORIDOS E UM OBJETO PONTIAGUDO COMO UMA TESOURA OU
FACA DE PONTA FINA OU AGULHA DE CROCHÊ (SERÁ USADO PARA FURAR
O FUNDO DO POTINHO E ISSO É PARA SER FEITO POR UM ADULTO.
AH, E NÃO SE ESQUEÇAM DE USAR A IMAGINAÇÃO PARA DECORAR O SEU
TELEFONE
O PRIMEIRO PASSO É FURAR CADA POTE DE IOGURTE PARA PASSAR O
BARBANTE, USANDO A AGULHA.
DEPOIS DE PASSAR A PONTA DO BARBANTE PELO FUNDO DE CADA POTE,
AMARRE UM PEDACINHO DO PALITO DE DENTE PARA QUE O FIO FIQUE PRESO.PRONTÍSSIMO.
VOCÊ AGORA TEM DOIS POTES DE IOGURTE, QUE, INTERLIGADOS PELO
FIO DE BARBANTE, VIRARAM SUPER TELEFONE SEM FIO!
COMO BRINCAR COM TELEFONE DE BARBANTE
A ÚNICA REGRA É: O BARBANTE SEMPRE DEVE ESTAR BEM ESTICADO.
ISSO GARANTE QUE AS VIBRAÇÕES VIAGEM A DISTÂNCIA DO BARBANTE E
CHEGUEM AO OUTRO LADO.
ALGUMAS IDEIAS DE BRINCADEIRAS SÃO:
1- UMA PESSOA DIZ A FÊMEA DE UM ANIMAL E A CRIANÇA RESPONDE
DIZENDO O NOME DO MACHO DAQUELE ANIMAL. POR EXEMPLO: UM FALA
GATA E A OUTRA GATO.
1- UMA PESSOA DIZ A FÊMEA DE UM ANIMAL E A CRIANÇA RESPONDE DIZENDO
O NOME DO MACHO DAQUELE ANIMAL. POR EXEMPLO: UM FALA GATA E A
OUTRA GATO.
2 - TEMA: A PESSOA DIZ UM TEMA, A OUTRA DEVE RESPONDER UMA PALAVRA
QUE SE ENCAIXA NAQUELE TEMA.
3 - UMA PESSOA DIZ UM NÚMERO E A OUTRA RESPONDE O NÚMERO SEGUINTE.
MAIS INFORMAÇÕES, ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO.
MANDEM UMA FOTO DA SUA BRINCADEIRA
3 - DANÇA DAS CORES
ESSA EXPERIÊNCIA COM CORES É MUITO SIMPLES DE SE FAZER E BEM
DIVERTIDA.
É PRECISO PINGAR ALGUMAS GOTAS DE CORANTE OU TINTA GUACHE BEM
DILUÍDA NUM PRATO DE LEITE (DICA: COM CORANTE FICA MAIS LEGAL O EFEITO).
AGORA, MOLHAR UMA PONTA DE COTONETE OU PALITO DE DENTE EM DETERGENTE
E ENCOSTAR NAS GOTAS DE TINTAS E AÍ TODAS AS CORES COMEÇAM A SE MISTURAR SOZINHAS.
PARECE MÁGICA!
É SUPER DIVERTIDO VER AS CORES SE MISTURANDO NESSA DANÇA MÁGICA.
PINGUE ALGUMAS GOTAS DE CORANTE OU TINTA GUACHE DILUÍDA EM UM PRATO
COM LEITE
DEPOIS, MERGULHE UM COTONETE OU UM PALITO EM UM POUCO DE
DETERGENTE ENCOSTE NAS CORES
NO VÍDEO ABAIXO VOCÊS PODEM CONHECER MAIS DESTE EXPERIMENTO.
CUIDEM-SE E BEIJINHOS E ABRAÇOS VIRTUAIS PARA TODOS...
07 DE MAIO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!
VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE MUITAS APRENDIZAGENS…
ENQUANTO NÃO PODEMOS RETORNAR PARA A ESCOLA, A NOSSA CASA
ESTÁ SENDO NOSSO AMBIENTE DE DESCOBERTAS E EXPERIÊNCIAS.
MUITO OBRIGADA PELAS DEVOLUTIVAS!
ASSISTIR AOS VÍDEOS, OUVIR OS ÁUDIOS, VER AS FOTOS DAS CRIANÇAS
E DAS ATIVIDADES, E AINDA, TROCAR MENSAGENS COM AS FAMÍLIAS...
ISSO É TUDO DE BOM E ALEGRA O CORAÇÃO DAS PROFESSORAS!!
AZEITE
ALHO
ALICATE
ALGODÃO
AGULHA
ARROZ
ALFINETE
APONTADOR
ANEL

MAMÃO
MACARRÃO
MOCHILA
MEIA
MOLHO DE TOMATEPARA REGISTRAR ESTA ATIVIDADE TIRE UMA FOTO DE TODOS OS OBJETOS ENCONTRADOS QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA DO NOME DA CRIANÇA
E GRAVE UM ÁUDIO DIZENDO O NOME DELES.
2 - DETETIVE DOS CÍRCULOS
NESTA SEMANA, VAMOS BRINCAR NOVAMENTE DE DETETIVE.
A MISSÃO É ENCONTRAR NA SUA CASA OBJETOS QUE TEM A FORMA
DO CÍRCULO.
ESCOLHA DENTRE ESTES OS QUE PODEM SER CARIMBADOS NA FOLHA
DO CADERNO UTILIZANDO TINTA COMO MOSTRA NA IMAGEM ABAIXO.
O INTERESSANTE É USAR OBJETOS QUE TEM A FORMA DO CÍRCULO E
DE TAMANHOS DIFERENTES.
NO CADERNO, O ADULTO ESCREVE: DETETIVE… CÍRCULOS.
DICA IMPORTANTE:
COLOCAR UMA PROTEÇÃO EMBAIXO DA FOLHA DO CADERNO ANTES DE
INICIAR O DESENHO, PARA NÃO COMPROMETER AS DEMAIS FOLHAS DO
CADERNO. PODE SER UMA SACOLA PLÁSTICA, UM PEDAÇO DE PAPELÃO
DO TAMANHO DA FOLHA DO CADERNO, UMA CHAPA DE RX, ETC.
COMPARTILHEM FOTOS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO E DA PRODUÇÃO
FINAL PELO WHATSAPP.
3: KANDINSKY : ARTE E MÚSICA
VAMOS COMEÇAR UMA NOVA SEQUÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS,
OBSERVANDO E CONVERSANDO SOBRE O ARTISTA WASSILY KANDINSKY.
KANDINSKY ERA UM PINTOR QUE NASCEU NA RÚSSIA EM 16 DE DEZEMBRO
DE 1866.NO COMEÇO DE SUA CARREIRA, PREFERIA PINTAR PAISAGENS
AO AR LIVRE; DEPOIS INICIOU SEUS ESTUDOS NÃO FIGURATIVOS. FOI
CONSIDERADO O PRIMEIRO PINTOR DO OCIDENTE A PRODUZIR PINTURAS
ABSTRATAS.
SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS ABSTRATOS TÊM UM TOQUE MUSICAL,
DIVERSIDADE DE CORES, LINHAS E UTILIZAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS.
VEJAM QUE BACANA O QUE ACONTECE NOS VÍDEOS ABAIXO QUANTO
JUNTAMOS OBRAS DE KANDINSKY COM A MÚSICA.
DEPOIS DE ASSISTIR VÁRIAS VEZES AOS VÍDEOS, CONVERSEM SOBRE
AS FORMAS GEOMÉTRICAS E AS CORES QUE APARECERAM NAS OBRAS.
GRAVEM UM ÁUDIO CONTANDO SUAS DESCOBERTAS E COMPARTILHEM
PELO WHATSAPP.
BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS...
30 DE ABRIL
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
TUDO BEM COM VOCÊS?
DESEJAMOS MUITO QUE SIM...
AGRADECIDAS ESTAMOS PELAS DEVOLUTIVAS!
POR ENQUANTO, VER FOTOS, OUVIR ÁUDIOS, ASSISTIR A VÍDEOS E
PARTICIPAR DE ENCONTROS ONLINE SÃO AS MANEIRAS QUE TEMOS
PARA GARANTIR QUE AS APRENDIZAGENS ACONTEÇAM COM A
PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA.TODOS ESTÃO DE PARABÉNS!
AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES SÃO:
1- QUEM SOU EU... FINALIZANDO A SEQUÊNCIA SOBRE NOSSAS
PREFERÊNCIAS NO CADERNO
A ÚLTIMA PROPOSTA DESTA SEQUÊNCIA É DESENHAR E ESCREVER O
NOME DO PROGRAMA DE TV FAVORITO.
DICAS:
1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE
ESCREVER NA PARTE DE CIMA: PROGRAMA DE TV FAVORITO
(LETRA BASTÃO MAIÚSCULA).
2 - A CRIANÇA VAI FAZER O DESENHO DO PROGRAMA FAVORITO E,
COM O LÁPIS GRAFITE, ESCREVER O NOME DO PROGRAMA ESCOLHIDO.
3 - NA ESCRITA DO PROGRAMA, O ADULTO PODE ESCREVER NUMA
FOLHA E A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO, OU O ADULTO ESCREVE
PERTO DO DESENHO O NOME DO PROGRAMA (NESTE CASO, É
IMPORTANTE A CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). OU
AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.
4 - É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA A
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COM MAIS AUTONOMIA DO QUE COM
INTERVENÇÕES DIRETAS E EXCESSIVAS DO ADULTO.
POR FAVOR, NÃO ESQUEÇAM DE MANDAR UMA FOTO.
2 - AMARELINHA EM CASA
VAMOS BRINCAR COM MOVIMENTOS DO CORPO E OS NÚMEROS
DE 1 A 10?
VOCÊS JÁ BRINCARAM DE AMARELINHA?
VOCÊS SABIAM QUE A AMARELINHA É UMA BRINCADEIRA BEM
ANTIGA?
NO VÍDEO ABAIXO TEM MAIS HISTÓRIA SOBRE A AMARELINHA.
Olimpíadas de Rua - Amarelinha - EP 13 from Guilherme Argôlo on Vimeo.
AGORA, É HORA DE BRINCAR…
PRIMEIRO ENCONTREM UM LUGAR NA SUA CASA, QUINTAL, CORREDOR
OU OUTRO ESPAÇO PARA DESENHAR SUA AMARELINHA.
ALGUMAS SUGESTÕES:
QUANDO DECIDIREM ONDE FAZER, TALVEZ PRECISEM DE GIZ DE LOUSA,
OU FITA CREPE, GRAVETOS, ETC.
ATENÇÃO ÀS REGRAS…
O VÍDEO ABAIXO MOSTRA POR MEIO DE UMA MÚSICA ALGUMAS
REGRAS.
OUTRAS DICAS:
- CADA JOGADOR PRECISA DE UMA PEDRINHA OU TAMPINHA.
- QUEM COMEÇA JOGA A PEDRINHA NA CASA MARCADA COM O NÚMERO
1 E VAI PULANDO DE CASA EM CASA, PARTINDO DA CASA 2 ATÉ O CÉU.
- SÓ É PERMITIDO PÔR UM PÉ EM CADA CASA. QUANDO HÁ UMA CASA DO
LADO DA OUTRA, PODE PÔR OS DOIS PÉS NO CHÃO.
- QUANDO CHEGAR NO CÉU, O JOGADOR VIRA E VOLTA PULANDO
NA MESMA MANEIRA, PEGANDO A PEDRINHA QUANDO ESTIVER NA CASA 2.
- A MESMA PESSOA COMEÇA DE NOVO, JOGANDO A PEDRINHA NA CASA 2.
- PERDE A VEZ QUEM:
PISAR NAS LINHAS DO JOGO
PISAR NA CASA ONDE ESTÁ A PEDRINHA
NÃO ACERTAR A PEDRINHA NA CASA ONDE ELA DEVE CAIR
NÃO CONSEGUIR (OU ESQUECER) DE PEGAR A PEDRINHA DE VOLTA.
- GANHA QUEM TERMINAR DE PULAR TODAS AS CASAS PRIMEIRO.
COMPARTILHEM UMA FOTO OU VÍDEO DA SUA AMARELINHA PELO WHATSAPP.
3: EXPERIMENTO: EXPLOSÃO DE CORES
HOJE, VAMOS EXPERIMENTAR UMA MANEIRA DIVERTIDA DE MISTURAR
CORES.
PARA A REALIZAÇÃO DESTE EXPERIMENTO VAMOS PRECISAR DE:
2 COPOS PEQUENOS TRANSPARENTES DO MESMO TAMANHO
VINAGRE DE COR CLARA (MEIO COPO)
TINTAS NAS CORES AZUL, AMARELA E VERMELHA (ESCOLHA SOMENTE
DUAS DESSAS CORES). UMA MEDIDA DE COLHER DE CAFÉ DE TINTA
EM CADA COPO DAS DUAS CORES ESCOLHIDAS.
3 GOTINHAS DE DETERGENTE EM CADA COPO
2 COLHERES BICARBONATO DE SÓDIO EM CADA COPO
UM RECIPIENTE OU BANDEJA
UMA COLHER
ASSISTAM AO VÍDEO VEJAM O QUE ACONTECE QUANDO DUAS CORES SE
MISTURAM.
ESCOLHAM UMA DUPLA DE CORES, CONFORME OS EXEMPLOS ABAIXO
E FAÇAM O EXPERIMENTO.
MANDEM UM VÍDEO PELO WHATSAPP COM AS SUAS DESCOBERTAS
COM ESTE EXPERIMENTO E QUAL FOI A NOVA COR QUE SURGIU.
BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS...
23 DE ABRIL
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
COMO VOCÊS ESTÃO?
ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM E SE CUIDANDO….
OBRIGADA PELAS DEVOLUTIVAS.
É MUITO BOM RECEBER AS ATIVIDADES, OUVIR OS ÁUDIOS E ASSISTIR
OS VÍDEOS
PARABÉNS A TODOS !
AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES SÃO:
1- QUEM SOU EU .. .CONTINUANDO AS ATIVIDADES NO CADERNO
ESTA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE AS PREFERÊNCIAS , ALÉM DE
UMA OPORTUNIDADE DE EXPRESSÃO, TRAÇOS E CORES, TEMOS
CONHECIDOS UM POUQUINHO MAIS DE CADA CRIANÇA E AMPLIADO
OS ASSUNTOS PARA NOSSAS CONVERSAS.
A PROPOSTA DESTA VEZ É DESENHAR E ESCREVER O NOME DO
ANIMAL FAVORITO.
DICAS:
1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE
ESCREVER NA PARTE DE CIMA: MEU ANIMAL FAVORITO ( LETRA
BASTÃO MAIÚSCULA).
2 - A CRIANÇA VAI FAZER O DESENHO DO ANIMAL FAVORITO E COM
O LÁPIS GRAFITE ESCREVER O NOME DO ANIMAL ESCOLHIDO.
3 - NA ESCRITA DO NOME DO ANIMAL, O ADULTO PODE ESCREVER
NUMA FOLHA E A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO, OU O ADULTO
ESCREVE PERTO DO DESENHO O NOME DO ANIMAL ( NESTE CASO,
É IMPORTANTE A CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO).
OU AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.
4 - É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COM MAIS AUTONOMIA DO QUE
COM INTERVENÇÕES DIRETAS E EXCESSIVAS DO ADULTO.
2 - DESCOBERTAS COM OS NÚMEROS NA MINHA CASA
VAMOS CONTINUAR AS NOSSAS DESCOBERTAS EM CASA SOBRE
NÚMEROS E QUANTIDADES.
O DESAFIO AGORA É COLOCAR EM ORDEM CRESCENTE DE TAMANHO
OBJETOS DE UM MESMO TEMA, POR EXEMPLO: CARRINHOS, BONECAS,
CANECAS, TAMPAS ETC. É IMPORTANTE SELECIONAR PELO MENOS
5 ITENS DO TEMA ESCOLHIDO.
.
SOLICITAMOS, POR GENTILEZA, GRAVAR UM VÍDEO DO PROCESSO DE
COMO A CRIANÇA REALIZOU O ARRANJO DOS OBJETOS SELECIONADOS..
E LEMBREM-SE , MAS DO QUE A FOTO DO ARRANJO FINAL, É MUITO
SIGNIFICATIVO TIRAR FOTOS DE MOMENTOS QUE CONSIDERAR
INTERESSANTE DURANTE O PROCESSO.
E MAIS, CONVERSE E OUÇA A CRIANÇA NAS SUAS ESCOLHAS E NA
ORGANIZAÇÃO DOS OBJETOS,CERTAMENTE, ELA TEM MUITO O QUE DIZER
SOBRE AS SUAS IDEIAS E SEUS CONHECIMENTOS. BOAS PERGUNTAS
TAMBÉM AJUDAM NESSAS EXPERIÊNCIAS COMO: POR QUE VOCÊ
ESCOLHEU ESTES OBJETOS? POR QUE VOCÊ ESCOLHEU ESTE
LUGAR PARA ESTE OBJETO? SERÁ QUE HÁ OUTRO JEITO PARA
ORGANIZAR ESSES OBJETOS? (CARRINHOS, BONECAS, TAMPAS, ETC)
3 - DESENHO COM CAFÉ
QUE TAL DESENHAR E PINTAR COM ALGO BEM DIFERENTE?
PRIMEIRO VAMOS PREPARAR A TINTA…
A IDEIA É USAR CAFÉ COADO: PARA ISSO, ALGUM ADULTO PRECISA
PREPARAR UM CAFÉ BEM FORTE E SEM AÇÚCAR. QUANDO ESTIVER
FRIO, COLOQUE NUM POTINHO, PEGUE UM PINCEL E SEU CADERNO.
ASSIM ESTÁ TUDO PRONTO PARA SEU MOMENTO ARTÍSTICO.
DESENHEM E PINTEM SUAS IDEIAS.
SE VOCÊS QUISEREM EXPERIMENTAR OUTRA TEXTURA, É SÓ COLOCAR
A BORRA DO CAFÉ QUE FOI COADO NUM POTINHO E QUANDO ESTIVER
FRIO ACRESCENTE DUAS COLHERES DE COLA BRANCA LÍQUIDA
(TAMBÉM PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO) E FAÇAM SEUS DESENHOS.
DICA IMPORTANTE: COLOCAR UMA PROTEÇÃO EMBAIXO DA FOLHA
DO CADERNO ANTES DE INICIAR O DESENHO, PARA NÃO COMPROMETER
AS DEMAIS FOLHAS DO CADERNO.. PODE SER UMA SACOLA PLÁSTICA,
UM PEDAÇO DE PAPELÃO DO TAMANHO DA FOLHA DO CADERNO, UMA
CHAPA DE RX, ETC
OLHA QUE BACANA!
A ARTISTA AMERICANA TAMMIE WALES FAZ PINTURA COM CAFÉ,
PINCÉIS E ÁGUA. PARA ELA, A REAÇÃO DAS PESSOAS À IDEIA DE
PINTAR COM CAFÉ É MARAVILHOSA. ELA ACREDITA QUE, AO VER
SUA ARTE, ADULTOS E CRIANÇAS SE INSPIRAM A TAMBÉM TENTAR,
O QUE AJUDA A TORNAR O MUNDO UM LUGAR MAIS CRIATIVO.
ABAIXO, APRECIEM ALGUMAS DAS SUAS OBRAS!!!
ESPERAMOS QUE TENHAM INSPIRADO VOCÊS TAMBÉM!!!
BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS...
16 DE ABRIL
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
TUDO BEM COM VOCÊS? DESEJAMOS MUITO QUE SIM!
GRATIDÃO PELAS DEVOLUTIVAS!
VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS E ARRASANDO NAS PRODUÇÕES, COM CAPRICHO
E CRIATIVIDADE!
AS NOVAS PROPOSTAS, AGORA, SÃO:
1- QUEM SOU EU - CONTINUANDO AS ATIVIDADES NO CADERNO.
VAMOS CONHECER MAIS UMA DAS PREFERÊNCIAS DAS CRIANÇAS DA NOSSA TURMA.
DESTA VEZ, A PROPOSTA É DESENHAR E ESCREVER O NOME DA COMIDA FAVORITA.
DICAS:
1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE ESCREVER NA PARTE
DE CIMA: MINHA COMIDA FAVORITA ( LETRA BASTÃO MAIÚSCULA).
2 - A CRIANÇA VAI FAZER SEU DESENHO DA COMIDA FAVORITA E COM O LÁPIS GRAFITE ESCREVER O NOME DA COMIDA ESCOLHIDA.
3 - NA ESCRITA DO NOME DA COMIDA, O ADULTO PODE ESCREVER NUMA FOLHA E A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO, OU O ADULTO ESCREVE PERTO DO DESENHO O NOME
DA COMIDA FAVORITA ( NESTE CASO, É IMPORTANTE A CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). OU AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.
4 - É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COM MAIS AUTONOMIA DO QUE COM INTERVENÇÕES DIRETAS E EXCESSIVAS DO ADULTO.
2 - DESCOBERTAS COM OS NÚMEROS NA MINHA CASA.
NA NOSSA CASA , JÁ ENCONTRAMOS NÚMEROS UTILIZANDO O BINÓCULO E FIZEMOS RECORTE E COLAGEM DE NÚMEROS ENCONTRADOS EM REVISTAS E PANFLETOS. AGORA, O DESAFIO É DESCOBRIR QUAL É O CHINELO MAIOR E O MENOR QUE ESTÃO NA SUA CASA.
DEPOIS DE ENCONTRÁ-LOS, DESENHAR O CONTORNO DELES NO CADERNO E
ESCREVER OS NÚMEROS QUE APARECEM EM CADA UM DELES.
GOSTARÍAMOS MUITO DE VER COMO FICOU SUA ATIVIDADE! POR GENTILEZA,
MANDE UMA FOTO BEM BACANA PELO WHATSAPP MOSTRANDO A SUA
ATIVIDADE.
3 - EXPERIMENTO - CIÊNCIA DIVERTIDA : AREIA MOVEDIÇA
ESTE É UM EXPERIMENTO MUITO SIMPLES, QUE INSTIGA A CURIOSIDADE DAS
CRIANÇAS E PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL DIFERENTE.
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
– AMIDO DE MILHO
– ÁGUA
– CORANTE (OPCIONAL)
– UM RECIPIENTE, QUE PODE SER DESDE UM COPO ATÉ UMA BACIA.
MODO DE FAZER:
COLOQUE OS INGREDIENTES NA PROPORÇÃO DE 2 COPOS DE ÁGUA PARA 1 DE AMIDO
DE MILHO. SE PREFERIR, ADICIONE ALGUMAS GOTAS DE CORANTE PARA DEIXAR O LÍQUIDO COLORIDO, LÚDICO E DIVERTIDO!
DEPOIS QUE VOCÊS BRINCAREM BASTANTE COM A AREIA MOVEDIÇA, RESPONDAM
AS SEGUINTES PERGUNTAS:
1 - O QUE ACONTECE SE BATERMOS OS DEDOS BEM RÁPIDO NA SUPERFÍCIE DA
AREIA MOVEDIÇA?
2- E O QUE ACONTECE QUANDO COLOCAMOS DEVAGAR A MÃO COM OS DEDOS
ABERTOS OU QUALQUER OUTRO OBJETO NA AREIA MOVEDIÇA?
RESPONDAM ESTAS DUAS PERGUNTAS E COMPARTILHEM POR ÁUDIOS AS SUAS DESCOBERTAS; E ENVIE UMA FOTO DA SUA EXPERIÊNCIA.
BEIJINHOS VIRTUAIS PARA TODOS...
09 DE ABRIL
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS,
TUDO BEM COM VOCÊS?
DEPOIS DE UMA SEMANA DO RECESSO SANITÁRIO, ESTAMOS DE VOLTA…
VAMOS LÁ?
AS PROPOSTAS DESTA SEMANA SÃO:
1- QUEM SOU EU… CONTINUANDO AS ATIVIDADES NO CADERNO:
ANTES DE QUALQUER COISA, AGRADECEMOS PELO COMPROMETIMENTO
DAS FAMÍLIAS E DAS CRIANÇAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
COM ESTA SEQUÊNCIA, ALÉM DE OFERECER OPORTUNIDADE DAS CRIANÇAS
FAZEREM TRAÇOS E FORMAS, TEMOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER SUAS
PREFERÊNCIAS.
DESTA VEZ, A PROPOSTA É DESENHAR E ESCREVER O NOME DA COR FAVORITA.
DICAS:
1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE ESCREVER
NA PARTE DE CIMA: MINHA COR FAVORITA ( LETRA BASTÃO MAIÚSCULA).
2 - A CRIANÇA VAI FAZER TODO O SEU DESENHO COM A COR FAVORITA E, COM
O LÁPIS GRAFITE, ESCREVER O NOME DA COR ESCOLHIDA.
3 - NA ESCRITA DO NOME DA COR, O ADULTO PODE ESCREVER NUMA FOLHA E
A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO, OU O ADULTO ESCREVE PERTO DO DESENHO
O NOME DA COR FAVORITA ( NESTE CASO, É IMPORTANTE A CRIANÇA ACOMPANHAR
A ESCRITA DO ADULTO). OU AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA ESCREVER SOZINHA,
DO SEU JEITO.
2 - OS NÚMEROS
DEPOIS DA PROCURA DOS NÚMEROS COM O BINÓCULO, AGORA SERÁ A VEZ
DE REGISTRÁ-LOS NO CADERNO POR MEIO DE RECORTE E COLAGEM.
O DESAFIO É ENCONTRAR COM O BINÓCULO NÚMEROS QUE PODEM SER RECORTADOS
E COLADOS NO CADERNO (EMBALAGENS, LIVROS, REVISTAS, PANFLETOS)
ATENÇÃO:
O USO DA TESOURA PELA CRIANÇA PRECISA SER SUPERVISIONADO POR UM ADULTO.
É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA EXPERIMENTE E REALIZE O RECORTE CADA UMA NO
SEU RITMO E DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES.
GOSTARIA MUITO DE VER COMO FICOU SUA ATIVIDADE COM RECORTE E
COLAGEM DOS NÚMEROS; PARA ISSO, POR GENTILEZA, MANDE UMA FOTO
BEM BACANA MOSTRANDO VOCÊ E SUA ATIVIDADE.
3 - TIRO AO ALVO: BRINCADEIRA
QUE TAL BRINCAR EM FAMÍLIA ?
PARA ISSO VOCÊS VÃO PRECISAR DE:
* MEIAS OU BOLAS DE PAPEL
* SACO DE LIXO OU SACOLA PLÁSTICA
* PEDAÇO DE BARBANTE
* CESTA, BALDE OU CAIXA
O OBJETIVO DO JOGO É ACERTAR MAIS BOLAS NO CESTO PARA SER O VENCEDOR.
COMPARTILHE UMA FOTO DA SUA BRINCADEIRA PELO WHATSAPP
BEIJINHOS A TODOS
26 DE MARÇO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM…
GRATIDÃO PELAS DEVOLUTIVAS. VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!!!
AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES SÃO:
1- QUEM SOU EU .. .CONTINUANDO AS ATIVIDADES NO CADERNO.
PRIMEIRO FOI O DESENHO DA CRIANÇA E O SEU NOME, DEPOIS SUA FRUTA FAVORITA ,
E AGORA É A VEZ DE DESENHAR E ESCREVER O NOME DO BRINQUEDO FAVORITO.
DICAS:
1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE ESCREVER NA
PARTE DE CIMA: MEU BRINQUEDO FAVORITO ( LETRA BASTÃO MAIÚSCULA).
2 - A CRIANÇA DESENHA O SEU BRINQUEDO FAVORITO E ESCREVE O NOME DELE.
NA ESCRITA DO NOME DO BRINQUEDO, O ADULTO PODE ESCREVER NUMA FOLHA E
A CRIANÇA COPIAR NO CADERNO PERTO DO SEU DESENHO, OU O ADULTO ESCREVE
PERTO DO DESENHO DO BRINQUEDO O NOME ( NESTE CASO, É IMPORTANTE A
CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). OU AINDA, PODE DEIXAR A CRIANÇA
ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.
2 - DETETIVE DE NÚMEROS
A NOSSA BRINCADEIRA SERÁ SE TORNAR UM DETETIVE À PROCURA DE
NÚMEROS.
PARA INICIAR SUA PROCURA , QUE TAL CONSTRUIR UM BINÓCULO COM
ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO PARA CONSEGUIR VÊ-LOS MESMO DE LONGE?
ENTÃO VAMOS LÁ..
COM O BINÓCULO EM MÃOS. VAMOS À PROCURA DOS NÚMEROS EM NOSSA CASA.
E RESPONDA: SERÁ QUE ELES SÃO IMPORTANTES? ONDE PODEMOS ENCONTRÁ-LOS
NA NOSSA CASA?
OLHE ATENTAMENTE EM TODA A SUA CASA E PROCURE ONDE ESTÃO OS NÚMEROS.
ENVIE UM ÁUDIO CONTANDO ONDE VOCÊ ENCONTROU OS NÚMEROS.
ESCOLHA UMA DAS SUAS DESCOBERTAS E TIRE UMA FOTO BEM BACANA.
A PRÔ FARÁ UM BANNER COM TODAS AS FOTOS ENVIADAS PELOS DETETIVES DA
NOSSA TURMA.
3 - ATIVIDADE: AUTORRETRATO
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO QUE REPRESENTAM UMA FOTOGRAFIA E UM
AUTORRETRATO DE TRÊS ARTISTAS BEM FAMOSOS. AS PINTURAS SÃO
CHAMADAS DE AUTORRETRATO, PORQUE O ARTISTA PINTOU UMA IMAGEM
DE SI MESMO.
O AUTORRETRATO DO ARTISTA VAN GOGH À DIREITA, É UMA PINTURA A ÓLEO E A
FOTOGRAFIA ESTÁ À ESQUERDA.
À ESQUERDA , FOTOGRAFIA DE TARSILA DO AMARAL. À DIREITA O AUTORRETRATO
DA ARTISTA.
À ESQUERDA UMA FOTOGRAFIA DO ARTISTA SALVADOR DALI, E À DIREITA SEU
AUTORRETRATO.
DEPOIS DE APRECIAR AS IMAGENS ACIMA, A PROPOSTA É FAZER O SEU DESENHO DE
UM JEITO DIFERENTE.
PARA FAZER SEU DESENHO VOCÊ VAI PRECISAR DE UM ESPELHO E UM BATOM QUE
A MAMÃE NÃO USA MAIS.
OLHE COMO VOCÊ É , OBSERVE OS SEUS CABELOS, OLHOS, BOCA, NARIZ,
SOBRANCELHAS...USE O BATOM E COMECE A DESENHAR NO ESPELHO.
APÓS FAZER SEU DESENHO, NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER O SEU NOME
QUANDO TERMINÁ-LO. USE A SUA PLAQUINHA PARA AJUDAR A LEMBRAR
DA SEQUÊNCIA DAS LETRAS.
DICA: O BATOM SAI MUITO FÁCIL DO ESPELHO É SÓ PASSAR UM PANO OU
UM PAPEL COM UM POUCO DE ÁLCOOL OU PASSAR LENÇO UMEDECIDO.
TIRE FOTO DA SUA OBRA DE ARTE E MANDE PELO WHATSAPP.
26 DE MARÇO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!
TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERAMOS QUE SIM…
AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES SÃO:
1- QUEM SOU EU - ATIVIDADE NO CADERNO
CADA CRIANÇA JÁ SE DESENHOU E ESCREVEU O NOME NO CADERNO. AGORA,
NA PRÓXIMA FOLHA, O DESAFIO É DESENHAR A FRUTA FAVORITA E ESCREVER O
NOME DELA.
DICAS:
1 - COM O CADERNO NA POSIÇÃO HORIZONTAL, UM ADULTO DEVE ESCREVER NA
PARTE DE CIMA: MINHA FRUTA FAVORITA (LETRA BASTÃO MAIÚSCULA).
2 - A CRIANÇA DESENHA SUA FRUTA FAVORITA E ESCREVE O NOME DELA. NA
ESCRITA DO NOME DA FRUTA, O ADULTO PODE ESCREVER NUMA FOLHA E A
CRIANÇA COPIAR NO CADERNO PERTO DO SEU DESENHO, OU O ADULTO ESCREVE
PERTO DO DESENHO DA FRUTA O NOME ( NESTE CASO, É IMPORTANTE A
CRIANÇA ACOMPANHAR A ESCRITA DO ADULTO). OU AINDA, PODE DEIXAR A
CRIANÇA ESCREVER SOZINHA DO SEU JEITO.
POR GENTILEZA, TIRE UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIE PELO WHATSAPP.
2 - O MEU CORPO
COM O LIVRO EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR, O GAROTINHO MOSTROU COMO
ERA O CORPO DELE.
AGORA, A BRINCADEIRA É MODELAR O SEU CORPO COM A MASSINHA QUE VOCÊ
RECEBEU NO MATERIAL DA ESCOLA.
DESTA VEZ, VAMOS MODELAR DE FORMA ACHATADA EM CIMA DE UM PAPEL OU
UM PEDAÇO DE PAPELÃO.
ABAIXO VOCÊ PODE OBSERVAR ESTA ATIVIDADE REALIZADA POR OUTRAS CRIANÇAS
POR GENTILEZA, TIRE UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIE PELO WHATSAPP.
VAMOS BRINCAR …
3 - BRINCADEIRA: MÃO E PÉ
PARA ESTA BRINCADEIRA VAMOS PRECISAR DE 15 FOLHAS TIPO SULFITE
CORTADAS AO MEIO (DICA: USE FOLHAS QUE JÁ FORAM UTILIZADAS) E LÁPIS PRETO.
FAÇAM O CONTORNO DOS PÉS E DAS MÃOS COMO MOSTRAM AS IMAGENS ABAIXO.
ALÉM DE CONTORNAR, VOCÊS PODEM COLORIR ( É IMPORTANTE QUE OS
CONTORNOS FIQUEM BEM VISÍVEIS).
AS FOLHAS PODEM SER AFIXADAS NO CHÃO COM DUREX OU FITA CREPE.
O DESAFIO É A CRIANÇA PASSAR FAZENDO A CORRESPONDÊNCIA COM OS
DESENHOS.
É UMA BINCADEIRA SUPER DIVERTIDA E ESTIMULA A COORDENAÇÃO MOTORA,
EQUILÍBRIO E RITMO.
NÃO ESQUEÇA DE REGISTRAR ESTA BRINCADEIRA POR FOTOS OU VÍDEO E
ENVIAR PELO WHATSAPP.
12 DE MARÇO
TURMAS: A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
Campo de experiência :Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por linguagem oral e escrita,
de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
1- VAMOS INICIAR O USO DO NOSSO CADERNO….
COM O TEMA “QUEM SOU EU”, A BRINCADEIRA AGORA É A CRIANÇA FAZER NA
PRIMEIRA FOLHA DO CADERNO O DESENHO DO SEU CORPO E ESCREVER O SEU
NOME (DEIXE QUE A CRIANÇA FAÇA O DESENHO DE SI MESMA E ESCREVA O SEU
NOME DA MANEIRA COMO JÁ SABE FAZER SEM AJUDA) USANDO GIZ DE CERA.
DICA : COLOQUE O CADERNO NA POSIÇÃO VERTICAL.
POR GENTILEZA, TIRE UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIE PELO WHATSAPP
Campo de experiência : O eu, o outro e o nós
Interagir com outras crianças em brincadeiras e atividades. Participar de jogos de regras e
aprender a construir estratégias de jogo.
2- VAMOS BRINCAR DE BOLA NO LENÇOL?
MATERIAL:
* LENÇOL
* BOLA OU BEXIGA
ESSA BRINCADEIRA É MUITO FÁCIL E DIVERTIDA, AJUDA A CRIANÇA A DESENVOLVER:
ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA E EQUILÍBRIO.
OS PARTICIPANTES FICAM EM VOLTA DE UM LENÇOL SEGURANDO-O COM AS DUAS MÃOS,
O LENÇOL DEVE FICAR ESTICADO, COLOCA-SE A BOLA NO CENTRO E MOVIMENTANDO O
LENÇOL NÃO PODE DEIXAR A BOLA CAIR.
DICA:USANDO UM PAR DE MEIA IMPROVISAMOS UMA BOLA, É SÓ ENROLAR A MEIA E
PRENDÊ-LA NELA MESMA.
NÃO ESQUEÇA DE REGISTRAR ESTA BRINCADEIRA EM FAMÍLIA POR FOTOS OU VÍDEO
E ENVIAR PELO WHATSAPP.
Campo de experiência :Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos
de leitura do adulto-leitor
3- BOA LEITURA É UM HÁBITO TOTALMENTE SAUDÁVEL E MUITO RECOMENDADO, TAMBÉM
PARA ESTE MOMENTO, PROPORCIONANDO BEM ESTAR EMOCIONAL E INTELECTUAL.
A PROPOSTA É A LEITURA COM AS CRIANÇAS DO LIVRO ON LINE: CARTA ÀS MENINAS E
MENINOS EM TEMPOS DE COVID-19 .
VALE MUITO A PENA !!! O TEXTO FOI PENSADO PARA CRIANÇAS COM ILUSTRAÇÕES DE FAMOSOS ARTISTAS DA LITERATURA INFANTIL . E MAIS, DEPOIS DA LEITURA , CONVERSEM SOBRE O MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO A PARTIR DE PERGUNTAS COMO:VOCÊ SABE POR QUE AS PESSOAS ESTÃO EM CASA, OU PELO MENOS QUEM PODE? O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO? E PERMITAM QUE FALEM SOBRE SEUS SENTIMENTOS.
ClIQUE NO LINK ABAIXO
https://issuu.com/eduinfantilleituraescrita/docs/fmei_carta_final
OU AQUI
TURMA C – PROFª PRISCILA
08 DE MARÇO
TURMAS A e B – PROFªs ALINE E MIRIAM
PRÔ ALINE E AUXILIAR DENISE |
PRÔ MIRIAM E AUXILIAR MAHAIANE |
BNCC - CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
O EU, O OUTRO E O NÓS
É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
É importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.
TURMA C – PROFª PRISCILA